Índice
Como Começar um Negócio Online
Ter um negócio digital é, atualmente, uma das melhores maneiras de empreender sem precisar investir muito dinheiro.
E, a melhor prova que você pode ter disso é justamente ver meu trabalho aqui no blog e nas redes sociais, que é minha estrutura para ganhar dinheiro na internet, e viver exclusivamente disso.
Lá atrás, em 2016, eu fiz a pesquisa: como ganhar dinheiro online, escolhi um curso sensacional de marketing digital, que me ensinou passo a passo como fazer para realizar esse sonho, e hoje, aqui estou.
E antes de falar como você começar seu negócio na internet, veja alguns conceitos básicos que fazem parte desse universo.
O que é um negócio digital
Todo empreendimento que depende exclusivamente da internet para existir.
Assim, mesmo que as lojas virtuais sejam um negócio online, elas precisam de uma infraestrutura física, que inclui a logística de entrega e o gerenciamento do estoque.
Hoje em dia, milhares de pessoas trabalham como artesãs criando e vendendo produtos, e para isso utilizam a internet, assim seus empreendimentos são um negócio misto, que reúne o físico e o digital.
E assim é com todas as pessoas que desejam usar a internet para vender seus próprios produtos, ou ser distribuidor de produtos de outras pessoas.
São estruturas de negócio diferentes dos negócios exclusivamente digitais, que usam apenas a internet, para se relacionar e vender produtos digitais e também fornecer serviços.
Como ter ideia para começar um negócio digital
Antes de pensar em montagem de estrutura, de coisas técnicas, de produção de conteúdo e como divulgar nas redes sociais, todo negócio nasce de uma ideia primordial.
Vejo muitas pessoas preocupadas em achar um nicho de mercado lucrativo, quando elas mesmas já possuem conhecimento em assuntos que são interessantes para milhares de pessoas.
O caso do artesanato que falei acima é um deles.
De uns 3 anos para cá, os(as) artesãos(ãs) surgiram com força total, porque aprenderam que o que eles sabem fazer muito bem, existe muita gente querendo aprender, e um negócio digital pode nascer dessa forma.
Da mesma maneira, pessoas que já trabalharam em empresas e possuem conhecimentos em áreas comuns como contas a receber/pagar, RH, secretariado, administrativo, podem oferecer esses mesmos serviços para outras empresas, através da internet e se tornarem assistentes virtuais.
Quem é profissional liberal pode alavancar muito os negócios atraindo clientes a partir de um canal no Youtube, ou ainda de um perfil no Instagram.
E a melhor notícia sobre tudo isso é que todas as redes sociais são GRATUITAS, ou seja, você não precisa desembolsar nada para divulgar a boneca de pano, ou os serviços de secretária, ou de coach de performance.
É por isso que ter um negócio digital é infinitamente mais prático e funcional do que apostar em abrir um negócio físico, que envolva despesas com aluguel, deslocamento, mobiliário, etc.
Em um negócio exclusivamente digital você pode usar um notebook que pode ficar aí numa mesa auxiliar num canto mais sossegado da casa, ou ainda trabalhar apenas com o celular e levar seu negócio para todo lugar.
Como montar seu negócio digital do jeito certo
Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é mesmo um negócio online, precisa ver algumas maneiras de montar o seu, e começar agora mesmo.
1 – Usando as redes sociais
Muitos afiliados começam a trabalhar apenas com as redes sociais, pois assim esperam o dinheiro entrar, para depois investir tempo e recursos em uma estrutura completa, que inclui blog e e-mail marketing.
Tanto você pode ser um afiliado que aparece (autoridade), como pode criar apenas perfil de nicho e promover um produto sem mostrar a cara para o público.
Qualquer pessoa pode aprender o básico do mercado de afiliados (aqui no blog e no meu canal tenho muito conteúdo nesse sentido), e começar vender pelas redes sociais.
O problema é que um negócio baseado apenas nas redes sociais não se sustenta, porque elas vivem mudando a toda hora, e de um momento para o outro, podem derrubar/encerrar seu perfil, por qualquer regra maluca.
2 – Investindo em tráfego pago
Quem tem dinheiro para investir pode trabalhar como afiliado, ou infoprodutor, utilizando apenas o tráfego pago, criando campanhas de anúncios no Google Ads e nas redes sociais como Facebook e Instagram.
Muitos afiliados vivem apenas desse tipo de divulgação, mas o grande entrave disso é que sempre precisará investir, pois assim que as campanhas param as vendas também param.
Ou seja, é aquele tipo de negócio que nunca estará no chamado “piloto automático” porque você sempre precisará pesquisar novos produtos, estudar novas estratégias, sempre em constante movimentação.
E é CLARO que para anunciar corretamente terá que investir em um curso completo, ou correrá o risco de perder bastante dinheiro desnecessário.
3 – Montando uma estrutura completa
Esse modelo de negócio digital é o mais correto, pois depois de montar toda estrutura e colocar os primeiros conteúdos na internet, o público começa aparecer de forma orgânica, e o negócio se sustenta ao longo do tempo.
Veja, um artigo que você coloca no blog, desde que pague a hospedagem e o domínio, ficará na internet para sempre, onde as pessoas poderão encontrar a qualquer momento.
Porém, para montar sua estrutura precisará ter conhecimento específico voltado para essa finalidade.
E é aqui que eu realmente recomendo que comece com um curso completo, passo a passo e direto ao ponto, o FNO – Fórmula Negócio Online.
Sem um curso que possui uma metodologia de alguém que já tem resultados consistentes na internet, você poderá demorar muito tempo para montar a estrutura apenas com informações soltas da internet.
É possível fazer sem um curso? Sim, É!
Mas, o tempo que você levará procurando as informações e colocando tudo em prática, é o tempo que já poderia estar com o negócio pronto e dando resultado, fazendo um curso completo.
É importante saber que, diferente de uns anos atrás, hoje em dia um negócio na internet não precisa ser com blog, existem outras “n” maneiras de ter sucesso sem precisar se dedicar, logo de cara, a um blog.
Muita gente acha que o blog é demorado, mas em algum momento você perceberá que ele é uma parte importante dentro de um negócio digital.
Viu? Começar um negócio na internet não é nenhum bicho de 7 cabeças, basta seguir o jeito certo que não terá problemas.
Se gostou comente aqui abaixo.
Um abraço e até o próximo post.
Deixe um comentário