O conceito de o que é empreendedorismo costuma confundir as pessoas, pois muitas acreditam que é preciso ter algum tipo de dom especial para empreender.
A boa notícia é que não é necessário ter um dom específico, mas apenas desenvolver algumas qualidades que ajudarão a empreender do jeito certo.
Antes de saber sobre as qualidades humanas, é bom entender primeiro o conceito do empreendedorismo, pois assim ficará mais fácil ver o contexto disso no cenário econômico e social do nosso país.
Índice
O que é empreendedorismo?
É o termo que designa a capacidade que alguém tem para reconhecer oportunidades, desenvolver soluções e saber como investir recursos para criar uma coisa positiva que impacte a sociedade.
Também é a habilidade de, dentro da implantação dessas soluções, saber quais são os principais obstáculos e problemas que podem impedir ou retardar seu desenvolvimento, e conseguir solucioná-los.
Trocando em miúdos, o empreendedorismo engloba ações que impactam a sociedade, a economia, através da criação de negócios/projetos inovadores e com potencial certo de crescimento.
A melhor palavra que pode ser um sinônimo de empreendedorismo é inovação, pois as ações estão sempre causando mudanças reais nos públicos aos quais os produtos/serviços criados se destinam.
É interessante que o empreendedorismo não está apenas relacionado à criação de novos negócios, como a maioria das pessoas pensa.
Também pode ser uma nova maneira de produzir um determinado produto, ou um novo processo para realização de vendas, e ainda o reconhecimento de novos mercados que não estão sendo atendidos devidamente.
Às vezes, dentro de uma empresa existem formas de realizar trabalhos de maneira mais efetiva, e uma ação empreendedora pode identificar, desenvolver e implantar novos processos.
O que é empreendedorismo dentro do panorama brasileiro
Segundo pesquisa realizada em 2019 pela GEM – Global Entrepreneurship Monitor (monitoração de empreendedorismo global), a taxa brasileira era de 38,7 o melhor segundo patamar de empreendedores, contando desde 2002.
Trazendo para números mais fáceis de entender, no Brasil temos mais de 53 milhões de pessoas que se dedicam a serem seus próprios patrões.
Ainda nessa mesma pesquisa e ano, o Brasil alcançou 23,3% de taxa referente a empreendedorismo inicial, dados que englobam todas as empresas que possuem menos de 3 anos e meio de existência.
Esses números colocaram o país na quarta maior taxa de empreendedores iniciais no ano de 2019.
Com o tamanho do nosso país e o avanço rápido da tecnologia é seguro dizer que esses números só tendem a crescer (e muito) nos próximos anos.
Mas, o que leva um brasileiro querer começar um negócio próprio?
Levando-se em conta o conceito amplo de o que é empreendedorismo, podemos afirmar que o famoso “jeitinho brasileiro” é uma característica nata do povo.
Isso faz com o brasileiro tenha uma das principais características para se tornar empreendedor: a criatividade, que é o início dos grandes negócios inovadores e que se destacam dentro do mercado.
Mas, outro ponto que é levado muito em conta aqui no Brasil, quando falamos de começar um negócio, é a falta de empregos para todos.
Por que cresce o número de empreendedores?
Sem condições de prover o sustento, milhões de brasileiros optaram por ter um negócio próprio do que se sujeitarem a passar o dia todo trabalhando em troca de um salário que mal dá para pagar as contas básicas.
É justamente o sonho de milhares de pessoas, ter uma renda infinitamente melhor trabalhando por conta própria, independente dos desafios e dedicação que isso possa requerer.
Ou seja, uma pessoa está muito mais propícia a trabalhar várias horas por dia sendo dona de seu próprio negócio, do que trabalhar menos tempo e ter uma “falsa” sensação de segurança.
Infelizmente, aqui no Brasil, quando ocorre uma crise econômica, a primeira coisa que os empresários fazem é demitir em massa, com isso milhares de pessoas ficam não só sem salário, mas também sem esperança.
E, esse é um dos principais motivadores para ser um empreendedor no Brasil, mesmo com todo quadro caótico que tivemos nos últimos anos.
Para ter uma ideia de como brasileiro é mesmo empreendedor, nos últimos 20 anos o Brasil teve o maior número de novos autônomos registrados.
Entre março e dezembro de 2020 foram mais quase 1 milhão e meio de novos microempreendedores individuais cadastrados.
Se somarmos esses números às mais de 7,5 milhões de micro e pequenas empresas que existem no país, o setor representa 30% do PIB (Produto Interno Bruto) e 99% dos negócios em diferentes nichos de mercado.
Um fator que influenciou bastante a escolha pelo negócio próprio foi a tecnologia, já que em 2020 foi necessário fazer uso desse recurso tanto socialmente como profissionalmente.
2 Dicas para investir corretamente em um negócio próprio
Agora que você entendeu o que é empreendedorismo e como os empreendedores são a força do Brasil, pode estar querendo saber como fazer para começar um negócio.
Veja abaixo 2 dicas efetivas para não meter os pés pelas mãos e ter um negócio realmente lucrativo em longo prazo.
1 – Nicho de mercado
A primeira coisa que é preciso fazer para começar um negócio com chances de sucesso é encontrar um nicho de mercado que seja economicamente ativo.
O que isso quer dizer?
Que você precisa achar qual será seu ramo de atividade, e que tipo de público deseja alcançar.
É fundamental ter um nicho que seja relevante para o público, um produto/serviço que resolva os problemas das pessoas que você quer impactar.
Escolha um nicho que já conhece, ou que tem facilidade para obter informações e evite começar um negócio investindo em algo que seja apenas uma moda passageira.
Sempre pense em produtos/serviços perenes que sejam essenciais, pois assim terá sempre a chance de expandir.
2 – Seja diferente
Com tanta gente empreendendo é natural existir concorrência em alguns nichos mais movimentados como vestuário, brinquedos, eletrônicos.
Para se destacar e atrair mais público é importante criar um diferencial no seu produto/serviço, alguma coisa que agregue valor para o público e que só você ofereça.
Para encontrar esse diferencial faça uma pesquisa com as pessoas que fazem parte do público que consumirá seu produto/serviço, assim terá uma noção do que pode agradar e ser uma quebra de objeção para a compra.
Leia também: Negócio Próprio Lucrativo – 17 Ideias
10 Negócios Lucrativos e Inovadores para Começar Agora e Empreender
Nesse vídeo eu explico sobre tendências de negócios e os 10 negócios lucrativos e inovadores para começar agora o seu empreendimento.
Desejo que esse artigo falando sobre o que é empreendedorismo tenha colocado luz em suas dúvidas, e que ajude você a encontrar o negócio ideal para investir.
Você pode deixar seu comentário aqui abaixo contando o que achou desse post e o que precisa saber mais sobre empreendedorismo. Será um prazer te ajudar!
Deixe um comentário