Sem dúvida, definir o nicho de mercado será a coisa mais importante a fazer quando começar seu negócio digital.
Seja qual for o curso que fizer para começar a trabalhar na internet, em um determinado momento você precisará fazer essa definição, ou nem saberá como fazer a pesquisa de palavras chave e nem que nome escolher para seu primeiro projeto.
Particularmente, já vi empreendedores iniciantes demorarem vários dias e até semanas para resolver qual nome de domínio escolher, dentro de um nicho de mercado específico.
Mas, por que essa definição é tão importante se em algumas estratégias podemos trabalhar com vários tipos de assuntos e produtos diferentes?
É verdade que no marketing digital você poderá trabalhar com o produto que desejar, porém sempre é indicado ter um domínio seu, para hospedar páginas de captura, para ter um blog, e o nicho de mercado é importante para essas ações.
Índice
Entenda o que é nicho de mercado
A expressão nicho de mercado é típica do marketing convencional e chegou com tudo no digital também, pois é básica para quem deseja trabalhar com vendas, como é o caso dos afiliados.
Entenda que nicho de mercado é a divisão obtida da preferência e necessidade de um determinado número de pessoas, denominado público.
Assim, dentro do assunto geral shampoo para cabelos, temos as pessoas que possuem cabelos cacheados e preferem um tipo de produto específico para a necessidade desses fios.
Em um assunto (mercado) geral, podem existir vários sub-assuntos, também chamados de micro nichos e que na verdade são melhores de trabalhar do que com o assunto geral.
Para ilustrar esse conceito temos como exemplo uma barraca de frutas na feira.
As barracas que vendem apenas bananas não atraem clientes que desejam comprar morangos, porém as barracas que vendem todo tipo de frutas conseguem vender mais, pois atendem um público maior.
Trazendo esse conceito para o marketing digital, podemos dizer que um nicho de mercado mais abrangente atrai mais público, porém um nicho mais específico vende com maior frequência.
Veja o caso dos hipermercados que possuem desde equipamentos automotivos até papel higiênico.
Eles atendem todos os tipos de público, porém não devem vender pneus com a mesma frequência que vendem shampoo e sabonete.
Esses exemplos podem ilustrar porque definir o nicho de mercado é quase tão importante quanto escolher o produto que desejará trabalhar.
Dentro do nicho de mercado marketing digital, existem os afiliados que trabalham com blog, outros que preferem usar anúncios pagos e outros ainda entendem apenas de SEO.
Perceba que cada um desses profissionais atrairá um tipo de público diferente em seus blogs e páginas e constituirão nichos de mercado menores dentro de um assunto mais abrangente.
Dicas para ajudar a definir o nicho de mercado mais rapidamente
Como a escolha do nicho de mercado pode ser muito demorada e confusa, deixarei abaixo algumas dicas para facilitar essa sua escolha.
1 – Coisas que você gosta
Para muito óbvio indicar isso para definir seu nicho de mercado, mas muitos empreendedores novos ignoram essa dica e começam negócios em nichos que são apenas rentáveis, mas que não gostam de trabalhar.
Trabalhar em casa pela internet significa ter mais liberdade, mas quão chato poderia ser ter que escrever conteúdo sobre um assunto que você não tem afinidade.
Faça uma lista das coisas que gosta e tente escolher um nicho de mercado dentro desses assuntos.
2 – Hobbies
Se você tem hobbies, pode ser uma ótima ideia criar um projeto online sobre esse passatempo.
Principalmente se você dominar o assunto, poderá até mesmo criar um curso voltado para outros amantes desse hobbie e criar seu projeto digital de autoridade.
3 – Coisas que você conhece bem
A maioria dos cursos digitais que existem hoje foi criada a partir da expertise de alguém em um determinado assunto.
Hoje é possível encontrar aulas online de todo tipo de assunto, assim se você conhece bem alguma coisa que outras pessoas também gostariam de saber, pode ser um indicativo para definir o nicho de mercado dentro desse assunto.
O que você sabe muito e nunca pensou que poderia virar um negócio? Faça uma lista desses assuntos e analise se vale a pena começar um projeto dentro dele.
4 – Coisas que não gosta de jeito nenhum
Sim, podemos ter um indicativo do nicho de mercado fazendo uma relação das coisas que não suportamos.
Isso ajudará a identificar assuntos e produtos que você não gostaria de trabalhar, e evitar ficar perdendo tempo tentando analisar ou validar um nicho de mercado específico.
5 – Existe dinheiro no assunto
Quando definir seu nicho de mercado é preciso validá-lo. O que é isso?
Validar um nicho de mercado é fazer uma pesquisa para saber se existe dinheiro correndo dentro dele.
A primeira pista valiosa é ver se existem anúncios pagos dentro do assunto, se existir é porque o público gasta dinheiro com isso e, sem dúvida, é um bom sinal.
Outro indicativo é procurar páginas e blogs sobre o assunto e ver a interação de leitores nesses locais. Muito burburinho significa um assunto que está sempre em evidência.
Veja se existem produtos digitais/físicos dentro desse assunto que escolheu, assim poderá monetizar seu projeto com links de afiliação.
6 – Analisar a concorrência
Na sua pesquisa de páginas dentro do assunto que escolheu é necessário analisar o tipo de conteúdo, as principais palavras chave e quem está ranqueado melhor para cada uma.
Tudo isso é importante, porque se um nicho de mercado for muito concorrido, pode demorar muito para ranquear seu projeto e isso pode não ser interessante em médio e longo prazo.
Se a ideia é viver apenas desse projeto, tente fugir de nichos muito concorridos, ou pelo menos daqueles que possuem atividade forte de grandes portais e corporações.
Que tipo de domínio comprar
Outra forma de ajudar definir o nicho de mercado é pensando em qual tipo de domínio pretende comprar.
A indicação mais comum dos gurus é que o blog de autoridade deve ter o nome da pessoa, e se você é um prestador de serviços, essa pode mesmo ser a melhor dica.
Como Definir o Nicho de Mercado
Até alguns anos o nome do domínio era considerado de influência para ranqueamento no Google, mas atualmente isso já não é mais tão certo assim.
Por isso, se você ainda não consegue definir exatamente qual seu nicho de mercado específico, pode ser uma boa ideia registrar um domínio mais abrangente e depois ir dando a cara do seu projeto com o conteúdo que produzir.
Um exemplo disso são os blogs dentro do nicho de emagrecimento, que possuem nomes relacionados com saúde, e lá dentro promovem todo tipo de produto que tenha haver com perda de peso e também saúde em geral.
Uma pessoa que gosta de finanças pode preferir ter um projeto dentro do nicho de economia familiar, a trabalhar com indicações sobre investimentos e mercados internacionais complicados.
Como funciona Domínio e Hospedagem de Sites?
A oferta para domínios é grande no mercado, mas é preciso se atentar a algumas informações.
Assista o vídeo e entenderá o que é preciso fazer:
Considerações finais…
Uma coisa que mudou bastante também nos últimos tempos é a liberdade de trabalhar com mais de um nicho de mercado simultaneamente.
Hoje existem blogs que são criados como portais e que oferecem e promovem todo tipo de produto em todo tipo de assunto, criando um verdadeiro shopping virtual para o público.
Uma coisa importante dentro dessa prática é que esse tipo de projeto acaba atraindo público muito frio, que ainda não está pronto para comprar nada e quer apenas pesquisar.
Com isso as vendas podem demorar para aparecer. Por isso é interessante definir o nicho de mercado e um assunto mais específico, pelo menos no seu primeiro projeto.
Espero que tenha gostado dessas dicas e informações e desejo que elas realmente ajudem a definir seu nicho de mercado mais rapidamente.
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