Marketing de afiliados – O que é e como funciona

O marketing de afiliados é uma forma de ganhar dinheiro na internet promovendo e vendendo produtos que é remunerada através do pagamento de comissões.

Se você chegou até esse artigo é porque está querendo informações sobre esse assunto, então recomendo ler esse texto completo, para saber tudo sobre essa nova profissão.

A primeira coisa que é preciso saber sobre o mercado de afiliados é que não se trata de fraudes, nem tampouco de enganar as pessoas.

Também não tem nada haver com marketing de nível, ou esquemas de pirâmides, e você não precisa PAGAR para trabalhar.

Deixados claros esses pontos, é hora de começar com os conceitos acerca do trabalho como afiliado propriamente dito.

O que é marketing de afiliados

marketing de afiliados funciona

O mercado de afiliados é formado pela tríade: Infoprodutorafiliadocomprador.

Como você vê, o afiliado está no meio porque ele é a ligação do produto ao seu usuário final, o comprador.

Para entender essa relação, vamos ver individualmente o que cada um deles faz:

Infoprodutor

É a pessoa que cria produtos digitais como cursos online, e-books, ferramentas, etc.

Esses produtos são criados para resolver problemas/dores de pessoas que estão inseridas dentro de um nicho de mercado específico.

Ou seja, cada produto é focado em ajudar pessoas que têm interesses em comum, e que estão dispostas a pagar para ver seus problemas solucionados.

É importante enfatizar bem esse ponto, pois se não houver possibilidade do público gastar dinheiro adquirindo o produto, ele será um fracasso.

Assim, quando um infoprodutor pensa em lançar um produto, ele já fez toda pesquisaa de mercado, inclusive validando a presença de dinheiro dedntro do nicho de mercado envolvido.

O que é isso?

Um nicho de mercado só será rentável para trabalhar, se existirem pessoas interessadas em adquirir produtos pagos.

É por isso que sempre é preciso validar o nicho antes de começar a trabalhar com ele, para saber se existem produtos e se esses produtos tem um bom apelo para o público.

Afiliado

mercado de afiliados

É o intermediário entre o público e a solução de seus problemas.

É ele que faz um estudo completo do público, que sabe usar palavras e gatilhos mentais que despertam o interesse das pessoas pelo produto em questão. 

Para fazer essa promoção se utiliza de técnicas e estratégias de marketing digital que são aplicadas em blogs, redes sociais, vídeos, etc.

Sua remuneração é feita através de comissões que o infoprodutor determina previamente.

Por ser um trabalho bastante flexível, o afiliado consegue trabalhar em vários nichos diferentes simultaneamente, se quiser.

Comprador

É o público que está dentro de cada nicho de mercado específico.

São pessoas que procuram por soluções na internet e que acabam se deparando com o conteúdo dos afiliados, e através desse conteúdo é que ficam sabendo da existência de produtos.

Muitas vezes, o público não sabe que existe uma solução para o problema dele.

Isso pode acontecer quando o produtor não faz um bom marketing, ou porque simplesmente a pessoa não fez uma pesquisa abrangente.

A coisa que um afiliado precisa ter em mente é que todo seu trabalho deve girar em torno do público, então é necessário conhecer essas pessoas a fundo.

É por isso que em qualquer curso, é ensinado fazer um estudo da persona, para descobrir quem ela é, quais seus desejos, sonhos e problemas.

Somente sabendo tudo isso, é que é possível criar conteúdo para atrair essas pessoas e deixa-las em contato com a oferta do produto.

É importante saber que quanto maior for a dor/problema do público, maiores são as chances dele pagar para ver isso resolvido para sempre.

Marketing de afiliados – Raio X da estrutura de negócio

Para ocorrer esse relacionamento entre esses três personagens é preciso haver um local para centralizar as transações.

Esse local é chamado de plataforma de afiliados.

Aqui no Brasil temos 3 principais: Hotmart, Eduzz e Monetizze.

As 3 são distribuidoras de produtos digitais, mas a Monetizze também tem produtos físicos dentro de seu Marketplace.

Para começar a ganhar comissões é preciso se cadastrar nas plataformas e se afiliar aos produtos.

A plataforma faz o trabalho de gerenciamento das transações, guardando os valores e dividindo as comissões entre afiliados e produtores.

Além disso, é o link gerado pela plataforma que marca o cookie no dispositivo do público, e permite saber qual afiliado fez a venda.

O pagamento da plataforma é feito com o pagamento de uma pequena porcentagem cobrada em cima dos valores das negociações.

É dentro da plataforma de afiliados que estão armazenadas as ferramentas que o produtor disponibiliza para ajudar os afiliados promoverem.

Assim, além da página de vendas, eles podem criar banners, textos para e-mail marketing, páginas alternativas, e até imagens para as redes sociais.

No caso da plataforma Hotmart, é possível deixar cadastrado endereços de blogs e canais do youtube que os afiliados podem usar para oferecer conteúdo para sua audiência.

Confira no vídeo abaixo, como funciona trabalhar em casa pela internet como afiliado Hotmart.

Como funciona isso?

O produtor cadastra esses locais, e o afiliado consegue escolher artigos, e vídeos, criar um link dentro da plataforma e, usando esse link, seu cookie fica marcado no dispositivo do público que acessar.

Com isso, mesmo afiliados que não possuem blog, ou canal do youtube, conseguem promover usando o conteúdo do próprio produtor.

As plataformas possuem relatórios e métricas que ajudam a saber se o trabalho de promoção está surtindo efeito.

O marketing de afiliados possui um fundamento bem simples, mas para trazer resultados precisa ser realizado do jeito certo.

Quais as vantagens de trabalhar como afiliado

Muitas pessoas perguntam por que é vantajoso trabalhar como afiliado?

Acredito que a principal resposta seja pela possibilidade de ganhos infinitos.

Quando você consegue trabalhar seriamente em um negócio online dentro do marketing de afiliados, percebe que escalar um projeto digital é muito mais fácil que alavancar um negócio físico.

Além dos ganhos, ser afiliado é mais tranquilo quer ser produtor, pois não existem tantas responsabilidades.

O afiliado escolhe um nicho, estuda o público e promove com estratégias de marketing específicas.

Ele não precisa se preocupar em dar suporte para o comprador, nem ficar subindo aulas em uma área de membros, nada disso.

Então existe mais liberdade para trabalhar sendo afiliado.

Outro ponto muito vantajoso é poder trabalhar em vários nichos diferentes, porque você não precisa aparecer em seu negócio.

Assim, se você quiser criar vários projetos paralelos, pode fazer isso tranquilamente, e apenas ir alimentando até que eles comecem a gerar lucros.

As pessoas chamam isso de renda passiva, que é quando você tem trabalho apenas uma vez para colocar o projeto no ar, e quanto ele começa dar dinheiro sem você precisar ficar dando manutenção toda hora.

Quando falamos de ganhos dentro do marketing de afiliados, não existe um número exato, pois os valores são ligados à dedicação que o afiliado coloca no trabalho.

Quem trabalha mais, ganha mais, e quem faz apenas algumas promoções ganha menos.

Para ter ganhos recorrentes é importante ter consistência, aparecer sempre nas redes sociais e não deixar de criar conteúdo fresco para o blog.

Conclusões acerca do marketing de afiliados

marketing de afiliados

É uma profissão que está apenas começando a se desenvolver no Brasil.

Nos EUA milhares de pessoas já vivem desse mercado há vários anos, e as principais estratégias e ferramentas geralmente são americanas e adaptadas para o mercado brasileiro.

Muitos gurus americanos do marketing digital enxergaram o potencial de mercado aqui, e começaram a ter uma versão de seus blogs traduzida para o português.

Neil Patel e Mathew Woodward são dois exemplos de profissionais que são autoridade nos EUA e que estão começando a se firmar aqui no Brasil também.

O marketing de afiliados é uma opção para pessoas que querem ter um negócio próprio, mas não tem muito dinheiro para investir.

Com apenas um domínio e uma hospedagem é possível montar uma estrutura robusta para trabalhar na internet.

Como falei lá em cima, marketing digital não tem relação com pirâmides, esquemas fraudulentos ou marketing multinível.

Apesar de todos eles usarem a internet para se desenvolver, não possuem interconexões que os tornem dependentes um do outro.

Sempre é possível se tornar produtor, e não necessariamente é necessário deixar de ser afiliado.

É completamente possível trabalhar nos dois modelos e diversificar resultados e as fontes de renda.

Um mercado de oportunidades

Afiliados não precisam trabalhar em um único nicho de mercado, eles podem escolher vários nichos e promover simultaneamente, utilizando canais diferentes para cada assunto.

Se você acha que para ser afiliado é preciso ter conhecimento prévios em marketing, ou estratégia de vendas, saiba que os cursos de marketing digital ensinam tudo do zero, passo a passo.

Assim, mesmo quem nunca teve contato com esse mundo, consegue aprender e se desenvolver.  

É por isso que encontramos afiliados de todas as idades tendo ótimos resultados, pois não existe idade ou momento certo para trabalhar com marketing digital.

Inclusive esse paradigma existe apenas na nossa cabeça mesmo, quando achamos que esse tipo de trabalho não serve para nós por algum motivo.  

Tudo que precisa para ter sucesso é dedicação, paciência, saber aprender com os erros, e muita determinação para fazer o que tem que ser feito.

Depois que sua estrutura está montada, fica fácil replicar e atuar em vários mercados diferentes, aumentando exponencialmente os ganhos.

Espero que esse artigo tenha ajudado a entender mais esse mercado e que possa ser um diferencial na hora de montar seu negócio online.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

4 Comentários

  1. fernandoo disse:

    Olá, parabéns por essa publicação, dicas incríveis!!
    Que tal ter uma renda extra 100% online?
    Aproveite a quarentena e venha aprender como criar seu negócio online utilizando Mercado Digital para ter uma renda extra.

    • Mafalda Melo disse:

      Oi Fernando.
      Dá uma olhadinha no link que você deixou no comentário fazendo spam aqui no artigo.
      Está com erro 403 e da próxima vez divulgue sem fazer spam. Com certeza é a forma que realmente traz resultado.

  2. José Luiz disse:

    Ótimo conteúdo amiga parabéns sempre te acompanho no seu canal.