Índice
- 1 Como criar um blog profissional e ter sucesso em seu negócio digital
- 2 7 motivos para criar um blog
- 3 Como criar um blog – Passo a passo efetivo
- 3.1 1 – Escolha o assunto
- 3.2 2 – Defina o objetivo do blog
- 3.3 3 – Compre um domínio
- 3.4 4 – Contrate uma hospedagem
- 3.5 5 – Instale o WordPress
- 3.6 6 – Instale o tema e os plugins essenciais
- 3.7 7 – Faça pesquisa das palavras chave
- 3.8 8 – Crie uma pauta de conteúdo
- 3.9 9 – Use o Marketing de conteúdo
- 3.10 10 – Faça divulgação massiva
- 4 Como Criar um Blog e ter Sucesso como Afiliado
Como criar um blog profissional e ter sucesso em seu negócio digital
Aprender como criar um blog profissional é o primeiro passo para ter um negócio online lucrativo e de sucesso.
Vejo muitas pessoas querendo ganhar dinheiro na internet, mas optando por formas menos duradouras de negócios, como por exemplo, atuar apenas nas redes sociais.
É por isso que a primeira coisa necessária, antes de começar um negócio digital, é definir o objetivo desse empreendimento.
Blog requer dedicação, paciência e trabalho para crescer e gerar lucros, assim não é uma ferramenta indicada para quem não tem tempo de criar conteúdo.
Mas, para tirar algumas dúvidas, vou colocar aqui, as principais razões para ter um blog.
7 motivos para criar um blog
Como eu já falei aqui nesse artigo e em vários outros textos aqui do blog, trabalhar com blog não é para qualquer um.
É um trabalho que requer paciência, criatividade para produzir conteúdos diferenciados, e principalmente, dedicação.
Veja os motivos principais para ter um blog na sua estratégia de negócios:
1 – Criação de autoridade
Com um blog próprio você cria autoridade mais rapidamente, e passa credibilidade para o público.
Ter um endereço seu na internet é uma das provas que as pessoas precisam para saber que não estão lidando com um golpista, ou charlatão.
Isso porque é muito fácil deletar um perfil nas redes sociais, já um blog constituído é bem mais difícil.
Por isso, aprender como criar um blog é fundamental para começar um negócio sólido e lucrativo.
2 – Seu espaço na internet
Sempre que postamos nas redes sociais, temos que ter consciência de que aquela postagem pode sumir a qualquer momento.
Ou, a própria rede social pode desaparecer como aconteceu com o finado Orkut.
Um blog próprio dá a liberdade de ter um lugar que só vai desaparecer se você parar de renovar anualmente o domínio.
É um lugar onde você pode falar o que quiser, do jeito que quiser, sem precisar se preocupar com regras ou políticas das redes sociais.
Claro que precisará sempre respeitar seu público, mas é diferente de não poder usar essa, ou aquela imagem, ou ainda precisar ficar escolhendo muito o que vai escrever.
3 – Estratégia de negócio
Quem trabalha como afiliado sabe que está cada vez mais difícil fazer anúncios levando direto para as páginas de vendas dos produtos.
Por isso, ter um blog é muito importante na hora de criar um artigo de conversão, que envia as pessoas para a página de vendas.
Você cria o artigo, e seu anúncio nas redes sociais levará para esse artigo, dentro do seu domínio, que aí sim enviará para a oferta.
O grande problema das redes sociais são os links das plataformas de afiliados, assim quando você manda o público para seu blog, fica mais fácil de anunciar, principalmente no Facebook.
4 – Desenvolvimento de marca
Quem tem uma marca associada ao negócio, (como eu – Desafios e Sucesso), pode e deve usar o blog para fortalecer essa marca no mercado.
Com o desenvolvimento adequado de uma identidade visual dentro do blog, em pouco tempo o público já estará associando sua imagem ao seu negócio.
Isso é muito importante quando queremos criar autoridade e também para nos distinguirmos dos milhares de empreendedores que trabalham no mesmo nicho.
Ter um diferencial de identificação para o público é uma forma de se destacar da concorrência.
5 – Criação de lista de e-mails
Claro que, atualmente, dá para fazer captura de e-mails diretamente nas redes sociais.
Mas, quando isso é feito dentro do blog passa mais credibilidade e confiança, já que a pessoa está em um endereço que ela reconhece como idôneo.
Como eu falei lá em cima, redes sociais são muito voláteis, e por isso não passam a segurança que as pessoas precisam para se cadastrarem, ou até mesmo comprarem alguma coisa que está sendo oferecida.
Sabendo direitinho como criar um blog e colocar a captura dentro dele, ficará mais fácil aumentar sua lista de leads.
6 – Comunicação com o público
Há alguns anos atrás, o Facebook fez uma varrição e derrubou vários perfis, inclusive perfis pessoais junto com as páginas de negócios.
Agora, imagine que você tem seu negócio todo montado dentro do Face e ele faz isso novamente.
Como você faria para se comunicar com as pessoas que curtiram suas postagens e suas páginas?
Quando se tem um blog, é possível se comunicar com o público através de um artigo, ou até mesmo de um aviso na internet, informando qualquer tipo de novo contato.
É como ter uma parede toda sua para colocar um cartaz avisando que está vivo e como as pessoas podem entrar em contato.
Para quem presta serviços, ou depende da internet, saber como criar um blog para ter esse plano B de comunicação é essencial em momentos de crise.
7 – Aumentar as vendas
Diferente de uma postagem nas redes sociais que some em poucas horas e fica perdida no feed, um artigo de blog é eterno.
Uma vez publicado, ele ficará ali para sempre, e sempre que alguém fizer uma pesquisa sobre o assunto você tem chance de aparecer nos resultados.
Por isso, uma boa estratégia é usar seu blog como uma vitrine dos produtos que promove como afiliado(a).
Faça páginas para cada produto com artigos de conversão cheios de gatilhos mentais, e coloque no seu menu.
Sempre que algum visitante quiser saber mais sobre os cursos/produtos que você promove, encontrará essa aba facilmente no blog.
Também pode usar as redes sociais para levar tráfego para essas páginas e assim, fazer muito mais vendas!
Como criar um blog – Passo a passo efetivo
Agora que você viu que ter um blog é uma base de negócio bem sólida e consistente, está na hora de acompanhar um passo a passo de como criar um blog do jeito certo. Vamos lá?
1 – Escolha o assunto
A primeira coisa a fazer é escolher o assunto, ou nicho de mercado do blog.
Aqui aconselho fazer uma lista das coisas que mais gosta, das que tem conhecimento e das que gostaria de aprender.
Cada item dessas listas pode ser um negócio em potencial, mas é preciso unir assunto com lucratividade, ou não será efetivo criar o blog.
Escolha um nicho de mercado que seja rentável, mas que você também tenha afinidade, pois assim terá mais facilidade e ânimo para criar o conteúdo necessário.
2 – Defina o objetivo do blog
Existem vários tipos de blogs. De autoridade (como esse aqui), de nicho, empresarial, para prestação de serviços, etc.
Defina qual é seu objetivo, se fazer vendas como afiliado(a), apenas para captação de leads, ou apenas como âncora do negócio.
Com esse objetivo definido saberá qual tipo de conteúdo precisará ser desenvolvido.
3 – Compre um domínio
O próximo passo efetivo de como criar um blog é comprar um domínio.
O domínio será seu endereço na internet, sua url, por onde as pessoas acessarão o blog.
Sempre dê preferência para extensões .com, e .com.br, pois são mais fáceis de serem lembradas pelos usuários.
Escolha um nome fácil de ser memorizado e que não contenha caracteres estranhos, nem grafia estrangeira.
Existem vários locais para comprar domínio, como o Registro.br, Godaddy, a Hostgator, e muitas outras.
Faça uma pesquisa de preços, pois eles podem ser bem diferentes de uma empresa para outra.
4 – Contrate uma hospedagem
Depois de comprar seu domínio é preciso contratar um serviço de hospedagem.
A hospedagem é o lugar onde os arquivos do blog ficarão armazenados, permitindo que ele abra rapidamente assim que alguém entrar na url.
Quando se está começando, um plano de hospedagem compartilhada é suficiente, mas conforme o tráfego for crescendo será necessário mudar para algo mais robusto e com mais espaço.
Alguns serviços de hospedagem possuem também a venda de domínios, como a Hostgator e fazer uma compra conjunta pode ser bem vantajoso financeiramente.
5 – Instale o WordPress
Não tem como criar um blog sem ter uma plataforma para fazer toda manutenção, criar postagens, etc.
Atualmente, a maioria dos blogueiros utiliza o WordPress para criar e gerenciar suas páginas na internet.
Assim que você já tiver o domínio dentro da hospedagem, no próprio painel de trabalho, encontrará uma forma rápida e prática para instalar o WordPress.
Guarde o e-mail que receber após a instalação, para não perder a senha que é gerada automaticamente e que garante segurança para seu blog.
Através do WordPress você poderá criar páginas, instalar temas, plugins e tudo mais necessário para desenvolver seu blog do jeito que quiser.
6 – Instale o tema e os plugins essenciais
Já falei aqui que a aparência do blog é seu cartão de visitas.
Então, é importante colocar um tema (template) bem bonito e funcional no seu blog.
Existem dezenas de temas gratuitos dentro do próprio WordPress, mas você também pode comprar um tema pago que permitirá ter muito mais autonomia no layout do blog.
Isso porque os temas gratuitos são todos em inglês, e pode ser mais complicado para configurar e deixar com a cara que deseja.
Existem muitos temas pagos que são em português, facilitando a vida na hora de configurar e deixar bem personalizado.
Confira no vídeo o que eu falo sobre o template do meu blog.
7 – Faça pesquisa das palavras chave
Depois de cuidar da aparência do blog é hora de pensar no conteúdo, e por isso fazer uma pesquisa de palavras chave é fundamental.
Será através das palavras e termos encontrados nessa pesquisa que você criará os artigos, para que fiquem otimizados para os mecanismos de busca.
Essa otimização requer aplicação das regras básicas de SEO, e serve para que o Google encontre seu site e possa mostra-lo sempre que alguém pesquisar algum assunto que você tiver escrito e usado a palavra chave.
O WordPress possui um plugin de SEO gratuito chamado SEO by Yoast, recomendo que instale no seu blog.
Ele ajudará a deixar seus textos otimizados do jeito certo para o Google.
Para pesquisa de palavra chave recomendo que utilize o Ubersuggest.
8 – Crie uma pauta de conteúdo
Um passo muito importante no contexto de como criar um blog é a pauta de conteúdo, uma coisa que muitos empreendedores negligenciam.
Essa pauta seria um apanhado geral dos assuntos que deseja abordar no blog, e onde você poderá definir o tema de cada artigo que será produzido.
Ela serve para criar uma ordem lógica nas postagens, permitindo que os leitores tenham uma experiência agradável e completa dentro do conteúdo.
Também é boa para ter uma noção de quanto assunto existe dentro do nicho de mercado escolhido.
9 – Use o Marketing de conteúdo
Saber como criar um blog inclui conhecer as melhores estratégias para deixar seu conteúdo fácil de ser encontrado e consumido.
Dentro disso, usar os elementos do marketing de conteúdo é fundamental para ter sempre leitores fieis e que realmente gostem dos seus artigos.
Esse tipo de marketing se baseia na produção de conteúdo relevante, que ajude mesmo os leitores, fazendo com que eles entendam seu blog como um local onde podem resolver seus problemas.
Assim, o público te reconhecerá como autoridade e terá muito mais confiança em comprar alguma coisa que você ofereça.
Para criar artigos que engajem o público é preciso conhecer sobre gatilhos mentais e escrita persuasiva.
Justamente pensando em passar esse tipo de informação para os empreendedores que eu criei o curso Máquina de Conteúdo.
Trata-se de um treinamento completo, onde eu ensino passo a passo como criar bastante conteúdo de qualidade para seu negócio digital.
São vídeo aulas direto ao ponto, com todas as informações que precisa para aprender como escrever artigos que engajam e vender muito mais como afiliado.
Aprender sobre os fundamentos básicos de copywriting e gatilhos mentais é fundamental para ter um blog de sucesso.
10 – Faça divulgação massiva
Depois que você já dominou os aspectos de como criar um blog e colocar conteúdo nele, é preciso divulgar.
Aqui, o caminho mais curto é usar as redes sociais para fazer isso.
É importante criar uma página para o blog no Facebook, e também um perfil dentro do Instagram, Linkedin (dependendo do nicho) e uma conta no Pinterest.
Também é fundamental criar um canal no Youtube, pois ele é uma ótima fonte de tráfego para qualquer nicho de mercado.
O segredo para levar bastante tráfego orgânico (gratuito) para seu blog é postar diariamente nas redes sociais.
Não adianta fazer uma postagem hoje, sumir e postar vários dias depois, tem que ter consistência e recorrência.
Como Criar um Blog e ter Sucesso como Afiliado
Todo afiliado digital iniciante procura estratégias que trazem resultados, estratégias para ganhar dinheiro na internet.
Algumas das dúvidas da maioria dos afiliados iniciantes são: vale a pena criar blog? Dá para ganhar dinheiro com blog?
Nesse vídeo eu resolvi falar sobre blog, dar minha opinião pessoal que vale mesmo a pena criar blog e se realmente dá para ganhar dinheiro com blog.
Como eu falei no começo desse artigo, o grande segredo de como criar um blog de sucesso é ter paciência e dedicação que o resultado financeiro vem.
Desejo que esse artigo possa ajudar o maior número de pessoas na hora de criarem um blog para ser base do negócio digital.
Se você tem mais alguma dica legal sobre esse assunto, deixe nos comentários.
Será interessante trocar conhecimento!
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