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Como escrever um artigo perfeito em 10 passos simples

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por Mafalda Melo
em maio 15, 2019

Como escrever um artigo que realmente cause engajamento do público?

Essa é uma pergunta que blogueiros e empreendedores fazem todos os dias, porque sabem que quanto melhor o conteúdo, maiores as chances de ter compartilhamentos e viralizar na internet.

Mas, o que exatamente devo escrever no meu blog afim de atrair o público e fazer com que ele comente, goste e compartilhe?

Da minha experiência a primeira coisa que precisa acontecer para as pessoas comentarem nos artigos do blog, é escrever sobre coisas que elas estejam realmente interessadas.

Outro assunto que também atrai comentários e engajamento é quando você ensina a fazer alguma coisa, os chamados tutoriais, pois sempre tem alguém querendo aprender aquilo que você faz.

Uma coisa que aprendi ao longo do tempo, foi perguntar para o público o que eles gostariam de ler no blog, ou assistir no canal do youtube.

Isso ajuda pois além de você não precisar ficar pesquisando assunto toda hora, já cria um conteúdo que a sua audiência QUER consumir.

Sempre que pensar em produção de conteúdo e se bater na questão do como escrever um artigo memorável, pense que seu público é gente como você, então converse como se estivesse falando com um amigo seu.

Antes de partir para uma lista de passos que ajudarão você a escrever um artigo muito impactante, é preciso lembrar algumas regras básicas que todo blogueiro(a) precisa fazer ANTES de escrever artigos.

Regras Básicas antes de escrever um artigo

1 – Pesquisa de palavras chave do nicho de mercado

É necessário e você não pode deixar de pesquisar quais são as palavras chave referentes ao nicho de mercado que escolheu para trabalhar.

Essa pesquisa dará um norte informando quais são as principais questões e mesmo que você não vá abordá-las em seu blog, é importante usar essas palavras uma vez ou outra dentro do seu conteúdo.

Isso tudo por causa do SEO, que hoje está muito mais inteligente e reconhecendo textos por semântica, ou seja, similaridade com o que está sendo pesquisado.

2 – Pauta de conteúdo

Muitos blogueiros não fazem a pauta de conteúdo, e aí precisam ficar pensando em que assunto escrever toda vez que vão produzir um artigo.

A pauta é o brainstorm de tudo que você pensou em abordar no seu blog, e depois separado por assunto, para que assim seus posts fiquem com uma coerência tanto cronológica quanto informativa.

Por exemplo, em um blog de ganhar dinheiro na internet, é meio estranho criar um artigo sobre estratégia de vendas para afiliados, sem antes falar como o mercado de afiliados funciona.

Para nós que estamos escrevendo, alguns assuntos podem parecer óbvios e bobos, mas lembre-se que podem existir pessoas completamente leigas lendo seus textos e entrando em contato com aquele assunto pela primeira vez.

Sua pauta de conteúdo precisa ter assuntos básicos, intermediários e avançados dentro do nicho que está abordando.

3 – Entrelaçamento de assuntos

como escrever um artigo

Crie seus conteúdos de acordo que eles possam ser interligados entre si.

Cada vez que você posta um artigo novo no blog, ele precisa apontar para um outro que tenha um assunto relevante, ou complementar ao texto.

Tecnicamente isso chama linkbuilding interno (juice) e é muito importante para o Google, pois significa que ali dentro daquela url existe conteúdo completo sobre um determinado assunto.

Então, sempre que escrever um assunto novo procure uma forma de liga-lo a alguma postagem anterior, ou tome como via de regra, sempre criar o próximo assunto pensando em como se referenciar ao que está no artigo imediatamente anterior.

Ficaria assim:

O artigo da semana 2 precisa apontar para o artigo da semana 1, o artigo da semana 3 para o da semana 2 e assim por diante.

Outro ponto importante, SEMPRE coloque um link de saída para portais de grande autoridade.

Isso é primordial pois o Google GOSTA de links de saída e se você fizer para uma página de grande autoridade, acaba tendo esse reforço no SEO do seu artigo.

Pronto, esses 3 fatores são coisas que você já precisa pensar ANTES de escrever propriamente dito.

Agora está na hora de mostrar 10 passos para você escrever artigos que serão tidos como referência no seu nicho de mercado.

10 passos de como escrever um artigo incrível para sua audiência

Muitas pessoas não começam um negócio digital com blog, porque sabem que dá trabalho produzir conteúdo.

Mas é inegável que quando você tem um blog acaba criando autoridade com o público e quando isso acontece tudo fica mais fácil na hora de apresentar e vender um produto.

As pessoas compram de quem elas confiam então ter um blog autoridade pode ser o melhor negócio digital da sua vida! Vamos aos passos?

1 – Escolha do tema

Lembra que falei lá em cima sobre a pauta de conteúdo?

Então, quando você tem uma pauta previamente montada, o passo de escolher o tema resume-se apenas na pesquisa da palavra chave principal que será usada no artigo.

Respeitando uma coerência de assuntos, até pelo entendimento ou relação de uma coisa com a outra, é importante escolher um tema que seja importante para seu público, ou correrá risco de escrever e o texto não ser apreciado.

Um jeito muito bom e efetivo para escolher temas de artigos é abrir fóruns e redes sociais e ver o que as pessoas estão falando dentro daquele nicho de mercado específico.

Falar sobre assuntos que estão em alta na mídia, pode ser uma boa para pegar carona em palavras chave que estão sendo pesquisadas e uma ótima estratégia de como escrever um artigo que criará engajamento.  

Cuidado apenas para não escolher temas polêmicos ou que suscitem discórdias, opte por assuntos mais leves e fáceis de discorrer.

Quando escolher a palavra chave, lembre-se que ela precisa estar em locais específicos para ficar otimizada para SEO.

2 – O que sua concorrência está fazendo?

como escrever um artigo

É importante dar uma olhada nos artigos da concorrência que falam sobre o mesmo assunto, esse é um dos passos importantes em como escrever um artigo de sucesso.

Isso fará com que você possa produzir textos diferentes, ou ainda complementar informações que não foram abordadas em outros artigos sobre o mesmo assunto.

Normalmente as pessoas tendem a entrar em textos tenham a informação mais atualizada, ou que possuam um número maior de passos, dicas, etc.

Por exemplo o artigo contendo “10 dicas infalíveis para fazer um arroz soltinho”, será mais acessado que o artigo que contém apenas 5 dicas, pois supostamente tem uma informação mais completa sobre o assunto.

Observe os títulos dos seus concorrentes, leia alguns artigos e procure fazer sempre melhor do que o que já existe.

3 – Faça uma pesquisa abrangente

Um dos passos principais de como escrever um artigo perfeito está a pesquisa sobre o assunto.

Dependendo do seu nicho de mercado pode ser interessante pesquisar em blogs americanos, apenas para ter uma visão mais ampla sobre o assunto.

Não restrinja sua pesquisa à primeira página do Google, vá até a segunda e se der vá até a terceira, pois existem muitos blogs bons que apenas não sabem trabalhar o SEO e por isso não estão na primeira página.

Pesquise também no Youtube, e em outros buscadores como o Bing e o Yahoo, leia bastante sobre o assunto e enquanto faz isso, vá anotando os pontos que achar interessante para explorar no seu texto também.

4 – Faça um esboço do texto

A melhor maneira de desenvolver um texto com coerência é montar uma estrutura contendo os tópicos que você irá abordar no artigo.

Seria mais ou menos como colocar os H2, e a partir desses temas sugeridos escrever o texto propriamente dito.

Nesse momento ainda não se preocupe com o título, apenas vá escrevendo e desenvolvendo suas ideias.

5 – Tamanho do artigo

Uma das coisas que trava muito os produtores que querem saber como escrever um artigo, é a definição da quantidade de palavras que o texto terá.

Alguns especialistas dizem que o Google gosta de artigos grandes, com mais de 2 mil palavras, outros dizem que ter artigos com 800 e 1000 palavras está ótimo.

Eu indico que você faça testes com seu público e crie textos com diferentes tamanhos e analise quais são mais lidos usando o Google Analitycs.

Cada assunto deve ser abordado com o tanto de palavras que sejam necessárias para esgotar o assunto, ou se o assunto for muito longo, poderá quebrar em 2, ou até 3 artigos como se fosse uma série.

Quem vai determinar o tamanho dos seus textos é o público, pois não adianta criar textos memoráveis de 5 mil palavras e ninguém ler ou compartilhar essa maravilha.

6 – Imagens

Não adianta, como diz o ditado: uma imagem vale mais que mil palavras, e um artigo de blog PRECISA ter alguma imagem.

Em artigos mais curtos, pode ter apenas uma imagem no começo para ilustrar, em textos mais longos é legal ter imagens separando alguns temas, ou ilustrando os subtítulos.

É muito importante que a imagem tenha haver com o assunto, para criar coerência e não enganar as pessoas, quem sabe como escrever um artigo, entende a importância da imagem para passar uma boa mensagem.

Procure trabalhar com imagens de bancos gratuitos e livres de direitos autorais para não ter problemas com alguma reivindicação de dono de imagem usada indevidamente.

Para efeitos de SEO procure salvar sua imagem com a palavra chave, e quando subir ela no blog, complete a tag alt e também a descrição.

A palavra chave no nome do arquivo da imagem, é porque o Google também faz ranqueamento de imagens dentro dos assuntos, então se o seu artigo não posicionar, pode ser que a imagem posicione.

7 – Hora de revisar

Alguns especialistas indicam fechar o texto e esperar uns 3 dias para lê-lo e revisá-lo.

Todo mundo sabe que hoje em dia não temos tempo para isso, e às vezes produzimos vários artigos em um mesmo dia que precisam ficar agendados no blog.

Então, minha indicação dentro do tema como escrever um artigo é que se deixe pelo menos alguns minutos o texto, e depois volte para ler e revisar o que for necessário.

Por que é necessário sair do texto por algum tempo?

Porque se lermos logo em seguida do que escrevemos provavelmente não encontraremos erros ortográficos, ou de digitação pelo fato de nosso cérebro estar viciado com as palavras.

Durante sua revisão é importante também mexer na legibilidade, deixar o texto mais fluído para os leitores torna a experiência deles muito mais agradável dentro do blog.

Corte parágrafos que estejam muito longos, se puder, coloque algumas listas no lugar de textos corridos.

Troque palavras muito difíceis por outras de entendimento mais amplo, enfim faça que tudo que puder para deixar o texto mais fácil de ler e entender.

8 – Insira sua CTA – Call to Action (Chamada para ação)

Todo texto tem uma finalidade, seja captar leads, oferecer um produto, chamar para assistir a um vídeo.

Mesmo que o seu texto seja apenas para passar conteúdo, sempre é bom pedir compartilhamento ou ainda fazer uma pergunta incitando os leitores a interagirem com você nos comentários.

A chamada para ação precisa ser feita, pois a maioria das pessoas PRECISA de um comando específico para executar.

Pode parecer ridículo, mas muita gente não sabe o que precisa fazer se não houver uma instrução.

É por isso que em botões de páginas de vendas colocamos frases como Clique aqui para saber mais, ou Inscreva-se agora, se deixássemos apenas o botão dificilmente alguém clicaria nele sem um aviso para fazer isso.

Quando aprendemos como escrever um artigo do jeito certo, nunca deixamos ded colocar chamadas para ação no final, ou até mesmo no meio do texto, conforme for necessário.

9 – Melhore seu SEO com vídeos

Sempre que puder insira um vídeo em seu artigo.

Caso você não tenha um canal ainda, procure vídeos do produto que está promovendo, ou ainda de canais de autoridade que não sejam seus concorrentes como afiliados.

Tome cuidado ao escolher vídeos para embedar nos seus artigos, sempre veja se o vídeo que está incorporando não contém links para páginas de venda porque aí você acaba mandando seu leitor para o concorrente.

Quando um artigo tem um vídeo embedado o SEO fica mais fortalecido e se torna mais relevante para o Google.

10 – Hora de colocar o título

Uma estratégia estranha de como escrever um artigo é deixar para colocar o título no final.

Muita gente acha que começar pelo título é o mais acertado, mas no decorrer do desenvolvimento do texto podem surgir outras ideias e sempre é bom deixar para colocar por último.

Crie vários títulos para o seu texto e veja qual se encaixa melhor de acordo com o que está entregando no conteúdo.

Sempre tenha a palavra chave principal no começo do título e o restante será apenas para elucidar o tema.

Guarde sempre os outros títulos, pois em algum momento eles poderão servir para criar novos artigos com visões de outro ângulo do assunto.

Seguindo esses 10 passos de como escrever um artigo e mantendo essa maneira de montagem, conseguirá produzir muito conteúdo bom para sua audiência.

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2 Comentários

  • Ótimas dicas. Me ajudou muito na elaboração dos meus artigos.

    1. Mafalda Melo disse:

      Oi Lorena.
      Obrigada pelo feedback.
      Abraço!

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