20 Tipos de Marketing para saber mais sobre o assunto

Existem muitos tipos de marketing e, com certeza, vemos vários deles no nosso dia a dia sem nem perceber.

Como o velho ditado diz a propaganda é a alma do negócio, não adianta ter um produto, ou serviço e deixa-lo escondido do público.

Se você deseja/precisa vender mais, tem que realizar estratégias de marketing que sejam efetivas dentro do seu nicho de mercado.

Todos os dias nós fazemos propaganda de alguma coisa.

Seja de uma expertise que temos, de um produto que produzimos, ou até mesmo de um ponto de vista que defendemos.

O marketing nem sempre tem haver com vendas, mas é a única forma de expor algo ao público de maneira assertiva.

Tipos Marketing encontrados no dia a dia

tipos de marketing

Muitas empresas possuem estratégias de marketing apenas para afirmar a marca no mercado, ou para captação de novos clientes.

Seja distribuindo panfletos nas portas das casas, fazendo um anúncio nas redes sociais, ou passando com o carro de som, sempre existirá um tipo de marketing ideal para o seu negócio.

Nesses 3 exemplos que eu dei acima, você com certeza deve receber panfletos de pizzarias do bairro e também já deve ter comprado ovos do carro que passa na porta vendendo uma cartela a R$ 10,00.

Parecem formas primitivas de marketing, mas para os tipos de negócios que se referem são super efetivas e geram vendas aos montes (quem nunca ficou procurando o panfleto da pizzaria para fazer um pedido numa noite chuvosa?).

Em qualquer um dos tipos de marketing o que realmente importa é colocar a marca/produto em evidência e promove-la para ser vendidas ou fidelizada pelos clientes.

Se você tem um negócio próprio, seja digital, ou físico, deve ter um planejamento de marketing para fazer vendas.

Esse planejamento pode contemplar ações que a maioria faz, ou ter ações específicas que dão certo para seu produto/serviço e nicho de mercado.

Quando você passa de carro em uma rua e a mocinha vem e te dá um panfleto de apartamento, está praticando um tipo de marketing que parece ineficaz, mas que em algum momento produz efeito, ou eles não imprimiriam panfletos.

Como falei lá em cima, para todo tipo de negócio existe algum dos tipos de marketing que é efetivo para fazer vendas.

20 tipos de marketing que estão à sua volta

Conhecer sobre alguns dos tipos de marketing que existem, ajudará a abrir sua mente para enxergar além do trivial, e perceber que por trás de uma sacada até boba, pode existir uma campanha de divulgação fenomenal.

1 – Marketing de afiliados

Quando uma pessoa cria um produto e oferece comissões para que outras pessoas promovam e vendam.

Esse tipo de marketing está muito em alta e grandes empresas estão se rendendo a essa forma de vender sem precisar investir em propaganda direta.

Para os afiliados é uma chance de ganhar dinheiro sem precisar produzir um produto, e ainda poder trabalhar em vários nichos diferentes, aumentando os ganhos consistentemente.

A grande sacada para se dar bem nesse mercado é se destacar da concorrência criando conteúdo diferente do que já tem por aí.

2 – Marketing Direto

É um dos tipos de marketing que praticamos quando enviamos um e-mail para a lista, ou abordamos o cliente no whatsapp.

É a propaganda feita de um para um, diretamente dirigida a uma pessoa específica.

Por mais que o e-mail vá para várias pessoas ao mesmo tempo, ele chega individualmente na caixa de entrada de cada um, passando a impressão de uma comunicação direta.

O que mais funciona dentro desse tipo de marketing é criar chamadas para ação efetivas, já que basicamente o público já conhece seu produto/serviço.

3 – Marketing Digital

Esse é, nos dias de hoje, um dos tipos de marketing mais praticado por empresas, empreendedores e todo mundo que tem um negócio.

A forma de divulgação é através da internet e possui uma infinidade de estratégias para cada finalidade desejada.

Você pode fazer campanhas apenas para mostrar conteúdo relevante, ou para captar leads, ou ainda para vender diretamente.

O que importa no marketing digital é que você use os meios de divulgação de forma assertiva, indo até onde seu público está.

A ação principal que PRECISA ser feita nesse tipo de marketing é estudar o avatar completamente para fazer campanhas direcionadas a quem realmente tem interesse na sua oferta.

4 – Marketing Tradicional

Também chamado de marketing offline porque é aquele tipo de propaganda que não está na internet.

Exemplos desse tipo de propaganda, são os panfletos de apartamento que eu falei lá em cima e também os cartazes e outdoors nas ruas e prédios públicos.

Comerciais de televisão e anúncios em revistas e jornais também são usados no marketing tradicional.

O grande empecilho desse tipo de marketing para os clientes é que se trata de mídia muito mais cara que a digital.

Um comercial de poucos segundos na televisão pode custar muito mais caro que um mês inteiro de campanha no facebook, por exemplo.

A grande sacada para esse tipo de propaganda é ter um bom planejamento de investimento na mídia escolhida.

5 – Marketing de Guerrilha

Esse é um dos tipos de marketing mais perigosos, pois dependendo da campanha o tiro pode sair pela culatra.

Literalmente aqui, uma empresa “ataca” a outra diretamente através de propaganda que pode se tornar viral.

Por ataque entenda quando você faz uma divulgação e diz que seu produto é melhor que o de outra pessoa, dando nome aos bois.

O maior cuidado aqui é criar uma campanha que seja mesmo verdadeira, pois se o seu produto não for melhor e o público souber, adeus vendas.

6 – Marketing de relacionamento

marketing de relacionamento

Nem precisa falar nada, já que o nome diz tudo. Aqui nós praticamos ações para nos relacionarmos com o público.

A característica principal aqui é fazer várias vendas para o mesmo cliente, por isso as ações são voltadas a criar uma empatia com quem já comprou de você.

A parte mais importante desse tipo de propaganda é a satisfação do cliente, então é necessário praticar ações que o deixem encantado e volte sempre para comprar novamente.

7 – Ecomarketing ou Marketing Verde

Esse tipo de propaganda é praticado por empresas que defendem uma causa ambiental e precisam passar essa imagem para o público.

Empresas como Natura e sua sustentabilidade na extração de produtos naturais, ou Faber Castell que tem produtos feitos com madeira de reflorestamento, são exemplos desse marketing.

O cuidado aqui está relacionado às ações comuns do dia a dia. Manter coerência de ações com a propaganda é fundamental para manter o prestígio.

8 – Marketing Institucional

É um dos tipos de marketing praticado pelas grandes marcas para manterem liderança no mercado.

Aqui as campanhas não são dirigidas para a venda direta, mas sim para manter a imagem do produto na mente do público.

Grandes do mercado como Coca Cola, Google, Unilever, Apple e outras fazem campanhas apenas para manter o posicionamento no mercado.

A grande sacada para esse tipo de propaganda é ser consistente na divulgação, para não cair no esquecimento, já que o que aquilo que não é visto

9 – Marketing Social

É aquele que promove uma causa e se divulga através dela.

Exemplos disso aqui são o Mc Dia Feliz que reverte uma parte da arrecadação para o GRAAC, e também o Criança Esperança que ajuda milhares de instituições infantis.

Aqui é preciso haver consistência e também verdade, para não passar uma falsa imagem para o público e desacreditá-lo da marca.

10 – Inbound marketing (marketing de atração)

inbound marketing
Inbound Marketing o que é

Muito confundido com o marketing de conteúdo por também estar focado no avatar e usar conteúdo relevante para atrair.

A diferença principal entre esses dois tipos de marketing é que o inbound serve para atrair e levar o público direto para a venda através da jornada do cliente.

Pra ter sucesso com esse tipo de divulgação é necessário montar corretamente o funil para não deixar o público confuso e distante da oferta.

Leia também: Inbound Marketing o que é e por que adotar no seu negócio?

11 – Outbound marketing (marketing de interrupção)

É aquela propaganda que você coloca na frente do público sem ele pedir ou desejar.

É o caso dos anúncios no meio dos vídeos e dos artigos de blog, e também das propagandas na televisão, jornais e revistas, e ligações de telemarketing não permitidas.

Aqui a dica para se dar bem com esse tipo de propaganda é ser criativo e criar uma peça que não deixe o público irado, mas que faça ele se interessar pelo produto.

12 – Marketing Viral

Tipo de propaganda que se espalha rapidamente pela internet e se torna centro de atenções de um grande público.

Os métodos mais comuns para esse tipo de marketing são os vídeos e também memes que relacionam o produto com alguma coisa comum do dia a dia de uma forma inusitada.

Para ter sucesso com esse marketing é preciso tomar cuidado para não passar uma mensagem equivocada do produto.

13 – Mobile Marketing

Apesar de ser uma mídia digital, é preciso ter ações específicas quando for fazer campanhas para aparelhos móveis.

Primeiro é preciso ter páginas que sejam responsivas para aparecerem bem em qualquer tipo e tamanho de tela.

A grande sacada para divulgar para o público que só usa celular para navegar é prestar atenção em sua experiência e nunca fazer spam.

14 – Vídeo marketing

vídeo marketing

Já existem previsões de que o conteúdo em vídeo será absoluto dentro de pouco tempo na internet.

Não é à toa que o Youtube é indicado como a principal rede social para promover e vender produtos como afiliado.

É um dos tipos de marketing que pode ser feito de várias maneiras tanto com você aparecendo, ou com animações.

Recomendo que todo afiliado tenha um canal no Youtube para entregar conteúdo em vídeo para o público.

Para ter bastante sucesso é preciso produzir conteúdo massivo e que não seja igual ao que já existe para não cair na banalização.

15 – E-mail marketing

Propaganda feita através de e-mail e direcionada para um público específico que já se cadastrou e permitiu receber a divulgação.

Também é um dos tipos de marketing utilizado em larga escala por empreendedores digitais dentro do mercado de afiliados.

Para fazer muitas vendas através de e-mail é preciso ter uma lista engajada com seu conteúdo e interessada no que tem a dizer.

Conhecer a oferta que você tem também é importante, pois assim as pessoas não se descadastram quando fizer uma divulgação direta.

O segredo para manter a lista sempre responsiva é criar conteúdo relevante e progressivo, que realmente ajude as pessoas em algum problema/dor específico.

16 – Marketing de Conteúdo

É um dos tipos de marketing mais praticado por empreendedores digitais e afiliados.

Aqui o público é cativado com conteúdo relevante que o ajuda a solucionar problemas de forma efetiva, seja na forma de dicas práticas ou apresentação de produtos.

Para uma campanha usando esse tipo de marketing seja mesmo efetiva é preciso focar a produção do conteúdo focando nas dores e problemas do avatar.

17 – Marketing de redes sociais

Se você pensa que enviar o mesmo post para todas suas redes sociais é eficaz, saiba que não.

É preciso criar diferentes tipos de divulgação para cada uma das redes, pois elas possuem características e políticas diferentes.

Para ter um resultado eficaz é preciso justamente estudar o que é efetivo dentro de cada uma das redes e adaptar sua estratégia a isso.

Faça campanhas dirigidas para o público que está em cada rede, pois são pessoas diferentes e é preciso respeitar e saber usar essa diversidade.

18 – Marketing Multinível

Também conhecido como marketing de rede e é a forma de divulgação feita através da criação de uma rede de pessoas divulgando e recrutando novas pessoas.

Empresas como Hinode, Mary Kay e Tupperware tem esse tipo de marketing como base de negócios.

Para ter uma efetividade nesse tipo de marketing é importante oferecer uma opção de participação permitindo que a pessoa possa apenas vender o produto e não ser obrigada a recrutar outros vendedores.

Isso faz com que seja um modelo de negócio lucrativo e muito parecido com vendas diretas.

19 – Remarketing

Um dos tipos de marketing mais poderosos para resultados efetivos e diretos como vendas e captação de leads.

O remarketing é a forma de mostrar seu produto novamente para uma pessoa que já clicou em sua página de vendas, ou esteve em uma das suas páginas mostrando interesse na oferta.

No caso, essa pessoa desistiu da compra por algum motivo e abandonou a página.

Com o remarketing você consegue abordar novamente esse público e mostrar sua oferta de uma forma nova e mais eficaz.

20 – Marketing de influência

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Atualmente os influenciadores são uma realidade e carregam atrás de si milhares e até milhões de seguidores nas redes sociais.

Utilizar a audiência dessas pessoas para atrair público para sua oferta é uma forma eficaz de divulgação.

Muitos influenciadores(as) cobram um valor acessível para fazer um post, ou criar um vídeo indicando produtos e serviços para sua audiência.

A dica é escolher um(a) influenciador(a) que esteja relacionado(a) ao seu nicho de mercado até para manter a característica natural do produto/serviço.

Desejo que esse artigo possa trazer maior entendimento sobre o marketing como um todo, e permitir que consiga discernir qual a divulgação mais eficaz para o seu negócio.

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