Nicho de Mercado- O que é e como Escolher o Nicho Ideal?

O que é nicho de mercado e como escolher o seu

O que é nicho de mercado? É imprescindível que eu tenha um nicho de mercado específico?

Essas são perguntas que ouço todos os dias e uma questão que também me travou um pouco no começo, porque não conseguia me decidir em qual nicho atuar.

E falo por experiência, a decisão do nicho de mercado é a mais importante, mais importante até que o nome do seu domínio, pois é a partir da escolha do nicho que seu trabalho será desenvolvido.

Dentro desse pensamento, vamos aprender nesse artigo o que é nicho de mercado, como encontrar um nicho bom para trabalhar, o que são subnichos e micronichos de mercado.

Vamos lá?

O que é nicho de mercado

O que é Nicho de Mercado e como Escolher o Nicho Ideal

Nicho de mercado é um pedaço ou fatia dentro de um mercado mais abrangente.

Dentro dos nichos de mercado encontramos necessidades especiais que fazem parte, ou são derivadas das necessidades de um mercado maior, e por isso possuem características específicas.

Usarei como exemplo o nicho de ganhar dinheiro online.

É um nicho abrangente com milhares de pessoas interessadas e entrando no mercado a cada dia, mas possui vários subnichos como podemos ver a seguir:

Nicho de ganhar dinheiro com blog

Aqui as pessoas estão interessadas em ser blogueiras e consomem apenas conteúdo que seja voltado para esse assunto.

Nicho de ganhar dinheiro com anúncios

Aqui estão as pessoas que têm dinheiro para investir e usarão o marketing digital como uma forma de aumentar o capital.

Nicho de ganhar dinheiro com SEO

o que é nicho de mercado

Somente pessoas que querem trabalhar utilizando as estratégias que envolvem SEO seja em blogs, mini sites, ou vídeos.

Viu como existem mercados menores dentro de um mercado maior no nicho de ganhar dinheiro online?

Mas, apesar de todos esses subnichos, quem entra nesse mercado precisa saber como ganhar dinheiro online, para poder passar dicas que ajudem mesmo quem está começando.

Outro exemplo é o nicho de emagrecimento que também é abrangente, e possui muitos subnichos.

Emagrecer com dieta

Pessoas que não querem fazer exercícios, preferem mudar a alimentação e até passar fome para emagrecer.

Emagrecer com exercícios

Aqui as pessoas preferem se exercitar, fazer planos de academia intermináveis, mas não abrem mão de uma cervejinha no final de semana.

Emagrecer com a dieta mediterrânea

Bem específico, pessoas que querem perder peso apenas fazendo esse tipo de dieta.

E, da mesma forma que esses dois exemplos, existem muitos nichos de mercado que podem ser desmembrados aumentando muito as possibilidades de trabalho.

Assim, nicho de mercado é um pedaço de um mercado mais abrangente.

Para quem está começando no marketing digital agora e deseja trabalhar como afiliado, quero dizer que a escolha de um nicho não é uma trava no negócio, pois é possível trabalhar com nichos diferentes paralelamente.

Porém como o trabalho requer bastante dedicação é importante primeiro entender o que é nicho de mercado e começar com apenas um primeiro, para depois replicar tudo que foi feito em outro nicho.

Como escolher nicho ideal para seu negócio

o que é nicho de mercado e como escolher

Dentro do conceito de o que é nicho de mercado que você viu acima, vamos ver algumas maneiras que tornam mais fácil encontrar o nicho ideal para começar a trabalhar.

Alguns especialistas e donos de curso indicam algumas formas simples para pensar e encontrar um nicho de mercado para negócio digital, veja só:

1 – Algo que você saiba bem

Essa é a primeira lista que precisará fazer. A lista de assuntos que você domina, ou que tem bastante conhecimento.

Todos nós vamos agregando conhecimentos durante a vida, seja uma matéria que gostamos muito na escola, um hobbie, um cargo desempenhado em alguma empresa pela qual passamos.

Que tipo de conhecimento você tem que outras pessoas vivem pedindo para ensinar para elas e que pode definir o que é nicho de mercado em seu negócio?

O que é que seus parentes e amigos sempre elogiam em você?

Qual habilidade você desempenha sem pensar muito e outras pessoas têm muita dificuldade para executar?

Respondendo essas perguntas poderá encontrar seu nicho de mercado ideal para começar um negócio digital.

2 – Coisas que você gosta

nicho de mercado inexplorado

Outro ponto muito importante em o que é nicho de mercado para trabalhar diariamente é que o assunto (nicho) precisa ser algo que você goste, preferencialmente.

Essa indicação é um aviso de prudência, pois uma vez escolhido o nicho precisará produzir conteúdo sobre o assunto, estudar o público alvo, e fazer isso com algo que não gosta pode desanimar em pouco tempo.

Faça uma lista das coisas que gosta, mesmo as ideias mais bobas podem render um bom nicho de mercado que você nunca havia pensado antes.

Pode ser algo que você goste, mas não saiba muito bem, e ter um negócio dentro do nicho será uma experiência duplamente prazerosa, pois conseguirá ganhar dinheiro e ainda aprender uma coisa nova.

3 – Coisas que gostaria de aprender

A terceira lista que precisa fazer, e que pode mostrar o que é nicho de mercado, é daquelas coisas que você aprecia muito e gostaria de aprender.

Como falei acima entrar em um nicho que você gosta, mas ainda não tem experiência pode ser bem interessante, pois terá mais ânimo para produzir conteúdo, já que estará aprendendo também.

Claro que aqui não vale abrir um blog para aprender alemão em 10 semanas sendo que você não fala uma palavra do idioma.

Falamos de coisas mais simples e comuns como algum tipo de hobbie que sempre quis desenvolver, ou ainda alguma atividade específica como carpintaria, joalheria, pintura, etc.

Como VALIDAR um nicho de mercado

como validar o nicho de mercado

Depois de fazer as 3 listas acima, é hora de cruzar os dados e escolher algumas opções para fazer validação e ver se são mesmo capazes de render algum dinheiro.

A validação de mercado é composta de 3 fatores principais dentro do conceito de o que é nicho de mercado:

Existência de público

nicho de mercado

A primeira etapa de validação de nicho inclui pesquisar se existe público para o assunto que você gostaria de abordar.

Aqui você poderá fazer pesquisas no Google, nas redes sociais, em fóruns e outros locais da internet.

Nesse momento já é bom dar uma olhada no tipo de conteúdo que as pessoas gostam e consomem dentro do assunto em questão.

Você acha que consegue falar sobre esses assuntos a ponto de ultrapassar seus concorrentes que estão ranqueados na primeira página?

Isso é importante, pois quando falamos de blog é preciso aparecer na primeira página para atrair visitas orgânicas, sem precisar ficar pagando anúncios nas redes sociais.

Existência de produto

nicho de mercado

Para saber se um determinado nicho possui algum produto disponível para afiliação, basta entrar nas principais plataformas Hotmart, Eduzz e Monetizze para pesquisar.

Quando encontrar os produtos analise bem as páginas de vendas, veja se são persuasivas e atrativas.

Também é bom dar uma olhada em sites como Reclame Aqui para ver se o produto possui alguma reclamação, e qual o tipo, porque as vezes as pessoas reclamam de formas de pagamento e não do produto em si.

Os produtos que existem têm uma boa colocação dentro das plataformas de afiliados?

Ou seja, eles estão vendendo? Tem algum afiliado vendendo o produto?

Pesquise isso também fazendo uma pergunta básica nas redes sociais. Normalmente os afiliados costumam falar se um determinado produto vende ou não.

Existência de negócios

validação do nicho de mercado

Bem parecido com o que está acima, mas aqui é bom procurar por anúncios pagos, pois se alguém gasta dinheiro com publicidade é porque o nicho de mercado é rentável.

Se o nicho que escolheu é para prestar algum tipo de serviço como designer, psicólogo, advogado ou alguma profissão liberal, basta analisar se o mercado é muito competitivo e lançar seu perfil profissional.

Hoje em dia, sabendo trabalhar bem a internet pode ser uma fonte inesgotável de clientes, e como normalmente eles indicam quando encontram um bom profissional, você pode estar próximo de viralizar o perfil.

O mais importante na escolha do nicho de mercado é reconhecer se a DOR do público é grande.

Isso é importante porque as pessoas não costumam gastar dinheiro com alguma coisa com que possam conviver.

Assim, alguém pode querer muito trabalhar pela internet e demorar anos para comprar um curso e ir se virando apenas com o conteúdo gratuito que existe.

Agora, uma pessoa que está com muita dor de dente estará disposta a pagar um profissional que resolva seu problema e cure a dor.

QUANTO o público PRECISA das soluções/produtos que você encontrou na pesquisa de validação?

Respondendo essa pergunta conseguirá entender o quão rentável é o nicho de mercado em questão.

Nichos de mercado inexplorados

nichos inexplorados

Alguns exemplos que dei são dentro de nichos de mercado muito concorridos, ou seja, muitos afiliados promovem produtos dentro do assunto e, provavelmente, os mesmos produtos que você pretende promover.

Lógico que a concorrência não pode ser um fator paralisante para seu negócio, pois sempre há lugar para todos, e o sucesso dependerá de ser diferente e conseguir se sobressair em uma multidão de pessoas fazendo a mesma coisa.

Porém, quando falamos em rentabilidade, nichos menos concorridos podem ser ótimos, pois possuem um público específico que está interessado no assunto.

Na busca por um assunto para seu negócio digital dentro das diretrizes de o que é nicho de mercado, é possível encontrar muitos nichos que renderiam blogs ideais para trabalhar com Google Adsense e também produtos como afiliado.

Veja alguns nichos de mercado inexplorados que tem poucos afiliados trabalhando:

Religiosidade

Existem muitos produtos voltados para o público evangélico, inclusive uma Universidade da Bíblia que possui cursos online de formação de pastores.

Além desses cursos também é possível encontrar cursos que ensinam como ler e interpretar a bíblia corretamente e até mesmo uma área de membros com assinatura mensal para estudos bíblicos.

Talvez por ser um nicho muito específico, e mexer com crenças, as pessoas não trabalhem muito com esse mercado, mas é um nicho muito rentável.

Jardinagem

O público que gosta de jardinagem está sempre comprando publicações que ajudem a cuidar melhor de suas plantas.

Dentro desse segmento existem e-books para plantio correto de orquídeas e rosas e até um curso ensinando como ter uma horta em casa, em espaços pequenos.

Com a onda do naturalismo muito em alta, esse nicho é um assunto muito bom para oferecer para um público que só tende a crescer nos próximos anos.

Desenvolvimento Pessoal

As pessoas estão procurando se desenvolver mais para terem uma vida financeira mais tranquila e também poderem atrair relacionamentos saudáveis ao longo da vida.

Esses motivos fizeram surgir muitos produtos digitais tanto e-books como cursos em vídeo aulas.

Existe curso para aprender desenhar e pintar mandalas, curso para ter mais gratidão e prosperar, curso para ficar pronta para um novo amor, e muitos outros.

Dentro desse nicho existem muitos subnichos que podem ser explorados e é incrível como existem e-books e cursos para várias formas de desenvolvimento humano.

Se você gosta desse assunto poderá contar com várias opções de monetização, já que o público é grande e as vezes se mescla dentro dos subnichos.

Terapias energéticas

Hoje em dia terapias como hoponopono, reiki, EFT, Thetahealing, constelações sistêmicas, estão muito em alta e aos poucos os produtos vão aparecendo nas plataformas de afiliados, constituindo boas opções dentro de o que é nicho de mercado.

Se você curte esse assunto ou tem afinidade com o tema, pode valer a pena criara um blog para falar do assunto mais abrangentemente e trabalhar cada terapia como uma categoria do blog.

Existe muito conteúdo produzido na internet, tornando fácil a pesquisa para produção de artigos e vídeos.

Culinária especializada

Com os produtos naturais cada vez mais em alta o mercado acabou recebendo muitos produtos de livros e cursos em culinária específica como receitas veganas, low carb, culinária para celíacos, etc.

É um nicho abrangente pois você não precisa querer emagrecer para adotar uma nova forma de alimentação, o que abre bastante o leque de quantidade de público.

São nichos com uma dor menor, mas por tratarem-se de produtos normalmente de ticket baixo podem trazer um bom resultado financeiro em médio e longo prazo.

Considerações finais sobre Nicho de Mercado

Viu? Entender bem o que é nicho de mercado e como se relacionar nos diversos assuntos existentes para criar um negócio digital é a forma mais segura para encontrar um nicho legal e ter muito sucesso financeiro.

O artigo foi útil para você?

Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar.

Olá! Eu sou Mafalda Melo. Vamos conversar sobre Negócios e Marketing Digital?

4 Comentários

  1. Alexandre

    Olá Mafalda!

    Gostei muito da abordagem e elaboração do assunto.

    Muito obrigado!!!

    • Olá Alexandre!
      Fico feliz que tenha gostado do conteúdo desse artigo.
      Obrigada e volte sempre que precisar😉

  2. Adilio Costa

    Olá Mafalda, estou iniciando meu empreendimento online e estou produzindo um post sobre nicho de mercado, tô aproveitando aqui pra ler seu conteúdo, uma abordagem bem objetiva, fácil de entender, meus parabéns, grande abraço, mais informação aqui para meu post, obrigado.

    • Olá Adilio.
      Obrigada pelo comentário e desejo sucesso no seu projeto.
      Volte quando sempre, e fiquei muito feliz com seu comentário.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.