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Marketing de conteúdo para ter sucesso na online
O Marketing de conteúdo se tornou, nos últimos tempos, a estratégia mais eficiente para quem deseja ter sucesso no mundo digital.
Se você tem um negócio próprio, seja na internet ou fisicamente, já deve ter percebido que hoje em dia é preciso ter presença online.
Ou seja, se você não tem uma página nas principais redes sociais, pode estar deixando seu negócio sem visibilidade.
Devido ao grande acesso de usuários nas redes sociais, é imprescindível mostrar sua marca, produto ou serviço para o público que acessa a internet todos os dias.
Sabe porquê?
Porque, com certeza, o público para o seu negócio está nas redes sociais todos os dias e, se você não prestigiar essas pessoas, seus concorrentes farão isso.
O que diferencia uma marca de outra, quando vendem o mesmo tipo de produto, é a presença que conseguem ter na mente do público.
Aqui, vale muito o “o que os olhos não veem o coração não sente”.
A jornada do consumidor, que o leva do desejo até a aquisição do produto, conta com a presença da marca sempre constante.
Assim, se você tem um produto, ou serviço para oferecer, precisa estar sempre por perto, para ser lembrado pelo público na hora que ele precisar da sua oferta.
É um conceito bem simples, mas que muitos empreendedores ainda deixam de lado, acreditando que aparecer de vez em quando pode fazer diferença nos negócios.
Como se diferenciar frente a concorrência?
Como ser eficiente e, principalmente, diferente em meio a tanta concorrência e anúncios que pipocam na mente do público?
Para quem, como eu, trabalha no mercado de afiliados e vive o dia a dia do marketing digital, já percebeu que fazer apenas ofertas não é algo eficiente.
Eu só tive mais reconhecimento quando comecei produzir conteúdo relevante gratuitamente nas minhas redes sociais.
Ter apenas um blog e postar artigos semanalmente pode não ser suficiente, e é por isso que todos os cursos de marketing digital ensinam trabalhar em todas as redes sociais simultaneamente.
A presença online é primordial para quem deseja ter sucesso e fazer vendas seja como afiliado, produtor, ou em um e-commerce.
O que é marketing de conteúdo e porque é tão efetivo
Você sabe que existem dezenas de estratégias para atrair clientes para suas ofertas, não é mesmo?
Mas, será que já fez um teste para saber qual das estratégias que usa que é mais eficiente?
Não? Então sugiro que faça, e tenho certeza que descobrirá que conteúdo relevante é o que mais atrai o público e, consequentemente, faz mais vendas.
Mas, o que é esse marketing de conteúdo que todos falam atualmente?
Podemos defini-lo como sendo o conjunto de textos, vídeos, postagens nas redes sociais que são feitos para ajudar um determinado público dentro de um nicho de mercado específico.
Esse conteúdo deve estar voltado para ajudar as pessoas a encontrarem soluções para suas dúvidas dentro do nicho e até mesmo indicar uma solução que seja realmente efetiva.
Assim, os artigos que você publica no blog, dando dicas de como fazer essa ou aquela coisa, é marketing de conteúdo porque ajuda seu público a ir do ponto A para o ponto B que ele deseja.
Veja agora quais são os 6 passos principais para criar conteúdo relevante para seu público:
1 – Estudo do avatar
Estudar o público profundamente é o primeiro passo para poder planejar que tipo de conteúdo terá que produzir.
Aqui, não adianta apenas saber se se tratam de homens, ou mulheres, jovens ou idosos, é preciso conhecer seus problemas, suas dores e seus principais desejos.
Sem dúvida, não estudar o público/avatar/persona é o erro mais comum que vejo os empreendedores cometerem.
Alguns afiliados acham que seguir o mesmo molde de anúncios e artigos em um determinado nicho é suficiente, mas saiba que quanto mais você conhecer o público, mais terá chance de se comunicar com ele.
E, nesse negócio de marketing digital e ganhar dinheiro como afiliado, comunicação com as pessoas é fundamental para criar autoridade.
Quando você se torna uma referência para o público, porque ajuda a resolver seus problemas, tudo fica muito mais fácil.
2 – Pesquisa de palavras chave
O segundo passo para criar um bom conteúdo é fazer uma extensa pesquisa de palavras chave.
Isso é necessário, pois você precisará que seus artigos e vídeos estejam bem posicionados no Google para serem encontrados pelas pessoas.
É dessa maneira que recebemos visitas orgânicas, aquelas que não precisamos fazer anúncios pagos para conseguir.
E, essas visitas é que fazem seu negócio crescer, pois quanto mais público mais chance você tem de fazer vendas.
Essas palavras chave, que são a maneira como as pessoas pesquisam dentro do nicho, devem ser colocadas estrategicamente dentro do seu conteúdo, nos textos, vídeos e postagens das redes sociais.
3 – Planejamento
Dentro do marketing de conteúdo é preciso haver planejamento, pois assim não correrá o risco de produzir algo que o público não tenha interesse, nem de repetir assuntos.
Sabendo as dores das pessoas e tendo feito a pesquisa de palavras chave, crie sua pauta de conteúdo para o blog, Youtube e redes sociais.
Lembre-se de manter uma coerência no seu conteúdo, pois assim manterá a atenção do público que ficará esperando um desfecho para os assuntos.
Manter o interesse é uma forma de cativar as pessoas, então sempre entregue conteúdo relevante, ajude seu público, e ele se lembrará disso quando você fizer uma oferta.
Recentemente eu criei uma versão do meu calendário de conteúdo, o Calendário de Conteúdo para Afiliados Digitais.
Uma ferramenta para auxiliar você no processo de planejamento e consistência na entrega de conteúdo.
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4 – Pesquisa
Antes de escrever um artigo, ou fazer um vídeo é preciso pesquisar bastante sobre o assunto.
Veja o que sua concorrência está fazendo para falar sobre os assuntos principais do nicho, e se baseie nisso para criar o seu conteúdo.
Lembre-se que eu disse para se basear e não copiar.
Fazer cópia, ou plagiar outros empreendedores além de antiético, é um crime previsto no artigo geral de copyright (lei de direitos de produção de conteúdo em qualquer mídia).
Assim, você não pode simplesmente copiar um texto em algum blog e colar no seu, nem baixar um vídeo no Youtube e postar como se você tivesse produzido.
É necessário tomar bastante cuidado com isso, para não correr risco de sofrer algum processo por plagio e perder o seu blog, ou canal de vídeos.
Também não é necessário reinventar a roda, use a pesquisa que fez em outros sites e produza um conteúdo novo, original, usando as mesmas informações.
PESQUISA DE PALAVRA CHAVE – 5 Ferramentas GRATUITAS para Pesquisar Palavras Chave
Nesse vídeo eu apresento 5 ferramentas gratuitos que eu utilizo no processo de pesquisa e análise de palavra chave.
5 – Interação
Outro erro fatal que a maioria dos blogueiros, afiliados, produtores e empreendedores digitais comete, é não interagir com as pessoas.
Quando alguém fizer um comentário nos seus artigos de blog, ou nos vídeos do Youtube, é imprescindível que essa pessoa tenha uma resposta, nem que seja um agradecimento por ter comentado.
Se houverem perguntas, aproveite para juntar várias e fazer um novo conteúdo respondendo para as pessoas.
Isso trará ainda mais público, pois todos perceberão que podem confiar no seu conteúdo.
Nunca deixe o público sem resposta, além de ser indelicado, pode fazer com as pessoas não voltem para prestigiar novas coisas que você postar.
6 – Diversificação
Uma das coisas mais interessantes do marketing de conteúdo é que dá para falar sobre o mesmo assunto várias vezes sem cometer um plágio de si mesmo.
O que eu quero dizer com isso?
Se você fez um artigo no blog sobre um determinado assunto, pegue uma outra palavra chave desse tema e crie um vídeo, uma outra e crie postagens para as redes sociais.
Produza vários tipos diferentes de conteúdo como artigos, vídeos, infográficos, podcasts e cubra todos os tipos de mídia que seu público frequenta.
Algumas pessoas preferem ler, enquanto outras gostam de assistir vídeos, então é necessário providenciar que cada pessoa tenha como consumir seu conteúdo do jeito que mais tem afinidade.
Marketing de conteúdo – Porque ele se destaca no meio de tantas estratégias
Claro que você percebeu que produzir conteúdo é trabalhoso, e uma coisa que precisará fazer para sempre em seu negócio.
Também é uma estratégia que demora mais que as outras para dar resultado, mas ainda assim é a única que garante sucesso.
Por que isso acontece?
A resposta para essa pergunta é fácil, o marketing de conteúdo ativa gatilhos mentais no público que ficam por bastante tempo na mente das pessoas.
Por exemplo, o gatilho da reciprocidade.
Você entrega conteúdo relevante, o público fica agradecido porque você ajudou e quando aparece uma oferta do seu produto, ele se sente na obrigação de comprar, para agradecer a ajuda que recebeu.
Outro gatilho despertado é o da autoridade, como você está sempre ajudando o público com dicas para solucionar seus problemas, ele começará a vê-lo como um expert no assunto.
Quando as pessoas reconhecem um especialista, elas confiam, e não tem medo de comprar algo que for oferecido por ele.
Outro ponto importante dentro da prática de marketing de conteúdo é o fato de criar interação com as pessoas.
Quando elas leem um artigo que gostam, ou assistem a um vídeo relevante, comentam, fazem perguntas e acabam compartilhando esse conteúdo.
Esse compartilhamento gera prova social, tráfego para suas páginas, e consequentemente o fará estar bem posicionado nos mecanismos de busca.
Mas, sem dúvida o maior motivo de conteúdo ser a melhor estratégia é porque ele tem um baixo custo de investimento.
Mesmo que você precisa comprar conteúdo com um freelancer, ainda assim o valor investido será infinitamente menor que os benefícios que terá no seu negócio.
Às vezes, um artigo bem posicionado sobre um produto pode gerar milhares de reais em comissões, e aqui estou falando de apenas um texto. A mesma coisa com os vídeos.
Se seus vídeos estiverem bem posicionados e levando até a página da sua oferta, será uma questão de tempo para fazer vendas no famoso piloto automático.
Principais ferramentas para fazer um bom marketing de conteúdo
Agora que você sabe a importância dessa estratégia precisa conhecer algumas ferramentas que ajudarão a produzir seu conteúdo de forma mais acertada.
1 – Plugin SEO
Para quem possui blog dentro da plataforma WordPress recomendo instalar o plugin gratuito SEO da Yoast.
Com esse plugin e a partir da indicação da palavra chave principal, você conseguirá saber se ela está otimizada corretamente dentro do texto.
Partindo dos principais elementos que o Google considera para ranqueamento o plugin informa o que está otimizado corretamente, e o que precisa ser arrumado.
Ele tem a versão gratuita que é muito boa, e na versão paga é possível colocar mais de uma palavra chave para análise dentro do texto.
2 – Ubersuggest / Answer the public
Duas ferramentas gratuitas para pesquisa de palavras chave.
No Ubersuggest primeira você consegue ver os blogs que estão ranqueados para a palavra que está buscando e ainda saber o grau de dificuldade para ranquear na primeira página.
A Answer the public mostra o resultado através de gráficos e também por tópicos de relevância o que aumenta muito o leque de palavras similares que podem ser trabalhadas no conteúdo.
3 – Google Analitycs
Sempre use essa ferramenta para monitorar seu blog, pois somente assim saberá se sua estratégia está dando resultados.
Cadastre a url do seu blog dentro do painel e obtenha toda as informações sobre tráfego, artigos mais visitados, e muito mais.
4 – Vidiq
Vidiq Ferramenta gratuita para monitorar vídeos.
Com ela instalada você conseguirá saber se os seus vídeos estão bem otimizados e o que é necessário para deixa-los melhores para o Youtube.
5 – Canva
Ferramenta online para criação de imagens, que deverão ser usadas nos seus artigos, vídeos, postagens das redes sociais.
Sempre utilize imagens dos bancos gratuitos para não ter problemas com direitos autorais.
Com o Canva você consegue fazer montagens, montar as thmbnails para os vídeos e todo tipo de conteúdo em imagem que precisar.
6 – Curso completo
Mas, se você quer mesmo saber aplicar o marketing de conteúdo em seu negócio, sugiro conhecer meu curso, o Máquina de Conteúdo.
Nesse treinamento coloquei todo meu conhecimento e experiência na produção de conteúdo, tudo passo a passo e em vídeo aulas de fácil assimilação.
Você aprenderá sobre gatilhos mentais, escrita persuasiva, como escrever todos os tipos de texto incluindo artigos de conversão e ainda como criar conteúdo para o Youtube e redes sociais.
Além disso o curso possui muitos bônus que foram criados por experts do marketing de conteúdo, e que aumentarão ainda mais seu conhecimento sobre o assunto.
Coloquei todo meu carinho e experiência para que você consiga produzir conteúdo para seu negócio digital e ter muito sucesso com isso.
Desejo que esse artigo tenha esgotado suas dúvidas sobre marketing de conteúdo e que possa começar a usar essa estratégia agora mesmo em seu negócio digital.
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