Conhecer quais são os melhores negócios para cidades pequenas é a maneira certa para começar um empreendimento que tenha condições de crescer e se firmar.
Quem pensa que só dá certo abrir negócio nas grandes cidades se engana, pois as cidades menores também precisam dos comércios essenciais, e muitas vezes a população tem um poder aquisitivo maior que nas grandes capitais.
Muitos empreendedores possuem negócios extremamente lucrativos em cidades com até 20 mil habitantes, e o segredo para ter esse sucesso é um só: o planejamento de negócio.
Quando decidi montar meu negócio, fiz muitas pesquisas até encontrar as informações que me convenceram a montar um negócio começando do zero.
No vídeo abaixo eu conto todo o processo.
Índice
- 1 Como montei meu negócio próprio com menos de R$ 500,00 começando do zero
- 2 Negócios para cidades pequenas e Principais diferenças dos empreendimentos das grandes capitais
- 3 9 negócios para cidades pequenas para começar um empreendimento de sucesso
Como montei meu negócio próprio com menos de R$ 500,00 começando do zero
Negócios para cidades pequenas e Principais diferenças dos empreendimentos das grandes capitais
Se você mora em uma cidade pequena e por isso se vê desanimado para abrir um negócio, fique sabendo que existem muitas opções rentáveis, basta apenas analisar o local.
A principal diferença de um negócio em uma cidade pequena para um em uma cidade grande está na quantidade de público.
Se em uma cidade como São Paulo, ou Rio de Janeiro é possível ter um salão de beleza em cada esquina que haverá público para todos, em uma cidade pequena a realidade será diferente.
O mesmo ocorre com outros tipos de estabelecimento como lojas de roupas, calçados, brinquedos, perfumarias, etc.
Com um público menor, a quantidade de estabelecimentos de cada segmento precisa também ser menor, ou haverá concorrência e acabará vencendo quem oferecer o melhor preço e diferencial de produto.
Veja, são parâmetros que você não teria que pensar abrindo um negócio que ainda não tenha na cidade, ou que tenha pouco, mas que haja uma boa demanda.
Outra grande diferença dos negócios em cidades pequenas e cidades grandes está na possibilidade de crescimento, o que no marketing chamamos de escalar o negócio.
A não ser que você seja o pioneiro da cidade, onde será possível abrir filiais, é mais difícil ampliar um negócio físico em uma cidade pequena do que em uma grande.
E, por último, e super importante, a lucratividade será menor em uma cidade com menos habitantes do que em uma com um público muito maior.
9 negócios para cidades pequenas para começar um empreendimento de sucesso
O conteúdo desse post também está em vídeo. Basta clicar na imagem abaixo para assistir!
Agora que você viu algumas características dos negócios em cidades menores, está na hora de conhecer alguns tipos de empreendimentos que costumam dar muito certo em locais pitorescos. Vamos lá?
1 – Mercadinho
Todo público precisa ter um local para fazer compras de comida, artigos de higiene, doces, bebidas, etc.
Por isso abrir um mercadinho pode ser uma boa opção de negócio se não houver esse tipo de comércio ainda.
Veja, é importante abrir esse comércio em um local residencial, onde haja bastante público, e que não esteja perto de uma rede de mercados maior, nem tenha outro mercadinho por perto.
Aqui para ter sucesso, a análise da localização é fundamental.
2 – Farmácia
Esse é um tipo de comércio que pode ter vários, mesmo em uma cidade pequena, pois a população sempre precisa ter acesso fácil a remédios e produtos de saúde.
Mesmo assim é bom fazer uma pesquisa de local para não correr risco de abrir uma concorrência desnecessária com outro estabelecimento.
Oferecer produtos diferenciados como cosméticos, pequenas guloseimas, suplementos, é uma forma de se destacar e atrair mais clientes.
3 – Clínica Veterinária + cuidados para pets
O número de pessoas que tem pets (gato, ou cachorro) está aumentando a cada dia que passa, e esse é um nicho de mercado extremamente lucrativo.
Se você é veterinário, abrir uma clínica em uma cidade pequena é uma boa opção de negócio.
Atrelado a isso uma loja que venda produtos para animais como ração, shampoo, brinquedos, é uma forma de aumentar os lucros.
4 – Lanchonete/restaurante
Uma ótima opção de negócios para cidades pequenas que costuma ser bem lucrativa é restaurante, ou lanchonete.
É importante fazer uma boa pesquisa de localização para ver se existe público constante, pois em cidades pequenas as pessoas tendem a ter facilidade de comer em casa, pelas curtas distâncias de trabalho/escola.
Porém, se não houver opções de lanchonetes na cidade, é um tipo de estabelecimento que costuma receber muito público nos finais de semana, por ser uma opção de lazer e comida diferente do dia a dia.
5 – Salão de beleza/clínica de estética
O segmento de saúde e beleza foi um dos que mais cresceu nos últimos anos, mesmo durante o período de confinamento.
Seja qual for o tamanho do local, as pessoas sempre estão dispostas a investir nos cuidados com a beleza, sejam mulheres, ou homens.
Abrir um salão de beleza que ofereça um leque interessante de serviços é uma boa opção de negócio lucrativo em cidade pequena.
Da mesma forma, as clínicas de estética que são especializadas em procedimentos como peeling, botox, limpeza de pele, também possuem boa demanda de público em qualquer lugar.
6 – Conserto de eletrônicos e celulares
Com o avanço da tecnologia e o crescimento da internet, cada vez mais pessoas compram aparelhos eletrônicos como tablets, notebooks, e também acabam possuindo mais de um aparelho celular.
Com essa demanda, abrir uma oficina de consertos para esses aparelhos também é ótima opção de negócio em cidade pequena.
Se você entende bem de eletrônica e gosta de fazer esse tipo de trabalho, aqui pode estar a chance de ter um negócio lucrativo prestando serviços.
7 – Pizzaria
Talvez uma opção óbvia dentro dos negócios para cidades pequenas, porém onde existir uma pizzaria, haverá público para consumir, desde que o produto seja de qualidade e a propaganda seja bem feita.
Optando pelo sistema de entregas o espaço para trabalhar poderá ser menor, diminuindo também os custos da operação.
Para servir na mesa são necessários outros requisitos, e sempre é possível aliar as duas coisas e ter um negócio diferenciado.
8 – Economia criativa
Muitas cidades pequenas não possuem locais que ensinem coisas como música, arte, dança, artesanato, teatro, etc.
Para abrir um negócio dentro desse modelo é importante oferecer uma gama de opções bem variada, e ter como foco uma didática que cative as pessoas e faça elas quererem pagar para aprender.
A escola/centro criativo também pode ser um espaço de lazer e oferecer exposições, café, e coisas que façam as pessoas relaxarem e terem mais qualidade de vida.
9 – Centro de jardinagem
Atualmente muitas pessoas estão querendo ter mais contato com a natureza, e por isso se dedicam ao cultivo de plantas de todos os tipos, desde a famosa hortinha no fundo do quintal, até grandes vasos ornamentais para decoração.
Assim, abrir um centro de jardinagem para vender mudas, terra, vasos, objetos decorativos e ainda ensinar como ter um jardim bonito é uma boa opção se você também gosta de plantas e afins.
Considerações finais sobre negócios lucrativos para cidades pequenas
Como você viu, existem muitas opções de negócios para cidades pequenas que são lucrativas e que não demandam muito dinheiro de investimento, basta pesquisar.
Desejo que esse artigo ajude você a encontrar o negócio ideal para abrir em sua cidade e que ele seja de muito sucesso e lucratividade!
Deixe um comentário