Saber o que é empreender na prática é muito importante para quem está pensando em abrir seu próprio negócio, mas ainda possui muitas dúvidas e receios.
De acordo com pesquisa feita pela GEM – Global Entrepreneurship Monitor (monitoração de empreendedorismo global), em 2019, o Brasil é um dos países onde o empreendedorismo mais cresceu nos últimos anos.
Isso ocorre principalmente pelo medo da falta de empregos e também porque o povo brasileiro tem muita imaginação e consegue criar soluções realmente diferenciadas para muitos problemas (o famoso jeitinho brasileiro).
Dentro desse quadro muito promissor do nosso país para quem deseja ter seu próprio negócio, é importante saber quais são os fatores essenciais para quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso.
Índice
O que é empreender na prática – O que você precisa saber ANTES de empreender
Sem dúvida, quando falamos em começar um negócio próprio, a primeira coisa que vem em mente é: Será que vai dar certo?
É a primeira pergunta de toda pessoa que pensa em se tornar o próprio patrão.
E não é uma questão de negativismo, mas sim uma dúvida comum de todos que desejam sair do emprego com carteira assinada para serem autônomos.
Por isso, antes de começar seu empreendimento é importante conhecer coisas que serão fundamentais para o sucesso do seu negócio.
6 Coisas que você precisa saber antes de empreender na prática
1 – É desafiador
É bem fácil imaginar que os empreendedores de sucesso mais famosos não tiveram percalços em seus caminhos, mas isso não é verdade.
Grandes marcas que conhecemos hoje, tanto no Brasil como lá fora, tiveram começos difíceis e se não fosse a visão inovadora de seus criadores, com certeza teriam fechado no primeiro ano de funcionamento.
Estudos sobre negócios digitais mostram que de cada 10 sites que começam, no final do primeiro ano 9 não deram continuidade.
É por isso que quando entramos no Google, alguns links estão quebrados, ou aquela página não existe mais.
Se você está esperando começar um negócio e ter apenas facilidades pela frente, é preciso repensar, pois se tornar empreendedor é vencer desafios todos os dias.
2 – Você vai trabalhar mais que antes
Outro mito dentro do conceito de o que é empreender na prática é que as pessoas acham que vão trabalhar menos quando deixarem de ser funcionárias de uma empresa.
Isso é completamente errado, pois na verdade o empreendedor trabalha muito mais que seus próprios funcionários, pois além das atividades normais ainda precisa gerenciar o projeto como um todo.
Independente de você querer começar um blog, ou abrir uma empresa grande, é bom ter em mente que vai trabalhar muito mais do que quando era funcionário.
Inclusive esse é um dos fatores que fazem muitas pessoas desistirem de seus negócios logo no primeiro ano, pois não esperavam que fosse ser tão cansativo.
A boa notícia é que depois que tudo está funcionando e algumas tarefas são automatizadas, tudo fica mais fácil, mas é preciso “ralar” até chegar nesse patamar.
3 – Será necessário ter conhecimentos específicos
Não dá para abrir um negócio, seja de que tamanho for, sem ter alguns conhecimentos específicos.
Por exemplo, se você quer abrir uma pizzaria delivery, vai precisar entender de Leis Trabalhistas para lidar com seus funcionários, gerenciamento de fluxo de caixa, estoque, marketing para divulgação, etc.
E, por mais terrível que possa parecer, o melhor jeito de aprender é justamente colocando a mão na massa e vendo como tudo funciona no dia a dia.
Quem começa um negócio digital também precisa de conhecimentos específicos como saber sobre marketing digital, mídias sociais, criação de imagens, etc.
Lembre-se o conhecimento é o que diferencia o profissional do amador.
4 – Muita paciência e otimismo
Acredito que essas duas qualidades são essenciais quando falamos sobre o que é empreender na prática.
Será necessário ter paciência para esperar uma nova estratégia de negócio começar dar resultado, ou para esperar o vídeo renderizar no seu note mais velhinho.
E é sempre fundamental ser otimista mesmo diante de um quadro não muito positivo e favorável.
É através dessas duas qualidades que você vai conseguir se diferenciar da concorrência por saber como lidar melhor com as crises quando elas aparecerem.
5 – Dedicação 100% ao negócio
É o primeiro erro que vejo muitas pessoas cometerem, o fato de não levarem seus negócios como negócios, mais apenas acharem que se trata de uma renda extra, ou um “bico”.
Se você começar seu empreendimento assim, estará fadado ao fracasso, ou será daquelas pessoas que não conseguem ter retorno financeiro consistente e que ficam sempre correndo atrás do dinheiro.
Para se tornar um empreendedor bem sucedido é preciso ter em mente que todo seu tempo deverá ser dedicado ao negócio, desde o planejamento, implantação e manutenção do projeto.
Não é à toa que existe o ditado “o olho do dono é que engorda o gado”, pois mesmo que você terceirize processos é fundamental saber como gerenciá-los para identificar falhas e poder corrigi-las em tempo.
Dentro dos grandes desafios de o que é ser empreendedor está a dedicação completa e absoluta ao negócio, só assim o sucesso estará garantido.
6 – Persistência é o segredo do sucesso
Se a dedicação tem que ser 100% acredito que não exista uma porcentagem para o grau de persistência afim de fazer um negócio ter sucesso.
Se você não for uma pessoa perseverante provavelmente não será um bom empreendedor, pois persistir é fundamental dentro do conceito de o que é empreender na prática.
Se logo nos primeiros desafios já quiser desistir, acabará deixando muitas oportunidades de negócios e crescimento ficarem para trás.
Uma época, lá no Facebook, começou aparecer uma imagem que mostrava dois bonecos cavando uma montanha para achar diamantes.
O boneco de cima da imagem estava ainda longe dos diamantes, mas continuou cavando, e o segundo boneco deixou de cavar quando faltava apenas um pouquinho para encontrar o tesouro.
Isso ilustra bem o sentido da persistência em um negócio, às vezes o sucesso é um pouco mais demorado para uns do que para outros, mas para saber é preciso continuar sempre.
Persista, se estiver demorando muito para ter resultados analise e veja onde pode mudar para acelerar um pouco, mas nunca desista do seu projeto.
Desejo que esse artigo sobre o que é empreender na prática ajude você entender que existem muitos desafios, mas no final sempre valerá a pena ser dono do próprio negócio.
Antes de ir embora, deixe seu comentário com sua opinião sobre esse artigo.
Abraço!
Deixe um comentário