Ganhar dinheiro com blog – Como fazer isso do jeito certo!

Ganhar dinheiro com blog é uma das formas de ter um negócio digital de sucesso e muito lucrativo.

O problema é que, existem muitas informações desencontradas sobre o assunto, e pior, muita gente dizendo que blogs não são um bom negócio.

Por isso, resolvi fazer esse artigo completo, explicando passo a passo como ganhar dinheiro com blog e tudo que é necessário fazer para ter sucesso com esse tipo de negócio online.

Vale a pena Criar Blog? Dá para Ganhar Dinheiro com Blog?

Nesse vídeo conheça minha opinião pessoal se vale mesmo a pena criar blog e se realmente dá para ganhar dinheiro com blog.

Se você é um afiliado digital iniciante, não deixe de assistir esse vídeo até o final.

Além da minha opinião, você terá acesso a 7 passos fundamentais para ter um blog rentável, um blog para ganhar dinheiro na internet.

A primeira coisa que precisa ser dita sobre trabalhar com blog é que é um tipo de negócio que exige dedicação e paciência.

Diferente de anúncios pagos, ou vídeos no youtube, o blog precisa de atualização constante e trabalho forte em SEO para dar frutos.

Então, se você está procurando uma forma rápida de ganhar dinheiro na internet, o blog não é o caminho certo.

Gosto de deixar isso bem claro, pois como alguns gurus apresentam esse negócio por aí, parece que é só criar o blog hoje e começar dinheiro amanhã.

Isso não é verdade! Quem acompanha meu trabalho aqui no blog e também nas redes sociais sabe que o sucesso na internet precisa de tempo, paciência e dedicação para ficar sólido e lucrativo.

Agora, se você deseja ganhar dinheiro com blog e fazer disso um negócio sólido, basta seguir os ensinamentos que colocarei aqui nesse artigo.

Vamos lá?

Ganhar dinheiro com blog – Defina o nicho de mercado

A primeira coisa a fazer quando se decide trabalhar com blog é escolher um nicho de mercado lucrativo.

Aqui, eu vou bater novamente na tecla do “blog precisa dar dinheiro”, ou você estará trabalhando em um hobby apenas.

Se você decide trabalhar com blog, então precisa escolher um assunto que possa trazer lucro.

Dessa forma, sempre é bom escolher o nicho dentro de assuntos que você gosta, conhece, ou tem vontade de aprender.

Isso porque a hora que criar o blog, precisará criar muito conteúdo, e se escolher algo que não gosta, apenas porque é lucrativo, poderá se entediar, perder o ânimo e abandonar o negócio.

Agora se você tem um blog dentro de um assunto que gosta, terá mais prazer em criar o conteúdo, e com isso o blog crescerá mais rápido.

O segredo de ganhar dinheiro com blog está na capacidade que seus artigos terão de atrair e cativar o público.

E aqui caímos no próximo ponto principal da criação de blog, a produção de conteúdo.

Como ganhar dinheiro com blog – Produção de conteúdo de qualidade

como ganhar dinheiro com blog

Se você acompanha as novidades do mundo do marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é a maneira mais segura de criar um público que será fiel ao seu blog, e prestigiará todas as vezes que tiver novidades nele.

Isso porque a base desse tipo de marketing é aquele tipo de informação que agrega valor na vida do público.

Ou seja, são artigos que possuem assuntos que realmente interessam para as pessoas, informações que ensinam alguma coisa, ou deixam a pessoa mais inteirada do assunto em questão.

Antigamente, os blogs continham conteúdos rasos, que não agregavam nenhum conhecimento, eram apenas para encher linguiça, digamos assim.

Hoje, os algoritmos do Google ficaram extremamente inteligentes, e conseguem ler seu conteúdo dentro do blog.

Com isso, eles sabem se o seu artigo contém mesmo a informação que está sendo pesquisada.

Por isso, sempre que criar um artigo para seu blog, tenha em mente passar um conteúdo que crie valor na vida de quem vai ler seu texto.

Confesso que aprender criar esse tipo de conteúdo requer prática e estudo, e é por isso que eu resolvi criar um curso ensinando como criar conteúdo de qualidade para seu blog.

No treinamento Máquina de Conteúdo eu mostro passo a passo como ganhar dinheiro com blog através da produção de conteúdo de qualidade e também como escrever para qualquer tipo de mídia digital.

Uma das coisas que muitos gurus não falam é que, para ter sucesso com blog, é preciso estudar e entender bastante de gatilhos mentais, coisa que ensino passo a passo no meu curso.

O marketing de conteúdo precisa ser a base do seu blog, ou ele estará fadado ao fracasso.

curso máquina de conteúdo

SEO – Como otimizar seu conteúdo e ganhar dinheiro com blog

Depois de escolher o nicho de mercado e entender que é preciso colocar conteúdo de qualidade no blog, é preciso aprender COMO deixar esse conteúdo “amigo” do Google.

As pessoas encontrarão seu blog através de pesquisas na internet (geralmente no Google).

Os termos que elas digitam no Google, na hora da busca, são chamados de palavras chave, e você precisa usar esses termos em seu conteúdo.

Se não fizer isso, as pessoas não encontrarão seu blog, não lerão seu conteúdo, não clicarão nos seus links de afiliado, não comprarão de você.

Para saber quais são essas palavras chave é necessário pesquisar em softwares de busca, como o Ubersuggest, por exemplo, ou no próprio Google.

Depois de encontrar as palavras chave relativas ao conteúdo que deseja criar, é preciso incluir esses termos dentro do seu texto.

No curso Máquina de Conteúdo eu ensino como fazer isso, e como deixar seu texto otimizado sem deixa-lo parecendo um robô.

O mais importante dentro das regras de SEO é que o seu texto não pode estar otimizado de menos, e também não pode estar otimizado demais.

Os algoritmos do Google estão muito mais sensíveis que há 3 anos atrás e agora conseguem perceber o que tem dentro do conteúdo.

Isso ajuda muito quem produz conteúdo de qualidade, pois agora basta apenar produzir mesmo coisas de valor, e focar na otimização da palavra chave.

Diferente de anos atrás quando precisávamos repetir a mesma palavra chave muitas vezes, deixando o texto completamente engessado e sem sentido.

Hoje, é possível produzir artigos muito bons, usando as diversas variações da palavra chave principal, as chamadas palavras chave secundárias.

Tenha em mente uma coisa: Não adianta ter um conteúdo maravilhoso se ele não estiver otimizado para os mecanismos de busca.

Imagens – Elementos essenciais na sua produção de conteúdo

criar conteúdo para blog

Sempre coloque imagens nos artigos do seu blog.

As imagens são uma forma de deixar seu conteúdo mais agradável, e também atraem bastante os leitores.

Quantas vezes você já parou um artigo de blog apenas porque a imagem era bastante interessante?

Isso acontece o tempo todo, pois nosso subconsciente se atrai mais por imagens, do que por palavras.

Tome cuidado para não usar imagens com direitos autorais.

Para isso não acontecer, utilize sites de imagens gratuitas como o pixabay, ou picjumbo.

Ganhar dinheiro com blog – Divulgar o blog é fundamental para ter sucesso

Para que as pessoas cheguem até seu blog e leiam seus artigos é preciso atraí-las, mostrar que seu conteúdo é bom.

A melhor maneira de fazer isso é através das redes sociais, pois é onde as pessoas ficam durante uma boa parte do dia.

Existem várias redes sociais que podem ser usadas para essa finalidade, mas as principais e que não podem ser ignoradas, são:

1 – Youtube

Criar um canal non Youtube para divulgar seu blog é uma das maneiras mais práticas de atrair público.

São milhões de usuários que acessam a plataforma de vídeos todos os dias, sempre buscando por informações relevantes, ou entretenimento.

Se você não quer criar autoridade no nicho, pode simplesmente fazer uma versão em áudio dos seus artigos e postar no Youtube com uma sequência de slides animados.

Também pode colocar apenas uma imagem fixa e o áudio, isso funciona bem em conteúdos que não são tutoriais.

Se o assunto for tutoriais, poderá apenas usar sua voz e gravar a tela do computador com um software apropriado.

Hoje em dia, os especialistas mostram que o Youtube é o melhor lugar para atrair público, então considere investir tempo para criar um canal lá dentro.

2 – Facebook

marketing nas redes sociais

Mesmo com a nítida queda de público vindo através do face, ela ainda é uma rede social que não pode ser desprezada.

Crie uma página para seu blog lá dentro e alimente com conteúdo dentro do nicho, e sempre que postar um artigo novo, faça uma postagem divulgando lá dentro.

Para quem está começando é importante fazer alguns impulsionamentos pagos nas postagens, isso dará maior relevância para a página, fazendo-a aparecer para mais pessoas.

Depois que o volume de tráfego orgânico estiver bem maior, poderá apenas postar a novidade, e as pessoas chegarão até seu blog.

3 – Instagram

É, sem dúvida, um local que tem um público engajado nos assuntos e possui milhões de usuários ativos todos os dias.

Crie um perfil profissional e publique coisas do seu nicho de atuação, atraindo pessoas interessadas no assunto.

Deixe o link do seu blog na bio, para que sempre que alguém fizer uma pesquisa dentro do nicho, possa encontrar seu perfil e seu blog.

Para crescer o perfil mais rapidamente pode ser interessante usar uma ferramenta paga, ou seguir e curtir perfis que tenham haver com o assunto do seu negócio.

Em se tratando de blog para vender como afiliado, apenas tome cuidado para não fazer spam, e não divulgar diretamente os links das páginas de vendas.

4 – Pinterest

Sem dúvida, para ganhar dinheiro com blog é obrigatório ter uma conta business no Pinterest.

Trata-se de um mecanismo de busca que mostra os resultados através de imagens.

O interessante é que cada imagem leva para um blog, canal do youtube, loja virtual, etc.

Ou seja, cada postagem dentro do Pinterest (chamada de pin), pode ser direcionada para qualquer lugar do seu negócio digital.

Então, indico aprender sobre esse mecanismo de busca que está crescendo muito aqui no Brasil e que já é um sucesso nos EUA há quase 10 anos.

Crie vários pins para cada artigo, explorando as variações da palavra chave, escolha imagens atraentes e incremente sua conta dentro do Pinterest.

6 – E-mail marketing

Curso e-mail marketing sem limites

Logo no item acima eu falei sobre a lista de e-mails que é uma das maneiras de ganhar dinheiro com blog efetivamente.

É importante que você foque seu negócio em criar uma lista de pessoas interessadas no assunto do seu blog.

Para fazer isso será necessário criar uma isca digital bem atrativa.

No meu curso Máquina de Conteúdo eu tenho um módulo inteiro ensinando como criar iscas digitais que realmente engajam o público.

Apesar de muitas pessoas dizerem que o e-mail marketing morreu, isso não é verdade, pois ainda é uma forma muito eficaz de entrar em contato com o público.

O mais interessante da lista de e-mails é que ela é composta de pessoas que já estiveram em seu blog, já que ali é o local certo para colocar a captura e entrega da sua isca digital.

Se elas já estiveram no seu blog, e se interessaram em baixar sua isca, é porque são um público potencial para comprar os produtos que você indicar.

Outro ponto positivo da lista de e-mails, é que ela é um ativo 100% seu, assim se alguma rede social sair do ar, você não perde o contato com seu público.

Por mais interessante que as redes sociais sejam, elas são um território estranho, e podem tirar seu conteúdo do ar quando bem entenderem e sem aviso prévio.

Resumo prático de como ganhar dinheiro com blog

como ganhar dinheiro com blo

Veja agora um resumo do que você acabou de ler, para maior fixação das informações.

Para criar um blog de sucesso você precisa:

  • Encontrar um nicho de mercado lucrativo e com assunto que você goste, ou conheça;
  • Publicar conteúdo de qualidade para atrair e cativar o público;
  • Otimizar seu conteúdo para os mecanismos de busca, usando as regras de SEO;
  • Sempre colocar imagens atraentes dentro dos seus artigos
  • Divulgar seu blog nas principais redes sociais para atrair público que esteja realmente interessado no assunto do seu negócio digital.

Desejo que com esse artigo você tenha entendido o mecanismo interno da produção de conteúdo, e possa aplicar com sucesso no seu blog.

Você já produz conteúdo de qualidade para seu blog?

Conte nos comentários sua experiência nesse assunto!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!