A Amazon é um dos marketplaces mais antigos e de grande sucesso, principalmente nos EUA.
Com a expansão dos negócios, os brasileiros também podem comprar e vender dentro do marketplace com a mesma comodidade oferecida para outros países do mundo.
Antes de saber como utilizar a plataforma para fazer negócios é interessante ficar por dentro de alguns conceitos gerais.
Índice
O que é marketplace?
É um shopping virtual onde vários lojistas podem cadastrar e vender seus produtos utilizando a infraestrutura oferecida pela plataforma.
Dentro dessa infraestrutura está a criação de uma loa virtual, utilização da praça de pagamento e das funcionalidades de marketing disponíveis, pagando apenas uma comissão pelas vendas realizadas, ou um valor mensal, dependendo da demanda de negócios.
Dentre várias vantagens que existem para quem usa marketplaces, a mais importante é poder vender produtos na internet sem precisar investir na montagem de uma estrutura própria.
Assim, pessoas que possuem poucos recursos para investimento podem ter seu negócio online com um custo relativamente baixo.
Como fazer para vender dentro do marketplace Amazon
Se você deseja ser um lojista dentro do site da Amazon precisa conhecer quais são os requisitos e passos para se cadastrar e começar a vender. Vamos lá?
1 – Escolha o plano
Existem dois tipos de plano para quem deseja vender dentro da Amazon:
O plano profissional que é indicado para pessoas que pretendem vender mais de 10 itens por mês, e o plano individual que atende as pessoas que venderão até 10 itens no mês.
O primeiro plano é o que deve ser escolhido para quem é lojista, e o segundo plano é uma boa opção para artesãos que gostariam de testar o marketplace com produtos feitos à mão.
No plano profissional você pagará R$ 19,00 por mês e mais uma comissão sobre todas as vendas, que varia de 8 a 20% dependendo da categoria que seu produto estiver inserido.
No plano individual você pagará apenas R$ 2,00 por venda e mais o valor da comissão.
2 – Tipo de negócio
Existem dois tipos de lojistas na Amazon:
Os distribuidores e os donos de marca própria.
No primeiro caso a pessoa compra e revende produtos de outras pessoas, e no segundo a pessoa revende produtos que ela mesma fabrica, ou que compra de outras pessoas e coloca seu nome.
É possível ter os dois tipos de negócio dentro de uma mesma conta, e muitos empreendedores acabam optando por essa maneira, pois aumenta o volume de vendas com mais facilidade.
3 – Cadastro
Depois de escolher seu plano e tipo de negócio é hora de fazer o cadastro.
Você precisará informar os seguintes dados para a Amazon:
- Nome da pessoa que será titular da conta
- E-mail e número de celular para contato
- Informações sobre a loja virtual: Razão social ou nome da pessoa física, endereço comercial (precisará ser comprovado), nome fantasia (o nome que aparecerá dentro do marketplace)
- Conta bancária que deverá estar no nome do titular da conta
- Número de cartão de crédito ou débito de propriedade do titular da conta (após o prazo de 3 meses a primeira mensalidade será cobrada nesse cartão, e posteriormente será debitada do saldo de vendas da loja)
- Número de CPF, ou CNPJ.
Documentos que serão solicitados para complementação e comprovação das informações:
- Imagem de documento oficial legível e colorida do titular da conta (RG, Carteira de Motorista, Passaporte);
- Imagem do CPF, ou CNPJ;
- Comprovante domiciliar através de conta de serviços fixos (água, luz, internet, telefone) de até, no máximo, 3 meses atrás;
- Comprovação dos dados bancários através de extrato de até 3 meses atrás com o nome legível do titular e o endereço que foi cadastrado como endereço comercial na Amazon;
- Cartão de crédito ativo.
Em alguns casos de categoria de produtos, pode ser que a Amazon solicite nota fiscal dos produtos que estão sendo revendidos (no caso de distribuidor), ou a permissão de venda no órgão responsável no caso de produtos de marca própria.
4 – Publicando os produtos
Antes de publicar seus produtos é importante dar uma olhada na lista oficial de categorias e produtos, e também da marca.
Para revender produtos de marcas famosas é preciso ser um revendedor autorizado e deverá comprovar isso.
Para cadastrar os produtos você precisará se atentar aos seguintes detalhes:
- Identificador do produto: Pode ser qualquer um dos códigos que normalmente estão nas notas fiscais quando você compra para revenda: GTIN, UPC, ISBN, EAN. Caso não tenha se informe na Amazon como pedir isenção desse registro.
- SKU: Código próprio que permite que você organize seu estoque dentro do marketplace.
- Detalhes da oferta e do produto: Nome, marca, categoria, descrição, imagens, preço, condição (novo, usado, ou colecionador), estoque disponível, formas de envio, etc.
- Termos de busca: Informe as palavras chave que se referem ao seu produto, assim facilitará os clientes encontrarem seu produto quando fizerem uma pesquisa.
Caso seu produto já seja vendido por outros lojistas, não será necessário fornecer um código novo na hora do cadastro.
5 – Atraia os clientes
Existem várias formas para atrair clientes para seu produto:
- Oferecer envio mais rápido através do Amazon Prime,
- Utilizar as ferramentas de publicidade da plataforma para dar mais relevância a sua oferta;
- Trabalhar com preços mais competitivos, principalmente se houverem outros lojistas vendendo os mesmos produtos que você;
- Utilizar as redes sociais e também o WhatsApp business para fazer divulgação através de estratégias de marketing digital próprias para lojistas;
- Criar formas de fidelizar os clientes para vender novamente para as mesmas pessoas.
7 – Avaliações dos clientes
Quando começar a fazer vendas, é importante incentivar os clientes a fazerem avaliações sobre a experiência deles com sua loja.
Isso ajudará a passar maior credibilidade para novos clientes que terão confiança em comprar na sua loja.
8 – Administração
A administração da sua loja poderá ser feita através do celular, para isso basta baixar o aplicativo Amazon Seller.
Ali você poderá gerenciar os pedidos, responder aos clientes, adicionar produtos, modificar fotos e ainda encontrar produtos para revenda.
9 – Aprenda com a Amazon
A plataforma oferece treinamentos via webinar para ajudar os lojistas terem uma boa experiência de negócios dentro do marketplace.
Informe-se no site oficial para ver as datas e fazer sua inscrição para participar desses webinários.
O Que Precisa Ter em um SITE PROFISSIONAL para Vender e Ganhar Dinheiro Online
O que você precisa saber para vender online e o que precisa ter em um site profissional para vender e ganhar dinheiro online.
Assista o vídeo abaixo:
Desejo que esse artigo sobre como vender na Amazon ajude você a ter uma loja virtual de muito sucesso dentro desse marketplace.
Deixe um comentário