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Whatsapp Business Como Funciona na Prática?

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Desafios e Sucesso
em abril 4, 2022

O whatsapp business pode ser o principal de contato com seus clientes, seja qual for o tamanho do seu negócio.

A plataforma Panorama Mobile Time/Opinion Box aponta que o WhatsApp está instalado em 99% dos smarphones dos brasileiros.

Ou seja, de cada 10 pessoas, 9,9 usam o aplicativo para se comunicar com amigos, parentes e, empresas.

Whatsapp business

Por ser gratuito milhões de pessoas usam apenas o Whats para se comunicar, podendo realizar chamadas de vídeo com qualquer pessoa que possuir o app, mesmo que ela esteja em outro país.

Trazendo essa funcionalidade para o mundo dos negócios, se 99% da população brasileira usa o Whatsapp, sua empresa precisa estar presente também nesse aplicativo, não acha?

Foi justamente pensando nisso que os desenvolvedores decidiram criar uma versão comercial, ou business, para que empresas e empreendedores possam utilizar o aplicativo em seus negócios.

E, desde quando a versão foi desenvolvida milhares de empresas estão utilizando para várias finalidades dentro do funil de vendas de seus negócios.

Se você costuma fazer compras online, com certeza já deve ter sido incluído em um perfil comercial de alguma loja que fez a compra, uma forma que as empresas estão achando de prestar um pós-venda mais eficiente.

Mas, não só para lojas o whats se mostra útil, mas também para prestadores de serviços, profissionais liberais, afiliados, infoprodutores e toda sorte de empreendedores nos mais diversos nichos de mercado.

9 funções indispensáveis do Whatsapp Business para seu negócio

Assista o vídeo abaixo e descubra como usar o Whatsapp Business e quais são as funções indispensáveis para seu negócio.

Whatsapp business – Principais vantagens de usar o app no seu negócio

Se você já usa o whats em uma conta pessoal, precisa conhecer as vantagens de usá-lo também para os negócios. Veja:

Maior proximidade com o público

É mais fácil se comunicar com o público pelo Whats do que ficar procurando e filtrando mensagens deixadas em comentários nas redes sociais, ou nos aplicativos de mensagens das plataformas.

Utilizando o whatsapp business você consegue se comunicar mais rapidamente com seu público, passando segurança e profissionalismo.

Mesma interface

A versão comercial do Whats é exatamente igual à versão social, assim qualquer pessoa que já usa o aplicativo é capaz de administrar uma conta comercial.

Portanto não será necessário criar um treinamento específico para um time de atendimento, por exemplo.

E, se for você mesmo que vai se comunicar com o público, já está familiarizado com os recursos e funções que são iguais.

Respostas automatizadas

Na versão comercial você poderá gravar várias frases que usa no dia a dia, para deixar seu atendimento mais rápido e prático.

Não é uma automação tipo chatbot, mas a possibilidade de deixar algumas frases que usa bastante no dia a dia, para acessar com apenas um toque.

Etiquetas de público

O whatsapp business permite colocar etiquetas para diferenciar as conversas com os clientes.

Assim, é possível criar uma espécie de funil de vendas utilizando cores diferentes para os clientes em seus diferentes estágios de contato com seu negócio.

Escolha uma cor para quem já comprou, outra para quem pediu orçamento e não fechou, e outra ainda para quem apenas quis saber alguma informação específica.

Isso facilitará na hora de se comunicar, permitindo utilizar o modo de conversa adequado para cada cliente/prospecto.

Listas de transmissão

Com a conta comercial você poderá criar listas de transmissão para enviar a mesma mensagem para quantos contatos desejar.

Com essa funcionalidade é possível enviar mensagens para os grupos que você marcou com as etiquetas e assim fazer as pessoas andarem pelo seu funil de forma inteligente.

Localização do negócio

Se você tem uma loja física, poderá colocar o endereço dela no perfil e assim quando as pessoas clicarem no seu contato poderão acessar o local onde o negócio está sediado.

Catálogo de produtos

Outro ponto muito positivo da versão business do whatsapp é que você pode criar um catálogo de produtos e assim já reter o contato do seu cliente, mostrando todas as informações necessárias ali mesmo.

Estatísticas

Com a versão comercial você terá acesso às métricas referentes às suas postagens, assim poderá ver o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Dá para saber quem leu seu conteúdo, ou quem apenas recebeu, e também outros aspectos que ajudarão melhorar sua comunicação deixando tudo ainda mais profissional.

Gratuito

A versão comercial é gratuita, assim como a social, por isso os custos de marketing do seu negócio não sofrerão aumento de forma alguma.

Pelo contrário, atender clientes pelo whatsapp permitirá fazer novos negócios com mais facilidade e rapidez, aumentando sua lucratividade.

Leia também: Como Vender Mais pelo Whatsapp

Whatsapp business – 4 dicas para usar melhor no seu negócio

ferramentas de marketing digital

Agora que você viu as vantagens de usar o app no seu negócio, veja abaixo algumas dicas que ajudarão a melhorar ainda mais seus resultados com o WhatsApp.

1 – Conta comercial exclusiva

Muitos empreendedores individuais acabam usando o mesmo número social para criar a conta business.

Se você tiver um grande número de clientes e prospectos isso pode ser bem mais difícil de administrar, então é importante ter um celular exclusivo para a conta comercial (ou um chip com número diferente).

Dessa forma seus amigos e familiares não precisam ver a mensagem de “conta comercial”, nem você correrá o risco de ser muito informal com o público.

2 – Crie grupos segmentados

Uma forma muito comum que os empreendedores estão usando o whats é criando grupos que são voltados para uma oferta específica.

Por exemplo, você é afiliado de um curso onde o produtor fará uma oferta especial por um tempo curto.

Atrair público para um grupo no whats relativo exclusivamente a essa oferta é uma maneira de saber quem está mesmo interessado e focar seus esforços de marketing nessas pessoas.

3 – Envie conteúdo semanalmente

O Whatsapp pode ser um bom canal para você enviar conteúdo para o público.

Postagens curtas com alguma dica referente ao seu produto, ou ao nicho que está trabalhando, e que sejam úteis para as pessoas ajudará a aumentar o prestígio da marca atraindo atenção do público.

4 – Entregue materiais exclusivos

Muitos empreendedores fidelizam os clientes que estão em sua conta comercial do Whatsapp oferecendo conteúdos exclusivos.

Pode ser um e-book, vídeos fechados apenas para esse público, cupons de desconto para novas compras, enfim faça uma pesquisa com seus clientes para descobrir como poderá presenteá-los por fazerem parte do seu negócio.

Um exemplo bom disso é o que a empresa de artesanato em feltro Timart faz no WhatsApp.

O público que está dentro do grupo recebe semanalmente moldes inéditos gratuitos e também vídeos com tutoriais de como fazer as peças, além de ter desconto diferenciado quando algum produto novo é lançado.

Como você viu, o whatsapp business é uma das ferramentas de marketing digital poderosas e que só trará benefícios para seu negócio.

Desejo que esse artigo falando sobre a versão comercial do Whatsapp ajude você a ter muitos resultados positivos através desse aplicativo.

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