Todos, sem exceção, sabem que realizar um trabalho em grupo pode ser extremamente desgastante para os membros do grupo. Ou então, o trabalho pode sair de maneira harmônica, com cada um fazendo exatamente sua parte e ajudando de maneira pró-ativa em todo o projeto.
Ainda, toda a dinâmica de trabalho em grupo é vivida desde os momentos iniciais na escola e se mantém durante toda a vida, principalmente após os anos de estudo, no mercado de trabalho.
Então é possível encarar todos os trabalhos em conjunto, seminários e apresentações coletivas na escola e na faculdade como uma espécie de preparação para o que será enfrentado ao longo da vida.
Contudo, é necessário dizer que a maneira de se realizar um trabalho escolar ou um projeto acadêmico mudou de maneira drástica ao longo dos anos, principalmente devido ao avanço da tecnologia no campo educacional.
Hoje, há diversas plataformas que podem auxiliar na hora de realizar um projeto acadêmico, ou um trabalho escolar, como é o caso da https://mystudybay.com.br, que fornece serviços profissionais voltados para o meio acadêmico.
Índice
Pontos positivos e negativos de realizar um trabalho em grupo
Mas, quais são exatamente os pontos positivos e negativos de se realizar um projeto com outras pessoas?
Respeito pela opinião das pessoas
Como vimos, hoje existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas na educação ou na elaboração de um seminário, como podcasts e vídeos educativos, uso de slides e até a realização de videoconferências online.
Contudo, uma coisa nunca irá mudar quando falamos de trabalhos em grupos, independente da atuação da tecnologia, que é o contato com diferentes ideias, opiniões e visões de mundo.
Isso é essencial para desenvolver uma visão de mundo cidadão, desenvolver respeito e tolerância com o próximo e também aprender com outras pessoas.
Economia e otimização do tempo
Outro ponto que, inegavelmente, é facilitado pelo trabalho em grupo é a questão do tempo útil para se desenvolver este trabalho.
É um pensamento lógico que, apesar de possíveis conflitos no desenvolvimento do trabalho, três cabeças pensam melhor do que uma.
Ainda, delegar funções no trabalho para cada um dos membros pode acelerar o ritmo do trabalho de maneira significativa, porém, todos precisam se comprometer e ajudar.
O comprometimento e o auxílio no trabalho em grupo é também uma forma de demonstrar respeito e compreensão com os colegas.
Ainda, de maneira geral, alguns pontos positivos de se realizar um trabalho em grupo são:
- Abrangência de estratégias e visões
- Integração de conhecimentos
- Confiabilidade de informações e dados
- Pesquisa e busca em mais fontes
- Especialização de membros do grupo
- Cooperação
Contudo, como visto no título desta reportagem, desenvolver um trabalho em grupo não são apenas flores e podem apresentar alguns desafios e empecilhos, também.
Incompatibilidade horários e rotinas
Isso é mais comum de ocorrer em nível universitário, onde parte dos alunos trabalha, faz estágio e acaba tendo rotinas inteiramente diferentes entre si.
As implicações disso são grandes e podem comprometer de forma direta os encontros e reuniões para o desenvolvimento do trabalho.
Nestes casos, geralmente as pessoas se encontram de maneira virtual para discutir fontes e realizar pesquisas durante os finais de semana.
Ainda, mesmo para pessoas que não trabalham, os horários de alunos universitários não são todos iguais e, novamente, pode ocorrer esta incompatibilidade.
Sobrecarga de um dos membros
O problema mais relatado e que, geralmente, causa mais atritos entre os membros do grupo é a sobrecarga de um dos membros do trabalho.
Isso ocorre por diversas razões e uma delas pode ser a incompatibilidade de rotina citada anteriormente.
Contudo, pode ocorrer de membros do grupo agirem de má-fé por saberem que um dos membros irá fazer todo o trabalho.
Porém, na hora da apresentação, é totalmente perceptível quem se esforçou e quem não se esforçou para realizar o trabalho através do domínio do tema e os professores tendem a não perdoar quem deixa os colegas na mão em seminários.
Ainda, além da sobrecarga e da incompatibilidade de horários, existem alguns outros possíveis empecilhos na realização de um trabalho em grupo, como por exemplo:
- Diminuição da responsabilidade individual
- Incompatibilidade no desenvolvimento do tema
- Atritos entre os membros do grupo
Conclusão
Hoje foi possível analisar alguns pontos positivos e alguns pontos negativos na hora de realizar um trabalho com outras pessoas. Porém, cabe a você decidir se você se dá melhor com trabalhos individuais ou trabalhos em grupo e também a mudar a realidade de seu grupo de trabalho, seja em nível escolar, universitário ou profissional.
Deixe um comentário