Aprender como ser um empreendedor nos dias de hoje é um desafio para todas as pessoas que desejam começar um negócio próprio.
Se você está pensando em se tornar seu próprio patrão, já deve ter uma boa dose de iniciativa e criatividade e provavelmente está faltando a coragem, ou informações seguras que ensinem o que deve ser feito.
No quesito da coragem, a única pessoa que pode ajudar é você mesmo, mas quanto as informações seguras, basta ler esse artigo ficar por dentro do assunto e começar com o pé direito.
Se está chegando agora aqui no blog, recomendo ler antes o artigo falando sobre o que é empreendedorismo para conhecer o conceito exato dessa palavra.
E se já tem uma ideia do que deseja fazer, mas não sabe como colocar em prática basta seguir os 7 passos que mostro abaixo.
Índice
Como ser um empreendedor em 7 passos simples e efetivos
Empreender nos dias de hoje é bem mais fácil do que era há 5 anos, e a tendência é que isso se torne cada vez mais prático com o passar dos anos.
Mas, não é porque é relativamente fácil que você não precisará ter algumas características específicas, ou não conseguirá passar da fase de início e seu negócio morrerá antes mesmo de nascer, como acontece com muitos por aí.
Você sabia que de cada 10 blogs/sites que começam, 9 não chegam completar um ano de vida?
Pois é! Por isso é importante ter noção exata do que precisa fazer para criar um negócio bem sucedido, afim de não fazer parte dessa estatística.
Veja abaixo 7 passos que deverá seguir para ser um empreendedor bem sucedido nos dias de hoje. Esse conteúdo também encontra-se em vídeo. Basta clicar na imagem abaixo.
Vamos lá?
7 Passos Práticos para ser um EMPREENDEDOR de SUCESSO
1 – Conhecimento específico
Com certeza todas as pessoas do mundo podem ser empreendedoras, mas para que isso seja mesmo um sucesso é preciso estudar e conhecer sobre alguns conceitos básicos como administração, economia, produtividade.
Principalmente se você for se dedicar sozinho(a) a um novo negócio, terá que ter uma boa noção desses assuntos para que seu empreendimento não fracasse.
É importante procurar um curso, dentro do seu segmento de mercado, para aprender como ser um empreendedor de sucesso no mercado que escolheu para trabalhar.
2 – Inovação
Uma das qualidades que um bom empreendedor precisa ter é a capacidade de inovar, encontrar e sugerir mudanças que melhorem o empreendimento que já existe.
Para quem está começando do zero, esse quesito é importantíssimo, pois será através da sua forma de ser diferente que conseguirá colocar seu negócio na frente da concorrência.
Inovação não significa sair fazendo loucuras da moda para alavancar vendas sazonais, mas sim criar um diferencial no produto/serviço que seja importante para o público, agregando valor para quem compra.
Quanto mais seu produto/serviço se diferenciar, mais você terá chance de ter sucesso financeiro com ele.
3 – Ajudar as pessoas
É a base de qualquer negócio, e um dos pilares do empreendedorismo como um todo.
Para seu negócio ser considerado um empreendimento é preciso que você impacte positivamente a sociedade com ele.
Sua ideia de negócio precisa ser algo que crie uma revolução de bem estar e ajuda para seu público e todas pessoas envolvidas.
Lembre-se que seu negócio não é apenas para seu público, mas também para todas as pessoas que são suas colaboradoras, fornecedores, ajudantes, família, todos precisam receber uma coisa boa vinda do seu empreendimento.
4 – Conhecer bem o mercado
É um dos erros mais comuns que muitos empreendedores cometem, não conhecer bem o segmento de mercado que escolheram para atuar.
Imagine que você quer abrir uma padaria, mas não entende absolutamente nada de pão, com certeza vai ter o dobro de dificuldades que uma pessoa que é do ramo teria.
E isso é justamente a primeira coisa que precisa pensar quando for começar um negócio: nas possíveis dificuldades que encontrará, e como irá solucioná-las.
Trabalhando em um mercado que já conhece essa curva de aprendizagem será bem menor.
Isso impactará tanto nas ações que vai precisar executar para se firmar no mercado como também no tempo de lucratividade que será menor em um ramo que você já conhece.
5 – Estudar o público
Dentro das ações efetivas de como ser um empreendedor você precisará fazer um estudo completo do público ao qual se destina seu produto/serviço.
Aqui, mais que saber o gênero e classe socioeconômica, é preciso encontrar quais são as principais dificuldades que essas pessoas enfrentam e que as levam precisar da solução que você tem.
Faça uma pesquisa de mercado dentro das redes sociais, visite páginas de concorrentes, veja comentários do público em vídeos, postagens, e dessa forma conseguirá tirar um raio X mais claro de quem é seu público.
Lembre-se que para um produto/serviço ter sucesso ele precisa RESOLVER uma dor forte do público, e não possuir objeções de mercado que possam colocar as pessoas em dúvida na hora de comprar.
6 – Planejamento
Até para fazer faxina em uma casa é preciso planejar, imagine para abrir um negócio de sucesso.
Tire um tempo e coloque no papel TODOS os passos que você pretende/precisa dar para colocar seu empreendimento funcionando.
Veja, aqui deve entrar tudo mesmo, desde o tempo que você terá disponível para tocar seu negócio, até a quantia em dinheiro que precisará investir para começar a fazer as primeiras vendas.
É importante salientar que nenhum planejamento é infalível, então se no decorrer do caminho você precisar ajustar, ou até começar do zero de novo, não tenha medo de fazer isso, aprenda com os erros e persista.
7 – Análise dos resultados
Um passo extremamente importante e fundamental dentro da rotina de como ser um empreendedor é a análise dos resultados de tudo que já foi feito.
No começo essa análise deverá ser feita todos os dias, principalmente no que diz respeito à divulgação e uso das mídias sociais.
Tenha em mente que resultados não são apenas as vendas, mas também a quantidade de público que consegue atingir com a divulgação e como essas pessoas reagem à sua oferta.
Tenha sempre em mente que uma pessoa interessada em seu produto/serviço hoje, pode ser o seu cliente pagante de amanhã.
Use os relatórios das mídias sociais para medir seus resultados, e também crie um formulário de satisfação para seus clientes efetivos.
Essas são formas seguras de analisar o que está dando certo e o que não está.
Foque sempre no que está sendo positivo, para aumentar os resultados e escalar seu negócio.
7 Ideias de Negócios Lucrativos que estarão em alta no próximo ano
Nesse vídeo eu compartilho as tendências de negócios para o próximo ano. Assista e conheça as 7 ideias de negócios lucrativos que estarão em alta ano que vem.
Desejo que esse artigo com passos práticos de como ser um empreendedor nos dias de hoje, ajude você criar um negócio de muito sucesso.
Agora me conte aqui nos comentários o que achou desse post e se quer mais conteúdo como esse!
Deixe um comentário