A prestação de serviços é uma das maneiras mais utilizadas por quem deseja ter um negócio próprio, mas não quer trabalhar vendendo produtos.
Sem dúvida esse tipo de negócio possui uma infinidade de possibilidades, ainda mais agora com o avanço da tecnologia e a mudança da mentalidade das pessoas que já não tem mais tanto receio de fazer compras na internet.
Mas, antes de mostrar algumas ideias de trabalho que pode realizar nesse segmento, é importante conhecer alguns conceitos:
Índice
O que é prestação de serviços?
Com o aumento do empreendedorismo e a possibilidade de ter um negócio digital, o conceito de prestação de serviço ganhou muita abrangência, e por isso as pessoas ainda ficam perdidas com essa novidade.
O prestador de serviços é aquela pessoa que realiza uma determinada tarefa para outra pessoa e cobra um valor pré-estipulado por esse serviço que foi realizado.
Por exemplo, a moça que faz faxina na sua casa, se não for uma colaboradora no regime CLT (registrada em carteira), é uma prestadora de serviços e pode cobrar tanto por demanda (cada faxina) como por hora trabalhada.
O rapaz que conserta máquina de lavar também é um prestador de serviços, assim como o que limpa a piscina, ou arruma o jardim.
É possível prestar serviços em quase todos os segmentos, basta ter conhecimento do que está oferecendo e realmente ter capacidade para realizar a tarefa proposta.
Quais são as vantagens de ser um prestador de serviços?
Sem dúvida a primeira grande vantagem de prestar serviços é que, dependendo do tipo de tarefa, você pode trabalhar sem precisar sair de casa.
Atualmente existem muitas opções de trabalho online envolvendo a prestação de serviços, por isso não será difícil achar uma tarefa que outras pessoas paguem para você realizar.
Outro ponto positivo desse tipo de trabalho é que como é você que define o valor dos serviços, todo lucro ficará em sua mão, diferente de um funcionário de uma empresa que conserta geladeiras, por exemplo.
Sendo funcionário ele não tem controle sobre os valores cobrados dos clientes, e com certeza deve receber um salário fixo, e o dono da empresa acaba ficando com a parte maior do faturamento.
Qual é o principal ponto negativo desse tipo de trabalho?
A principal desvantagem do prestador de serviços é que chegará um momento que não poderá aumentar seu faturamento, porque não terá condições de realizar uma quantia maior de trabalho, devido ao tempo.
Esse, inclusive, é um dos pontos principais que o escritor T. Harv Ecker aborda em seu livro “Segredos da Mente Milionária”.
No livro ele fala que para ter um faturamento sempre aumentando é preciso vender o conhecimento e nunca trocar o tempo por dinheiro.
Quando a pessoa é seu próprio produto, os ganhos ficam limitados ao tempo que ela tem disponível para realizar o trabalho.
Isso vale tanto para quem presta serviços quanto para quem faz os próprios produtos para vender, como artesãos, doceiras, costureiras, etc.
Prestação de serviços – 7 ideias para trabalhar por conta própria
Veja abaixo 7 ideias de serviços que podem ser prestados e que tem muita procura:
1 – Conserto de eletrodomésticos
Desde que o primeiro liquidificador foi inventado, o profissional que conserta eletrodomésticos é fundamental para toda dona de casa.
Você pode realizar os consertos na sua casa, ou abrir uma loja física onde as pessoas levem e busquem seus aparelhos.
Optando por trabalhar em casa é importante oferecer um serviço de retira/entrega, porque assim não ficará com um movimento de pessoas na residência.
Para isso você vai precisar ter um veículo utilitário onde possa carregar geladeiras, máquinas de lavar, e outros eletrodomésticos maiores.
2 – Costura e conserto de roupas
Outra prestação de serviços que tem bastante procura tanto por mulheres, como por homens.
Você pode optar apenas por fazer consertos, ou se tiver habilidades de modelagem e costura, fazer roupas sob medida.
Para desempenhar um bom trabalho e atender bem aos clientes é importante ter um espaço reservado apenas para o ateliê, onde poderá tirar medidas e também onde as pessoas poderão experimentar as roupas.
3 – Organização de espaços
Também conhecido como personal organizer (organizador profissional) é a pessoa que arruma espaços como armários de cozinha, guarda-roupas, despensa, lavanderia, etc.
O trabalho é basicamente organizar o local que a pessoa precisa, e a cobrança tanto pode ser feita por hora de serviço como por demanda (a arrumação completa).
Não esqueça de colocar o valor do deslocamento no preço, para não ter prejuízo caso tenha clientes com endereços muito longe da sua residência.
4 – Manutenção residencial
Pintura, arrumação de telhados, elétrica e hidráulica, colocação de pisos, todos esses trabalhos possuem bastante demanda, tanto por donas de casa como também por imobiliárias que desejam oferecer esses serviços aos clientes.
Algumas empresas contratam profissionais que realizam esses trabalhos e atendem empresas, residências e indústrias oferecendo o profissional desejado por cada um desses clientes.
Veja o que é mais vantajoso, trabalhar por conta, ou se associar a uma dessas empresas de prestação de serviços.
5 – Conserto de eletrônicos
Consertar TVs, aparelhos de som, videogames, celulares, computadores, também é uma ótima maneira de ser um prestador de serviços com bastante demanda de trabalho.
Como os aparelhos são menores apenas com um carro comum é possível oferecer o serviço de busca/entrega e o espaço para realizar os consertos também pode ser menor, podendo ocupar um canto mais sossegado da casa.
6 – Redator Web
Vindo para a prestação de serviços para empreendedores digitais, a criação de conteúdo é uma constante na vida desses profissionais, por isso os redatores são peça chave nesse mercado.
Para ser um bom redator e ganhar bastante dinheiro escrevendo para blogs, canais do Youtube, redes sociais é preciso gostar de escrever e ter facilidade em pesquisar e criar conteúdos originais.
Conhecimento de SEO e técnicas de copywriting também são conhecimentos desejados, e quanto mais você souber sobre esses assuntos, mais poderá cobrar pelos serviços.
GUIA COMPLETO para Ganhar Dinheiro como Freelancer
O trabalho de freelancer é um tipo de prestação de serviços. Nesse vídeo você terá acesso as informações necessárias para ganhar dinheiro como freelancer.
7 – Manutenção de e-commerce
Com o crescimento dos negócios nas lojas virtuais, muitos lojistas acabam precisando terceirizar tarefas mais mecânicas como cadastro de produtos, manutenção de estoque, e até mesmo a divulgação.
Seja em lojas próprias, ou em marketplaces como Mercado Livre e ELO7, é importante ter um conhecimento básico sobre esses serviços e também conhecer um pouco a interface das plataformas.
Desejo que esse artigo com ideias para prestação de serviços tenha ajudado você a criar um negócio lucrativo ajudando outras pessoas em seu dia a dia.
Deixe um comentário