11 Profissões em Alta para quem deseja mudar, ou começar uma carreira

As principais profissões em alta para o mercado dos próximos 5 anos estão, em sua maioria, dentro do ramo de tecnologia.

Isso é completamente explicável já que o aumento vertiginoso da internet está mudando o perfil de compra do público de praticamente todos os nichos de mercado.

Se há 20 anos não havia essa importância para o “online”, hoje quem não tem presença no mundo digital está a um passo da falência e fracasso.

Todo mundo sabe que aqui no blog eu ensino como trabalhar pela internet sendo afiliado.

Porém, não poderia deixar de fazer esse artigo e mostrar algumas profissões em alta para quem ainda quer fazer carreira no mercado de trabalho convencional.

Para encontrar essas profissões compilei os dados que encontrei na internet e que foram disponibilizados por revistas de porte como Valor Econômico, Infomoney e Valorinveste.

As publicações dessas revistas, por sua vez, se basearam em dados disponibilizados por empresas como o Linkedin e também previsões feitas no Fórum Econômico Mundial.

Antes de falar da lista propriamente dita, mostrarei alguns pontos do mercado convencional que foram elencados por essas empresas e instituições.

A realidade do Mercado Convencional

profissões em alta

A primeira coisa que percebemos no mercado de trabalho é que cada vez mais é preciso ter habilidades e conhecimentos que nem sempre são usados diretamente em nossas funções.

Assim, atualmente, até um motorista de frota precisa ter conhecimento de informática, pois as empresas utilizam sistemas online para se comunicar com seus funcionários a distância.

Falei de motorista porque essa é, inclusive, uma das profissões que o Linkedin apontou como sendo de projeção para os próximos anos, devido ao aumento vertiginoso das lojas virtuais.

Percebe que o incremento da internet, gera empregos em áreas subjacentes que, não necessariamente, utilizam ela para realizar as ações?

Veja o trabalho do motorista, por exemplo, ele se origina de um pedido que é feito através da internet em uma loja virtual.

A partir desse pedido, várias pessoas são envolvidas até que a pessoa receba o produto em suas mãos.

Separadores de mercadoria, empacotadores, conferencistas, até a entrega no ponto de coleta para despacho do produto.

O que eu quero dizer é que, mesmo não utilizando diretamente a internet, as profissões em alta dependem dela para existir.

Então, é claro, que a maioria dessas funções/cargos estão relacionados com tecnologia.

Profissões em alta – a importância do digital para todos os mercados

Muitas pessoas ainda não entendem, ou não acham importante, dedicar tempo e investir no desenvolvimento da parte digital de seu negócio.

Para quem tem um negócio online essa é a base de tudo, mas quem tem negócio físico também precisa desenvolver habilidades nesse meio.

Por isso, é crucial que todas as pessoas estudem marketing digital, pois qualquer empresa/negócio precisa disso para sobreviver em qualquer mercado.

As grandes empresas já entenderam que ter presença online é uma parte importante do negócio, inclusive algumas estão migrando para o virtual.

A maioria das grandes redes de lojas estão vendendo mais online do que em suas lojas físicas.

Em um futuro não muito distante, praticamente todo o comércio e vendas será feito através da internet.

Assim, profissionais que tiverem conhecimento em mídias sociais, marketing digital, e-mail marketing, anúncios pagos, terão um diferencial em seus currículos.

O que as empresas buscarão como referência de funcionários nos próximos anos

Quem está querendo começar uma carreira corporativa, ou está pensando em mudar de carreira, precisa saber o que está em alta quando se trata de contratações.

De acordo com as pesquisas feitas pelo Linkedin, dentro do perfil de seus próprios usuários, os modelos de recrutamento também estarão diferentes.

Grandes empresas voltarão a contratar funcionários executivos com habilidades em relacionamento interpessoal, como uma maneira de alavancar resultados.

Para se diferenciar da concorrência é muito importante saber noções básicas e intermediárias de informática, praticamente todos os cargos/posições requerem essas habilidades.

Ser fluente em inglês é fundamental para algumas carreiras, principalmente quem deseja trabalhar em empresas multinacionais.

Ter uma terceira língua é desejável, e o espanhol se apresenta como melhor opção devido ao Mercosul que está em franca expansão.

Funcionários interessados em cargos de chefia precisam ter cursos de extensão dentro da área desejada, quanto mais especialidades mais chances de conseguir uma vaga.

Como eu falei lá em cima, conhecimentos de marketing digital são uma forma de se diferenciar, por isso estude e se especialize em alguma área.

Produtividade e alta performance também serão exigências para os candidatos, então ter conhecimentos dentro dessas áreas será um diferencial na hora de executar as tarefas do dia a dia.

Principais profissões em alta no Brasil para os próximos 5 anos

profissões em alta

Bom, agora que você já conhece um pouco do panorama geral do mercado de trabalho convencional, vamos ver algumas profissões em alta por área de atuação?

1 – Tecnologia

Sem dúvida, é a área que possui mais cargos/ocupações e conforme a internet for se desenvolvendo isso crescerá ainda mais.

Dentre os profissionais que serão mais requisitados dentro dessa área temos:

Desenvolvedores/programadores

O mundo digital pede desenvolvimento de sistemas que interajam com o público.

Assim, programadores e desenvolvedores de sistemas terão destaque no mercado de trabalho dos próximos anos.

Quem deseja trabalhar dessa forma precisa se manter atualizado com as diversas linguagens de programação que surgem a todo momento.

Saber integrar banco de dados também é primordial para quem vai criar sistemas de lojas virtuais, ou plataformas de gerenciamento para múltiplas funções.

Cibersegurança

Profissionais com experiência em segurança de dados também estão na lista dos mais requisitados para os próximos anos.

Da mesma forma que a Europa mudou sua política de coleta e gerenciamento de dados dos usuários, o Brasil também terá uma lei parecida ainda esse ano.

Para desenvolver bem as funções desse cargo/ocupação, é necessário conhecer a forma como os dados serão coletados e como eles serão tratados.

Desenvolvimento interpessoal é importante também para lidar com pessoas do setor de gerenciamento de dados de outras empresas, e também para analisar como explicar para os usuários o que será feito com os dados coletados.

Dentro dessa área também há espaço para profissionais que entendem de blindagem de sistemas, tornando-os difíceis de serem hackeados.

Administrador / assistente / gestor de mídias sociais

Lembra lá em cima que eu falei sobre aprender sobre marketing digital para se posicionar melhor no mercado?

Pois é! Atualmente muitas empresas estão contratando pessoas que têm conhecimento profundo de gerenciamento de perfis sociais.

Aqui o profissional precisa programar o conteúdo que será criado (e às vezes até criar esse conteúdo), disponibilizar nas redes sociais, fazer o acompanhamento e análise dos resultados.

Algumas empresas maiores possuem produtores de conteúdo separados do gerenciamento, mas nas menores o profissional fica responsável por tudo.

Para quem sabe mexer com anúncios em plataformas como Facebook e Google, algumas empresas têm cargos específicos para essa função.

Geralmente esses profissionais são requisitados para trabalhar em agências de marketing, ou no setor de propaganda das empresas. 

Especialista em Inteligência artificial

Cada vez mais instituições com grande número de usuários precisarão de programas de interação inteligentes.

Um exemplo muito bom desse tipo de aplicação é o algoritmo do Google e das redes sociais que consegue rastrear os usuários através de suas interações com o conteúdo da internet.

Instituições de ensino superior e empresas de desenvolvimento de softwares serão as maiores contratantes de profissionais com esse conhecimento.

Recrutadores com especialidade em Tecnologia da Informação

Em um mundo onde a tecnologia está se tornando base, uma das profissões em alta é o recrutador com conhecimentos de TI.

Para contratar bons profissionais de tecnologia é preciso que o recrutador saiba avaliar os currículos e dirigir entrevistas sabendo o que perguntar e como avaliar as respostas.

Atualmente, os profissionais de recrutamento são formados em relacionamento humano, mas com o crescimento desse mercado, serão necessários especialistas nos dois terrenos.

Pessoas que desejam trabalhar nessa área devem ter além dos conhecimentos normais de recrutamento, familiaridade com o jargão de TI, além de reconhecimento das reais habilidades dos candidatos.

2 – Finanças

Todo mundo sabe que o departamento financeiro é o coração de qualquer negócio.

Uma boa gestão das finanças mantém as empresas sadias e aptas para o desenvolvimento. Veja algumas profissões em alta dentro desse setor:

Consultor de investimentos

Com o avanço da mentalidade de saneamento financeiro, toda empresa/empreendedor deve ter uma carteira de investimentos para gerar renda em modo passivo.

Com isso os profissionais que são especialistas em investimentos terão mercado de trabalho em ascensão por muito tempo.

Para ocupar um cargo desse tipo é necessário conhecer todos os tipos de investimentos, e saber indicar quais deles são mais indicados para as metas que a empresa deseja alcançar.

Saber traçar o perfil investidor do contratante também faz parte das atribuições, além de montar uma carteira que seja lucrativa em médio e longo prazo.

Investidor Day Trade

Day trade é o mercado que opera com transações de curto prazo consistindo na compra e venda de ativos dentro do mesmo pregão.

Esse tipo de investimento gera um retorno mais rápido do que uma simples transação de compra e venda de ações na bolsa.

Companhias gestoras de fundos de investimento e mercado de capitais serão as empresas que precisarão desses profissionais.

Representante de vendas

Diretamente ligado ao departamento financeiro das empresas, o departamento de vendas precisará se reinventar nos próximos anos.

Com isso, uma das profissões em alta para o futuro é o representante de vendas, segundo dados exibidos pelo Linkedin.

O profissional especializado precisa ter conhecimentos de nichos de mercado, estudo de público, reconhecimento e análise de produto, além de saber estratégias diferenciadas para aumento do faturamento.

Conhecimentos de inbound marketing são desejáveis, e também que o profissional consiga se adaptar com facilidade às mudanças constantes que ocorrem no marketing digital.

3 – Logística

Uma área ainda controversa, mas primordial para grandes indústrias e corporações.

A logística é a ciência que descobre como executar as funções mais rapidamente através do uso de ações ordenadas e cronometradas.

Motorista

O Linkedin indicou, como uma das profissões em alta, o trabalho de motorista.

Lá em cima fiz uma pequena análise sobre isso, mostrando como o digital influencia diretamente o trabalho físico.

Atualmente, as vendas online superam muito as vendas em lojas físicas, com isso ter uma logística eficiente para recebimento e despacho de pedidos é fundamental para um crescimento rápido.

As pessoas que compram pela internet desejam apenas uma coisa: prazo de entrega rápido, e com isso quem tem uma boa logística acaba se destacando da concorrência.

Com o constante aumento dos valores dos correios, muitas empresas estão optando por terceirizar com empresas de transportes, as entregas de seus produtos.

O trabalho de motorista é imprescindível atualmente e continuará sendo pelos próximos anos.

4 – Habilidades Sociais

11 PROFISSÕES EM ALTA nos próximos 5 anos

O Fórum Econômico Mundial é uma organização sem fins lucrativos e com sede na Suíça, que aponta previsões sobre as principais profissões em alta e também emergentes.

Também mostra alguns aspectos que marcarão o futuro do mercado de trabalho e apresenta esses dados em seus relatórios anuais.

Segundo o último relatório algumas profissões com habilidades sociais estarão em alta nos próximos anos:

Atendimento ao cliente

O inbound marketing é uma forma de propaganda que usa elementos específicos para atrair e fidelizar clientes.

Profissionais que tenham habilidade no tratamento com pessoas serão muito requisitados pelas empresas que trabalham com vendas diretas.

Uma das maneiras de fidelização de clientes é justamente o relacionamento feito com o público no antes, durante e depois da compra efetivada.

Empresas que possuem esse tipo de acompanhamento conseguem vender mais vezes para a mesma pessoa, além de aumentar seus clientes através da indicação de uma boa experiência.

Treinamento e Desenvolvimento

Atualmente o mercado de trabalho convencional está buscando ter profissionais mais capacitados para exercer suas funções.

Com isso, muitas empresas criaram departamentos de treinamento, principalmente às que possuem funções específicas dentro de sua rotina.

Profissionais que têm habilidade na criação e ministração de cursos internos específicos para as diferentes áreas, serão bem desejados nos próximos anos.

Também serão requisitados profissionais que consigam enxergar formas de desenvolvimento das empresas, seja com auxílio interno, ou externo.

17 Opções para Trabalhar em Home Office

Desejo que esse artigo possa ajudar a reconhecer quais serão as profissões em alta de hoje a um futuro próximo.

Que você que deseja iniciar uma nova carreira possa analisar as possibilidades e ingressar em um mercado que seja promissor e lucrativo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!