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Tráfego Orgânico x Tráfego Pago – Qual devo escolher

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Mafalda Melo

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Tráfego Orgânico ou Tráfego Pago?

tráfego orgânico

Tráfego orgânico ou tráfego pago? Qual devo escolher?

Constante eu recebo essas perguntas e talvez seja a sua dúvida também, por isso resolvi falar sobre esse assunto.

Para quem trabalha com marketing digital o tráfego é um elemento essencial, pois é através dele que os visitantes chegarão até o seu site.

Dessa forma você captura leads, cria sua lista de contatos e consequentemente o público interessado no seu produto ou serviço.

Existem diversas formas de atrair tráfego para seu site.

Nesse artigo irei abordar algumas formas de tráfego e aprofundar no tráfego orgânico e no tráfego pago.

Tráfego, o que é?

Tráfego no Marketing Digital nada mais é do que a forma de atrair visitantes para seu Blog, Website, com objetivo de apresentar conteúdo, capturar contato, gerar relacionamento e conquistar o visitante a se tornar futuro cliente ou somente para gerar vendas.

Os visitantes podem chegar até seu Blog ou Website através de algumas formas de Tráfego como:

Tráfego Direto: os visitantes chegam até seu site digitando o endereço eletrônico diretamente no link barra de endereços, acessando diretamente seu site.

Tráfego social: são visitantes que chegam no seu site através do link em redes sociais, como Facebook, YouTube, Twitter, etc.

Tráfego de referência: os visitantes chegam através de links do seu site disponíveis em outros sites.

Tráfego Pago: são visitantes que chegam até seu site através de anúncios, propagandas com link direto para seu site.

Nessa modalidade você tem que pagar para atrair visitas.

Tráfego Orgânico: são visitantes que chegam através dos mecanismos de pesquisas na internet.

Conforme mencionei no início do artigo, a proposta é aprofundar no Tráfego Orgânico e Tráfego Pago.

Tráfego Orgânico x Tráfego pago – Qual devo escolher?

tráfego pago ou tráfego orgânico

Tráfego Pago

Essa é uma das maneiras mais fáceis de atrair visitantes para seu site.

Os visitantes chegam através de anúncios no Google, Facebook, Bings, Uol e outros meios de publicidade.

Para isso você investe, paga pelos anúncios.

Por exemplo quando você acessa o mecanismo de pesquisa do Google e clica pesquisar, logo no início da página com o resultado, os primeiros resultados são de anúncios.

Esses sites pagam ao Google para atrair visitantes ao seu site.

Os links de anúncios no Google aparecem sempre no início e no final da página de resultado de pesquisa.

Citando o Google como exemplo, existem duas formas de pagar pelos anúncios ao Google: o CPM (Custo por Mil) e o CPC (Custo por Clique).

  • Na modalidade CPM você paga a cada mil cliques na visualização do seu anúncio, já no CPC você paga por clique no seu anúncio.
  • No CPC quando da contratação você define o valor que está disposto a pagar por clique, e quem paga mais tem prioridade.

Tráfego Orgânico

Diferentemente do Tráfego Pago, onde os visitantes chegam no seu site atraídos por publicidade, no tráfego orgânico eles chegam espontaneamente através dos mecanismos de pesquisas.

Você NÃO paga nada por isso.

seo para blog

O tráfego orgânico é a maneira mais comum de gerar visitas qualificadas, pois não foram forçadas a conhecer seu site. 

Para isso é importante manter conteúdos relevantes, de qualidade em seu site, de forma a fidelizar os visitantes e que os mesmos compartilhem, distribuam seus conteúdos através das redes sociais. 

No caso do Google, essa atitude contribui muito para melhorar o posicionamento de seu site nos mecanismos de pesquisas.

Em comparação ao tráfego pago, o tráfego orgânico apesar de gratuito é mais trabalhoso.

Requer mais sua dedicação e atenção à qualidade dos conteúdos de seu site.

Além disso, é importante conhecer algumas técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é que Otimização para Motores de Pesquisas.

Sugiro que leia também: 5 Dicas de Otimização de Sites para Iniciantes

Agora que detalhamos o que é tráfego pago e tráfego orgânico, podemos listar os pontos positivos e negativos:

Pontos Positivos:

No tráfego Pago os resultados “podem aparecer” mais rápido. Veja que pcoloquei podem aparecer, pois não quer dizer que vão aparecer. Depende muito da forma e linguagem usada no anúncio, mas é a maneira mais rápida de atrair resultados;

  • No tráfego pago não é necessário dedicar muito tempo, já que a proposta não é apresentar conteúdo e sim vender.
  • No Tráfego Orgânico você atrai visitantes qualificados, com maiores chances de fidelizar como clientes, já que chegam ao seu site de forma espontânea. Através da entrega de conteúdo de qualidade, há grandes chances desses visitantes propagarem seu site, atraindo mais visitantes ainda e ajudando você a conseguir um melhor posicionamento nos mecanismos de pesquisas do Google;

Você não paga para atrair visitas, pois seus conteúdos fazem isso.

 

Pontos Negativos:

  • No tráfego pago principalmente para iniciantes, há grande chance de atrair visitantes não qualificados e não recuperar o que foi investido em anúncios.

Além disso, se você atrai um visitante qualificado, ele pode comprar e ir embora e não deixar seu contato. Isso acontece porque ele não chegou espontaneamente ali e isso muda muito a forma de agir do visitante.

  • No tráfego orgânico é mais trabalhoso conseguir resultados, alcançar seus objetivos.

Tem que se empenhar bastante e apresentar conteúdos de qualidade, estudar muito técnicas de SEO se quiser melhorar a posição de seu site de forma orgânica.

Qual opção escolher?

tráfego orgânico

Fazendo uma análise dos pontos positivos e negativos das duas formas de tráfego, para decidir qual a melhor opção, vai depender do seu projeto e, de como você se planejou.

Se deseja algo rápido, mas com ciência que será passageiro a opção é o Tráfego Pago, mas se deseja algo duradouro, com fidelização de visitantes, clientes, a melhor opção é o Tráfego Orgânico.

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Considerações finais

A decisão por qual tráfego escolher é muito pessoal e como mencionei anteriormente, depende de como você desenhou seu projeto.

Quais são seus objetivos: longo ou curto prazo?

Lembrando que você pode optar pelas duas formas de tráfego, mas se for iniciante, sugiro começar pelo tráfego orgânico, até entender melhor técnicas de anúncios e assim não correr risco de perder dinheiro.

Outra sugestão é estudar bastante as técnicas de otimização com objetivo de melhor posicionar seu site, e colherás resultados duradouros.

Agora se você optar pelo tráfego pago, não deixe de seguir o Método Turbo Tráfego.

Leia aqui: Método Turbo Tráfego Funciona?

Espero ter ajudado na sua decisão. Fique à vontade para deixar seu comentário.

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4 Comentários

  • Claudio Melo disse:

    Adorei o conteúdo, obrigado por compartilhar.

    Se possível, poderia indicar umas vídeo aulas?

    1. Mafalda Melo disse:

      Obrigada Claudio!
      Tenho algumas vídeo aulas no meu canal. Vou deixar aqui a Playlist, dá uma passadinha lá e assista os vídeos. Qualquer dúvida estou a disposição! https://www.youtube.com/playlist?list=PLfElLkeGvXYyXHi_r9RFEJP631HqdGwWE

  • Abel disse:

    Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso. abraço

    1. Mafalda Melo disse:

      Obrigada Abel.
      Abraço!

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