Trabalho em home office como funciona?

Quer saber sobre trabalho em home office como funciona?

Nesse artigo resolvi falar mais sobre a opção de trabalho em casa, e esclarecer alguns pontos onde várias pessoas acabam entendendo errado essa expressão.

Home office o que é?

trabalho em home office como funciona

Traduzindo para o português home office significa “escritório em casa”, e aqui no Brasil essa expressão pode significar ter um negócio próprio, ou trabalhar para uma empresa remotamente.

Se chegou até esse artigo é porque está buscando formas de trabalhar em casa, mas já pensou em COMO deseja fazer isso?

Trabalhar em casa pode significar liberdade, mas também exige uma mentalidade diferenciada, pois é preciso ser um administrador completo.

Não basta apenas saber desempenhar uma determinada função, é preciso entender um pouco de contabilidade, finanças e até recursos humanos.

Diferente de trabalhar em uma empresa onde existem os vários departamentos que cuidam de cada parte, trabalhando em casa você será cada um desses departamentos.

É uma coisa que poucos empreendedores pensam, mas é a realidade de quem opta, ou precisa trabalhar em casa porque não encontra recolocação no mercado formal.

É importante lembrar que mesmo no quesito horário, a coisa não é tão largada como muitos pensam.

Principalmente quem opta por ser prestador de serviços precisa estar online e disponível no mesmo horário que os clientes.

Assim, é muito comum levantar mais cedo e, às vezes, terminar o expediente muito mais tarde do que se trabalhasse em uma empresa.

Para elucidar um pouco mais essas opções destaco abaixo as 4 formas principais de trabalhar em casa, cada uma com suas características.

Trabalho em home office como funciona – 4 Formas principais

Quando falamos em trabalho em casa, as pessoas logo pensam em gente acordando ao meio e trabalhando o dia todo de pijama.

Nada contra isso, pois existe liberdade para fazer o que quiser quando se trabalha em casa, mas é importante saber que o trabalho terá que ser realizado em algum momento.

Então, a única coisa que realmente muda quando se trabalha em casa é o local, pois a responsabilidade, seriedade e profissionalismo não podem deixar de existir seja qual for seu jeito de trabalho.

Pensando nisso, veja abaixo quais são as 4 principais maneiras de trabalhar em casa.

1 – Prestando serviços

trabalho em home office como funciona

A prestação de serviços é a primeira forma de trabalho em home office como funciona para milhares de profissionais que atuam dessa forma.

Aqui seriam as pessoas que possuem uma expertise específicas e que é desejada dentro de um mercado mais amplo.

Um exemplo é o serviço de tradução, vários tipos de pessoas podem precisar de traduções para os mais diversos fins, constituindo o público de quem trabalha traduzindo textos.

Normalmente o prestador de serviços é um profissional liberal e pode, ou não, constituir uma empresa dependendo de seus ganhos mensais.

O mais importante é que aqui quem vai definir a forma de trabalho é a própria pessoa, ela oferece o serviço, e os clientes acabam se adequando a preços praticados e prazos de entrega.

2 – Trabalhando para uma empresa

Atualmente, com o avanço da internet e a necessidade das empresas se adequarem a essa realidade, muitos empresários contratam trabalho em home office, como funciona melhor para a empresa.

Como funciona isso?

É um trabalho fixo como outro qualquer, com a única diferença que você não precisará sair de casa para ir ao escritório.

Com sistemas específicos e próprios de cada empresa, para controlar horário de entrada e saída, o funcionário precisará ficar à disposição durante todo turno de trabalho.

As empresas que normalmente contratam nesse regime procuram funcionários para lidar com clientes, ou então atendimento remoto.

Veja, aqui você não é dono do seu negócio, é apenas um funcionário que executa trabalho em home office como funciona para sua necessidade.

Dependendo do tipo de trabalho o profissional deverá ter um local silencioso para executar as tarefas (atendimento a clientes) e também a infraestrutura necessária (computador, escrivaninha, acesso à internet, etc).

A forma de remuneração varia de empresa para empresa, bem como as condições de contratação.

Uma forma de trabalhar em home office para empresas que vem sendo destaque nas mídias, é como assistente virtual.

Quer saber sobre trabalho em home office com funciona prestar serviços como assistente virtual?

Leia o artigo: Trabalhar como assistente virtual já é realidade para muitas pessoas

3 – Fazendo produtos

trabalho em home office com artesanato

Outra forma muito conhecida de trabalho em home office, como funciona para milhares de pessoas, é a criação de produtos artesanais.

Aqui estou falando de coisas como docinhos gourmet, bolos confeitados e também artesanato como acessórios para bebês.

Esse jeito de trabalhar em casa já existe há muitos anos, e quem não conhece um amigo, ou conhecido, que tem uma pequena indústria dentro de casa, não é mesmo?

Antes de começar a trabalhar dessa forma é importante fazer um estudo de mercado para ver quais produtos são mais rentáveis e fáceis de fazer.

Esse modelo de trabalho em casa pode ser bem puxado, pois além de fabricar os produtos, precisará administrar a parte financeira, vendas, etc.

Normalmente é nesse tipo de negócio que acabam começando as empresas familiares, que crescem e se transformam em criadores de empregos.

Dentro desse modelo também se enquadram os donos de lojas virtuais, seja do seu próprio produto, ou revendendo produtos de terceiros.

É uma forma de ter uma renda extra recorrente, e que pode se transformar em renda principal apenas desenvolvendo a forma de trabalho.

4 – Sendo empreendedor digital

Essa é a maneira como eu trabalho em home office, como funciona para milhões de pessoas ao redor do mundo dentro do marketing digital.

Aqui você pode criar sua estrutura de negócio para ser afiliado, ou ainda produzir seus próprios produtos digitais e vender pela internet.

Como esse mercado está apenas começando no Brasil, existem muitos nichos completamente inexplorados, o que faz desse mercado um ótimo local para começar um negócio.

Basicamente o trabalho como afiliado consiste em encontrar produtos que um determinado público esteja precisando e oferecer para ele.

Apesar de parecer simples descrito dessa maneira, é preciso ter alguns conhecimentos específicos para promover e vender produtos digitais.

A boa notícia sobre essa forma de trabalho em casa é que nesse modelo você é mesmo dono do negócio e tem flexibilidade para trabalhar a hora e como desejar.   

Porém, para ter resultados consistentes é preciso seguir e aplicar as estratégias, ou seu negócio não irá decolar.

Apesar de ter uma estrutura e mecanismo simples, o trabalho em home office como funciona para milhares de afiliados, lida com públicos que podem ser muito exigentes.

Por isso é importante fazer um curso de marketing digital completo antes de se aventurar nesse tipo de negócio.

Qual a principal diferença entre ter um negócio e querer apenas uma renda extra

Muitas pessoas entram no mercado de afiliados apenas buscando uma maneira de conseguir ter uma renda extra.

Porém, quando percebem que o negócio pode se expandir e virar algo mais consistente, acabam optando por estudar e se profissionalizar.

Isso porque é muito mais prazeroso e interessante ter uma renda ótima em longo prazo do que estar sempre à espera da “próxima sacada”.

É por isso que lá em cima eu perguntei qual é sua necessidade agora: Renda extra, ou um trabalho mais consistente?

Porque de acordo com sua necessidade, a opção de empreendedor digital pode ser mais interessante, mesmo que demore um pouco mais para ficar recorrente.

Quando se deseja obter apenas uma renda extra é possível trabalhar nas horas vagas, ou nos intervalos do trabalho convencional.

É importante entender que o potencial do trabalho pela internet é muito grande, basta estar pronto para explorá-lo de maneira profissional.

Trabalho em home office como funciona – 10 sites para encontrar vagas de trabalho em casa

Se você quer trabalhar em casa e precisa ter uma segurança sobre ganhos financeiros, então recomendo assistir ao vídeo abaixo.

Nele, eu mostro 10 sites que ajudarão a encontrar vagas para trabalhar em casa, ou indo na empresa.

Desses 10 sites que descrevi aí no vídeo quero fazer algumas considerações sobre alguns mais específicos:

Workana

É uma plataforma para prestadores de serviços.

Se você tem um negócio onde é prestador de serviços, essa é a plataforma mais indicada e conhecida para oferecer o seu trabalho.

Faça seu cadastro e comece a fazer uma busca por pessoas que precisam contratar o que você faz.

Fique de olho quando alguém lança algum novo projeto.

Muitos profissionais que procuram serviços específicos fazem buscas no Workana.

Faça uma pesquisa de valores e prazos para não ficar muito fora do mercado e comece a fazer sua divulgação para os possíveis clientes.

Catho

É um conhecido site de vagas, que também possui vagas para trabalhar em home office.

Coloquei ela na lista porque o plano gratuito é de 30 dias, onde você pode cadastrar seu currículo e aproveitar os recursos da plataforma.

Se você está buscando recolocação profissional, esse é o melhor site, pois até simulado de entrevista eles oferecem.

Linkedin

Além de ser um ótimo local para procurar recolocação profissional, também é uma rede social voltada para profissionais.

Crie um perfil profissional que será o seu currículo dentro da plataforma.

Quando alguma empresa fizer busca, se o seu cadastro possuir as palavras chave procuradas seu perfil aparecerá para esses recrutadores.

O mais interessante é que essa rede social permite que você coloque artigos lá dentro, o que pode ser bem vantajoso para prestadores de serviços.

Usando estratégias de marketing de conteúdo, você pode chamar atenção dos profissionais para seu perfil.

É uma rede social muito utilizada por infoprodutores e afiliados, tanto para promover cursos, como para entregar conteúdo para o público.

Para quem trabalha como afiliado dentro dos nichos de ganhar dinheiro online, empreendedorismo e todos que tenham ligação com profissionais, ter perfil no Linkedin é obrigatório.

Divulgar artigos de blog ali dentro é bastante efetivo, pois quando as pessoas se interessam pelo assunto o engajamento é instantâneo.

Faça uma pesquisa sobre seu nicho de mercado e comece a incluir a produção de conteúdo para essa rede social em seu cronograma de trabalho.

Trabalho em home office, como funciona a remuneração?

A primeira coisa que queremos saber quando trabalhamos em casa é quanto conseguiremos ganhar todos os meses.

Se você reparou nos 4 tipos de trabalho em casa que eu destaquei já percebeu que, fora o trabalho para empresa, as outras opções não oferecem uma renda fixa mensal.

É por isso que eu falei lá no começo do artigo que é preciso definir o que você deseja, se uma renda extra ou um negócio em longo prazo.

No primeiro você poderá ter uma estrutura bem básica e trabalhar apenas algumas horas por dia.

No segundo será necessário ter uma estrutura mais profissional e a dedicação precisará ser maior.

remuneração de trabalho em home office

Criar seu próprio negócio na internet exigirá bastante de você nos primeiros tempos, e conforme a coisa vai se consolidando os ganhos também aumentarão (não há limite).

No caso de trabalhar como funcionário de uma empresa em regime home office, você terá um salário fixo, e o aumento desse ganho não dependerá apenas do seu trabalho.

É a mesma coisa que funcionários físicos enfrentam, uma jornada longa de trabalho, remuneração fixa, mas sem chances de aumento gradual.

Dentro de todos os modelos de trabalho em home office como funciona para cada pessoa, é preciso encontrar sua maneira de trabalhar.

Prestadores de serviços podem ter mais disposição/inspiração para trabalhar à noite, mas precisarão estar atentos aos clientes durante o dia.

É preciso ter bastante discernimento para não trabalhar demais, pois a inexistência de horário fixo é uma faca de dois gumes.

Muitos conseguem se adaptar a um horário mais livre, enquanto outros precisam da pressão de horários para produzirem corretamente.

De acordo com seu perfil, é importante encontrar o meio termo para nem trabalhar demais, nem procrastinar e perder o dia sem produzir nada

Trabalho em home office como funciona – Considerações Finais

Desejo que esse artigo tenha elucidado um pouco mais sobre o trabalho em casa.

Achei interessante fazer uma pesquisa dos sites para busca de vagas, pois muitas pessoas ainda não desejam ter um negócio online, querem apenas um trabalho em tempo integral.

Por isso recomendo que antes de começar uma busca defina exatamente o que deseja, assim ficará mais fácil encontrar.

Às vezes a opção já está dentro de nós, com as coisas que sabemos fazer, mas não conseguimos enxergar como fonte de renda.

Seja qual for sua opção, é importante entender que tudo pode ser adequado conforme o tempo passa!

Desejo sucesso na sua empreitada e não deixe de deixar sua opinião sobre o texto, nos comentários.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!