Os negócios digitais são aqueles que comercializam produtos e/ou serviços utilizando a internet como forma de comunicação com o cliente final.
Com o avanço da tecnologia e a criação de várias ferramentas de segurança para a realização de pagamentos online, as pessoas estão adquirindo um novo comportamento e já não tem mais tanto medo de comprar pela internet.
Antes, esse era um dos principais empecilhos para vender online, porém como o isolamento social mostrou, quem não utilizar a internet para fazer negócios, estará deixando de realizar muitas transações lucrativas.
Hoje, as pessoas esperam praticidade e rapidez, por isso os negócios na internet têm maior chance de lucratividade do que um negócio físico, que fica preso a um público local.
Índice
Principais benefícios de criar negócios digitais
Se, do lado do cliente final poder comprar produtos e serviços pela internet é prático, para quem cria um negócio digital também existem muitas vantagens. Veja só:
1 – Baixo investimento
Com as dezenas de ferramentas gratuitas que existem na internet é possível até mesmo criar uma loja virtual, sem precisar investir em desenvolvedores e programadores.
Basicamente o custo de um negócio digital é o valor anual de um domínio próprio, que é uma coisa básica, e o valor mensal de um plano de hospedagem para esse domínio.
A partir disso você pode criar uma variedade de negócios digitais.
2 – Poder trabalhar de qualquer lugar
Imagine que você não vai mais precisar esperar tirar férias para poder viajar, pois poderá administrar seu negócio de qualquer lugar que possua conexão com a internet.
Com um notebook, ou até mesmo o celular, você conseguirá atender seus clientes, enquanto está na praia, no campo, ou até mesmo em outro país.
3 – Liberdade de horário
CLARO que você precisará ter uma rotina de trabalho, mas o horário será muito mais flexível do que se tivesse um negócio físico, onde precisaria ficar o tempo todo esperando clientes aparecerem.
4 – Maior lucratividade
Como o custo de criação e administração é infinitamente menor que de um negócio físico, os lucros são maiores, com isso terá possibilidade de liberdade financeira mais cedo que em outros formatos de negócios.
Viu? Criar um negócio online é muito mais fácil e barato do que criar um negócio físico.
4 tipos de negócios digitais que você poderá começar hoje mesmo
Depois de saber que criar um negócio online é bem descomplicado, veja abaixo 4 tipos de empreendimentos que você pode criar na internet.
1 – Prestação de serviços
É a forma básica de trabalhar pela internet, pois com o incremento do empreendedorismo, muitas frentes de trabalho foram abertas.
Existe demanda para vários tipos de prestação de serviços como:
- Edição e locução de vídeos
- Redação freelancer (produção de conteúdo)
- Analista de mídia sociais
- Gestão de tráfego
- Otimização SEO
- Criação de blogs para o Adsense
- Design para web
- Administração de lojas virtuais
Esses são apenas algumas opções que existem, pois algumas empresas estão começando a deixar as tarefas digitais mais específicas, como gestão apenas do Instagram, ou SEO apenas para Youtube, e com isso as possibilidades aumentam muito.
Existem muitas plataformas de freelancers onde você pode se cadastrar para oferecer seus serviços, como Workana, 99freelas, Fiverr, etc.
Para conseguir clientes é importante ter um portfolio (para quem é design, ou redator) para que os clientes vejam o trabalho publicado.
Ter um perfil profissional nas principais redes sociais também ajuda bastante atrair a atenção do público e ter sempre muitos trabalhos.
2 – Loja virtual
Dos negócios digitais, esse talvez seja o mais antigo, e agora com toda segurança que existe nas plataformas de pagamento, essa opção se tornou ainda mais interessante.
Você pode ter uma loja virtual para revender produtos de outras pessoas, sendo assim um distribuidor.
Também pode criar produtos para vender online, muitas pessoas que trabalham com artesanato fazem negócios exclusivamente pela internet.
Outra opção é trabalhar no sistema de dropshipping, que é quando você tem apenas o espaço de divulgação, mas quem faz toda parte de logística de entrega é a pessoa que produz o produto.
Dessa forma seu trabalho é apenas promover os produtos, e muitas pessoas que trabalham assim usam os grandes marketplaces como Shopee e Mercado Livre para fazer essa divulgação.
Seja sempre honesto quanto ao prazo de entrega, porque na maioria das vezes o fornecedor está lá na China, e é ele quem fará o envio para o cliente final.
3 – Mercado de afiliados
Nunca vou cansar de falar dessa opção de negócio online, pois ela é mesmo muito lucrativa.
Afiliado é uma pessoa que promove produtos de outras pessoas, e sempre que faz uma venda recebe uma comissão que é previamente estipulada pelo criador do produto.
Existem muitos modelos para trabalhar como afiliado, desde fazer a inscrição nas plataformas e promover em uma estrutura própria, como o modelo de parceria de loja virtual, criado pelo Magazine Luíza.
Considero esse um dos melhores modelos de negócio, porque você não precisa ter um produto, e ainda pode promover vários produtos simultaneamente, se utilizar a estratégia correta.
Inscreva-se Gratuitamente no Curso Negócio Online de Sucesso
4 – Infoprodutor
Um infoprodutor é a pessoa que cria produtos digitais que podem ser entregues através da internet.
Assim, e-books, podcasts, cursos em vídeo, plugins, temas para blog, mentorias, são bons exemplos de infoprodutos.
A melhor maneira de criar um bom infoproduto é usar o conhecimento que já tem em um determinado assunto.
No vídeo abaixo eu explico como criar o seu produto digital e 100% gratuito.
Muitas vezes sabemos coisas que outras pessoas pagariam para aprender, e assim, criando um infoproduto, ensinamos essas pessoas e criamos um negócio digital de sucesso.
Para achar assuntos que possuam público pagante basta pesquisar na própria internet pelos assuntos que você conhece bem e ver se existe um “mercado” envolvido em torno do assunto, como anúncios, blogs, outros produtos.
A partir do material que encontrar veja quais são as possibilidades de fazer algo ainda melhor, para ter a chance de se destacar, ou ainda criar algum produto que complemente algo que já existe.
Para vender seu produto digital conte sempre com as plataformas de afiliados, que proporcionam o local para hospedar seu produto, disponibilizam a praça de pagamento e dão a possibilidade de conseguir afiliados para promover e vender a sua criação.
Sem dúvida, trabalhar pela internet atualmente é a melhor opção para ser dono do próprio negócio.
Desejo que esse artigo sobre negócios digitais tenha tirado suas dúvidas quanto ao assunto e que se anime para começar um empreendimento online agora mesmo!
Deixe um comentário