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5 métricas de marketing que devem ser acompanhadas em sua empresa

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Mafalda Melo

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A área de marketing tem grandes desafios, pois trabalhar com engajamento e comunicação nem sempre é fácil de medir a eficácia das ações. Por isso, conheça aqui algumas métricas de marketing digital para você começar a mensurar na sua empresa. Afinal de contas, dados é o novo petróleo do mundo.

Antes de mais nada, você sabe o que são métricas de marketing?

Passamos por várias etapas antes de colocar uma ação no ar. Iniciamos com as pesquisas de campo, criamos o briefing, validamos com os principais stakeholders e garantimos que o público certo será impactado.

Quando finalmente colocamos a ação para acontecer, precisamos saber se ela surtiu o efeito esperado e se ele foi positivo.

Sendo assim, basicamente as métricas de marketing são valores que vamos usar para medir e acompanhar o desempenho e engajamento das ações feitas, seja ela uma campanha, um evento ou qualquer outra estratégia criada para atrair mais pessoas para o seu produto ou marca.

Pensando nisso, separei algumas das métricas mais importantes que todo profissional de marketing precisa conhecer. Vamos lá!

1.   Saúde de marca

logo desafios e sucesso

Este indicador mostra qual a saúde da marca perante a percepção de clientes e demais pessoas. Normalmente, ela pode ser mensurada com o monitoramento feito em redes sociais. A cada interação, você pode tagear como uma interação positiva, neutra ou negativa. Para descobrir como está a saúde da sua marca, faça a soma de tudo o que é positivo e neutro e terá um percentual.

Com essa métrica de marketing digital, é possível mensurar se as ações criadas pensando em gerar vínculos positivos com a sua marca está sendo eficaz, além de trazer uma percepção para times internos do nível de satisfação que os clientes estão com relação aos produtos e serviços ofertados. Também é um bom indicador no caso de crise de imagem, evitando que haja exposições que impactem a empresa de maneira negativa.

2.   Taxa de conversão

O objetivo mais significativo para a empresa e que normalmente está na expectativa de resultado de todas as ações que são feitas na área de marketing é quantos clientes novos essa campanha gerou para a companhia.

E para fazer essa medição, a sugestão é que você utilize uma ferramenta de CRM. Além de captar leads, ela também tem inúmeros benefícios, como por exemplo: campanhas direcionadas com impacto direto em públicos específicos, jornada do cliente do início ao fim do processo de conversão e consolidação de informações que podem te ajudar a criar um funil ainda mais assertivo de vendas.

3.   Custo por aquisição de clientes (CAC)

Você já parou para pensar qual o custo de se conquistar um novo cliente? Quando falamos sobre métricas de marketing, devemos considerar que é importante não só mensurar o resultado final, mas também, o meio do caminho.

O quanto de energia, tempo e dedicação estamos colocando para a entrada de um novo cliente na base? Para medir este indicador, some todos os investimentos feitos (criação de material, valor por hora dos profissionais dedicados, valor de anúncios que fizemos, custo de fornecedores e etc) versus o rendimento que aquele cliente em específico traz para sua empresa.

Este indicador vai facilitar na tomada de decisão com relação a priorização e modelos de ações que podem trazer tanto ganho quanto outras ações que dependem de um investimento mais elaborado e que normalmente, trazem um custo maior.

Por exemplo, é possível impactar um número significativo de pessoas apenas gerando um ebook com um conteúdo relevante para o seu público. Talvez, entre um evento e um ebook, o resultado de impacto seja o mesmo. A diferença é o valor de investimento.

4.   Taxa de cliques

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Neste caso, falando mais sobre métricas de marketing digital, estou considerando de maneira generalizada a quantidade de cliques do seu público, não só em anúncios, mas também de e-mails, preenchimentos de formulários, acesso ao site, play em vídeos ou qualquer outra campanha que dependa de um clique do cliente para ser considerada um sucesso.

O importante aqui é saber se o cliente realmente recebeu a informação e que ela não foi em vão. Caso a taxa de cliques esteja abaixo do esperado, podemos estudar os motivos para aprimorar para a próxima campanha fazendo perguntas como “a comunicação estava clara?” ou “enviamos o conteúdo para o público certo?”.

5.   Ticket médio

Está métrica de marketing nos ajuda a calcular o valor médio de cada cliente da nossa base, deixando claro quais são os produtos e serviços mais rentáveis para a empresa e entendendo onde estrategicamente vale a pena investir. Para chegar neste cálculo, é preciso fazer a média do faturamento bruto de um período especifico versus a quantidade de clientes que gerou este mesmo faturamento pelo mesmo período de tempo.

Acompanhando essas métricas, é possível saber se a sua área de marketing está no caminho certo. E mais do que isso, te ajuda a definir onde você deve colocar os seus esforços.

Por isso, considere ter uma visão mensal ou por campanha para que os times possam errar e aprender rápido, fazendo dos erros lições aprendidas e ganhando musculatura no mercado quando se trata de conversão.

Se você conhece mais alguma métrica de marketing relevante, deixe nos comentários. E se este artigo ajudou, compartilhe com a sua rede.

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