Estamos vivendo em um mundo completamente transformado pelos processos tecnológicos, que alterou significativamente o comportamento, as formas de interação, a maneira de consumir e comercializar, e principalmente como nos comunicamos uns com os outros.
E isso inclui a evolução dos meios de pagamento – retribuição por serviços prestados ou produtos ofertados, que é tão antiga como a própria sociedade – e que, com o passar dos anos, o domínio dos meios digitais e a busca incessante por facilidade, simplicidade e conveniência nas transações, ampliou nossas possibilidades.
Um salto que nos levou do primitivo escambo, ou uso de Búzios como moedas, para a utilização de dispositivos como smartphones e meios digitais para realizar todo tipo de pagamento e até o surgimento de criptomoedas.
A questão é que, quando se trata de movimentação de dinheiro, a maior preocupação das pessoas está na segurança e na confiabilidade dos meios usados para realizá-lo e o uso de plataformas digitais de pagamento está cada vez mais comum, o que amplia cada vez mais a confiança tanto dos consumidores quanto das empresas.
Neste contexto, hoje falaremos do Paypal, plataforma de pagamentos conhecida em todo o mundo e aceita em diversos sites dentro e fora do Brasil.
Neste artigo você vai aprender um pouco mais sobre ela, saber como funciona, para que serve e de que maneira você pode aproveitar seus recursos e funcionalidades.
Quer saber como ganhar dinheiro no Paypal? Continue conosco!
Índice
O que é Paypal?
O Paypal é um sistema pioneiro de pagamentos online que surgiu em 1998, nos Estados Unidos.
Ela é uma das maiores empresas neste ramo, e seu crescimento se ampliou significativamente em 2002 após sua compra pela eBay, o que a tornou uma referência quando o assunto é pagamento online.
O Paypal funciona como uma espécie de carteira digital, que armazena e faz o gerenciamento dos dados pessoais e bancários dos usuários cadastrados na plataforma, que podem fazer pagamento por crédito ou débito digital, onde informam apenas o e-mail e a senha da plataforma Paypal.
É interessante porque informações sobre os dados bancários e o número do cartão de crédito não serão expostos aos vendedores quando uma compra é realizada. Todo o processo é muito prático, podendo ser efetuado com poucos cliques.
A popularidade e adesão ao Paypal se deu, principalmente, pelo fato de poder ser utilizado nos mais variados dispositivos, celulares, computadores, tablets em qualquer lugar e a qualquer hora. E também devido à segurança que proporciona, pois a plataforma não permite que seus dados sejam compartilhados e se mantenham sob sigilo.
Além disso, o Paypal trabalha com uma política que garante a devolução do dinheiro em caso de pagamentos indevidos ou de não recebimento do produto comprado.
Como funciona o Paypal?
Antes de mais nada, para utilizar o sistema de pagamento Paypal, você precisa realizar o cadastro e criar uma conta na plataforma ou através do aplicativo. No momento que você clica em ‘criar conta’ – no canto superior da tela – você contará com duas opções:
- Escolher se ela é para você;
- Ou para o seu negócio.
As informações pedidas mudam dependendo do que for selecionado.
Para a primeira opção, será necessário incluir dados como o CPF, número de telefone, endereço de email, local de origem e dados da conta e cartão.
Já na segunda, dados adicionais como tipo de pagamentos que deseja aceitar, perfil de seus clientes e volume estimado das vendas serão pedidos. Depois que todos os campos forem validados, basta cadastrar os cartões de crédito ou débito e uma conta para recebimento do valor das vendas.
Como dissemos, o Paypal funciona como uma carteira digital e somente os próprios usuários terão acesso a suas contas e dados. O serviço é oferecido de forma gratuita para sites brasileiros. E funcionam por meio de pagamento por crédito, débito online, cobranças por email e aplicativo.
Para que serve o Paypal?
O Paypal promove uma série de funcionalidades e benefícios aos usuários, como comprar usando o cartão de crédito, realizar pagamentos diretos nas contas bancárias e em lojas físicas com o uso do aplicativo Paypal Mobile, realizar compras internacionais e ainda proporcionar descontos quando se trata de lojas parceiras.
Veja os principais serviços oferecidos pelo Paypal.
Transferências
É possível enviar pagamentos para qualquer usuário da plataforma Paypal – sistema muito parecido com o usado pelo Pix. Para isso, é só informar o nome, o email ou o número do celular do destinatário para enviar o valor desejado.
Compras e vendas internacionais
O Paypal está disponível para mais de 200 países, o que facilita a compra ou venda para qualquer lugar do mundo – incluindo a conversão de moedas, facilitando a visualização do valor a ser pago ou recebido.
Apesar da plataforma não cobrar nenhuma taxa para transações internacionais (para compradores), você precisa ficar atento à cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) cobrados pelos bancos.
Já para vendedores há cobrança de tarifas, sobre a qual explicaremos mais adiante.
Transações com crédito ou débito
Nas transações realizadas na plataforma é possível usar tanto o crédito quanto o débito.
No cartão de crédito, o Paypal possibilita pagamento em 6 bandeiras diferentes, nacionais e internacionais
- Visa;
- Mastercard;
- American Express;
- Hiper;
- Elo;
- Hipercard.
Para quem é correntista dos bancos Itaú, Santander, HSBC e Citibank é possível o pagamento via débito online, opção que permite que o valor de uma compra seja debitado automaticamente da conta do usuário.
Cobranças via e-mail
Esta é uma opção recomendada para vendedores que fecham negócios por redes sociais, blogs, e outros meios.
Ao solicitar um pagamento informando o email do comprador, uma fatura é gerada e enviada ao cliente.
Uso de dispositivos móveis e aplicativos
Os pagamentos também podem ser feitos usando o aplicativo do Paypal, de forma simples e rápida, apenas informando o email do vendedor.
O aplicativo também pode ser usado para pagamentos em lojas físicas que estejam cadastradas nesta modalidade. Facilitando a transação e sem a necessidade de enfrentar filas o comprador faz um check-in na loja, pelo App, e envia o pagamento ao estabelecimento.
Qual a taxa que o Paypal cobra para recebimento?
Para quem realiza uma compra com o Paypal não há cobranças de taxas, ele é inteiramente gratuito.
Para quem realiza vendas – nacionais ou internacionais – faz qualquer tipo de transação comercial, recebe doações ou pagamentos, algumas tarifas são cobradas. Veja:
- Transações comerciais nacionais:
4,79% sobre o valor da venda + R$ 0,60 (taxa fixa) com acréscimo de 1,92% por parcela em compras à prazo.
- Para recebimentos internacionais:
6,40% sobre o valor da venda + tarifa fixa de acordo com a moeda.
Aqui você pode conferir mais detalhadamente todas as tarifas cobradas pelo Paypal.
Como ganhar dinheiro no Paypal?
Agora que você entendeu um pouco mais sobre o Paypal, chegou a hora de aproveitar todos os benefícios que este sistema oferece.
Para quem trabalha de forma autônoma, presta serviços como freelancer ou pretende começar na área, a plataforma Paypal é uma ótima opção para receber seu pagamento de forma rápida, segura e com alcance mundial.
O prestador pode contar com faturas profissionais e personalizadas, aplicativos para empresas que trazem funções de rastreamento, controle, lembretes e status de pagamento e muito mais.
Após o pagamento do cliente, o saldo na conta pode ser resgatado em 24h.
E se você está considerando realizar serviços como freelancer, ganhar uma renda extra ou conquistar liberdade financeira, mas ainda não sabe por onde começar, fizemos uma pequena seleção com 4 oportunidades de negócio para você ganhar dinheiro sem precisar sair de casa.
Vamos conferir?
1. Ganhar dinheiro com programa de Afiliados
O Programa de afiliados é uma estratégia de Marketing digital e consiste em um sistema que liga criadores e produtores (de produtos, infoprodutos e serviços) e afiliados (vendedores) e funciona assim:
Alguém com facilidade em vendas (o afiliado) ajuda a divulgar produtos e serviços de empresas ou pessoas por meio das redes sociais, blogs, sites, grupos de conversa, por e-mail, vídeos no Youtube, etc. e sempre que um negócio é fechado e o afiliado realiza uma venda ele recebe uma comissão.
Sabe as revendedoras de cosméticos? Avon, Natura, etc., e que ofereciam os produtos através de revistas e catálogos, e a cada venda uma porcentagem do valor ficava com elas?
O programa de afiliados é muito parecido. Com a diferença que os protagonistas da cena são infoprodutos (e-books, cursos, treinamentos online, etc.) e o uso de ferramentas digitais, como plataformas especializadas na web.
Para trabalhar como afiliado, não são necessários pré-requisitos, qualquer pessoa com habilidade em vendas e com facilidade em criar conexões pode começar, basta se cadastrar em alguma plataforma de afiliação.
Na internet é possível encontrar uma variedade delas como a Hotmart, a Amazon, Monetizze, Eduzz e tantas outras, que te oferecerão o suporte necessário para você entender como funciona todo processo e já começar a ganhar dinheiro.
2. Ganhar dinheiro com pesquisas
Participar de pesquisas é um jeito fácil, rápido e bem simples de ganhar dinheiro, e você pode fazer isso de qualquer lugar e em qualquer dispositivo eletrônico.
Muitas empresas realizam pesquisas e questionários para que elas possam ter uma visão personalizada e promover melhorias em seus produtos com o objetivo de atender seu público-alvo da melhor forma.
Os participantes podem receber pelos serviços em dinheiro, com produtos ou benefícios em lojas parceiras.
Veja algumas dessas plataformas, analise-as e escolha aquela que melhor se encaixa no seu perfil.
- PiniOn: Plataforma brasileira, onde você ganha dinheiro respondendo pesquisas e dando sua opinião sobre as marcas;
- Taluna: Nesta plataforma, você dá sua opinião sobre marcas e vai acumulando pontos que são revestidos em dinheiro;
- Money App: Neste aplicativo, o usuário ganha dinheiro respondendo perguntas, testando jogos ou assistindo vídeos, as tarefas são simples e rápidas e todos os dias acontecem atualizações;
- Myiyo: É uma empresa alemã, mas qualquer pessoa, em qualquer lugar no mundo pode se inscrever, funciona de forma parecida à Taluna;
- Marketagent: Plataforma austríaca, mas que aceitam brasileiros, nela é possível acumular pontos que são revestidos em dinheiro.
3. Ganhar dinheiro como freelancer
Como um freelancer, as opções no mercado são muitas, você pode usar habilidades e conhecimentos que já possui e começar a prestar serviços ou aprender algum para iniciar uma nova carreira.
Você pode realizar serviços e atividades como:
- Redator, revisor ou tradutor freelancer;
- Artista, ilustrador, design;
- Criar e vender trabalhos de artesanato;
- Editor de vídeos;
- Prestar consultorias;
- Assistente virtual;
- Entre outros.
Você pode criar uma lojinha online, vender por redes sociais ou oferecer seus serviços em plataformas especializadas, como 99freelas, Workana, Freelancer, Vinteconto, Getninjas, Upwork e Fiverr (plataformas estrangeiras).
Estas plataformas reúnem em um só lugar empregadores e freelancers e você poderá se candidatar e executar projetos que fazem parte da sua área de atuação.
4. Ganhar dinheiro jogando jogos
Se você é adepto e adora jogos online, já pensou na possibilidade de ganhar uma renda extra enquanto se diverte ou passa seu tempo jogando?
Ganhar dinheiro enquanto joga jogos online é uma possibilidade tentadora. É verdade que estes jogos não pagam muito, mas ganhar algum dinheiro ainda é melhor do que ganhar nenhum, certo?
Na maioria dos jogos, as principais formas de ganho são as moedas digitais do próprio jogo, mas alguns oferecem dinheiro de verdade e depois de acumular certa quantia você pode transferir o dinheiro para sua conta via Paypal.
Conheças alguns desses jogos:
- Cash Pirate: Ao jogar, o usuário é incentivado a realizar ações como baixar aplicativos, assistir videos, realizar tarefas, convidar amigos, indicado o aplicativo por meio do programa de afiliados etc. quando você acumula moedas suficientes (Pirate Coins), você pode resgatar os valores;
- Make Money: para ganhar dinheiro, você realiza ações como testar outros aplicativos e jogos e dar sua opnião sobre produtos e serviços;
- Feature Points: Além de jogar, você realiza pesquisas e realiza testes de outros Apps, os pontos acumulados podem ser convertidos em vale presente ou ser sacados em dinheiro;
- LuckyCash: Este jogo usa raspadinhas para premiar gratuitamente os jogadores, nele, você vai depender da sorte.
Dentre todas as formas de pagamento disponíveis no Brasil, o Paypal é uma das mais completas, além de contar com uma ótima reputação mundo afora.
Com taxas acessíveis, e que não pesam no bolso do empreendedor, além de muitas facilidades, o Paypal é uma dos melhores recursos para ser usado por freelancers, autônomos e todas as pessoas que desejam realizar transações e evitar dores de cabeça.
Deixe um comentário