Se você quer saber como ganhar dinheiro com o Canva, tire alguns minutos para ler esse artigo completo e ficar por dentro do assunto.
Quem trabalha na internet sabe que para se comunicar corretamente com qualquer tipo de público é preciso criar conteúdo com imagens.
A mente humana consegue entender melhor informações que são apresentadas graficamente, pois ficam gravadas por mais tempo na memória.
Um grande desafio para quem trabalha online é justamente a criação de designs que sejam de qualidade e que impactem o público dos diversos nichos de mercado.
Por exemplo, se você tem uma loja de calçados, sabe que para vender é necessário mostrar fotos nítidas e ambientadas dos seus produtos.
E assim para qualquer tipo de produto, pois as pessoas que compram online precisam saber exatamente o que estão comprando.
Por causa dessa dificuldade para criar imagens, que fiquem com aparência profissional, é que surgiu o Canva.
Se você está chegando nesse mundo agora, precisa saber que se trata de uma plataforma online que permite criar qualquer tipo de design para qualquer tipo de projeto.
Logos, imagens para redes sociais, banners para blogs, kits multimídia, cartões de visita, convites, diplomas, certificados, vídeos, tudo isso pode ser criado gratuitamente utilizando o Canva.
Desde sua criação, milhões de pessoas já utilizam a plataforma no mundo todo, e devido sua facilidade, muita gente está começando a fazer dinheiro a partir da plataforma.
Índice
Como ganhar dinheiro com o Canva – Direitos Autorais
Mas, a pergunta que fica é: “Eu posso vender os projetos que faço utilizando o Canva?”.
Existem duas respostas para essa pergunta: “Sim” e “Não”.
E agora você deve estar pensando: Como assim? Posso, ou não posso?
De acordo com as explicações da Dra. Ana Clara Ribeiro, especialista em propriedade intelectual, você NÃO PODE comercializar designs que foram criados com elementos oferecidos pelo Canva.
Mas, antes de você ficar triste, vamos entender essa explicação:
Veja, dentro do Canva existem milhares de fotos, vídeos, áudios, e uma variedade de outros elementos que são disponibilizados.
Esses materiais são de propriedade do Canva, e por isso estão sob as especificações de uso que a plataforma define.
Se você pretende usar o Canva para ganhar dinheiro, é importantíssimo ler todas as especificações que ele possui, para saber o que pode e o que não pode ser feito.
Via de regra, está passível de uma ação por direitos autorais qualquer projeto criado na plataforma “utilizando seus elementos”, e que seja comercializado.
Viu que eu coloquei utilizando seus elementos entre aspas?
Pois é! Se você usar suas próprias imagens e elementos, e utilizar o Canva apenas para fazer a montagem, pode comercializar sem problemas o fruto de seu trabalho.
O que não pode é vender designs que foram criados usando os elementos que o Canva dispõe, pois esses são de propriedade autoral da plataforma.
Como ganhar dinheiro com o Canva – 2 formas possíveis
Agora que você sabe a base dos direitos autorais das imagens criadas com o Canva, veja abaixo 2 maneiras principais para usar a plataforma e ganhar uma renda extra:
1 – Afiliado
O plano PRO do Canva possui a possibilidade de afiliação.
Para ser aprovado como parceiro e ganhar comissões, das pessoas que assinarem o plano PRO através de sua indicação, você precisa preencher alguns requisitos que são:
- Presença online marcante seja com blog, ou nas redes sociais
- Ser uma autoridade dentro do seu nicho de mercado
- Vontade de utilizar seus canais de mídia para divulgar a plataforma
- Gostar e ter interesse em fazer uma divulgação massiva do Canva PRO
Para ajudar na divulgação a plataforma possui uma área exclusiva para os parceiros contendo materiais, dicas e diretrizes que devem ser usados.
Se você atende os requisitos necessários, pode preencher o formulário e esperar para ver se é aceito como parceiro, e então começar a divulgar e ganhar comissões conforme as pessoas assinarem o plano PRO pela sua indicação.
2 – Prestando serviços
Como falei lá na primeira parte do texto, você pode utilizar o Canva para criar designs para outras pessoas, desde que não utilize os elementos que são disponibilizados pela plataforma.
Assim, os principais designs que pode criar e que são bem recebidos no mercado são:
Convites, cartões de visita, diplomas, certificados
O Canva possui muitos modelos para convites, diplomas, cartões de visita e afins para qualquer tipo de evento.
Se você apenas abrir a imagem inicial e usar seus próprios elementos, pode criar projetos personalizados a partir dos tamanhos ideais que a plataforma possui.
Perceba que deve utilizar os seus elementos para fazer a criação, mas pode se beneficiar da paleta de cores que é formada a partir da imagem, e do recurso arrasta e solta que facilita o trabalho.
Porém, você pode criar o SEU convite de casamento e usá-lo tranquilamente, mesmo que utilize os elementos do Canva, porque não estará comercializando o design final.
Infográficos
Uma forma muito diferente de como ganhar dinheiro com o Canva é criando infográficos, que são um recurso muito usado pelos profissionais de diversos nichos de mercado, como marketing e desenvolvimento pessoal.
De novo, se você utilizar apenas o tamanho oferecido pela plataforma, não tem problema comercializar suas criações, pode até utilizar os templates, apenas trocando os elementos do Canva pelos seus.
Vídeos
A partir de fotos e slides criados fora do Canva você pode montar vídeos utilizando a plataforma e comercializá-los.
Veja, você estará usando o Canva apenas para fazer a montagem, então não terá problemas com os direitos autorais.
Calendários e planners
O Canva possui vários modelos para calendários de mesa e planners, utilizando as bases dos layouts você pode criar projetos únicos e comercializar com segurança.
Aprenda como usar o Canva para Negócios
Como ganhar dinheiro com o Canva – Considerações Gerais
No vídeo abaixo eu apresento opções para você explorar como forma de ganhar dinheiro na internet com o Canva.
Como você viu é possível ganhar dinheiro utilizando o Canva para criar projetos de design e comercializar.
Porém, é preciso prestar atenção nas regras que estão dentro da plataforma, e não vender designs que utilizem os elementos que a plataforma disponibiliza, principalmente no plano gratuito.
Lembre-se: Se sua intenção é usar o Canva para trabalhar para outras pessoas, é importante conhecer profundamente as diretrizes, pois assim não terá problemas com direitos autorais, nem trará esses problemas para seus clientes.
O grande empecilho da plataforma é que projetos criados com seus elementos não podem ser comercializados.
Porém, criando projetos para uso exclusivo em seus negócios, e não para comercialização, pode se beneficiar com segurança dos recursos que o Canva disponibiliza para seus usuários.
Desejo que esse artigo com informações sobre como ganhar dinheiro com o Canva, tenha ajudado você entender mais a respeito dessa possibilidade de ganhar uma renda extra.
Deixe um comentário