Como ganhar dinheiro com o Instagram e ter um negócio na palma da mão

Quer saber como ganhar dinheiro com o Instagram e diversificar sua forma de negócio na internet?

Para quem trabalha no marketing digital existe a famosa máxima “não coloque todos os ovos na mesma cesta”, que significa que você não deve ter apenas uma fonte de renda.

Esse conceito é muito fácil de ser entendido, pois quando temos apenas um local de onde tirar dinheiro, se acontece alguma coisa, ficamos sem nada.

Ao passo que quando temos mais locais onde ganhar dinheiro, mesmo que um ou outro escasseie, sempre teremos rendimento dos outros.

É por isso que um negócio online não se baseia apenas em um blog, ou em um canal de youtube, é uma rede completa e funcional de várias páginas que dependem das redes sociais para receberem visitas.

Por que eu falo que dependem das redes sociais?

Porque se não tivermos perfis nas redes sociais para nossos projetos, não temos locais para divulgar nossa produção de conteúdo.

Sem ninguém que saiba que temos um blog, ou um canal no Youtube como fazer vendas?

E, agora é preciso dizer uma grande verdade: O afiliado PRECISA vender para ganhar comissões e ter sua renda, então em quanto mais lugares conseguir colocar seu conteúdo com seus links, melhor e mais efetivo.

Por isso é muito importante saber como ganhar dinheiro com o Instagram, pois essa é a rede social que mais cresceu nos últimos anos.

Além disso, imagine que maravilha ter um local engajado e que você pode carregar na palma da mão para onde quiser.

Muitas pessoas estão tendo resultados incríveis com o Instagram, na promoção de marcas e produtos.

E muitos afiliados já estão fazendo uma ótima renda extra apenas com as vendas que são geradas dentro do aplicativo.

Então, se você ainda não usa o Instagram na sua estratégia de negócios, está perdendo tempo, e não posso deixar que isso continue acontecendo.

Porque usar o Instagram em seus negócios

O aplicativo foi criado em 2010 com o único intuito de tirar e compartilhar fotos utilizando alguns filtros exclusivos.

Em apenas 30 dias, seus criadores levantaram mais de 20 milhões de dólares em investimentos através do app e 2 meses depois de seu lançamento o Instagram já possuía mais de um milhão de usuários.

Em 2012 o Facebook comprou o Instagram em um negócio de 1 bilhão de dólares.

Desde então o aplicativo/rede social só tem crescido e apresenta hoje números que são incríveis para algo que nasceu apenas para compartilhar imagens.

  • Mais de 1 bilhão de usuários conectados e ativos todos os meses.
  • 500 milhões de pessoas usam o aplicativo TODOS os dias.
  • Mais de 400 milhões usam o stories diariamente.
  • 80% dos perfis segue, ao menos uma empresa.

Esses números colocam o Instagram entre as mais importantes redes sociais mundiais, e está na frente do Linkedin e também do Twitter.

Porém, o que mais interessa é que os usuários do aplicativo possuem um engajamento muito grande com as postagens, tornando o Instagram um local ideal para cativar público e fazer vendas.

Além da parte relativa a afiliados, o aplicativo também é ótimo para interagir com o público e fortalecer a marca do seu negócio.

Enfim, depois do Facebook é importantíssimo ter um perfil profissional no Instagram, pois ele é uma fonte rica de leads e possíveis novos clientes.

Como ganhar dinheiro com o Instagram sendo afiliado de produtos

como ganhar dinheiro com o instagram

Focarei aqui neste artigo em como monetizar o Instagram promovendo produtos como afiliado, pois acredito que a grande maioria dos leitores desse blog trabalhem com esse tipo de negócio (assim como eu).

Afiliado Autoridade

Normalmente não costumo separar os tipos de afiliados, mas quando falamos de perfil em redes sociais existem algumas diferenças sutis entre afiliados autoridade e os que trabalham sem aparecer.

Quando você é um afiliado autoridade em seu nicho de mercado, precisa usar o Instagram de forma a promover sua imagem dentro do segmento que está trabalhando.

Assim, uma das formas de como ganhar dinheiro com o Instagram para quem aparece como dono do negócio é criar uma bio muito detalhada e sempre deixar o link que vai para sua página principal ali.

Quando eu falo página principal digo seu blog, ou o link da rede social onde você mais distribui conteúdo, ou ainda da sua página de vendas se você tiver um produto próprio.

Dentro do Instagram esse é o único local onde é possível deixar um link, então escolha com sabedoria para poder direcionar as pessoas que se interessarem pelo seu conteúdo/produto.

Sempre deixe hashtags com as palavras chave principais do seu negócio em suas postagens.

Isso facilitará seu público e as pessoas interessadas encontrarem você em uma busca simples dentro do aplicativo.

No mais, o procedimento é o de praxe, criação de conteúdo relevante, publicações constantes, persistência e estratégias para engajamento das pessoas que tenham interesse no que está oferecendo.

É importante lembrar que todo nicho de mercado possui 3 tipos de leads:

  • Frias: pessoas que tem um certo interesse no produto/assunto e consomem conteúdo ocasionalmente;
  • Mornas: Que já sabem bastante sobre o produto/assunto mas ainda não estão prontas para a compra;
  • Quentes: Que já conhecem profundamente o produto/assunto e estão prontas para comprar.

Basicamente, a produção de conteúdo com as quebras de objeções é para os dois primeiros casos.

Para o último caso, às vezes uma review simples de produto derruba todas as barreiras para efetivar a compra.

As palavras de ordem em como ganhar dinheiro com o Instagram sendo um afiliado autoridade é manter consistência de assunto e manter presença ativa dentro do aplicativo.

Crie uma boa identidade visual para seu perfil, permitindo que as pessoas identifiquem suas postagens apenas pelas cores, ou tipo de imagens.

Como ganhar dinheiro com o Instagram sendo um afiliado que não aparece

Como já falei algumas vezes aqui no blog, além de ser uma afiliada autoridade em meu nicho de mercado também tenho projetos onde não apareço, por comodidade e também por estratégia.

Como eu, sei que existem dezenas de afiliados que trabalham paralelamente em nichos diferentes, e por isso precisar usar táticas diferentes para promover os produtos.

Dentro do Instagram é possível criar várias contas, assim se você trabalha com nichos diferentes precisará criar uma conta para cada um deles.

Escrever uma bio detalhada em cada um e deixar o link principal (que pode ser a página de vendas) é fundamental para que as pessoas encontrem o produto através de suas postagens.  

A criação de conteúdo deve ser relevante para o público, pois assim vai criando empatia com as pessoas, isso é fundamental para fazer com que elas confiem no perfil e fiquem mais seguras para fazer uma compra.

A consistência de postagens deve ser a mesma de um perfil autoridade. Não deixe de responder aos comentários, quebre as objeções que possam surgir.

Se está começando a trabalhar como afiliado(a) agora é importante não ter mais que duas contas paralelas, para não se atrapalhar na hora de postar e também para manter o foco no que precisa ser feito.

Trabalhando corretamente com o Instagram é possível criar um bom perfil, com bastante seguidores prontos para comprar com sua indicação.

Quantos seguidores são necessários para fazer vendas?

Quem trabalha promovendo produtos sempre faz essa pergunta: Quantos cliques para sair uma venda?

No caso das redes sociais, a pergunta é: Quantos seguidores precisamos ter para fazer vendas dentro do Instagram?

Não existe uma regra de números. Isso depende de cada nicho de mercado, das dores do público e do produto que está sendo oferecido.

Se o produto em questão resolver uma dor muito grande, provavelmente com uma quantia pequena de seguidores já consiga vender.

Outro ponto importante é a rapidez com que o produto resolve o problema do público.

É por isso que muitos produtos trazem “prazos de solução” em suas headlines e chamadas de anúncios, para as pessoas saberem em quanto tempo terão seus problemas resolvidos.

Quando falamos de cursos no geral, como de marketing digital, idiomas, ou que ensina fazer produtos para revender, apesar da dor do público ser grande, o tempo que levará para ter resultados poderá ser uma objeção a quebrar.

Se analisarmos, um curso de marketing digital completo tem mais de 200 aulas (como o Fórmula Negócio Online), só para assistir e aplicar tudo levaria mais de 90 dias (assistindo e aplicando todos os dias).

Ao ponto que um produto para emagrecimento pode fazer a pessoa perder peso em tempo bem menor (dependendo do produto).

Então, o número de seguidores necessários para ter como ganhar dinheiro com o Instagram está diretamente ligado a dor do público e à qualidade e eficiência do produto oferecido.

Dentro de qualquer nicho de mercado sempre recomendo a automação do Instagram para aumentar mais rapidamente o número de seguidores.

Eu faço isso em meu perfil utilizando a plataforma Gerenciagram, e já até fiz um artigo completo sobre ela.

Será que o Gerenciagram Funciona? Minha opinião sincera!

Recomendo que leia para entender os benefícios incríveis que ter alguém para curtir e seguir perfis durante 24 horas pode trazer para seu negócio.

Outras maneiras práticas de como ganhar dinheiro com o Instagram

Além do mercado de afiliados, existem outras maneiras de trabalhar e fazer vendas dentro do Instagram.

Patrocínio de produtos

Os grandes influenciadores digitais usam o Instagram e ganham dinheiro promovendo produtos de empresas que pagam para ter esse tipo de mídia.

Como funciona:

Uma forma eficiente de como ganhar dinheiro com o Instagram é ter um perfil com milhares de seguidores, pois somente assim valeria a pena para as empresas investirem nessa divulgação.

Nas postagens do perfil uma propaganda sutil, ou aberta mesmo, de determinados produtos, e com isso o influenciador recebe um valor por ser o(a) garoto(a) propaganda daquela marca.

Muitas blogueiras famosas fazem propaganda de produtos de beleza como maquiagens, shampoos, cremes de rejuvenescimento, trazendo milhares de novos compradores para essas empresas.

Se seu perfil no Instagram bomba e você é uma espécie de influenciador digital, essa pode ser uma boa maneira de como ganhar dinheiro com o Instagram e ter uma renda recorrente.

Fazer parcerias

Você sabe muito de estratégias de marketing, mas não entende nada de produção de conteúdo (ou vice-versa)?

Conhece outros empreendedores que têm produtos complementares ao seu e acredita que trabalharem juntos traria um aumento de vendas para os dois lados?

Faça uma pesquisa por parcerias seja de empresas, ou de empreendedores.

Às vezes fica mais fácil lidar com perfis nas redes sociais, estratégias de marketing e produção de conteúdo, fazendo o trabalho em equipe.

Esse tipo de “sociedade” pode agregar bastante para os dois perfis, fazendo ambos negócios crescerem em lucratividade e exposição dentro do aplicativo.

Fortalecimento de marca

Sem dúvida, todo negócio seja físico ou digital precisa ter um perfil dentro do Instagram.

Se você já tem uma marca seja da fabricação ou revenda de produtos, é importante fazer postagens na rede para atrair mais pessoas interessadas.

Às vezes só de criar conteúdo que entretêm as pessoas, já deixa uma lembrança na mente delas, criando um gatilho poderoso de reciprocidade.

Por exemplo: Se você tem um negócio de doces para revender, pode postar algumas receitas gratuitas de vez em quando.

Quando as pessoas precisarem comprar o produto que você faz, lembrarão primeiro de você para fazer uma cotação, ou até mesmo uma compra.

Isso porque essas pessoas viram suas postagens com ajuda gratuita, e na hora de comprarem desejarão retribuir o favor fazendo isso em sua loja.

Como o aplicativo é baseado em imagens e elas são poderosas na mente humana, ter um perfil do seu negócio, ou prestação de serviços, dentro do Instagram é uma ótima maneira de como ganhar dinheiro com o Instagram mais rapidamente.

Tenho certeza que depois de ler esse artigo você não relutará mais para usar o Instagram em sua estratégia de marketing.

Seja através de automação, ou batalhando cada seguidor com ações naturais, é importantíssimo estar dentro do aplicativo e aparecer para seu público.

Fiz esse artigo sobre como ganhar dinheiro com o Instagram com dedicação para que você afiliado(a) possa usar o aplicativo com segurança e ter certeza que aplicando as dicas que mostrei acima, terá muito sucesso com essa estratégia.

Para complementar, convido você a assistir o vídeo abaixo:

7 Formas de Ganhar Dinheiro no Instagram   

Gostou do artigo?

Deixa seu comentário aqui abaixo e compartilhe nas suas redes sociais!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

2 Comentários

  1. Bélit Araújo disse:

    Amei o post e mais ainda o blog <3 Continue sempre assim. Haa rsrs estou seguindo o blog 🙂