O que é um blog wordpress e como criar um que seja profissional ?

Blog WordPress é uma página que foi criada e desenvolvida utilizando O CMS (Content Mangement System – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) WordPress.

Além dele existem muitos outros como o Joomla e o Magento, mas o WordPress segundo pesquisas é o CMS mais utilizado sendo que mais de 27% dos sites do mundo são desenvolvidos com ele.

Para entender melhor o que é um Gerenciador de Conteúdo, basta lembrar das funções do seu blog, como criar novos posts, inserir imagens, embedar vídeos.

Todas essas funcionalidades do WordPress permitem que você tenha páginas completamente customizadas e entregue o conteúdo do seu blog de forma organizada e funcional.

Como começar um blog wordpress?

Existem alguns passos simples para quem deseja criar um blog e usar a plataforma WordPress para o conteúdo. Veja:

Domínio

A primeira coisa necessária para ter um blog, é comprar um domínio.

Domínio é a url do seu blog (o endereço), a maneira como ele será encontrado na internet.

Por exemplo: nomedoseublog.com, ou nomedoseublog.net.

Atualmente existem muitas extensões para blogs. Até bem pouco tempo as mais comuns eram .com, .com.br, .org (para organizações), .edu (para sites educacionais).

Devido ao grande aumento de criação de blogs e páginas na internet, foram criados novas extensões como .net, .blog, .club, .store, etc.

Em alguns locais onde há venda de domínios (como godady, superdomínios), dependendo da extensão é possível registrar domínios a preços bem acessíveis.

Para criar o nome do seu domínio é importante que ele precisa ter haver com o nicho de mercado que escolheu para trabalhar.

Hospedagem

Após a compra do domínio é preciso contratar uma hospedagem.

A hospedagem é o local onde todos os arquivos do seu site ficam armazenados para poderem ser disponibilizados para os leitores do seu blog.

Os planos mais comuns de hospedagem são os chamados “hospedagem compartilhada”, que quer dizer que o seu blog ficará hospedado em um mesmo local com blogs de outras pessoas.

Enquanto ele não tiver muito tráfego, é possível deixa-lo em uma hospedagem desse tipo, mas conforme ele for crescendo, tendo visitas e aumentando a quantidade de arquivos (textos, imagens, vídeos) será necessária uma hospedagem mais robusta.

Depois que o domínio está dentro da hospedagem já é possível instalar o WordPress que será o seu gerenciador de conteúdo e que permitirá criar artigos para os leitores.

Instalação do WordPress

É aqui onde tudo começa, para instalar o WordPress basta utilizar a área de ferramentas da sua hospedagem.

A maioria dos serviços de hospedagem possui a funcionalidade de instalar o WordPress de forma muito rápida e fácil.

Além do WordPress existem outros tipos de ferramentas o que faz com que o WP seja o preferido para criação de sites, pois ele permite trabalhar com outros CM´S como o Magento (para lojas virtuais) e o Joomla (outro tipo de gerenciador de conteúdo).   

Depois que o gerenciador está instalado é que começa a saga propriamente dita da criação de um blog wordpress.

Para que seu blog tenha todas as funcionalidades como formulário de contato, botões de compartilhamento para redes sociais, protetor de spam nos comentários é preciso instalar os chamados plugins.

O que são plugins?

Plugins são pequenos programas que ajudam a aumentar as funcionalidades de sistemas maiores.

Ou seja, é possível deixar um blog wordpress muito personalizado utilizando esses plugins que, em sua maioria, existem no repositório gratuito do próprio WordPress.

Também existem plugins pagos que normalmente possuem funcionalidades mais específicas, como a versão paga do plugin de SEO da Yoast que permite colocar mais de uma palavra chave rastreável nos artigos.

O melhor de tudo é que os principais plugins necessários para deixar o blog mais funcional são gratuitos, permitindo que pessoas que não têm dinheiro para investir possam ter um blog com baixo investimento.

WordPress.com e WordPress.org

Para quem não sabe, existem dois tipos de WordPress, o .com e o .org, e é preciso saber as diferenças entre esses dois CM´s.

O WordPress.org que é o que você vai instalar em seu blog a partir da hospedagem, é uma plataforma gratuita, porém PRECISA ter de um servidor (hospedagem) para ser instalado.

O WordPress.com é uma plataforma também gratuita, onde é possível criar sites e mantê-los hospedados sem pagar absolutamente nada.

Você deve estar pensando: “Ué, mas se o WordPress.com é completamente gratuito inclusive na hospedagem, porque não usá-lo ao invés do outro?”.

A verdade é que o WordPress.com tem limitações que vão desde o formato da url que fica com o “wordpress.com” no meio (nomedoseublog.wordpress.com) e também a falta da possibilidade de instalar plugins.

Como falei lá em cima, os plugins aumentam as funcionalidades do blog, e quando não é possível instalá-los você fica com uma página muito básica e com poucas funcionalidades.

É possível migrar um blog que foi criado no WordPress.com para o WordPress.org apenas comprando o domínio através da plataforma, assim se você já tem um blog gratuito no WP pode deixa-lo profissional se desejar.

Aparência de um blog wordpress

E agora chegou o momento de falar sobre o que realmente interessa em um blog, a aparência.

Se você gosta de navegar na internet e tem hábito de abrir blogs para ler artigos, ou simplesmente para ver como anda sua concorrência, já deve ter percebido que cada blog tem uma “cara” diferente.

Apesar da maioria deles serem feitos com WordPress, cada um possui um tipo de layout, um esquema de cores, caixas com informações diversas, e tudo isso acontece graças ao que chamamos de “temas”.

Os temas são responsáveis pela aparência do blog para os usuários, sendo que atualmente existem temas pagos e temas gratuitos.

A maioria das empresas que desenvolve os temas gratuitos, que estão dentro do repositório do WorPress, também possui temas pagos que têm mais funcionalidades e possibilidades de personalização.

Quem já faz um curso de marketing digital passou pela aula de configuração de temas e também descobriu que isso não é uma coisa que se faz em pouco tempo, ainda mais quando falamos de temas gringos, que são a maioria.

Felizmente para ajudar os empreendedores digitais brasileiros começaram a surgir vários temas para blogs que são desenvolvidos completamente em Português.

Um desses temas é o Conversion WP que foi o pioneiro tema nacional que disponibiliza um local especial para colocar caixa de captura e também a possibilidade de exibir ofertas especiais no topo do blog.

(PROBLEMA)

Como o empreendedorismo está cheio de pessoas com os mais diferentes níveis de conhecimento técnico de blogs e programação, nem sempre se consegue deixar o blog perfeito, mesmo com as instruções que acompanham o tema.

E é justamente para suprir essa necessidade de mais informações na hora de configurar o tema Conversion WP que o empreendedor digital e web designer, Thiago Amarante criou um curso voltado para esse aprendizado.

Curso Conversion WP Passo a Passo é para todos os empreendedores

Se você tem blog e gostaria muito de dar uma cara mais profissional para ele, pode ser interessante considerar adquirir esse treinamento e ter 50% de desconto na compra de uma licença do Conversion WP.

No curso, o Thiago ensina em vídeo aulas bem práticas, como configurar um blog usando esse tema, e como é possível ter vários blogs diferentes usando o mesmo tema (com aquisição de mais de uma licença).

Assistindo as aulas você terá facilidade em deixar todas as funcionalidades do tema Conversion WP personalizadas de acordo com seu gosto e também otimizadas para atrair público para seu blog wordpress.

Para saber mais sobre esse curso incrível, basta clicar no botão abaixo e assistir ao vídeo com explicações mais detalhadas sobre o treinamento:

curso mestre chat bot

Com esse treinamento você aprenderá, de uma vez por todas, como personalizar todas as áreas do seu blog, deixando-o com aparência profissional.

Além das vídeo aulas com o passo a passo para personalização do blog, você ainda contará com vários bônus oferecidos por outros empreendedores digitais e que ajudarão a deixar seu negócio online ainda mais completo.

Caso ainda não tenha comprado sua(s) licença(s) do tema Conversion WP, é bom aproveitar o bônus que o próprio criador do tema oferece: 50% de desconto em qualquer aquisição de licença do tema.

Ou seja, você poderá adquirir o tema pela metade do preço e aprender a configurá-lo corretamente com um curso que está com o valor muito ACESSÍVEL.

O Curso Conversion WP Passo a passo possui 7 dias de garantia, assim você poderá acessar as aulas e se achar que os ensinamentos não servem para seus propósitos, bastará enviar um e-mail pedindo seu dinheiro de volta.

O Thiago já configurou vários blogs de autoridades no marketing digital utilizando o mesmo passo a passo que ensina nas aulas do curso, então você não tem como não conseguir deixar seu blog também profissional.

Veja abaixo alguns blogs que foram criados utilizando o método do curso:

Viu? Blogs completamente diferentes utilizando o mesmo tema, e isso só é possível porque o Conversion WP é um dos temas do mercado que mais permite personalização.

Se você quer ter um blog wordpress para criar autoridade no mercado, ou simplesmente para vender como afiliado, recomendo fortemente que faça o Curso Conversion WP passo a passo.

MUITO IMPORTANTE

Por um tempo limitado, o valor do curso estará em promoção. Fazendo sua inscrição AGORA conseguirá fazer o treinamento pagando um preço bem camarada!

Quer mais detalhes sobre o Curso Conversion WP passo a passo?

Leia o Artigo: Curso Conversion WP passo a passo é bom mesmo?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

10 Comentários

  1. Ane Liss disse:

    Oi Mafalda.
    Sou fã do seu blog e sempre que posso passo por aqui.
    Parabéns e sucesso sempre para você.

  2. Cintia S. disse:

    Oi Mafalda.
    Qual tema você recomenda para quem está montando um site com pouco recurso?
    Desde já agradeço.

  3. Saulo disse:

    Gostei muito do seu site.
    Parabéns!

  4. Vinicius A Santos disse:

    Olá Mafalda.
    Gostei muito do layout do seu site e achei muito rápido.
    Qual tema você usa nele?

  5. Italo disse:

    Oi Mafalda.
    O seu blog é no WordPress?
    Quem fez para você?