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Negócio no Facebook – Como trabalhar de forma orgânica

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Mafalda Melo
em julho 18, 2016

Impulsionar seu negócio no Facebook é algo bem interessante! É muito comum encontrarmos algo que desejamos ou passamos a desejar através do Facebook ou qualquer mídia social.  

Atualmente muitos negócios giram através de anúncios nas mídias sociais.  E quando falamos em mídia social, logo pensamos no Facebook.

Negócio no Facebook - Como trabalhar de forma orgânica1

O Facebook não é a única mídia social, mas é a mídia mais acessada do mundo. Isso o torna uma excelente ferramenta para impulsionar negócios na internet.

O que muitos não sabem é que existe a possibilidade de alavancar seu negócio no Facebook de forma gratuita. Isso mesmo! Sem pagar por anúncios.

Nesse artigo vamos abordar formas de trabalhar com negócios no Facebook, dando ênfase a forma orgânica. Como Impulsionar seu Negócio no Facebook de forma orgânica.

Facebook no Brasil

Segundo dados do Facebook Business, no levantamento mais recente, 45% da população brasileira acessa o Facebook mensalmente. Isso representa 92 milhões de pessoas acessando a plataforma todos os meses.

Diariamente 62 milhões de pessoas acessam a plataforma, sendo que 50 milhões dessas acessam através de dispositivos móveis. Fonte: https://www.facebook.com/business/.

Essa presença marcante dos Brasileiros acessando o Facebook, torna uma oportunidade para alavancar seu negócio.

Existem duas maneiras de impulsionar seu negócio através do Facebook.

– Através de Anúncios

– Através de engajamento (forma orgânica)

Trabalhando com Anúncios no Facebook

Você conhece bem seu produto e o perfil do seu público, seu avatar. O Facebook conhece seu público.

 Não importa se você trabalha com produto físico ou digital, o público é seu alvo. 

Para relacionar de forma profissional no Facebook, o primeiro passo é criar uma página profissional, a Fanpage.

Seus anúncios serão veiculados através da sua Fanpage. Para alcançar as pessoas certas com seus anúncios, é necessário fazer uma segmentação com base nos dados abaixo:

– Localização;

– Dados demográficos;

– Interesses;

– Comportamentos;

– Conexões.

Não vamos nos aprofundar em anúncios nesse artigo, mas deixo uma sugestão: leia atentamente as Políticas de Publicidade do Facebook antes de sair anunciando.

O Facebook não perdoa e bloqueia sem dó e sem piedade quando algo está fora de suas regras.

Trabalhando de Forma Orgânica no Facebook

Negócio no Facebook - Como trabalhar de forma orgânica2

Trabalhar de forma orgânica, nada mais é do que trabalhar através de relacionamento.

Parece simples, mas nem tanto.

O Facebook preza por relacionamento, já que esse é o objetivo central da plataforma. Por esse motivo, ele não aceita tentativa de vendas, divulgando negócios através do perfil pessoal.

Mas, existem diversas formas de alavancar seu negócio no Facebook de forma gratuita. Esse é o objetivo central do nosso post.

Como Impulsionar seu Negócio no Facebook de forma Orgânica

Confesso que precisei de um empurrãozinho para aprender e aplicar essas técnicas que vou passar aqui. Muitas vezes não enxergamos o óbvio, mas ainda bem que existem pessoas que enxergam e compartilham.

Assim como o Facebook preza por relacionamento, um negócio, seja ele físico ou digital, também gira através do relacionamento.

Nesse vídeo eu passo 3 dicas para vender, gerar engajamento através do Facebook.

Caso prefira continuar lendo, abaixo deixo as dicas para gerar engajamento para seu negócio no Facebook através de relacionamento:

1 – Fanpage Profissional: Criar uma Fanpage profissional, voltada para negócios. Uma dica bem legal é:  antes de divulgar seus produtos ou info-produto, gere conteúdo para seu público. Essa é uma maneira de atrair pessoas, de gerar engajamento com seu público.

Após gerar conteúdo, daí sim comece a trabalhar a parte de vendas do produto. É possível postar seus produtos e compartilhar com seus amigos, grupos, tudo de forma orgânica e assim gerar vendas.

2 – Grupos no Facebook: Participar de grupos com perfil relacionado ao seu produto. Nos grupos você deve gerar conteúdo, participar das publicações, gerar relacionamento. Demanda um pouco de tempo, mas é importante você se doar e entregar algo de valor no grupo para trazer pessoas para seu perfil pessoal.

Um alerta: não saia divulgando, vendendo seu produto nos grupos, pois você poderá ser banido.

O interessante nessa opção é atrair pessoas para seu perfil pessoal, e posteriormente trabalhar seus produtos através do seu perfil, sua Fanpage.

3 – Criando um grupo para seu Negócio: Criar um grupo com nome do seu negócio ou do seu produto. Convide pessoas do seu perfil pessoal, peça para convidar amigos e assim você irá conseguir seguidores.

No seu grupo você poderá gerar conteúdo e apresentar seu produto, e também gerar engajamento.

Conclusão

Gosto de dizer que a base para alavancar qualquer tipo de negócio é o Relacionamento. Já que o Facebook é a maior rede de relacionamento do mundo, por que não utiliza-lo para alavancar seu negócio?

Trabalhar de forma orgânica, requer construir relacionamento com seu avatar.  As técnicas que mencionei são algumas de muitas que podem ser aplicadas para alavancar seu negócio no Facebook de forma orgânica.

Estude as regras do Facebook, dos grupos e siga essas regras. Empenhe-se ao máximo para construir relacionamento, e a prosperidade do seu negócio será consequência.

O artigo foi útil a você?

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Um grande abraço e até breve!

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2 Comentários

  • Johnson Mckay disse:

    Amei o post, parabéns. O seu modo de ver ficou bastante coerente, adoro falar sobre este assunto também. Siga esta linha e alcance cada vez mais sucesso. Abraços

    1. Mafalda Melo disse:

      Obrigada Johnson pelo comentário.
      Abraço!

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