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Marketing Digital e suas Vantagens
Marketing Digital, como ele pode ajudar as empresas no processo de vendas?
A Internet é um excelente instrumento de comunicação e informação. O número de usuários é crescente e cada vez mais se torna uma excelente opção para alavancar vendas.
Atualmente, mais de 90% das compras tem início em uma busca online.
Facilidade de acesso, o crescimento acelerado na utilização dos meios de comunicação, são fatores que contribuem para esse alto índice.
Para acompanhar essa evolução, as empresas se adaptam ao novo modelo de divulgação de produtos. Um modelo relacional em sua estratégia de marketing, o Marketing Digital.
Nesse artigo você conhecerá o Marketing Digital e suas vantagens, além de descobrir como ingressar nesse mundo digital.
Marketing digital – O que é e como funciona para o seu negócio
Basicamente marketing digital o que é a expressão maior do poder de propaganda atual, e que precisa existir em todo tipo de negócio.
Mas, falamos tanto de marketing digital, e muitas vezes não conseguimos avaliar o tamanho, a complexidade e a importância dele na nossa vida.
Aqui não estou falando apenas de quem trabalha na internet, mas sim do nosso dia a dia, quando compramos produtos online, e somos cercados de ofertas de produtos e serviços a todo instante.
O mundo digital é uma realidade, e cada dia mais surgem ferramentas e serviços que permitem ter uma vida completamente online.
O que é Marketing Digital?
Para quem gosta de conceitos, o marketing digital pode ser definido como o conjunto de ações de propaganda que são feitas exclusivamente por meios digitais.
O principal veículo utilizado pelo marketing digital é a internet, e quanto mais ela se moderniza, mais esse tipo de propaganda se fortalece e se torna imprescindível para todos que possuem um produto/serviço.
Para entender a importância desse tipo de marketing, basta saber que nos dias atuais, as pessoas passam mais de 60% do seu tempo conectadas na internet.
Ou seja, mesmo que a pessoa não veja uma notificação sua na hora que foi enviada ela poderá ver depois, quando estiver olhando para o dispositivo.
Assim, dentro do conceito geral de marketing digital, o que é mais importante é que ele é o responsável pelo contato do público com a sua oferta.
Com o avanço da internet e o aumento da segurança dos dispositivos, o perfil do público em geral mudou, fazendo com que exista maior aceitação pelas coisas digitais.
O medo de comprar online que existia há 10 anos, hoje não existe mais, e apesar de muitas pessoas ainda terem esse medo, o volume de pessoas que compra pela internet é muito maior.
Com a mudança do público para o ambiente online, empresas e empreendedores entenderam que é necessário usar o marketing digital para alcançar o público desejado.
O que mudou com a chegada do marketing digital
A primeira mudança efetiva com o advento da internet, foi a forma de fazer propaganda.
Antigamente as empresas criavam anúncios para veicular nos jornais, revistas, rádio e televisão.
O público não tinha como não assistir o comercial, numa prática do então chamado outbound marketing, ou a propaganda externa.
Muito comumente, quando os anúncios começavam a passar na televisão, as pessoas se levantavam para ir ao banheiro, ou fazer alguma outra coisa.
Isso mostrava nitidamente que elas não queriam assistir aquilo, mas como não tinham uma forma de desligar a propaganda, apenas não assistiam.
Hoje, em qualquer lugar que a propaganda for veiculada, existe um botão para pular anúncio, ou ainda para fechar a caixa onde ele está sendo exibido.
Ou seja, hoje o público escolhe a propaganda que quer assistir, e isso fez com que agências se reinventassem para criar marketing atrativo e útil.
Marketing Digital e suas vantagens
O Marketing Digital possui várias vantagens frente ao Marketing Tradicional. Dentre elas podemos destacar:
- Permite uma maior acessibilidade aos meios de divulgação, sendo 365 dias por ano e 24h por dia;
- Baixo custo:
- Permite maior retorno sobre o Investimento (maior ROI);
- Facilidade de mensurar os resultados;
- Não fica limitado a um determinado local. Possui um alcance global, ou seja, não existe limite demográfico para divulgar;
- Através da interação, geração de informações e conteúdo, facilita -se a ação de uma campanha de Marketing Digital, onde se consegue atingir o público alvo;
- Informação em tempo real. Consegue-se mensurar o resultado da campanha de anúncio em tempo real.
Facilitando a tomada de decisão por parte do profissional do marketing digital e ajustes em sua campanha, quantas vezes forem necessárias.
Isso é importante, pois evita-se o desperdício de dinheiro em algo que não está dando certo.
- Consegue-se mensurar a quantidade de visitas, cliques e performance do anúncio na internet.
- É possível mensurar as métricas da campanha, com isso os profissionais do marketing ficam cientes da necessidade de criar campanhas mais eficientes;
- Segmentação da campanha. É possível segmentar a campanha a um público alvo especifico, com isso evitando investimentos desnecessários e aumentando a eficiência da campanha.
3 principais Ferramentas de MKD indispensáveis
O Marketing Digital possui diversas ferramentas que podem ser utilizadas para alavancar seu negócio digital e alcançar os resultados almejados. Dentre as principais temos: SEO, PPC e e-mail marketing.
SEO (Search Engine Optimization)
Estar em primeiro lugar no mecanismo de busca no Google, de forma orgânica, é o objetivo de todos que atuam como profissionais de marketing na internet.
É uma forma de atrair visitantes qualificados para seu site de forma gratuita.
O SEO é o processo de maximizar o número de visitantes de um determinado site, garantindo que o site apareça no topo da lista de resultados retornados por um motor de busca.
É uma ferramenta de extrema importância e seu objetivo é melhorar a posição na busca orgânica nos sites de busca na internet.
Para o sucesso de SEO, envolve diversas ações que vão desde a otimizar sites até a apresentação de conteúdos de qualidade.
Conteúdo de qualidade é a base para um SEO bem estruturado e bem feito.
O Google presa por entregar conteúdo de qualidade aos visitantes.
É preciso transmitir confiança e propriedade no que apresenta aos seus visitantes e possíveis seguidores, estabelecendo um elo de relacionamento.
Além do conteúdo de qualidade, existem outras ações importantes, como otimização de HTML do site, pesquisas por palavras chaves, entre outras.
Um SEO bem feito, pode levar seu site ao primeiro lugar no Google e alavancar seu negócio sem investimento em anúncios.
Saiba mais sobre esse lendo o artigo: Como fazer SEO do jeito certo
PPC (Pay Per Click)
A principal fonte de receita dos sites de busca são os anúncios pagos, o PPC (Pay per Click, ou seja, paga-se por clique) . Nesse mecanismo o anunciante paga para aparecer no primeiro lugar nos mecanismos de busca.
Os sites de buscas informam nos resultados que trata-se de anúncio patrocinado. No caso do Google AdWords, Bing por exemplo, quando o contratante insere seu anúncio, é possível escolher palavras chave.
O objetivo de trazer o melhor tráfego, evitando-se perder dinheiro, pois paga-se por clique no anúncio.
Vale ressaltar que mesmo pagando para aparecer no primeiro lugar nas pesquisas, os sites anunciantes prezam por conteúdo e página de destino de qualidade.
Para essa qualidade, os sites utilizam métricas, como por exemplo o AdWords utiliza a chamada Quality Score para definir a qualidade do conteúdo entregue aos visitantes.
E-mail Marketing
O marketing por e-mail é uma ferramenta de extrema importância e muito utilizada no Marketing Digital.
É a ferramenta de contato direto com o assinante, que previamente lhe concedeu autorização para receber seus conteúdos através de e-mail.
O marketing por e-mail evoluiu bastante e hoje não basta apenas enviar e-mail de vendas e torcer para o destinatário comprar.
Como todo processo de venda, é extremamente importante estabelecer um relacionamento de confiança,entregando conteúdos de qualidade e de relevância, principalmente nos primeiros contatos.
Como trabalhar com Marketing Digital?
Após conhecer o que é Marketing Digital e suas vantagens, se você chegou até aqui é porque se interessou pelo assunto. Agora vou apresentar formas de ingressar nesse mercado que vem crescendo diariamente em todo o mundo.
O interessante é que nesse mercado não há restrição para se ingressar, nem mesmo uma formação específica.
3 Dicas para ingressar nesse mercado
#1 – Materiais Didáticos: Pesquise materiais didáticos em blogs, através de posts sobre o assunto Marketing Digital, formas de atuação.
Há muito material de qualidade na internet e pode ajudar no seu aprendizado, mas CUIDADO com a overdose de informação.
#2 – Cadastre-se em listas de blogs de referência em Marketing Digital: essa é uma forma interessante de estar sempre atualizado e conhecer estratégias de Marketing Digital.
Seguir profissionais que atuam nesse segmento e possuem excelentes resultados, ajuda quem está começando. Dicas, vídeos, posts sempre agregam conteúdo.
#3 – Invista em treinamento: Faça um bom curso, que ensine todos os passos de como trabalhar pela internet.
Grande parte dos cursos digitais que ensinam a começar um Negócio Digital do Zero, ensinam a trabalhar com Marketing Digital.
Como Criar um Negócio Digital do Zero
Existem diversos cursos no mercado digital voltados a ensinar pessoas que desejam criar um negócio na internet e trabalhar com Marketing Digital.
Vou indicar o curso que eu estudei para montar meu negócio online e trabalhar pela internet.
Fórmula Negócio Online: treinamento totalmente em vídeo aulas. Ensina o aluno passo a passo do início ao fim como montar um negócio na internet altamente rentável, escalável e multiplicável.
Você está COMEÇANDO DO ZERO?
Não se preocupe, o curso foi desenvolvido especialmente para quem deseja começar do zero o seu negócio online e trabalhar pela internet.
Ensina a construir um Negócio Online com técnicas de marketing digital orgânico e pago.
São mais de 100 horas de vídeos gravados em alta definição mostrando como montar seu negócio online, do básico ao avançado.
Você precisa começar da maneira certa, estudando um método passo a passo para potencializar seu negócio, pois de outra forma você corre risco de desistir no meio do caminhao.
Minha maior DIFICULDADE para trabalhar em casa com MKD
Nesse vídeo eu conto a dificuldade e o que eu fiz para superar.
Considerações finais
Como descrevi aqui, o marketing digital está em ascensão, e torna-se uma excelente opção de trabalho, seja para quem busca uma alternativa de trabalho para ganhar uma renda extra, ou até mesmo uma nova profissão.
É uma opção para se ter o próprio negócio com baixo investimento.
Para atuar nesse mercado basta se empenhar no estudo, seguir as dicas de profissionais do ramo e possuir muita disciplina.
Nada que não possa ser feito por alguém que tem objetivos e está predestinado a alcançar o sucesso.
Espero ter ajudado com esse artigo. Se tiver alguma dúvida ou quiser mais informações escreva nos comentários. É sempre bom a interação para nosso trabalho!
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