O avanço da tecnologia tem causado diversas mudanças em diferentes segmentos e um dos mais importantes é o da saúde.
Muitos processos criativos e inovadores têm apresentado resultados positivos, principalmente, a partir do momento que o Covid-19 fez com que todos precisassem ficar em suas casas.
Um deles é a telemedicina, um serviço de saúde a distância que facilita tanto a vida do paciente quanto a do profissional.
A modalidade traz inúmeros benefícios que, quando aliados ao marketing digital, se tornam indispensáveis! E se você quer ficar por dentro do assunto, continue acompanhando este conteúdo!
Índice
O Marketing Digital na área da saúde
Sabemos que a internet é uma grande fonte de pesquisa quando se trata de saúde e esse é um dos principais motivos pelo qual o segmento deve estar presente no digital. Investindo nisso, é possível criar autoridade e expandir o seu negócio.
Contudo, nós sabemos que as estratégias de marketing digital do setor da saúde não são como os de uma empresa de roupas, sapatos ou jóias, por exemplo. Este ramo precisa ser muito mais cauteloso, afinal, estamos falando sobre vidas.
Sendo assim, para traçar estratégias e atingir essas pessoas, o planejamento deve ser feito com muito mais cuidado e preparação. Focando nisso, você pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, veja alguns abaixo:
- Ser autoridade na sua área;
- Otimizar sua presença digital;
- Ser reconhecido na internet;
- Expandir o seu negócio.
Telemedicina: o que é e como funciona
A telemedicina pode ser definida como um processo tecnológico e de comunicação criado para facilitar e otimizar o atendimento do setor da saúde.
Além de possibilitar que profissionais da área troquem informações e opiniões a distância, ela também auxilia aqueles que ainda estão se formando, dessa maneira, estudantes que estão longe dos grandes centros são capacitados para situações da prática médica.
Ela também permite que o paciente acesse exames online com um login e senha, passe por consultas e tenha assistência médica por atendimentos na mesma modalidade.
Basicamente a telemedicina atua a partir da combinação de plataformas, softwares, equipamentos digitais, internet, marketing digital e especialistas que tornam o trabalho mais prático.
As frentes da telemedicina
Agora, vamos mostrar como a telemedicina está subdividida:
Teleassistência
Na teleassistência, o objetivo da comunicação está no paciente e em seu bem-estar. Resumidamente, ele tem a função de disponibilizar o atendimento rápido em caso de emergências ou acompanhamento de situações de risco.
Ele acontece quando pacientes são monitorados por um profissional de saúde que mantém contato com outros profissionais a distância.
Teleatendimento
O teleatendimento, também conhecido como teleconsulta, é todo o tipo de atendimento feito por áudio e/ou vídeo.
Antes da pandemia por coronavírus, a modalidade entre paciente e profissional não era permitida no Brasil, mas foi aprovada em março pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Ministério da Saúde.
Apesar disso, alguns planos de saúde e convênios odontológicos demoraram para disponibilizar o serviço. Mesmo assim, segundo a CNN Brasil, portal de notícias, a quantidade de consultas médicas virtuais cresceu até 15 vezes no país.
Emissão de laudos à distância
Por meio da emissão de laudos à distância, o exame pode ser feito em qualquer lugar e laudado por especialistas à distância conectados à internet.
Além dos tópicos citados, a telemedicina também pode ser utilizada para:
- Debate sobre casos clínicos;
- Troca de informações entre instituições de saúde;
- Assistência a pacientes gestantes, crônicos, de alto risco e idosos;
- Cirurgia robótica.
Vantagens da Telemedicina
Existem diversas vantagens em utilizar a telemedicina, a principal delas é possibilidade de diminuir distâncias.
Falando sobre os pacientes, a modalidade facilita o atendimento de pessoas idosas ou com determinadas limitações, que residem longe da clínica, que têm a vida corrida e eliminam o tempo de deslocamento, entre outros.
Agora, as vantagens para os profissionais estão ligadas a facilidade na troca de informações, otimização do tempo, aumento da capacidade de serviços, redução de custos hospitalares, entre outros.
Diversas especialidades podem ser atendidas via telemedicina, veja algumas:
- Cardiologia;
- Neurologia;
- Radiologia Geral;
- Oftalmologia;
- Psicologia;
- Odontologia;
- Fonoaudiologia;
E o futuro?
Com a tecnologia em alta, a tendência é que a telemedicina esteja presente cada vez mais em nossas vidas, prova disso foi a chegada do Coronavírus, que mudou a vida de muitas pessoas “forçando” algumas adaptações.
Por exemplo, como dissemos, a teleconsulta não era permitida até antes da proliferação do Covid-19 no Brasil, porém, com o alto número de infectados e com a quarentena, autoridades precisaram repensar nas possibilidades e liberar o atendimento online.
Quando o uso do teleatendimento foi liberado, muitas clínicas e profissionais ainda não estavam preparados e tiveram que correr para implementar o novo modelo.
Muitos precisaram se reinventar e investir em estratégias para se adaptar ao “novo normal”. O marketing digital teve papel fundamental nisso, ajudando as empresas a se destacarem no meio digital.
Mas a pergunta é: será que depois de ter passado por essa adaptação as pessoas vão passar a se sentir seguras e acreditar mais na telemedicina? Será que ela chegou para ficar em nossas vidas de forma assídua?
O fato é: com todos os avanços tecnológicos, a inteligência artificial e a automatização facilitará muito mais a vida das pessoas, o que já vem acontecendo ao longo dos anos.
Isso não quer dizer que as consultas presenciais vão acabar, por exemplo, ou que os pacientes não irão até clínicas para fazer exames, mas que existe a possibilidade de isso fazer cada vez mais parte de nossa vida.
E conforme toda evolução acontece, vêm as adaptações também. Por isso, é importante estar preparado e aberto para as mudanças!
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