Eu Comecei a TRABALHAR NA INTERNET por AQUI👉

Acesse!


	

Franquias baratas: Tudo que você precisa saber para investir

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Mafalda Melo

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Quando pensamos em investir, o primeiro pensamento que vem são os riscos que devem ser assumidos, por isso, para algumas pessoas investir em franquias baratas pode ser uma ótima opção, principalmente para quem está chegando agora neste mercado.

O que é franquia?

Segundo algumas definições de dicionários, franquia pode ser considerada um sistema pelo qual uma empresa concede a uma pessoa física ou jurídica, o direito de representá-la mediante aquisição de royalties e autorizações;

O conceito de franquia consiste em representar o intermédio entre o franqueado e o franqueador, a unidade operada pelo franqueado e, claro, todos os direitos e deveres co-existentes desta relação.

Para que serve uma franquia?

franquias baratas

A compra de uma franquia é considerada um ótimo meio de investimento para quem deseja empreender, pois apresenta, em sua grande maioria, um modelo de negócio consolidado a ser replicado por outros investidores, em alguns casos, exige um investimento inicial alto, dependendo da categoria do serviço que se deseja ofertar, podendo ser uma marca, serviço, produto ou conceito. 

Um excelente exemplo de franquia pode ser observado em shoppings, postos de gasolinas, restaurantes, entre outros. A característica sobressalente deste modelo de negócio é a padronização de processos e produtos.

O que é preciso para abrir uma franquia?

Normalmente, os investimentos desta categoria,  partem do desejo de ter o próprio negócio utilizando um modelo que se destaque no mercado. No entanto, mesmo com todas as características de negócio seguro e consolidado, exige cuidados primordiais como em qualquer outra trajetória financeira administrativa. 

Para investir em uma franquia, é necessário, primeiramente, ter o “espírito” empreendedor e gostar do mundo dos negócios, apesar do conceito de empreendedorismo aprimorado que uma franquia carrega. 

Segundamente, deve-se escolher o produto, serviço ou conceito semelhante ao perfil de trabalho de seu investidor.

Após escolher uma categoria que se identifique, o investidor deve conhecer os modelos de operação e as atividades no seguimento de seu novo negócio; estudar profundamente o seu setor e sua concorrência, avaliar os riscos e tendências de mercado para a região correspondente. 

Uma das formas mais comuns de conhecer as marcas é visitando feiras de franquias e comércios promovidas em muitas cidades ou fazendo pesquisas diretamente com consultores de negócios.

Quais os tipos de franquias que existem?

franquias baratas

Separamos abaixo, alguns modelos de franquias. Vamos entender melhor:

1. Franquia unitária:

Franquia unitária é o modelo mais comum deles. Ocorre quando a empresa permite que você possua exclusividade para comercializar a marca em determinado local, como lojas e quiosques de shoppings, por exemplo.

2. Franquia Master

Acontece quando o “master franqueado” representa a marca em determinada região, detendo os direitos de implantar mais de uma unidade. O lucro de franquias master na sua maioria são altos, assim como os seus investimentos iniciais. 

3. Franquia de Desenvolvimento de Áre

Nesta modalidade, o franqueado se compromete a abrir uma determinada quantidade de franquias em um determinado período de tempo. Assim como a Franquia Master, a de Desenvolvimento de Área, defende a ideia de que o investidor seja responsável por uma região e também exige maiores conhecimentos administrativos. As empresas buscam este método quando desejam fortalecer sua marca nacional e internacionalmente.

4. Microfranquia

Um dos modelos que mais crescem atualmente, pois exige um baixo custo de investimento inicial e chama atenção por obter títulos de franquias baratas, excelente para quem está começando a empreender e deseja investir  e ter um retorno mais rápido.

5. Franquia SHOP in SHOP

Conhecida também como business in, essa franquia permite a instalação de um quiosque dentro do seu estabelecimento com o objetivo de comercializar produtos complementares aos que já são vendidos tradicionalmente.

Como exemplo, uma loja de roupas nas dependências de um hotel, oferecendo mais comodidade e opções ao hóspede. Nesta modalidade o proprietário pode instalar uma mini franquia em seu estabelecimento. 

6. Franquia de Conversão

Esta franquia pode ser usada por empresários que já têm um negócio, mas que queiram expandir seu negócio transformando-o em uma franquia. 

Os benefícios são inúmeros para o franqueado, há também outras grandes vantagens ao franqueador, que irá propagar sua marca e expandir seu negócio. Pode-se considerar a Franquia de Conversão também como   uma excelente estratégia de marketing.

7. Franquia Combinada

Ela possibilita que o franqueado utilize marcas distintas em um único ponto comercial. Dentro das condições permitidas por cada franqueador, assemelhando-se à SHOP IN SHOP, onde há duas representações diferentes no mesmo estabelecimento.

8. Franquia Social

O conceito da franquia social é não ter exatamente o objetivo da lucratividade. Ela é utilizada para distribuir serviços sociais sem fins lucrativos. A diferença principal em relação às demais franquias é o seu foco que sempre será voltado à projetos sociais.

Qual é a melhor franquia para investir?

Como explicado no início do artigo, existem diversas formas de investir neste modelo de negócio. Logo o franqueado deve sempre partir do princípio da sua necessidade, fazendo o investimento mais adequado e que melhor se adapta ao seu perfil empresarial ou social.

Como se tornar um franqueado?

Após realizar um estudo minucioso, pesquisas de mercado, avaliar riscos de investimento, o futuro franqueado deve avaliar também as taxas da marca que deseja investir e principalmente tentar criar boas relações de negócio com seus franqueadores.

Como comprar uma franquia barata?

Após conhecer todos os tipos e modalidades de franquia, é primordial que o investidor procure conhecer detalhadamente aquelas que oferecem um baixo investimento, como por exemplo as “microfranquias”, elas trabalham investimentos menores que R$100.000. Pois permite uma liberdade em relação ao franqueado, para que ele possa moldá-lo à sua rotina ou metodologia de trabalho.

A ABF- Associação Brasileira de Franquias, fez um estudo listando e comprovando os benefícios de investimento em microfranquias e franquias baratas, a ABF fez também um levantamento com nomes de marcas que cresceram e geraram grandes lucros nos últimos anos como: Kumon, Acqio e CVC Brasil

Qual a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro?

franquia para abrir com pouco dinheiro

A melhor franquia para se abrir com pouco dinheiro é aquela que exige menos estrutura física e logística, pois são fatores expoentes em um investimento, assim como evitar algumas modalidades de comércio que exijam um grande número de funcionários tais como restaurantes, lojas de departamento, entre outros. 

O foco deve estar voltado para empresas franqueadoras que ofereçam modelos de trabalho sustentáveis, dinâmicos e flexíveis, refletindo diretamente em gastos e rotinas de trabalho mais maleáveis. 

No cenário mundial atual, devido à pandemia do Covid-19 muitas empresas franqueadas e franqueadoras passaram a trabalhar e produzir em regime domiciliar, diminuindo gastos com estrutura e manutenção do ambiente de trabalho, para muitas empresas aderir a este regime isso refletiu positivamente no faturamento e até mesmo desempenho dessas empresas. 

Portanto se o objetivo é investir com pouco dinheiro, buscar marcas que implantaram em seus sistemas o famoso “home office” pode ser uma das melhores opções no momento.

Qual a vantagem de ter uma franquia?

Além de dirigir uma empresa com uma marca consolidada e o suporte que acompanha cada modelo de franquia, existem outros inúmeros motivos para se ter uma:

  • Investimento justo com margem de lucro pré-definida;
  • Experiência no seguimento da marca no mercado;
  • Facilidade de negociação;
  • Trabalhar sob regimes contratuais, que beneficiam franqueados e franqueadores;
  • Boa rentabilidade atrelada à credibilidade da marca da franquia;
  • Padronização dos modelos de trabalho;
  • Fornecedores seguros.

Cuidados ao comprar franquias baratas:

Como todo investimento, franquias baratas também demandam cuidados e precauções que devem ser tomados para que não haja nenhum tipo de prejuízo, algumas desses cuidados são: 

  • Pesquisa de mercado e procedência de serviços e produtos;
  • Escolha de um segmento que se assemelhe ao seu perfil e ao que se deseja oferecer;
  • Conhecer outros modelos de franquias e conversar com franqueados;
  • Ter cuidados com as modas: muitas empresas “estouram” no mercado mas não se consolidam por muito tempo;
  • Avaliar a estrutura do que será ofertado e se atende a todos os requisitos desejados;
  • Estudo dos riscos, mesmo que o franqueado esteja investindo pouco dinheiro, ninguém gosta de sair perdendo, portanto conheça todas as formas de trabalhar seu dinheiro;
  • Análise detalhada da concorrência e a criação de estratégias de marketing para competir no mercado.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta




18 − catorze =

Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.