O primeiro passo para começar a vender pela internet é criar um site, o segundo é definir quais produtos você vai vender. Uma das vantagens de ser afiliado é poder contar com ofertas de outros produtores, que podem ser divulgadas no seu site, tal como ocorre no programa de afiliados Americanas.
Mas, quais são os passos para fazer o registro na plataforma? Uma vez que a afiliação é feita, como funciona o processo de vendas? Para sanar essas e outras dúvidas, produzimos este artigo que abordará os seguintes pontos:
- O que é o programa de afiliados da Americanas?
- O que é preciso para ser afiliado da Americanas?
- Como se cadastrar para vender na plataforma?
- Quais são as vantagens de ser um afiliado Americanas?
Vamos em frente?
Índice
O que é o programa de afiliados da Americanas?
Embora seja atualmente conhecida no mercado como Americanas, seu nome original é Lojas Americanas e sua história no mercado varejista já dura quase 100 anos.
Sua fundação ocorreu em 1929 na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, e a rede não parou de crescer desde então. No momento, ela conta com mais de 1700 estabelecimentos no Brasil, sendo considerada a quarta maior empresa de varejo do país.
Em 1999, a companhia decidiu apostar na internet, que vinha se tornando mais acessível à vida dos brasileiros e criou a Americanas.com para vender os seus produtos no formato de e-commerce.
No ano seguinte, seu capital aumentou graças à subscrição feita por empresas que passaram a ter participação de 33% do capital social da Americanas.com.
Isso fez com que os anos seguintes fossem focados na expansão do negócio. Um dos maiores passos dessa empreitada foi a aquisição da Shoptime, companhia varejista que ficou conhecida tanto na internet quanto em programas de TV.
Por fim, em 2006, a partir de uma fusão entre Americanas e Submarino, surgiu uma nova empresa, a B2W, especializada em comércio eletrônico e que deu início ao marketplace usado na Americanas.com.
O que é um marketplace?
Marketplace é uma plataforma em que pessoas e empresas podem se inscrever para vender seus produtos. Assim, em vez de comprar os produtos de somente uma loja, o visitante pode comprar de diversos varejistas diferentes usando as formas de pagamento da empresa que hospeda o marketplace, além de contar com suas políticas de segurança e garantia.
O B2W nasceu como um marketplace porque reunia os produtos da Americanas.com, Shoptime, Submarino e QueBarato em uma só plataforma. Hoje, ela vai muito além do que oferece as quatro empresas, pois pessoas jurídicas também podem cadastrar suas ofertas, o que torna a gama de produtos muito maior.
Surge o programa de afiliados da Americanas.com
Assim, a partir dessa estrutura, o programa de afiliados da Americanas.com foi inaugurado, gerando oportunidade para pessoas físicas venderem os produtos disponíveis no site em troca de comissão.
O formato já era bem conhecido, sobretudo por profissionais de Marketing Digital que realizam vendas em outras plataformas, como a Hotmart e a Amazon, e têm nelas uma fonte de renda extra ou até mesmo principal.
Dessa forma, quem tem um site, blog, canal no YouTube ou uma rede social com grande número de inscritos pode disponibilizar para esse público o link de afiliado de algum produto da Americanas.com e ganhar uma comissão toda vez que alguém efetuar a compra.
Portanto, os produtos que se encontram à disposição para que os afiliados possam oferecer em seus canais digitais pertencem às seguintes categorias:
- celulares;
- eletrodomésticos;
- móveis e decoração;
- brinquedos;
- informática;
- moda, beleza e perfumaria;
- games, livros e filmes;
- eletroportáteis;
- produtos importados.
Por conta dessa variedade, é possível que pessoas dos mais diversos nichos se tornem afiliadas para vender produtos específicos que sejam de interesse da sua audiência. Por exemplo: quem tem um blog de moda poderá oferecer produtos desse tipo, enquanto quem tem um canal de games terá a chance de vender os jogos que estão à venda na Americanas.
O que é preciso para ser afiliado da Americanas?
O processo para se tornar afiliado da Americanas é bem simples, mas é necessário que você tenha prontos os requisitos necessários para ter o seu cadastro aprovado. Vamos a eles.
Tenha os documentos obrigatórios para a abertura da sua conta. Ao fazer o registro, será pedido que você apresente um documento com foto (RG ou CNH), CPF e comprovante bancário que informe número da agência e conta corrente (não pode ser poupança).
Em seguida, você deve informar o link do canal digital em que você divulgará os produtos. Embora em outras plataformas seja possível fazer o cadastro primeiro para definir o canal depois, na Americanas você precisa tê-lo desde já.
Como as ofertas certamente serão feitas a uma audiência específica, no próximo passo você escolhe de 1 a 3 tópicos de interesse para fazer a divulgação.
Uma vez que essas etapas são concluídas, a B2W confere se os conteúdos do link estão de acordo com as condutas dos sites do grupo e também se os documentos fornecidos estão corretos para a aprovação.
Se ela ocorrer, você receberá um email de confirmação informando que seu canal já tem permissão de oferecer os produtos como afiliado.
Como se cadastrar para vender na plataforma?
Uma das plataformas que permite a inscrição de afiliados na Americanas e demais empresas da B2W é a Afiliados. A seguir, apresentamos o passo a passo de como fazer o seu cadastro nela para começar a vender.
Primeiro, acesse o site e clique em “começar agora” para ter acesso ao formulário de cadastro.
Depois, informe seus dados pessoais: email e senha para fazer login na plataforma quando o cadastro estiver concluído e aprovado.
Na sequência, você deve informar os seus dados referentes à pessoa física ou jurídica, além de enviar uma cópia digital do documento com foto, CPF e extrato de conta-corrente, conforme informamos, assim como seu endereço completo.
Na etapa seguinte, você precisa informar o tipo de site em que os anúncios serão vinculados (a plataforma aponta algumas categorias recorrentes, é possível escolher “outro” se o seu não estiver incluído) e a URL para que a checagem dele seja feita.
Por fim, complete o cadastro com as informações de pagamento, isto é, banco, agência e conta-corrente para que os pagamentos sejam feitos nela toda vez que você vender e solicitar que o valor seja passado para a sua conta.
Ao confirmar que você declara ter lido e estar de acordo com os termos e condições do programa, o passo final é clicar em “finalizar cadastro” para terminar o registro.
Logo, o que se deve fazer após isso é esperar a resposta da plataforma para saber se o seu cadastro foi aprovado ou não.
Então, o cadastro pode ser desaprovado?
Sim. Se não estiver dentro das condições requeridas pela plataforma, o seu cadastro pode não receber a aprovação. Mas, não se preocupe, pois, apontaremos agora quais são as principais razões que causam isso para que você as evite.
Documentos ilegíveis
A plataforma pede que você envie uma foto digitalizada do seu documento original de modo que ela precisa estar bem legível para a verificação. Se ele estiver danificada a ponto de não ser possível ler os dados importantes, seu cadastro poderá ser rejeitado.
Sites inapropriados
Outra razão que faz o cadastro ser recusado é o site não ser adequado para promover as ofertas da Americanas.com. Afinal, por ser uma marca conhecida, canais com conteúdos inapropriados não passam pela avaliação.
Há outros pontos que devem ser considerados, como a segurança e a velocidade do seu site. Para que ele seja seguro, tenha um certificado SSL (que pode ser solicitado com o servidor de hospedagem). Para saber se o seu site tem boa velocidade, faça o teste gratuitamente nesta ferramenta desenvolvida pelo Stage da Rock Content.
Após a aprovação ser feita, como começar a vender?
Para realizar vendas dos produtos do grupo B2W, o caminho correto não é promover o link direto dos sites, mas sim o seu link de afiliados. Para isso, ao acessar o dashboard da Afiliados, clique em “Gerar link”.
O gerador será aberto, nele você deve informar o site cadastrado na plataforma e no campo que diz “Link da oferta” você precisa inserir a URL do produto a ser ofertado. Após, clique novamente em “Gerar link”.
Pronto! Ao seguir esses passos, seu link de afiliado estará concluído para que você o divulgue no seu site, blog, redes sociais e afins para começar a vender.
Quais são as vantagens de ser um afiliado Americanas?
Ao ter o seu cadastro de afiliado na Americanas.com concluído com sucesso, você terá uma série de vantagens, destacamos aqui as principais.
Você não precisa ter produto próprio
Em vez de ter um produto desenvolvido por você e limitar a sua oferta, você conta com todos os produtos disponíveis na Americanas.com, Shoptime, Submarino e QueBarato. Ou seja, é possível vender desde um perfume de R$ 10 até um Macbook de R$ 10 mil.
Você conta com a segurança de uma marca forte
Um dos desafios de quem começa a vender pela internet é fazer um bom trabalho de branding para que o público te veja como representante de uma marca forte. Porém, ao oferecer produtos da Americanas.com, você já conta com uma marca conhecida e experiente por trás.
O processo de vendas é escalável
Imaginemos que você desenvolva um produto físico próprio e queira aumentar as vendas. Mas, o que fazer quando estiver no limite da sua capacidade produtiva?
Essa preocupação não ocorre no mercado de afiliados, pois você não precisa dedicar tempo à fabricação do produto e sim à divulgação para vender cada vez mais, tornando o processo escalável.
Você tem controle de todas as vendas
Ao contrário de uma planilha de Excel ou um caderno de notas, a plataforma apresenta quantas vendas foram realizadas por mês e o dinheiro que você tem na sua conta, tal como mostra o print abaixo extraído da Afiliados.
Chegamos ao final deste artigo sobre afiliado Americanas e esperamos que ele ajude você a aumentar as suas vendas online.
Porém, se o seu canal for um site ou blog, é necessário fazer um bom trabalho de SEO a fim de atrair possíveis novos clientes. Para saber como fazer isso, confira este artigo que escrevemos sobre o tema!
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