Comece a TRABALHAR NA INTERNET por AQUI?

Acesse!

Marketing nas Redes Sociais para Negócios

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Mafalda Melo
em maio 22, 2019

Marketing nas redes sociais como usar isso a favor do seu negócio

Fazer marketing nas redes sociais é obrigatório para quem deseja trabalhar na internet como afiliado, produtor, ou dono de qualquer tipo de negócio.

Se há bem pouco tempo atrás para alcançar o público precisávamos gastar muito dinheiro em propaganda paga nos meios de mídia (TV, jornais e revistas), hoje isso não é mais necessário.

O cadastro nas redes sociais é gratuito o que faz com que o custo com a promoção do negócio seja menor (falarei de tráfego pago mais adiante), permitindo que o lucro seja mais visível dentro de qualquer tamanho de negócio.

Outro ponto muito importante sobre o marketing nas redes sociais é que dentro desses locais estão milhões de pessoas que fazem do público de milhares de nichos de mercado.

Sendo assim, com certeza, o público para o seu negócio passa invariavelmente por alguma rede social ao longo do dia.

Preciso estar presente em TODAS as redes sociais?

Essa é uma pergunta que ouço com frequência, e não existe uma resposta seca para isso, pois eu acredito que cada negócio tem a sua necessidade.

As principais redes sociais que sempre somos indicados a participar são o Facebook, o Instagram, o Linkedin e o Twitter.

Não vou colocar o youtube como rede social, para mim ele é uma plataforma de busca, onde devemos estar OBRIGATORIAMENTE.

É reconhecido por vários especialistas e outros tantos estudos específicos que o youtube é o melhor lugar para promover conteúdo, criar autoridade e também fazer vendas diretas.

Dentro do conceito de marketing nas redes sociais o que eu recomendo que faça é testar todas elas e ver qual dá mais resultado para seu negócio.

Quando descobrir qual é essa rede, redobre seus esforços para estar presente sempre nela e faça um marketing menos presencial nas outras.

O que não pode ser feito é não estar presente de jeito nenhum em alguma delas, ou não aparecer nas redes sociais nunca.

Quem trabalha com marketing digital sabe que é muito trabalhoso estar presente em todas as redes sociais, por isso é importante conhecer maneiras de postar sem precisar estar online, usando ferramentas de agendamento de conteúdo.

Outro ponto que deixa o marketing nas redes sociais ainda mais trabalhoso é o fato de que cada rede tem suas particularidades, tamanhos de imagem diferentes, e é por isso que devemos sempre contar com a ajuda de ferramentas de automação para esse trabalho.

Caso não seja possível automatizar nenhum processo, é importante dedicar tempo para estar presente em todas as redes sociais, ou pelo menos no Facebook e Instagram que são as mais populosas e dinâmicas.

Tráfego pago e tráfego orgânico

Acho importante falar sobre tráfego pago e tráfego orgânico, pois muitos empreendedores digitais têm uma certa aversão por fazer anúncios.

Muito disso se dá pelo fato de que, dependendo da necessidade, os anúncios ficam caros, e também porque as redes sociais são tão rigorosas com suas políticas que vivem bloqueando as contas dos usuários.

Mas, por outro lado, existem afiliados que só vendem com tráfego pago, os chamados afiliados investidores.

Quando a pessoa “acerta a mão” com um produto e com a segmentação certa do público, as vendas ocorrem diariamente trazendo um bom lucro.

A única coisa ruim do tráfego pago é que você fica refém dele, pois quando para de investir as vendas também param de acontecer, diferente do tráfego orgânico que vem através da sua produção de conteúdo.

Outro ponto importante desses dois tipos de tráfego é o tempo que cada um demora para dar resultados.

Enquanto com tráfego pago você pode começar a ter vendas recorrentes em poucas semanas, com tráfego orgânico isso pode demorar até mesmo meses, dependendo do nicho e da dor do público.

8 motivos para fazer marketing nas redes sociais agora mesmo

Agora que você já entendeu sobre a importância de estar presente nas redes sociais, precisa conhecer os principais benefícios de fazer isso.

1 – Afirmação da marca

Todo empreendimento, seja físico ou digital, precisa concentrar seus esforços em tornar a marca conhecida do público.

As grandes empresas possuem planos de marketing nas redes sociais voltados apenas somente para a consolidação da marca perante o público.

Para quem é afiliado autoridade, tornar seu blog/canal do youtube conhecido pelo nome é um trabalho que requer muita aparição nas redes sociais, até que as pessoas fiquem acostumadas a associar nome à pessoa.

Um exemplo muito bom são os criadores de cursos como o Alex Vargas do Fórmula Negócio Online, ele tem participação ativa nas redes sociais promovendo sua imagem e a de seu negócio.

Aqui no Desafios e Sucesso eu também costumo estar presente em todas as redes sociais, para que as pessoas acostumem a me associar ao meu blog.

Postagens diárias nas principais redes ajudarão a mostrar a cara do seu negócio para o público que precisa conhece-lo.

2 – Criação de autoridade

Não tem nada mais eficiente, para criar autoridade dentro de um nicho de mercado, do que ter um plano de marketing nas redes sociais que seja efetivo.

Quando você cria conteúdo para o público e aparece falando desse conteúdo, começa a ser visto como especialista naquele assunto e daí para ser considerado uma referência no mercado é um pulo.

Porém, da mesma forma que as redes sociais ajudam a impulsionar uma carreira, também podem derrubar em poucos segundos.

É por isso que é muito importante ter coerência nas ações e também nas postagens, ficando longe de assuntos polêmicos que possam manchar uma reputação tão trabalhosamente conseguida.

Quando você se torna autoridade, as pessoas costumam olhar e julgar tudo que se faz, e é por isso que a imparcialidade tem que ser uma constante na vida de quem trabalha assim.

3 – Engajamento com o público

Outro ponto muito importante que somente o marketing nas redes sociais pode oferecer é a proximidade com o público.

Quem trabalha como afiliado autoridade, ou é produtor, sabe que quanto mais perto do público, mais engajamento haverá nas postagens, nos vídeos e em todo conteúdo oferecido.

Nunca deixe de responder seu público quando ele fizer comentários, sempre procure tirar as dúvidas, e quando não souber, pesquise e vá levar a informação.

As pessoas não esquecem quem as trata diferencialmente e costumam recompensar quando vão fazer uma compra.

Muitas vezes recebi pedidos de links meus de afiliada, porque ajudei a pessoa em um determinado momento e quando ela se decidiu pela compra, quis comprar através do meu link.

Criando conteúdo que o público deseja, você conseguirá esse tipo de engajamento e as vendas serão apenas uma consequência do seu trabalho.

4 – Divulgação do blog

Mesmo que pareça que o blog não ajuda em nada, isso não é verdade.

É no blog que está sua autoridade e seu conteúdo e o marketing nas redes sociais é a maneira pela qual você pode divulgar seus artigos, e também onde você pode recepcionar as pessoas.

Outro ponto importante de divulgar o blog é poder oferecer uma isca digital que será a porta para começar a tão falada lista de e-mails que é o maior ativo que um empreendedor pode ter.

Sempre que criar um novo artigo no blog divulgue em todas as redes sociais, pois isso também ajudará no SEO já que cada postagem forma um backlink para o site.

5 – Apoio para o canal do youtube

Lembra que falei lá em cima que não considero o Youtube uma rede social?

Então, eu trato meu canal no Youtube como se ele fosse um blog de vídeos, e é onde grande parte do público acaba me encontrando quando faz pesquisas.

Muitos visitantes do blog vêm dos vídeos que eu posto semanalmente, e é por isso que eu considero as redes sociais como um apoio para meu canal.

Eu faço o mesmo serviço de marketing nas redes sociais divulgando meus vídeos, sempre que tenho um conteúdo novo no canal.

Levar seu vídeo para o facebook, ou até mesmo para o Linkedin (dependendo de seu nicho de mercado) é uma ótima maneira de atrair pessoas novas tanto para o canal, como para o blog e perfis.

6 – Distribuição de conteúdo instantâneo

Você precisa passar uma mensagem urgente para seu público?

Somente nas redes sociais uma mensagem pode se propagar mais rápido que um artigo no blog, ou um vídeo no canal.

A estratégia de marketing nas redes sociais é ótima para informar a existência de uma promoção de última hora, ou criar um conteúdo para ser consumido rapidamente.

Dentro dessa estratégia, as tão famosas frases motivacionais são um bom exemplo de conteúdo para consumo rápido e funcionam muito bem em todas as redes sociais.

7 – Pesquisa para novos conteúdos

Ler comentários em postagens suas e de concorrentes é uma ótima maneira para ter ideias para novos conteúdos.

Usar o marketing nas redes sociais para garimpar ideias para novos artigos no blog, é uma forma de ter sempre contato com o que está acontecendo no momento e entregar mais disso para quem já interaje.

A chance de um artigo ou vídeo seu viralizar tendo o mesmo assunto de outro conteúdo que já viralizou, é muito grande, por isso fique de olho no que seus concorrentes estão fazendo.

O assunto nas redes sociais é bem efêmero, já que um feed no face se renova em menos de 30 minutos, no Instagram em poucos minutos e no Twitter idem.

Por isso, sempre antes de fazer uma postagem nas redes sociais, faça uma pesquisa dentro do seu nicho e veja qual é o assunto do momento, e procure entrar na “onda” para também ficar em evidência.

8 – Fechamento de vendas

Depois que você se torna autoridade, as redes sociais acabam sendo um caminho mais curto para as pessoas que querem comprar de você possam tirar uma última dúvida.

Como falei acima, várias vezes fui procurada por pessoas que já haviam consumido meu conteúdo e voltaram algum tempo depois apenas para pedir o link para efetuar a compra.

Muitos afiliados que usam o Instagram para vender concretizam os negócios chamando os interessados no direct, em uma conversa mais direcionada para o fechamento da venda.

Alguns profissionais de sucesso fazem vendas utilizando apenas estratégias dentro do whatsapp, utilizando recursos como lista de transmissão ou postagem em grupos dentro do nicho de atuação.

A rede social é vista como uma sala de visitas, onde sempre podemos conversar diretamente com a lead, sem ser através de respostas em comentários no blog ou vídeos.

Muitas vezes o resultado das postagens nas redes sociais acaba gerando negócios ali dentro mesmo, deixando a negociação mais dinâmica.

Marketing nas redes sociais, como fazer para dar certo?

A primeira coisa que você precisa fazer é montar um plano de trabalho para postagens nas redes sociais.

Você não precisa postar todos os dias em todas as redes, mas é importante que apareça em todas pelo menos uma vez por semana.

A parte mais trabalhosa do processo é criar as imagens para postagem, principalmente se for você que fará todo o processo.

Recomendo tirar um dia da semana exclusivamente para criação dessas imagens, e outro dedicado para programação das postagens.

Existem algumas ferramentas gratuitas para agendamento de postagens nas principais redes, e no caso do Facebook é possível fazer esse agendamento dentro da plataforma mesmo.

Para o Instagram você pode usar o Gramblr que possui um plano gratuito onde é possível agendar as postagens de várias contas e ainda ter acesso a relatórios sobre o desempenho das publicações.

Como o Instagram está sendo considerado a mídia do momento para alcançar bons negócios, fiz esse vídeo explicando como usar o Instagram estrategicamente para ganhar dinheiro.

Como usar o Instagram Estrategicamente para Ganhar Dinheiro

Marketing nas redes sociais na prática

Linkedin e Twitter podem ser agendados através de ferramentas como Social Oomph e Social Pilot que possuem planos gratuitos com algumas limitações de agendamento, mas que já dão uma mão na hora de postar.

De qualquer forma é sempre bom entender que quando você automatiza uma parte do trabalho, acaba ficando com mais tempo para fazer outras coisas importantes do negócio como criar conteúdo, por exemplo.

Para não se perder, anote todas as postagens que fez por rede social, se pude guarde um print para não correr o risco de usar imagens iguais em postagens muito próximas.

SEMPRE crie imagens para as redes sociais das postagens do seu blog e também dos seus vídeos no youtube.

As redes sociais são o local mais provável de encontrar o público que está interessado no seu conteúdo.

Quando for fazer seu planejamento de marketing nas redes sociais, lembre-se desses 8 benefícios principais e capriche no seu conteúdo.

Artigo Sugerido: Como Ganhar Dinheiro com o Instagram

Marketing Digital e Vendas Online

Entre para o nosso Canal no Telegram para ter acesso aos conteúdos exclusivos!

Acesso imediato!
Seus dados estão seguros. Não fazemos spam!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


4 Comentários

  • Edson Santos - Club do Sucesso disse:

    Parabéns Mafalda, me tirou varias duvidas!

    1. Mafalda Melo disse:

      Obrigada Edson.
      Fiquei feliz ao saber que foi útil.
      Abraço!

  • Excelente artigo Mafalda!Realmente usar as Redes Sociais para compartilhar nossos conteúdos seja do blog,canal do youtube e muitos outros nos ajuda demais á alcançar mais público e o melhor de forma gratuita!
    Pra que assim possamos ganhar mais visibilidade e resultados para o nosso projeto online.
    Parabéns pelo conteúdo de qualidade e Gratidão por compartilhar! Bjs.

    1. Mafalda Melo disse:

      Oi Chris.
      Realmente as redes sociais tem um papel muito importante nos resultados de um projeto online e cada vez mais negócios físicos também estão migrando seu marketing para as redes sociais. A tendência é divulgar tudo online.
      Obrigada pelo comentário. Bjs

  • plugins premium WordPress

    Damos valor à sua privacidade

    Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

    Cookies estritamente necessários

    Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

    Cookies de desempenho

    Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

    Cookies de funcionalidade

    Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

    Cookies de publicidade

    Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

    Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.