A busca por trabalhos autônomos vem aumentando bastante nos últimos anos, pois a busca por independência geográfica e financeira vem incrementando o empreendedorismo.
Se você está querendo trabalhar por conta própria é importante saber bem o que isso significa e também conhecer algumas opções de atividades lucrativas que poderá exercer.
Vamos a alguns conceitos primeiramente:
Índice
- 1 TRABALHOS AUTÔNOMOS que são muito LUCRATIVOS
- 2 O que é trabalhador autônomo?
- 3 A melhor forma de ter o trabalho autônomo legalizado
- 4 8 ideias para trabalho autônomo que você pode exercer e ter lucratividade
TRABALHOS AUTÔNOMOS que são muito LUCRATIVOS
Parte do conteúdo desse artigo, você encontra no vídeo abaixo. Basta clicar na imagem!
O que é trabalhador autônomo?
É a pessoa que exerce uma atividade sem estar vinculada a uma empresa, a um empregador, portanto sem registro em carteira, e sem estar subordinada à CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.
Existem duas maneiras principais de trabalhar autonomicamente, o trabalho informal e o legalizado.
O trabalho informal é aquele que a pessoa exerce sem possuir registro CNPJ, sem pagar impostos, normalmente só conseguindo fazer o dinheiro necessário para a sobrevivência.
Nesse tipo de trabalho não existe nenhum direito sobre serviços médicos ou assistenciais, a pessoa fica dependente dos órgãos públicos para tratar a saúde e conseguir melhorias sociais.
O trabalho legalizado é aquele em que a pessoa possui um registro CNPJ, recolhe os impostos, e normalmente tem um faturamento maior que alguém que é registrado em CLT, dependendo do tipo de negócio.
Por causa do recolhimento dos impostos o trabalhador passa a contar com alguns benefícios sociais como auxílio para a saúde, aposentadoria e outros.
A partir dessas explicações é fácil saber que a legalização é o caminho correto a seguir para quem deseja exercer trabalho autônomo.
A melhor forma de ter o trabalho autônomo legalizado
Muitas vezes a pessoa acaba não se legalizando por causa do valor dos impostos que devem ser pagos.
Nesses casos, a melhor opção é fazer um registro como MEI – Microempreendedor Individual que possui um valor mensal fixo de arrecadação e que também tem um limite para o faturamento anual.
Os motivos que levam as pessoas buscarem trabalhos autônomos são os baixos salários que são pagos pelas empresas, e também o aumento do desemprego e a demora em uma recolocação.
Como não dá para parar de viver enquanto se está desempregado, a pessoa começa a fazer um trabalho informal que pode acabar se tornando sua única fonte de renda durante muito tempo.
A falta de planejamento de negócio, não permite que o trabalho cresça o que acaba criando um ciclo vicioso e fazendo a pessoa ficar presa na informalidade.
8 ideias para trabalho autônomo que você pode exercer e ter lucratividade
Agora que você já entendeu o que é o trabalhador autônomo e os aspectos da legalização do negócio, está na hora de conhecer algumas ideias de atividades que podem ser exercidas como negócio próprio.
Para facilitar a classificação dos trabalhos que existem, mostrarei por categoria, facilitando o entendimento e também a escolha. Vamos lá?
1 – Prestação de Serviços Físicos
É uma das maneiras de trabalhar como autônomo e que tem bastante procura, pois acabam melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Alguns exemplos de atividades dentro desse mercado:
Conserto de eletrodomésticos
Quem gosta de serviços que envolvam eletricidade e eletrônica pode se dar muito bem consertando geladeiras, máquinas de lavar, microondas, televisores, etc.
Serviços de reforma
O confinamento fez as pessoas ficarem mais tempo em casa, e com isso começaram a valorizar mais o espaço em que moram.
Essa é uma tendência que veio para ficar e por isso, quem sabe fazer pequenas reformas, pintura, instalação de pias, pisos, tem um público bem amplo, permitindo ter trabalho com recorrência.
Trabalhar com entregas
Com o aumento do comércio virtual e o alto preço praticado pelos correios e transportadoras, muitos donos de e-commerce procuram formas alternativas de entregar seus produtos.
Se você tem uma moto, ou um carro, pode fazer entregas para pessoas individuais ou até mesmo conseguir um contrato com grandes lojas como o Magazine Luíza e as Lojas Americanas.
A grande restrição dos serviços físicos é que demandam locomoção, então é importante ter um veículo à disposição.
Outro ponto é que como você mesmo prestará os serviços, seu faturamento ficará condicionado à quantidade de trabalho que conseguir realizar.
2 – Prestação de Serviços Digitais
Os trabalhos autônomos que dão a famosa liberdade geográfica são aqueles que podem ser prestados pela internet.
Com o desenvolvimento da tecnologia e a mudança do padrão de consumo do público em geral, existe uma demanda muito grande para alguns trabalhos online.
Criador de conteúdo
O criador de conteúdo, também chamado de redator freelancer é a pessoa que cria artigos para blog, scripts para vídeos, sequências de e-mail marketing, postagens para as redes sociais.
Para exercer esse trabalho é importante gostar de escrever e de aprender sobre vários assuntos além de ter domínio das regras de ortografia e concordância verbal.
Esse é um dos trabalhos autônomos mais procurados, devido ao grande aumento de empreendedores digitais nos últimos anos.
Designer Gráfico
Quem sabe montar imagens para blogs e sites, fazer infográficos atraentes, criar artes para as redes sociais também pode começar a trabalhar prestando esses serviços.
A procura é bem grande e, para ter bastante clientes é importante fazer uma ótima divulgação que também poderá servir como portfolio dos serviços.
Analista de Mídias Sociais
Com o aumento dos empreendedores digitais e a necessidade de estar presente na internet, o profissional que sabe analisar essa presença está sendo bem requisitado.
Se você sabe analisar métricas das redes sociais, essa pode ser uma boa opção de prestação de serviços.
Freelancer como funciona? GUIA COMPLETO para Ganhar Dinheiro como Freelancer
3 – Fabricação e venda de produtos
Um dos trabalhos autônomos mais comuns e que a maioria das pessoas faz informalmente é a produção e venda de produtos diversos.
Aqui existem muitas opções e as mais comuns são:
- Doces e salgados
- Bolo no pote
- Bolos decorados
- Velas aromáticas
- Saboaria artesanal
- Marmitas fit/veganas
- Sacolé (sorvete no saquinho)
- Bonecas de pano
- Artigos em feltro
- Encadernação artesanal
- Bijuterias
A restrição aqui é a mesma dos serviços físicos, o faturamento estará atrelado à capacidade de produção, e aqui ainda é necessário ter uma boa logística de entrega, já que alguns produtos não podem ser enviados pelo correio.
4 – Revenda de produtos
Conhecendo maneiras certas de como ganhar dinheiro vendendo coisas simples, essa é a melhor forma de criar uma renda que pode ser escalada e que não está atrelada a produção de serviços/produtos.
Existe uma infinidade de produtos que podem ser vendidos para obter um bom lucro, veja:
- Bijuterias
- Bolsas
- Roupas
- Maquiagem
- Perfumes
- Brinquedos
- Livros novos e usados
- Insumos para artesanato
- Produtos para a casa
- Objetos decorativos (quadros, almofadas, tapetes)
Como você viu, existem muitas opções de trabalhos autônomos que podem ser exercidos do conforto da sua casa, e que requerem pouco investimento, basta escolher o que melhor se adapte às suas necessidades!
Deixe um comentário