Conhecer um pouco mais sobre as mulheres que fizeram história sendo empreendedoras, é uma forma de se nortear em experiências que deram certo.
Todos dias novos negócios são começados em alguma parte do mundo, e o Brasil é um dos países que possuem números muito positivos quando falamos de empreendedorismo.
Por exemplo, você sabia que as mulheres são maioria no quesito “criação de novos negócios”?
É isso mesmo!
É o que releva o estudo que foi feito em 2017 pela parceria Sebrae e GEM – Global Entrepreneurship Monitor.
Índice
Mulheres que fizeram história ou ainda fazem?
Já em 2017 o número de mulheres brasileiras criando novos negócios era de 14,2 milhões, contra 13,3 milhões dos empreendedores masculinos.
O relatório também mostra que mais de 24 milhões de mulheres brasileiras estão à frente de algum tipo de empreendimento.
E, para provar que o Brasil É um país empreendedor, o relatório mostrou que, em 2017, a taxa total de empreendedorismo no país ficou na casa dos 36,4%.
Trocando em miúdos, isso significa que de cada 100 pessoas na faixa etária de 18 a 64 anos, 36 são donas de seus próprios negócios.
Os jovens constituem a população empreendedora mais ativa, ficando com 30,5% da faixa de criação de novos negócios.
Considerando que o Brasil é um dos países com maior burocracia para criação de negócios, esses números são para lá de animadores e mostram que a população não tem medo de encarar desafios.
Sem dúvida, esses números estão relacionados com a capacidade que as mulheres têm de serem multitarefas e poderem cuidar de todas as áreas de uma empresa simultaneamente, desde a criação do design até as vendas.
Quando olhamos para trás e vemos o tanto de dificuldades que foram vencidas, precisamos ser gratas por toda esse avanço que permite que cada vez mais mulheres possam ser bem sucedidas nos negócios.
5 mulheres que fizeram história empreendendo no Brasil e no mundo
Depois de ver esses números tão animadores, está na hora de conhecer algumas histórias de mulheres que são sucesso no mundo do empreendedorismo brasileiro e mundial. Vamos lá?
1 – Paola Carosella – Restaurante Arturito
A argentina naturalizada brasileira e neta de italianos, viveu no meio da preparação de comidas feitas com todo tipo de animais silvestres que seu avô, pescador e caçador, conseguia trazer para casa.
Assim, desde pequena, ela aprendeu a cozinhar e logo depois que terminou seus estudos do ensino médio, começou a trabalhar em restaurantes, tanto em Buenos Aires como em outros países do mundo.
Depois de trabalhar para vários chefs renomados, ela decidiu que já tinha condições de criar e gerir seu próprio negócio.
Em 2003 abriu o Julia Cocina, uma homenagem à escritora culinarista Julia Child, e em 2008 abriu o restaurante Arturito, além de ser sócia do café La Guapa que serve empanadas e doces latinos.
Ficou muito conhecida no Brasil pela sua participação no reality show de culinária, o Master Chef que foi televisionado pela Rede Band, e esteve como jurada do programa até 2020.
2 – Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza
Não tem como falar de mulher empreendedora e não falar da Luiza Helena Trajano, a CEO do Magazine Luiza e uma das mulheres que fizeram história no empreendedorismo brasileiro.
Desde os 12 anos de idade ela já trabalhava no Magazine durante as férias da escola, e que na época era apenas um negócio pequeno e familiar com sede no interior de São Paulo.
Ela assumiu os negócios da família quando tinha 18 anos, e em 1992 com sua visão empreendedora, decidiu implantar o conceito de loja virtual na empresa.
Foi através de sua administração visionária que o Magazine Luiza se desenvolveu e hoje possui mais de 740 lojas e está presente em 16 estados do Brasil.
Durante o período do isolamento social, ela inovou e foi na contra mão da maioria dos empresários brasileiros, dando total apoio e condições de sobrevivência aos milhares de funcionários da empresa.
Isso a tornou reconhecida no mundo todo, e hoje é requisitada como palestrante e ocupa a cadeira de presidente do conselho administrativo do Magazine Luiza.
3 – Oprah Winfrey – Jornalista, Empresária e Apresentadora de televisão
Se as mulheres até hoje sofrem discriminação e abusos, o que podemos falar de uma mulher negra nascida em um lar pobre na Mississipi de 1954?
Esse é o berço da apresentadora de televisão mais conhecida no mundo interior, a Oprah Winfrey que, há mais de 25 anos, realiza seu programa de entrevistas e entretenimento na televisão americana.
Mas até chegar a esse ponto ela passou por abusos sexuais dentro da família, um aborto quando tinha apenas 14 anos, e toda sorte de racismo que as pessoas negras poderiam enfrentar no Estado do Mississipi dos anos 50-60.
Foi com sua voz forte e clara que ela conseguiu seu primeiro emprego em uma rádio, narrando as notícias, e de lá para cá foram muitos anos entrevistando pessoas famosas, e criando um patrimônio que envolve empresas de televisão e uma fazenda de orgânicos no sul da Califórnia.
O patrimônio de Oprah é avaliado em mais de 4 bilhões de dólares o que a torna a personalidade afro americana mais rica dos EUA e uma das mulheres que fizeram história e ajuda outras mulheres a terem sucesso também.
4 – Chieko Aoki – Blue Tree Hotels
Considerada uma das mulheres mais influentes no Brasil, dentro do assunto empreendedorismo, abriu seu primeiro negócio em 1992 e em 1997 fundou a Rede de Hotéis Blue Tree.
Através de sua administração competente e inovadora, ela conseguiu transformar seu empreendimento em uma das maiores e mais famosas redes hoteleiras do Brasil.
Em um ramo que é predominantemente tomado por homens, ela mostrou que, com coragem e determinação, é possível conquistar tantos os objetivos profissionais como os pessoais.
A Rede Blue Tree possui 22 hotéis em operação é referência em benchmark dentro do setor.
5 – Fabíola Fonseca – Mulheres do Café
Outra das mulheres que fizeram história no empreendedorismo brasileiro é Fabíola Fonseca, idealizadora do “Mulheres do Café” que é uma rede especializada na realização de coffee breaks personalizados.
O projeto destina-se a reunir mulheres que trabalham no ramo de alimentos e oferecer um marketplace para que possam levar seus produtos até locais onde, sozinhas, elas não conseguiriam.
Assim, empresas que fazem eventos, prédios comercias que possuem cafeterias e também a entrega de produtos é tudo feito através dos canais do Mulheres do Café que aciona as empreendedoras parceiras para realizar os pedidos.
Com essa iniciativa mulheres que trabalham com alimentos em 11 estados brasileiros, são beneficiadas.
É importante destacar que, aos 20 anos, Fabíola abriu seu primeiro negócio, a empresa “Poderoso Açaí” difundindo o consumo da fruta no estado de São Paulo.
Como Montei meu NEGÓCIO PRÓPRIO com menos de R$ 500,00 Começando do Zero
Empreender foi a solução que eu encontrei quando o desemprego bateu na minha porta e nesse vídeo eu conta como eu comecei meu negócio online do absoluto zero.
Considerações finais sobre grandes mulheres que fizeram história
Após conhecer um pouco mais sobre mulheres que fizeram história aqui e lá fora, tenho certeza que você já entendeu que não importa qual o tamanho do seu sonho, basta apenas acreditar e arregaçar as mangas para torna-lo realidade.
Agora me conta nos comentários: qual dessas mulheres te inspirou a empreender?
Deixe um comentário