Marketing Digital o que é?

Marketing digital, o que é efetivo nos dias de hoje para aparecer mais na internet?

Desde que o marketing digital se consolidou que empresas, empreendedores, prestadores de serviços, conseguiram um local abrangente para buscar público para seus negócios.

De quando as primeiras peças de marketing surgiram, os primeiros anúncios na televisão e nas páginas de revistas e jornais, muita coisa mudou e a internet veio para trazer uma nova vertente: o marketing digital.

Basicamente, é o conjunto de ações que uma empresa, ou pessoa, pratica de forma digital afim de captar clientes, ou oferecer produtos e serviços.

No marketing digital, o que é mais efetivo é a maneira como você interage com o público, e é da necessidade dessa interação que surgiram conceitos como inbound marketing e marketing de conteúdo.

Marketing digital, o que é o marketing de intromissão ?

marketing digital o que é

Nos primórdios do marketing, o público não tinha o direito de escolher não assistir uma propaganda, pois elas eram veiculadas no meio dos programas de TV e também apareciam estampadas em revistas e jornais.

Imagine você assistindo seu filme, ou programa preferido e aí vinha a pausa para os comerciais, ou patrocinadores como era anunciado.

Normalmente as pessoas usavam esse momento para preparar um lanche, ir ao banheiro, ou fazerem qualquer outra coisa, menos assistir a propaganda.

Mas, porque isso acontecia?

Nessa época não havia uma preocupação com o estudo do público, os comerciais eram criados para mostrar produtos incríveis, mas que nem sempre as pessoas desejavam adquirir.

Não havia uma preocupação em resolver os problemas do público, os produtos que eram desenvolvidos não eram necessariamente primordiais para a população.

Claro que estamos falando de uma época onde quase tudo era novidade e onde a indústria estava fazendo seus primeiros avanços.

Assim, a impressão que havia é de que qualquer coisa que fosse produzida seria de interesse do público.

Os estudos de avatar que precisamos fazer hoje, a análise da necessidade do produto no mercado, nem de longe eram cogitados.

Por isso, esse tipo de marketing pode ser chamado de intromissão, porque ele realmente se intrometia no dia a dia do público, avassaladoramente.

Uma coisa que, ainda acontece nos dias de hoje, com os anúncios que surgem no meio de artigos de blogs e também no meio dos vídeos no youtube.

A diferença é que agora nós podemos escolher assistir a propaganda ou não, bastando para isso apenas clicar em “pular anúncios”, ou fechar a aba da propaganda.

Outra característica forte desse tipo de marketing é a apresentação do produto mostrando apenas suas características e não seus benefícios como vemos nos dias de hoje.

Para chegar nos modelos de marketing que temos atualmente, muita água passou embaixo da ponte, muitos profissionais estudaram, testaram e perceberam que a parte principal da propaganda é o público.

Dentro do marketing digital, o que é peça chave das campanhas, é a solução de problemas das pessoas que estão dentro do nicho de mercado. Ou seja, a única preocupação que precisamos ter para alavancar nosso negócio é a experiência que o cliente terá com nosso produto/serviço, e se esse produto/serviço realmente resolve seus problemas.

Marketing digital, o que é mais importante para trabalhar como afiliado?

Marketing digital o que é e estratégias efetivas para seu negócio

Eu poderia fazer um texto com 50 mil palavras para explanar sobre o marketing como um todo e também apenas sobre a história do marketing digital.

Mas, isso não seria efetivo, pois encheria sua cabeça com conceitos que ainda são bem amplos e que muitas pessoas não entendem completamente.

O que importa mesmo, é que você como afiliado(a) entenda o básico do conceito de marketing digital, o que é necessário para fazer vendas pela internet.

Então vamos ver alguns conceitos que, com certeza, você ouve sempre quando está nas redes sociais e também quando faz um curso completo de marketing digital.

Marketing digital – O que é estudo de avatar, ou persona

Quando se trabalha dentro de um nicho de mercado, é preciso conhecer bem o público que faz parte dele.

Quando falamos de conhecer bem, é conhecer essas pessoas como se fossem a palma da sua mão.

Isso é necessário, porque todo conteúdo que você precisará produzir em seu negócio, será voltado para essas pessoas.

Já falei em outros artigos aqui, que as pessoas aprendem as coisas de duas maneiras: pelo amor e pela dor.

Normalmente, a dor leva vantagem, pois temos mais facilidade de lembrar um episódio negativo, do que um positivo.

Temos mais facilidade de aprender quando erramos do que quando fazemos alguma coisa de forma correta.

Os erros são sempre os maiores mentores das pessoas, e quando você sabe qual é a dor mais forte do público, você consegue se conectar e fazer dele seu amigo.

É muito interessante fazer um artigo falando dos benefícios de um determinado produto, mas se esses benefícios não resolverem a DOR do público, ele não ficará interessado em comprar.

É por isso que o estudo de avatar é a primeira coisa que precisa ser feita quando você escolhe um novo produto para promover como afiliado(a).

Toda sua estratégia de marketing, seja artigos no blog, vídeos para o youtube, ou postagens nas redes sociais precisa estar alinhada com as dores e anseios do público em questão.

Copywriting, a base do seu sucesso na internet

o que é marketing digital

Uma etapa que muitos afiliados e empreendedores pula é o estudo do copywriting.

Eu digo que saber copy é ainda mais importante que saber gravar vídeos, ou escrever textos.

Sabe porquê?

Porque a forma como você escreve e grava é que faz diferença na hora de atrair, cativar e transformar um prospecto em cliente.

Se você não sabe criar empatia com seus textos ou vídeos, não consegue atrair público e, consequentemente, não consegue fazer vendas.

O segredo de uma boa campanha de marketing é fazer com que as pessoas percebam sua oferta como sendo a melhor que existe dentro do mercado.

Se os primeiros segundos do seu vídeo não reterem as pessoas, não adianta ter um conteúdo incrível nos próximos 30 minutos.

Se o primeiro parágrafo do seu texto não prender a atenção do leitor, não adianta ter um artigo épico de cinco mil palavras.

A copy é a maneira de escrever ativando gatilhos mentais na cabeça do público, para que ele sinta interesse em continuar consumindo seu conteúdo.

Não estou falando de vendas, estou falando de interação com o avatar a ponto dele se sentir conectado com seu produto/marca/serviço.

Pode prestar atenção em campanhas de grandes marcas, elas fazem o público se sentir dentro de um mundo mágico que realmente vai de encontro com seus desejos.

É preciso entender que a venda é uma consequência da profundidade de conexão que você faz com seu lead/público.

Marketing digital, o que é lead, ou prospecto?

Sempre ouvimos essa palavra, lead.

Na verdade, ela não tem uma tradução literal, mas é basicamente o público que ainda não sabe que precisa do seu produto.

Por exemplo, você cria uma postagem na sua fanpage do face, milhares de pessoas lerão, mas nem todas elas estão a ponto de comprar sua oferta.

O lead é a pessoa que sabe que seu produto existe, acha que até precisaria dele, mas não está muito certo disso.

É para educar essa pessoa que são criados os funis de vendas, uma das estratégias de marketing digital mais usada por afiliados.

Como próprio nome diz, funil, significa que você atrairá várias pessoas para sua oferta, mas que depois de um tempo e de passar por algumas etapas, apenas algumas dessas pessoas comprarão efetivamente.

Isso porque durante essas etapas, que devem mostrar sua oferta de todos os ângulos possíveis, uma parte do público pode decidir que não precisa/deseja o que está sendo oferecido.

Um dos gatilhos mentais mais poderosos é justamente o da urgência, porque se você der tempo do lead pensar, ele provavelmente desistirá da compra.

Lembra que falei de copy lá em cima?

Pois é! Se você tiver uma boa copy dentro do seu funil de vendas, com certeza conseguirá converter muitos leads em compradores.

Quando trazemos isso para o mercado de afiliados, os que vendem mais são aqueles que conseguem mostrar o produto como sendo a melhor aquisição que a pessoa vai fazer.

Marketing digital, o que é estratégia de marketing?

estratégia de marketing

Uma estratégia de marketing é a maneira que você usa para captar e manter o público interessado na sua oferta até fazer a venda.

Existem dezenas de estratégias, desde a simples entrega de uma isca digital, até fazer anúncios pagos nas redes sociais.

As melhores estratégias do marketing atual são aquelas que atraem o público com conteúdo relevante e não com chamadas de compras apenas.

As pessoas não querem mais saber do compre, compre, compre, elas querem conhecer o produto intimamente antes de se decidirem por ele.

Uma coisa muito interessante sobre isso é que nós, que fazemos a propaganda, que acostumamos o público assim.

Quando o primeiro publicitário fez a primeira prospecção usando conteúdo e não venda direta, criou o desejo no público de ter mais informações antes de comprar.

No momento que oferecemos conteúdo de valor gratuito, mostramos que é possível ter uma “amostra” do produto sem pagar nada, isso fez o público ficar cada vez mais exigente.

Pode prestar atenção nas páginas de vendas, todas elas precisam ter agora ofertas de bônus extras.

Quando o produto não tem esses bônus passa como “simples” aos olhos do público, já que a maioria dos produtos dá presentes para quem adquire.

Quando queremos melhorar a cara de um produto basta acrescentarmos bônus para “agregar valor”, ou “aumentar o valor percebido” da oferta.

Percebe a profundidade desses conceitos?

Agregar valor significa deixar o produto mais valioso, fazendo o público perceber mais vantagens em adquiri-lo.

Assim, isca digital e bônus são estratégias de marketing poderosas para você usar no seu trabalho de afiliado.

A maioria dos profissionais que são top afiliados, possui isca digital para criar lista de e-mail e oferece bônus para quem compra através da indicação dele.

Esses são diferenciais de negócio e cada afiliado usa da maneira que achar mais eficaz.

Qual a melhor opção para vender mais como Afiliado?

Qual a melhor mídia, a melhor opção para divulgar e vender mais como afiliado?

Eu sempre recebo perguntar no meu Instagram e fiz esse vídeo para responder.

No marketing digital o que é efetivo para um afiliado, pode não ser para outro e tudo depende da forma como cada negócio foi planejado.

Tem gente que não gosta de ter lista de e-mail porque acha que dá trabalho, e outras pessoas fazem listas segmentadas dentro do nicho que trabalham.

A estratégia de marketing que dá certo é aquela que você aplica e replica até começar fazer vendas.

Marketing digital, o que é tráfego e alcance de público?

Depois de entender sobre avatar, leads, estratégia de marketing, é preciso ter noção de tráfego e alcance de público.

Se você está no marketing digital há mais de 3 anos, já percebeu que as redes sociais não são mais aquela praia de público como eram antes.

As plataformas perceberam a movimentação de negócios em suas páginas e resolveram cobrar mais caro para dar acesso ao público.

O que isso significa?

Que a mesma postagem que você fazia em 2016 e atingia 20% de todos seus seguidores, hoje não atinge 2% dessas pessoas.

Ou seja, para que sua postagem seja vista por mais gente é preciso impulsionar, ou fazer um anúncio, colocar dinheiro dentro da rede social.

Não é à toa que o facebook vem aprimorando as ferramentas de anúncios e já criou até mesmo um botão de loja, para que empresários, empreendedores e pequenos produtores possam vender sem sair dali de dentro.

Com o Google acontece a mesma coisa.

Os anúncios são prioridade tanto que aparecem em primeiro lugar no resultado das pesquisas. Se você paga, aparece mais e melhor.

O tráfego que não pagamos é chamado de orgânico, porque chega até nós através de pesquisa livre do público.

Se você fizer um bom trabalho de SEO em seus artigos, vídeos e mini sites, com certeza, aparecerá em um bom lugar quando alguém pesquisar as palavras chave que está usando.

Nunca esqueça que redes sociais são território estranho, uma terra que não é sua.

Então sempre procure ter um blog, pois assim terá como se comunicar com o público sem depender de terceiros, e sem precisar obedecer a regras de postagem.

Use as redes sociais como estratégia de marketing para atrair tráfego, mas não coloque toda sua base de negócio dentro delas.

Como última dica dentro do assunto marketing digital o que é mais lucrativo é criar autoridade dentro do seu nicho, passando credibilidade e segurança para as pessoas.

Pessoas compram de pessoas, e somente quando sentem que podem confiar em quem está indicando a oferta.

Desejo que esse artigo ajude você a aplicar estratégias de marketing efetivas, agora que já conhece os princípios básicos do marketing digital.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

dezessete − 6 =

Seja o primeiro a comentar!