Comece a TRABALHAR NA INTERNET por AQUI?

Acesse!

Funil de Vendas – O que é e quais suas vantagens?

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Mafalda Melo
em maio 31, 2022

O funil de vendas é um dos pilares de quem tem qualquer tipo de negócio e precisa vender, sejam produtos, ou serviços, porque na verdade é a representação prática da jornada de compra do consumidor.

Se você chegou até aqui é porque quer entender mais sobre essa estratégia de vendas, que cria um caminho certeiro para quem está mesmo demonstrando interesse pela sua oferta.

Não seria sensacional se somente as pessoas que querem mesmo comprar o que está oferecendo é que tivessem acesso a sua oferta?

Como funciona um funil de vendas

funil de vendas

A jornada de compra do consumidor é o caminho que toda pessoa percorre até adquirir um produto, ou serviço.

Fica bem fácil de entender se prestar atenção em como você mesmo faz compras. Com certeza não compra logo de cara, não é mesmo?

Pois é! Assim acontece com todas as pessoas, pois comprar um produto, ou um serviço, envolve uma série de emoções/sentimentos, que nos direcionam a um determinado produto, em detrimento de outro.

É por causa desses sentimentos que os funis de vendas são divididos em 4 etapas principais:

Aprendizagem/descoberta

Na grande maioria das vezes as pessoas não sabem que tem um problema que precisa ser resolvido, ou até sabem, mas não encontraram ainda nada que pudesse ser a solução.

Se você imaginar o objeto funil sabe que ele tem a entrada larga e vai se estreitando, até ficar tão estreito que somente coisas muito pequenas, ou líquidas conseguem passar.

Pois bem, as pessoas que estão na fase da descoberta/aprendizagem estão na parte mais larga, sabendo que possuem um problema potencial que precisa ser resolvido.

Reconhecimento do problema

Conforme o funil vai estreitando as pessoas também vão criando uma consciência melhor sobre seu problema, e é aqui nessa segunda etapa que você vai educar o público sobre a melhor maneira de resolvê-lo (seu produto).

Em um funil orgânico isso pode ser feito com e-mails, ebooks gratuitos, artigos de blog.

Em um funil pago é preciso usar as palavras chave que o público, que está nessa fase de conhecimento do problema, usa (como as pessoas já sabem sobre o produto, começam fazer a busca “produto X funciona”).

Decisão

Nesse momento do funil de vendas, ele já está mais estreito, e as pessoas já sabem que tem o problema e que existe solução para ele (seu produto).

Mas, ainda podem estar indecisas quanto a se o seu produto vai mesmo resolver, ou valor, forma de pagamento, enfim aquelas objeções básicas que precisam ser quebradas.

Em um funil orgânico essas objeções podem ser quebradas apresentando casos de sucesso, com depoimentos de pessoas que já usaram o produto.

Em um funil pago, os anúncios também devem ir para páginas que quebrem as principais objeções, pois aqui o público está a um passo da compra.

método turbo tráfego

Ação

O público já está decidido e faz a compra, aqui é a parte mais fina do funil, e você precisa levar as pessoas para uma página de pagamento diretamente.

No caso de um funil orgânico isso pode ser feito através de um artigo de conversão, ou levando para a página de vendas do produto, ou diretamente para o checkout.

No funil pago o lead é levado diretamente para o checkout, pois já está decidido pela compra.

As pessoas que saem do funil sem comprar, deverão ser reapresentadas para a oferta novamente, mas não desde o começo, abordar a parte de “decisão” sobre uma visão diferente pode ajudar a converter.

No funil orgânico isso pode ser feito com um artigo bem estruturado sobre o produto, ou ainda com um vídeo explicativo repassando as quebras de objeção.

No funil pago isso é feito com o remarketing, onde o lead é apresentado novamente ao produto, até se decidir pela compra.

Como montar um Funil de Vendas que venda todos os dias

Funil de Vendas - O que é e quais suas vantagens

Você viu, no texto acima, que eu dei algumas sugestões sobre como direcionar o público dentro de um funil orgânico e de um funil pago.

Mas, qual é a melhor forma de montar um funil que seja efetivo para o seu público e produto?

Quando falamos de um funil de vendas marketing as etapas não podem ser muito extensas, ou o lead (prospecto) cansa e abandona antes de chegar ao final.

O correto a fazer, antes de qualquer coisa, é um estudo do público, pois assim terá mais chance de “cerca-lo” através das buscas que ele realiza na internet e seu comportamento dentro do nicho de mercado.

Funis de venda orgânicos são montados partindo-se da oferta de uma isca digital, que normalmente é um ebook com informações relevantes para o público (fase de descoberta).

Depois é necessário fazer uma sequência de e-mail marketing seguindo a trajetória da jornada de compra, com informações para as fases de reconhecimento, decisão e ação.

É muito importante que se faça uma separação dos leads conforme vão passando pelo funil de e-mails, pois assim não correrá o risco de enviar um e-mail de oferta para quem já comprou.

Depois que as pessoas passarem pelo último e-mail do funil você precisará reconhecer quem não se decidiu pela compra, e reapresentar o produto para essas pessoas.

A forma correta de fazer isso seria com uma mensagem direta perguntando qual foi a dúvida que gerou a hesitação no final do funil.

Ou então, fazer uma sequência de e-mail no estilo “remarketing” apenas para as pessoas que passaram por todo funil e não fizeram a compra.

A eficácia de um Funil de Vendas com tráfego pago

Como você viu, fazer toda estrutura de forma orgânica levará tempo e também recursos, pois conforme os leads vão aumentando também aumentará o valor da plataforma de e-mail marketing (dependendo do serviço).

Sem dizer toda produção de conteúdo nos e-mails, separação dos leads, relacionamento, etc.

É por isso que fazer um funil de vendas com tráfego pago é muito mais rápido e infinitamente mais efetivo, pois as etapas ficarão mais dinâmicas já que não haverá a fase de relacionamento com conteúdo. 

Para fazer um bom funil com tráfego pago é preciso conhecer bem o público e também as estratégias que existem para criar anúncios diferenciados para cada uma das etapas do funil.

Por isso é importante fazer um curso que ensine o passo a passo desse processo, que se for feito do jeito errado fará você perder muito dinheiro em testes e demora para realizar vendas.

O melhor curso de tráfego pago é o Método Turbo Tráfego criado pelo Alex Vargas em parceria com o Douglas Castro.

Um curso completo que ensina como anunciar corretamente no Google, Facebook e Instagram Ads, para todas as etapas do funil, remarketing e estratégias de anúncios que são profissionais. 

Muitas pessoas estão criando seus negócios digitais apenas utilizando os métodos que são ensinados no MTT e tendo muito sucesso vendendo todos os dias. 

Desejo que esse artigo sobre funil de Vendas tenha deixado você mais esclarecido sobre o assunto e que decida por fazer o MTT para vender todos os dias de forma automática com anúncios no estado da arte.

Marketing Digital e Vendas Online

Entre para o nosso Canal no Telegram para ter acesso aos conteúdos exclusivos!

Acesso imediato!
Seus dados estão seguros. Não fazemos spam!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

plugins premium WordPress

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.