Criar blog grátis – Vale a pena fazer isso?

Você está pensando em criar blog grátis para começar seu negócio digital?

Se isso já passou pela sua cabeça, recomendo ler esse artigo até o final para entender como funciona trabalhar com blog, e porque ter um gratuito pode não ser tão lucrativo.

Desde quando comecei no marketing digital que vejo as pessoas sempre perguntando sobre como criar blog grátis.

A principal razão dessa pergunta, e eu super entendo isso, é que nem sempre existe dinheiro para investir logo de cara na compra de um domínio e contratação de hospedagem.

Mas, depois de alguns trabalhando com blog, eu percebi que esse investimento é o mínimo que podemos fazer para ter um negócio mais sólido na internet.

Aqui nesse artigo eu não vou tentar convencer ninguém sobre ter, ou não, um blog gratuito, mas mostrarei os pontos principais de um negócio online que pedem um blog profissional.

Qual é seu objetivo ao criar um negócio online?

criar blog grátis

A primeira pergunta que será necessária responder, pois a partir da resposta você define com mais exatidão os investimentos que serão necessários.

Por exemplo, se você quer ter apenas uma renda extra e não sabe por quanto tempo vai manter o negócio no ar, criar blog grátis pode ser uma opção, já que não haverá tanto comprometimento com o público, ou com conteúdo.

Em casos de pessoas que vendem produtos sazonais (só na época de final de ano, por exemplo), pagar hospedagem o ano todo pode não ser interessante.

Agora, se você deseja ter um negócio em longo prazo é fundamental ter um blog profissional, pois ele será a porta de entrada no seu negócio.

Pense! Você tem uma habilidade e vai usá-la para ganhar dinheiro na internet, o que seria mais atraente para o público?

Uma página gratuita com poucos recursos de imagem e manutenção, ou um blog diferenciado, com template otimizado?

Como você se sentiria entrando em uma página pobre, ou mais simples, e acessando uma página mais elaborada e bonita?

Onde teria mais vontade de entrar para ler um artigo, ou pedir alguma informação?

Preste atenção quando você está na rua e precisa de uma informação.

Normalmente procuramos um estabelecimento que passe uma credibilidade para entrarmos e perguntarmos não é mesmo?

A mesma coisa acontece na web. O público dá preferência e sente mais segurança em páginas profissionais.

Então, para saber qual tipo de blog seria mais indicado no seu caso, basta responder a pergunta: O que você deseja alcançar com seu negócio digital?

5 motivos para não CRIAR BLOG GRÁTIS

criar blog grátis vale a pena

Lembra que falei lá em cima que não quero convencer ninguém sobre que tipo de blog ter?

Mas, me vejo no dever de mostrar alguns motivos para não apostar em um blog gratuito para começar seu negócio online. Veja só:

1 – Plataforma de terceiros

Um blog gratuito não é um ativo seu, é do dono da plataforma.

Ou seja, a qualquer momento a plataforma pode sair do ar, ou criar regras que dificultem o trabalho e você estará rendido, pois seu endereço está lá dentro.

É como ter uma loja dentro de um shopping, você paga pelo espaço, mas não pode fazer o que quiser com sua loja, porque na verdade precisa obedecer a uma série de regras do shopping.

No caso, seja criando um blogger, ou um wordpress.com, ou wix, seu blog sempre estará dentro de um terreno que não é seu.

Quando falamos de um local onde você se comunica com o público, imagine perder essa porta de comunicação por causa de alguma política nova.

2 – Mais difícil para otimizar o SEO

Por mais que os especialistas digam que ter um blogger é tão fácil de ranquear quanto um domínio próprio, em um blog gratuito não temos como instalar plugins.

Ou seja, a otimização de SEO precisará ser checada na mão, item por item, e isso pode ser bem cansativo de fazer toda vez que você produzir um conteúdo novo.

seo para blog

Com um blog dentro do WordPress.org, você consegue instalar o plugin SEO e monitorar se o seu artigo está mesmo otimizado do jeito certo para os mecanismos de busca.

Além disso,a url do seu site fica mais amigável com um domínio próprio, do que dentro de uma plataforma gratuita.

3 – Escassez de recursos

Devido a manutenção da plataforma os recursos dentro dos blogs gratuitos são muito limitados.

Para quem está acostumado a instalar plugins que deixam o blog wordpress muito mais funcionais, trabalhar sem esses recursos pode ser bem frustrante e difícil.

Claro que existem facilidades como caixas de comunicação onde se pode colocar instruções html, mas quem não entende de programação não saberá usar esses recursos.

Você sempre poderá contratar um programador para deixar seu blog gratuito com sua cara, mas cada vez que precisar mexer em algo precisará gastar novamente com esse serviço.

Ou seja, no final das contas, pode sair até mais caro criar blog grátis do que começar logo com um domínio próprio.

4 – Dificuldade na manutenção

Pelo mesmo motivo que falei acima, dar manutenção em um blog gratuito não é uma coisa fácil de fazer.

A ausência de possibilidade de instalação de plugins deixa tudo muito mais primitivo, e muitas vezes é mesmo necessário um profissional para fazer alguma mudança.

Outro ponto importante é quando precisamos validar nosso blog em redes sociais, como o Pinterest, por exemplo.

Para fazer essas validações temos que colocar alguns códigos dentro da página raiz do blog.

No caso de blogs gratuitos você não tem acesso a essa página e precisa entrar em contato com o suporte da plataforma.

Se toda vez que precisar fazer uma validação dessas, ficar na dependência do suporte (que nunca atende na hora), seu negócio não irá para frente.

5 – Não passa profissionalismo

Para quem deseja criar autoridade dentro do nicho de mercado, ter uma página própria é fundamental para ter sucesso.

Poucas pessoas colocarão credibilidade em alguém que tem um endereço de blog dentro de uma plataforma gratuita.

Quando falamos em trabalhar no mercado de afiliados, temos que ter em mente que as pessoas compram de quem elas confiam.

Como inspirar confiança, ou até mesmo mostrar ganhos na internet, se não houve interesse nem em criar um blog profissional?

Como poderia promover templates para blogs, ou serviços de hospedagem se você mesmo não usa esses produtos em seu negócio?

Autoridade no nicho de mercado tem haver com coerência, é por isso que quando se quer estabelecer essa expertise é preciso ter elementos que comprovem isso adequadamente.

O que fazer quando criar blog grátis é a única opção para começar um negócio?

criar-blog-grátis

Depois de ler todas as considerações que coloquei acima, se mesmo assim não houver recursos para investir em um domínio e hospedagem, é preciso tomar algumas precauções na criação do blog gratuito. Veja só:

1 – Plataforma

A primeira coisa que deve ter em mente é a plataforma, sempre opte pelo blogger, que é do Google, ou ainda o WordPress.com.

Essas duas plataformas são as mais próximas de aparência profissional, além de passarem um bom PA (Autoridade de Página) e DA (autoridade de domínio) para sua url.

Ou seja, os blogs que são criados dentro dessas plataformas já carregam um pouco da autoridade que elas possuem dentro da Web.

Alguns especialistas inclusive, dizem que é mais fácil ranquear um blog dentro do blogger do que um blog com domínio próprio.

Isso porque o blogger é de propriedade do Google, sendo assim o algoritmo já enxerga esse endereço como confiável quando faz a análise.

Existem muitas outras plataformas para criar blog grátis, mas são extremamente mais limitadas e tem capacidade apenas de criar páginas específicas.

2 – Recursos

Dentro das necessidades mínimas de um blog, as duas plataformas que eu citei acima têm capacidade de atender bem.

O blogger possui, inclusive, templates diferenciados que podem ser escolhidos para instalação, deixando o site com uma aparência mais bonita.

Aprenda sobre como usar os recursos de widgets, que permitem até colocar uma captura para entrega de isca digital.

No WordPress.com é possível também escolher alguns templates, mas não dá para instalar plugins, só que se você quiser migrar para um domínio próprio já fica mais fácil estando lá dentro.

O blogger também dá possibilidade de migração para um domínio próprio, assim quando puder investir você não perderá o conteúdo que já publicou.

Criar blog grátis é tão limitado que logo perceberá porque é preferível fazer um esforço para investir em domínio próprio logo de cara.

3 – Produção de conteúdo

Do mesmo jeito que se escreve um artigo para um domínio próprio, dá para escrever para um blog gratuito.

No blogger e no wordpress.com, você também cria páginas e menu, assim pode ter as páginas mínimas necessárias como sobre, política de privacidade, contato e termos de uso.

Faça pesquisa de palavras chave e otimize seus textos com os termos que são usados nas buscas dos usuários.

Como regra geral, siga as mesmas regras de SEO usadas nos blogs com domínio próprio.

Se você ainda não sabe como escrever artigos para o blog, recomendo dar uma olhada no meu curso, Máquina de Conteúdo, onde eu ensino tudo sobre produção de conteúdo.

curso máquina de conteúdo

Tenha em mente que os artigos produzidos quando criar blog grátis

poderão ser migrados para seu domínio próprio, então capriche sempre na produção desses textos.

Principais vantagens de ter um domínio próprio

template para blog

Acho importante falar sobre os benefícios de ter um domínio próprio, e porque ele é fundamental para um negócio de sucesso. Veja:

1 – É seu de verdade

Quando você compra um domínio o endereço é seu durante todo o tempo que você renovar (anualmente).

Nesse endereço ninguém, exceto você, pode impor regras, ou tirar a página do ar.

Sem dúvida, ter essa autonomia é muito importante, principalmente quando precisamos expandir o negócio e temos que criar páginas diferenciadas.

Enquanto você renovar o domínio ele será seu para fazer o que quiser.

2 – Manutenção

Com a instalação do WordPress é muito mais fácil fazer a manutenção do blog.

Até para criar backup existe um plugin específico.

Para quem não entende nada de programação, é importante não precisar pedir ajuda toda hora que tem que mudar alguma coisa.

3 – Recursos

Utilizando o WordPress para criar seu blog, você conta com uma infinidade de plugins que deixam o blog otimizado e cheio de interatividade.

Tem plugin para redes sociais, para formulário de contato, para segurança contra hakeamento, enfim para tudo.

O melhor é que são fáceis de instalar e também de configurar, assim você não precisa ser nenhum(a) expert em códigos complicados.

Criar blog grátis não dá acesso a esses recursos e sua página pode ficar muito vulnerável a ataques e invasões.

4 – Aparência

Uma das coisas que criar blog grátis não proporciona é a capacidade de deixar a cara do blog incrível.

A maioria dos temas das plataformas gratuitas são comuns, simples, e acabam ficando vários blogs com a mesma aparência.

Dentro do Wordpress é possível escolher entre centenas de templates gratuitos.

Outra coisa muito boa é que existem também muitos temas pagos, que foram criados por profissionais brasileiros.

Isso quer dizer que dá para ter um blog muito bonito, por preço acessível, e fazer as configurações em português, o que ajuda bastante para quem não entende nada de inglês.

A aparência do seu blog é como uma marca registrada, passando ainda mais profissionalismo para seu negócio digital.

Com esses temas pagos é possível deixar o blog do jeito que você quer, podendo escolher até mesmo uma paleta de cores exclusiva.

5 – Validação nas redes sociais

Lembra que falei lá em cima que algumas redes sociais precisam validar o blog para você ter acesso às métricas de negócios?

Então, o Pinterest é um desses casos, e para validar sua conta business é preciso instalar dentro da home do blog, um código que é oferecido pelo próprio Pinterest.

Ou seja, é uma marca da rede social que prova que aquele domínio que você indicou na plataforma é mesmo seu.

Também é uma maneira do Pinterest analisar o desenvolvimento das ações do seu blog com a divulgação dentro da plataforma.

Dá para fazer essa validação com o blogger, mas é bem mais complicado e requer um pouco de conhecimento de html.

Nesses casos de validação nas redes sociais, criar blog grátis é bem restritivo.

Considerações finais sobre criar blog gratuito

Desejo que esse artigo tenha elucidado todas suas dúvidas sobre criação de blogs gratuitos e porque não é uma boa prática para um negócio digital., na minha opinião.

Se você tem blog gratuito conte sua experiência nos comentários! Vamos trocar informações!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!