Desafios e Sucesso

COMO VENDER PELO INSTAGRAM – 9 passos práticos e efetivos

Aprender como vender pelo Instagram é uma das maneiras mais práticas de usar essa rede social do jeito certo em seu negócio.

Atualmente, negócios, empresas e empreendedores que não possuem presença online acabam não conseguindo ter resultados financeiros expressivos.

Isso acontece pois o público está nas redes sociais constantemente, assim fazer um anúncio, ou produzir conteúdo para elas é fundamental para aumentar o branding do negócio.

Dentre as redes sociais existentes, o Instagram se destaca como sendo um dos melhores locais para divulgar e promover qualquer tipo de negócio.

São milhões de usuários ativos todos os dias, e as pessoas costumam interagir com as publicações quando o assunto é de seu interesse.

Assim, se você passar informações relevantes para o público, com certeza, criará engajamento e atrairá seguidores para seu perfil.

Ter um perfil com muitos seguidores é a forma mais fácil de ter um alcance maior para suas postagens, o que acaba atraindo ainda mais pessoas interessadas na sua oferta.

Como vender pelo Instagram – Conta de nicho ou autoridade?

Uma coisa que muitas pessoas têm dúvida, é se o ideal é criar um perfil de nicho, ou um perfil autoridade.

A resposta é simples: Depende da sua estratégia de negócio, e se você deseja se posicionar como expert dentro do seu nicho de atuação.

Normalmente, os top afiliados dentro de um determinado segmento tendem a criar contas de nicho para trabalhar de forma oculta em outros nichos onde não desejam ser autoridade.

Quando se cria uma conta de nicho no Instagram, normalmente o dono(a) da conta não aparece, o que é ideal para quem quer vender algum produto sem mostrar a cara.

Agora, se você deseja ser autoridade dentro do seu nicho de mercado, então uma conta com sua foto é o ideal para passar segurança e confiança para o público.

Seja qual for o tipo de conta, você não pode deixar de seguir os 9 passos que eu mostro abaixo para vender mais e ter muito mais seguidores.

9 passos desvendam como vender pelo Instagram

Sempre que falamos em divulgação nas redes sociais temos que levar em conta que os usuários da rede não entram ali para comprar e sim para obter informações.

Somente depois de analisar muito bem um determinado produto, ou serviço, é que a pessoa está apta para a compra.

Para preparar o público e não ser um vendedor chato, é importante seguir uma sequência de passos, como esses que descrevo aqui:

1 – Nicho de mercado

Qualquer negócio começa pelo nicho.

Se você ainda não tem um nicho definido recomendo fazer isso, pois todo o resto da ação dependerá do assunto e produto que estará promovendo.

Existem muitos nichos lucrativos, e para descobrir o seu é bom fazer uma lista das coisas que gosta de fazer, ou coisas que deseja aprender.

Dentro dessa lista considere tudo, pois ultimamente são poucos os assuntos que não possuem destaque na internet.

Assim, é possível conseguir encontrar bons produtos para promover como afiliado, ou ainda criar soluções para mercados inexplorados.

2 – Estudo do público

Depois de definir seu nicho de mercado é importantíssimo fazer um estudo completo do público que está dentro dele.

Analise quais são seus maiores problemas, seus desejos, quais as dificuldades para solucionar esses percalços e como você pode ajudar com tudo isso.

Veja, é importante encarnar o avatar do nicho, se colocar no lugar dele, pois assim poderá sentir com mais clareza quais são os pontos onde você e seu produto serão úteis para o público.

Uma boa maneira para saber mais sobre qualquer público é observar o comportamento das pessoas dentro das redes sociais da concorrência.

3 – Bio otimizada

O Instagram permite colocar apenas um link clicável dentro da bio.

Assim, quanto mais você usar palavras chave do seu nicho, do seu produto e do seu negócio, mais chance tem de ser encontrado no resultado das buscas que são feitas lá dentro.

Se você possui muitas informações para passar, sugiro criar uma página dentro de um domínio próprio, com tudo que seu público precisa saber sobre você.

Coloque o link dessa página dentro da bio, assim cada vez que alguém clicar já saberá as informações necessárias sobre você e seu negócio.

Para quem tem conta de nicho, normalmente é colocado o link da página de vendas. Umas uma boa coisa é fazer um artigo de conversão e chamar o público para esse conteúdo, e só então fazer a oferta direta em uma CTA.

Para os perfis autoridade, o link do blog, ou canal do Youtube costuma ser uma das formas práticas de como vender pelo Instagram e aumentar a audiência.

4 – Análise da concorrência

Lembra que falei lá em cima sobre estudar o público através de suas movimentações no perfil dos concorrentes?

Pois é! Dê uma olhada em quem são seus principais concorrentes diretos, veja quais são os assuntos que mais trazem comentários e engajamento.

Fale sobre esses mesmos assuntos, criando postagens originais.

Procure seguir as pessoas que seguem a sua concorrência, pois elas fazem parte do seu nicho de mercado e, com certeza, também seguirão o seu perfil.

Não desanime, nem tenha medo da concorrência, existe mercado para todo mundo, e o público é muito grande em alguns nichos específicos.

5 – Produção de conteúdo

Essa é a base de todo negócio seja digital, ou físico e a maneira mais fácil de como vender pelo Instagram sem precisar ser chato(a).

O conteúdo relevante que ajuda as pessoas é como você atrairá mais público para sua oferta.

Lembre-se de pesquisar o que as pessoas estão querendo saber, através da palavras chave.

Use essas palavras chave na descrição da sua postagem e também nas hashtags.

Leve seu público do ponto A para o ponto B, não tenha medo de ajudar, pois a consequência disso será uma audiência que confiará no seu trabalho e estará propensa a comprar o que você oferecer.

6 – Feed organizado profissional

Crie imagens atrativas para suas postagens, pois essa é a melhor forma de como vender pelo Instagram de forma natural.

Escolha um tema, ou uma paleta de cores para manter seu feed organizado e harmônico.

Para fazer imagens profissionais utilize o site Canva, e aprenda com o Canva para Negócios, a criar imagens incríveis no tamanho certo para cada rede social, poupando muito do seu tempo.

Deixar o feed atraente será como a marca registrada do seu negócio, assim o público já reconhecerá seu conteúdo quando ver ele postado em qualquer lugar.

7 – Use todos os recursos

O Instagram possui muitos recursos como o IGTV, os nuggets, o stories, então é importante criar conteúdo para todos eles.

Quanto mais você estiver presente, mais chances tem de o público clicar nos seus links, visitar seu blog, assistir seus vídeos e, consequentemente, comprar alguma coisa que estiver oferecendo.

Use o stories para falar dos bastidores do seu negócio, ou para compartilhar alguma conquista com o público.

Faça vídeos de motivação para o IGTV, ou corte vídeos maiores do Youtube e deixe como um trailer chamando as pessoas para o canal para assistir o conteúdo completo.

Utilize as hashtags do seu nicho em todas as postagens, assim seu conteúdo ficará marcado e poderá aparecer quando alguém fizer uma pesquisa sobre o assunto.

8 – Consistência

Não adianta fazer todos os passos acima e postar apenas de vez em quando no perfil.

O Instagram é uma rede social dinâmica e as postagens tendem a desaparecer muito rapidamente.

Isso quer dizer que você precisa postar sempre, de preferência todos os dias, para manter seu nome/marca na cabeça do público.

As pessoas não compram de quem elas conhecem pouco, ou que não oferecem segurança/confiança para elas.

Faça um calendário de postagens, e obedeça sempre, pois a audiência ficará esperando seu conteúdo sempre.

9 – Interaja com o público  

O segredo do aumento de seguidores, pessoas clicando em seus links e visitando suas páginas é a interação.

Ou seja, sempre responda aos comentários que são feitos nas suas postagens, e também comente nas postagens de pessoas que você está seguindo.

O esquema de “você me segue, eu te sigo”, só dá certo até um certo momento, o ideal é manter o relacionamento para não perder seguidores.

O número de seguidores é importante porque quanto mais pessoas estiverem interessadas no seu conteúdo, mais alcance o Instagram dará para suas postagens.

É fazendo isso que você verá que a melhor forma de como vender pelo Instagram é justamente não vendendo, e sim oferecendo conteúdo e sendo acessível para o público.

10 Tipos de POST PARA INSTAGRAM que trazem SEGUIDORES e ENGAJAMENTO

Se você deseja aumentar o engajamento e o número de seguidores no seu perfil no Instagram, saiba que precisa usar os tipos de post para Instagram que trazem seguidores novos e aumentam engajamento.

Nesse vídeo eu trago os 10 tipos de post para Instagram que tenho utilizado e também observado em outros perfis, como sendo posts que trazem seguidores e engajamento.

Como você viu, não é nenhum bicho de 7 cabeças criar e manter um perfil otimizado e profissional dentro do Instagram.

Seguindo esses passos corretamente, em pouco tempo você verá o número de seguidores aumentar e seu negócio criar muita relevância.

Existem top afiliados que tem o maior número de vendas feitas através do Instagram, assim se você mantiver consistência terá ótimos resultados financeiros para seu negócio.

Desejo que esse artigo sobre como vender pelo Instagram possa ajudar você criar um perfil profissional e ter muito sucesso com suas postagens! 

Sair da versão mobile