Como Ganhar Dinheiro no Instagram em 17 passos simples

Aprender como ganhar dinheiro no Instagram do jeito certo pode ser a diferença entre ter sucesso, ou ter o perfil bloqueado e banido, ou ainda sofrer o terrível shadow banning.

Mesmo antes do Facebook comprar o Instagram, o aplicativo já estava se tornando o queridinho das pessoas que gostam de ver fotos e imagens legais.

Com mais de um bilhão de usuários espalhados pelo mundo, o Instagram é uma rede social dinâmica, onde as pessoas costumam interagir quando gostam do conteúdo.

Claro que com o passar do tempo os empreendedores já perceberam as vantagens de estar presente no Instagram.

Ele é uma ótima fonte de tráfego para blogs e canais no youtube, e mais recentemente também começamos a descobrir que é possível vender diretamente lá dentro.

Sem dúvida que depois de todas as dificuldades encontradas no face na hora de fazer uma oferta, ter um local para vendas que seja ativo é uma ótima notícia.

A mudança no algoritmo atrapalha como ganhar dinheiro no Instagram?

como ganhar dinheiro no instagram

Falando em redes sociais, banimentos de contas e bloqueios sofridos no Facebook, não podemos deixar de especular tudo isso no Instagram.

Por se tratar de redes sociais do mesmo dono, será que teremos sanções pesadas como no facebook?

Recentemente o algoritmo do Instagram já realizou uma mudança, não mostrando mais o número de “curtidas” que existem nas postagens.

Outra restrição foi a proibição de imagens que pediam para os usuários clicarem duas vezes na foto (uma curtida).

Alguns especialistas em mídias sociais já aventaram a hipótese de que perfis que usam automação são menos favorecidos na hora de mostrar as postagens.

Com tudo isso podemos prever que o Instagram está na verdade querendo forçar as pessoas a interagirem naturalmente, afinal o aplicativo foi criado para isso.

Será que essas mudanças podem atrapalhar a forma de como ganhar dinheiro no Instagram?

A meu ver, pessoas que realmente criem conteúdo de qualidade e ajudem mesmo o público, não precisam se preocupar com essas sanções.

Agora quem tem hábito de fazer spam, e só postar imagens contendo ofertas, com certeza terá problemas com o perfil em pouco tempo.

A tendência das redes sociais é coibir qualquer prática que seja abusiva, para preservar a boa experiência dos usuários em geral.

Crie uma estratégia de marketing sólida para o Instagram e não precisará temer nenhuma crise.

Não deixe de ler: Como conseguir mais seguidores no Instagram

17 passos de como Ganhar Dinheiro no Instagram do jeito certo

Como falei acima o algoritmo do Instagram também se ajusta como o do facebook, então é preciso ter um perfil realmente profissional para não sofrer nenhuma punição.

Veja abaixo, 17 passos de como ganhar dinheiro no Instagram que eu considero primordiais como profissional de marketing digital.

1 – Conta comercial

A primeira coisa que precisa fazer para ter um perfil profissional no instagram é mudar sua conta pessoal para comercial.

A conta comercial permitirá fazer anúncios pagos e também dará acesso às métricas referentes às suas postagens, seu público e qual os melhores horários para fazer postagens.

2 – Bio otimizada

É na bio que você mostra sobre o que se trata seu perfil, coloque uma imagem bem nítida do seu rosto no caso de uma conta autoridade.

Se optar por ter um Instagram de nicho apenas para promover produtos como afiliado(a), é interessante colocar uma imagem que tenha haver com o nicho em questão.

Algumas pessoas usam hashtags na bio, assim se alguém fizer uma pesquisa seu perfil poderá aparecer no resultado das buscas.

3 – Use o link da bio com sabedoria

O único lugar onde podemos colocar um link clicável no Instagram é dentro da bio.

Então, use esse link com sabedoria para não desperdiçar o tráfego de pessoas que visitam seu perfil na rede social.

Quem visita o meu perfil percebe que eu uso o linktree que é uma ferramenta que permite criar uma página contendo vários links diferentes.

Fazendo isso eu consigo levar as pessoas para verem todos os links das minhas redes sociais, os cursos que eu indico e também para visitarem meu blog e canal do youtube.

Se, como eu, você deseja direcionar o tráfego do Instagram para mais de um lugar, recomendo que use essa ferramenta também.

Outro local onde poderá colocar um link clicável é no Stories, mas somentes depois que atingir a marca de 10 mil seguidores.

4 – Tenha uma oferta irresistível

Você sabia que vendas não depende de estratégia, mas sim da necessidade que o público tem de um determinado produto?

Por isso eu arrisco dizer que a maioria das pessosa que não vende como afiliado(a) é porque não tem uma oferta REALMENTE boa.

A melhor forma de como ganhar dinheiro no Instagram é oferecendo uma solução prática e acessível para um problema forte de um público.

Se a sua oferta for mesmo boa, tudo ficará mais fácil para vender.

5 – Não abuse das Hashtags

Podemos colocar até 30 hashtags dentro de uma postagem, mas além de deixar a coisa bem poluída, alguns especialistas indicam usar apenas até 5 hashtags em cada post.

Isso porque usar muitas hashtags pode sinalizar ao Instagram que está fazendo spam e poderá bloquear seu perfil.

Outro ponto interessante é que alguns profissionais costumam colocar as hashtags juntas em um comentário da postagem, mas estudos mostraram que isso não é muito eficiente, pois não vincula as hashs ao post.

Então sempre coloque algumas hashtags dentro da postagem e sempre varie para aumentar a possibilidade de ser encontrado(a) no resultado das buscas dentro do aplicativo.

Como analisar e escolher as melhores Hashtags para seu Instagram

Quer aprender a escolher as melhores Hashtags para Instagram?

Nesse vídeo eu explico como analisar e escolher as Hashtags para Instagram e explico passo a passo.

6 – Faça postagens inteligentes

Mesmo dentro das redes sociais não podemos descuidar da qualidade do conteúdo que estamos entregando para o público.

Então, sempre faça legendas inteligentes para suas fotos/imagens, coisas que realmente agreguem valor e façam as pessoas pensarem sobre o assunto.

Simplesmente jogar a imagem lá e não criar uma legenda legal, pode não ser interessante para atrair o público que tanto deseja.

7 – Publique no Stories

O Stories do Instagram fica disponível por 24 horas e é um ótimo lugar para fazer chamadas curtas para seu público.

Agora é possível deixar um vídeo com até 60 segundos (1 minuto) e fazendo um script bem elaborado dá para passar muita mensagem nesse tempo.

Capriche no seu stories, seja com vídeo ou com imagens é um local bem legal para entrar em contato direto com sua audiência.

8 – Não esqueça o IGTV

O IGTV é o local onde você pode postar vídeos de até 10 minutos (conta comum) ou até 1 hora (contas verificadas).

É o lugar onde você pode fazer uma divulgação mais elaborada da sua marca, e oferecer seu produto/serviço de maneira mais tranquila.

Pense que vídeos de páginas de vendas costumam ter entre 10 e 20 minutos, então 10 minutos é tempo suficiente para engajar seu público.

O que é bem legal de fazer no IGTV é pegar uma parte de um vídeo seu do Youtube e postar lá, aí chamar as pessoas para verem o restante no seu canal.

Aproveite bem o IGTV que é uma forma inteligente de como ganhar dinheiro no Instagram sem sair do aplicativo.

9 – Tire dúvidas no Direct

Sempre que alguém fizer uma pergunta em suas postagens, responda o comentário e depois chame a pessoa no direct para dar mais informações.

Conversas que começam assim podem acabar em uma venda, pois às vezes as pessoas precisam apenas tirar uma dúvida antes de comprar.

Não faça spam no direct dos outros usuários, use esse recurso com sabedoria apenas para fechar negócios.

10 – Usar automação, ou não?

Alguns especialistas e estudos mostraram que os perfis que usam automação tendem a não receber relevância do Instagram na hora de mostrar as postagens.

Porém, para quem quer criar autoridade dentro do nicho de mercado acho fundamental contar com a automação para aumentar mais rapidamente o número de seguidores.

O que vai mesmo determinar se as pessoas continuarão te seguindo é a qualidade e importância do seu conteúdo.

Assim, se o conteúdo for mesmo bom, não precisará de automação para aumentar o número de seguidores, eles virão naturalmente.

11 – Feed organizado?

Uma dúvida muito grande de vários empreendedores e afiliados é se o perfil precisa ser organizado, ou não.

Particularmente eu acho que depende do gosto do dono do perfil e também do tipo de nicho que ele está trabalhando.

Quem trabalha com beleza, emagrecimento, moda, precisa de fotos harmoniosas e bonitas.

Para quem é afiliado dentro do nicho de ganhar dinheiro online, acho que a maior preocupação deve ser a entrega de conteúdo e depois a organização do feed.

12 – Mudanças do algoritmo

Falei lá em cima que quem quer aprender como ganhar dinheiro no Instagram precisará ficar de olho nas mudanças do algoritmo.

A melhor forma de não ser punido(a) é não praticar ações que sejam contra as políticas de privacidade da rede social.

Fazer spam, usar postagens do tipo segue que eu sigo de volta, invadir o direct dos usuários sem autorização são práticas que fazem perder o perfil.

Produza conteúdo, entregue informações de valor e não vai precisar se preocupar com o algoritmo de lugar nenhum.  

13 – Conecte seu perfil ao Facebook

A primeira vantagem de conectar seu perfil do Instagram com o do Facebook é a segurança.

Caso ocorrar algum tipo de problema quando acessar seu Instagram, sempre poderá usar as informações do face para entrar no seu perfil.

Outro ponto positivo em conectar as contas é que cada vez que você publica no Instagram já publica automático no face, uma forma de colocar conteúdo nas duas redes de uma vez só.

14 – Crie seu próprio produto

Falando diretamente de vendas, uma boa maneira de como ganhar dinheiro no Instagram é criando seu próprio produto.

Pode ser um e-book, ou um curso em vídeo aulas, o importante é ser alguma coisa que as pessoas querem mesmo saber, assim venderá bastante.

15 – Mercado de afiliados

O Instagram é um local muito bom para vender produtos como afiliado.

Seja com autoridade, ou sem aparecer, crias postagens de conteúdo, e depois levar as pessoas para uma página de vendas é uma estratégia bem usada no aplicativo.

Para quem trabalha no nicho de ganhar dinheiro online, sugiro firmar autoridade, pois ficará mais fácil oferece cursos e ferramentas.

O que realmente importa é cativar o público com bastante conteúdo gratuito e só depois disso, fazer oferta direta.

16 – Instagram de nicho

É possível ter várias contas no Instagram, e é exatamente isso que alguns afiliados estão fazendo.

Criando várias contas em nichos diferentes e fazendo do Instagram uma grande rede de negócios.

Faça uma pesquisa dentro dos nichos que gostaria de trabalhar, analise a concorrência e tente produzir conteúdo ainda melhor que o dela.

Indico trabalhar apenas com produtos bons, pois assim o público não sentirá necessidade de pedir reembolso, o que poderia manchar sua reputação.

Alguns afiliados(as) usam essa maneira de como ganhar dinheiro no Instagram e conseguem vender com recorrência e consistência.

17 – Patrocine algumas postagens

Minha última dica é que você invista um pouco de dinheiro em tráfego pago dentro do aplicativo.

Isso porque como a maioria dos perfis usam automação, seu número de seguidores pode estar inflado com pessoas que não tem interesse real na sua oferta.

Quando patrocina uma postagem, ela é entregue para o público que você definir, o que trará apenas tráfego qualificado em retorno.

Toda movimentação de anúncios no Instagram é feita no painel de anúncios do facebook, inclusive pode usar a mesma forma de pagamento já cadastrada.

Assim como no face o que realmente dá certo quando se fala de anúncio pago é segmentar corretamente o público e usar uma imagem bem chamativa.

Não esqueça de analisar as métricas da sua publicação e também medir o ROI para ver se a campanha está sendo efetiva.

Esses foram os 17 passos de como ganhar dinheiro no Instagram que achei pertinente compartilhar com você, meu leitor.

Se você possui alguma outra dica, ou alguma coisa que eu tenha esquecido, por favor não deixe de colocar suas impressões nos comentários abaixo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

2 Comentários

  1. Ana Neves disse:

    Show de conteúdo, amei. Ótimas dicas, já usava algumas, anotei todas aqui no meu caderninho, e já vou colocar em prática, preciso alavancar o meu instagram