Tráfego Orgânico x Tráfego Pago – Qual devo escolher

tráfegoO tráfego é um elemento essencial para quem trabalha com Marketing Digital, pois através dele que os visitantes irão chegar até seu site, com isso gerar leads, uma lista de contato e consequentemente seu público. Existem diversas formas de atrair tráfego para seu site. Nesse artigo iremos abordar algumas formas de tráfego e nos aprofundar no Tráfego Orgânico e no Tráfego Pago.

Tráfego – Conceito

Tráfego no Marketing Digital nada mais é do que a forma de atrair visitantes para seu Blog, Website, com objetivo de apresentar conteúdo, capturar contato, gerar relacionamento e conquistar o visitante a se tornar futuro cliente ou somente para gerar vendas. Os visitantes podem chegar até seu Blog ou Website através de algumas formas de Tráfego como:

Tráfego Direto: os visitantes chegam até seu site digitando o endereço eletrônico diretamente no link barra de endereços, acessando diretamente seu site.

Tráfego social: são visitantes que chegam no seu site através do link em redes sociais, como Facebook, YouTube, Twitter, etc.

Tráfego de referência: os visitantes chegam através de links do seu site disponíveis em outros sites.

Tráfego Pago: são visitantes que chegam até seu site através de anúncios, propagandas com link direto para seu site. Nessa modalidade você tem que pagar para atrair visitas.

Tráfego Orgânico: são visitantes que chegam através dos mecanismos de pesquisas na internet.

Conforme mencionei no início do artigo, a proposta é aprofundarmos no Tráfego Orgânico e Tráfego Pago.

Tráfego Orgânico x Tráfego pago – Qual devo escolher?

 

Tráfego Pago

Essa uma das maneiras mais fáceis de atrair visitantes para seu site. Esses visitantes chegam através de anúncios no Google, Facebook, Bings, Uol e outros meios de publicidade. Para isso você investe, paga pelos anúncios.

Por exemplo quando você acessa o mecanismo de pesquisa do Google e clica pesquisar, logo no início da página com o resultado, os primeiros resultados são de anúncios. Esses sites pagam ao Google para atrair visitantes ao seu site. Os links de anúncios no Google aparecem sempre no início e no final da página de resultado de pesquisa.

Citando o Google como exemplo, existem duas formas de pagar pelos anúncios ao Google: o CPM (Custo por Mil) e o CPC (Custo por Clique)

Na modalidade CPM você paga a cada mil cliques na visualização do seu anúncio, já no CPC você paga por clique no seu anúncio. No CPC quando da contratação você define o valor que está disposto a pagar por clique, e quem paga mais tem prioridade.

Tráfego Orgânico

Diferentemente do Tráfego Pago, onde os visitantes chegam no seu site atraídos por publicidade, e você precisa pagar por isso, no Tráfego Orgânico eles chegam espontaneamente através dos mecanismos de pesquisas e você não paga nada por isso.

Tráfego Pago x Tráfego Orgânico

O Tráfego Orgânico é a maneira mais comum de gerar visitas qualificadas, pois não foram forçadas a conhecer seu site.  Para isso é importante manter conteúdos relevantes, de qualidade em seu site, de forma a fidelizar os visitantes e que os mesmos compartilhem, distribuam seus conteúdos através das redes sociais.  No caso do Google, essa atitude contribui muito para melhorar o posicionamento de seu site nos mecanismos de pesquisas.

Em comparação ao Tráfego pago, o Tráfego Orgânico apesar de gratuito é mais trabalhoso, requer mais sua dedicação e atenção à qualidade dos conteúdos de seu site. Além disso, é importante conhecer algumas técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é que Otimização para Motores de Pesquisas.

Agora que detalhamos o que é Tráfego Pago e Tráfego Orgânico, podemos listar os pontos positivos e negativos:

Pontos Positivos:

No Tráfego Pago os resultados podem aparecer mais rápido, veja que coloquei podem aparecer, pois não quer dizer que vão aparecer, pois depende muito da forma e linguagem usada no anúncio, mas é a maneira mais rápida de atrair resultados; Não é necessário dedicar muito tempo, já que a proposta não é apresentar conteúdo e sim vender.

No Tráfego Orgânico você atrai visitantes qualificados, com maiores chances de fidelizar como clientes, já que chegam ao seu site de forma espontânea e dependendo do conteúdo oferecido, há grandes chances desses visitantes propagarem seu site, através de compartilhamentos atraindo mais visitantes ainda e ajudando você a conseguir um melhor posicionamento nos mecanismos de pesquisas do Google; Você não paga para atrair visitas, pois seus conteúdos fazem isso.

Tráfego Orgânico

Pontos Negativos:

No Tráfego Pago principalmente para iniciantes, há grande chance de atrair visitantes não qualificados e ainda gastará com anúncios. Além disso, se você atrai um visitante qualificado, ele pode comprar e ir embora e não deixar seu contato, pois foi forçado a chegar ali e isso muda muito a forma de agir do visitante.

No Tráfego Orgânico é mais trabalhoso conseguir resultados, alcançar seus objetivos. Tem que se empenhar bastante e apresentar conteúdos de qualidade, estudar muito técnicas de SEO se quiser melhorar a posição de seu site de forma orgânica.

Fazendo uma análise dos pontos positivos e negativos das duas formas de tráfego, para decidir qual você deve escolher, vai depender do seu projeto, de como você planejou. Se deseja algo rápido, mas com ciência que será passageiro a opção é o Tráfego Pago, mas se deseja algo duradouro, com fidelização de visitantes, clientes, a melhor opção é o Tráfego Orgânico.

Para esclarecer melhor o assunto de uma forma bem simples, coloquei um vídeo sobre Tráfego Pago x Tráfego Orgânico no meu canal. Assista pelo link abaixo:

Conclusão

A decisão por qual tráfego escolher é muito pessoal e como mencionei anteriormente, depende de como você desenhou seu projeto. Quais são seus objetivos: longo ou curto prazo?

Lembrando que você pode optar pelas duas formas de tráfego, mas se for iniciante, sugiro começar pelo Tráfego Orgânico, até entender melhor técnicas de anúncios e assim não correr risco de perder dinheiro. Outra sugestão é estudar bastante as técnicas de otimização com objetivo de melhor posicionar seu site, e colherás resultados duradouros.

Agora se você optar pelo Tráfego Pago, não se esqueça de cuidar de seu site para não correr riscos dos anunciantes mudarem suas regras e você perder sua fonte de rendimento.

Espero ter ajudado na sua decisão. Fique à vontade para deixar seu comentário. Será um prazer responde-lo.

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Mafalda Melo

Graduada em Ciências Contábeis, mas foi na internet que encontrou uma forma prazerosa de trabalhar e fazer o que ama, COMPARTILHAR CONHECIMENTO. Fundou o Blog Desafios e Sucesso, onde dedica seu trabalho a Empreendedorismo ofererecendo conteúdo e alternativas para pessoas que desejam TRABALHAR EM CASA.

Website: http://www.desafiosesucesso.com.br

2 Comentários

  1. Adorei o conteúdo, obrigado por compartilhar.

    Se possível, poderia indicar umas vídeo aulas?

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