Trabalhar em Casa – 7 Maneiras de ser mais Produtivo

Trabalhar em casa é um sonho para muitas pessoas. Fazer seu próprio horário, não pegar trânsito, trabalhar onde quiser, não ter chefe pegando no pé. 

Quem nunca sonhou com isso!

Se por um lado temos diversos benefícios, por outro temos as dificuldades de alcançar a produtividade trabalhando em casa.

As distrações que encontramos dentro de casa, dificultam a produtividade do nosso trabalho.

Resolvi escrever esse post, mostrando as dificuldades e algumas sugestões para quem deseja trabalhar em casa e alcançar a produtividade no seu trabalho.

trabalhar em casa - 7 maneiras de ser mais produtivo

O Ponta pé Inicial

Você tomou uma grande decisão. Decidiu TRABALHAR EM CASA.

O que o levou a essa decisão, pode ter sido a oportunidade de trabalhar em um novo projeto na sua vida, ou até mesmo pelos benefícios de trabalhar onde e quando quiser.

Posso afirmar: trabalhar em casa é uma experiência incrível. Mas não é como todos pensam: uma mistura de lazer, diversão e trabalho. 

É preciso ter muita disciplina, foco e determinação para ser capaz de trabalhar em casa.

As distrações constantes no ambiente, tarefas domésticas diárias, tudo isso pode atrapalhar no alcance da produtividade.

Decidir trabalhar em casa somente porque você viu que está dando certo para outras pessoas, é um erro. Nem sempre o que funciona para uma pessoa, funciona para outra.

Mas não desanime! Existem dicas e truques que podem te ajudar.

Vou deixar abaixo algumas dicas e truques para você entender melhor como funciona trabalhar em casa e alcançar a produtividade.

A auto- análise

Como você é mais produtivo?

Eu considero importante fazer uma auto análise. Faça as seguintes perguntas para você mesmo:

Você é organizado?

Consegue trabalhar e ser produtivo em um ambiente totalmente desarrumado?

Você entende sua bagunça?

Eu particularmente não consigo trabalhar em um ambiente desarrumando. Isso me incomoda e minha mente não funciona, eu não consigo organizar minhas ideias e acabo não sendo produtiva.

Não estou aqui para ditar regras, e sim para tentar ajudar.

Se você consegue ser produtivo trabalhando em um ambiente sem organização, não há objeções. Não é regra trabalhar em um ambiente organizado.

O importante é você mesmo identificar o ambiente ideal para sua produtividade.

Com suas respostas em mente, agora vamos para as diferentes maneiras de ser mais produtivo trabalhando em casa.

7 maneiras de ser mais Produtivo Trabalhando em Casa

1 – Separar o espaço de trabalho do espaço pessoal

Eu gosto de ter um cantinho, mesmo que simples, para trabalhar. Penso que é importante, pois todos que convivem comigo sabem que quando estou ali, estou trabalhando.

De preferência o cantinho deve ficar longe de qualquer tipo de distração.

Trabalhar em Casa - 7 Maneiras de ser mais Produtivo

A comodidade de trabalhar em casa, e ao mesmo tempo estar conectado com aparelhos eletrônicos é algo que pode atrapalhar muito a produtividade.

Saber diferenciar que: no horário do trabalho não se deve desviar a atenção para TV, filmes e outras coisas do tipo. Misturar essas coisas com trabalho, contribuem para a improdutividade.

Outra coisa importante é, quando terminar suas tarefas de trabalho do dia, sair daquele ambiente. Isso faz a diferença!

Por exemplo: se você trabalha no seu quarto. É importante depois de horas de trabalho naquele ambiente, sair e interagir com outros ambientes da casa.

Isso é importante, pois quando voltar para descansar naquele ambiente, já estará relaxado, pronto para descansar e encarar a próxima jornada.

Quais as maiores distrações para quem trabalha em casa?

Em um estudo apresentado pela The Globe and Mail, onde abordaram profissionais de negócios canadenses e questionaram quanto as suas maiores distrações trabalhando em casa.

Abaixo, descrevo as principais respostas:

Crianças requerendo a atenção: 60%

Incapacidade de possuir equipamentos adequados para escritório: 28%

O desejo de terminar as atividades domésticas: 26%

A tentação para manter a TV ligada (trabalhar e assistir TV): 24%

Falta de espaço para trabalhar: 18%

Se identificou com algumas dessas situações?

Provavelmente já você já lidou ou terá que lidar com alguma dessas situações tralhando em casa. 

Ideias simples e criativas, podem dividir o ambiente profissional do pessoal e assim tirar da sua frente os entretenimentos. Outra coisa é reservar o horário após o almoço, por exemplo, para relaxar assistindo TV, ou um filme.

Fazer pequenos intervalos para dar atenção as crianças, é uma alternativa.

Importante mesmo, é identificar suas dificuldades e buscar soluções práticas e criativas.

2 – Organização do Tempo

trabalhar em casa - organização do tempo

Se na primeira dica você se identificou como uma pessoa desorganizada, aqui você irá precisar da organização.

Pessoas desorganizadas tendem a fazer anotações em diversos lugares, e pedacinhos de papel, e no final perdem tempo procurando.

Nosso foco é organizar o tempo para alcançar a produtividade.

Não seria melhor, você tentar anotar em um bloco de notas, ou mesmo em um documento de texto?

Garanto que será mais fácil e rápido de encontrar.

Já leu ou ouviu essa frase? “Tempo é dinheiro”

Você pode perder um projeto que vale milhões, se faltar tempo para entregar.  Você pode perder uma reunião de negócio, se não conseguiu terminar a apresentação do seu projeto a tempo.

Aqui vão algumas dicas para se organizar e ganhar tempo

  • Faça uma limpeza de papéis sempre que puder.  Se não está com tempo de sobra no momento, considere jogar todas anotações em uma caixa e posteriormente análise o que pode ser inutilizado.
  • Organize os objetos que utiliza no seu trabalho, como: canetas, lápis, cadernos, agendas. Isso o ajudará de forma prática a localizar de forma rápida cada coisa que precisa utilizar.

Não quero mudar seu jeito. Se você gosta de desorganização, eu respeito. O que eu quero, é ajuda-lo a ganhar tempo e não acumular coisas desnecessárias.

3 – Esteja sempre apresentável

trabalhar em casa apresentável

Você pode pensar: trabalhar em casa me proporciona ficar de pijama o dia todo e não ter rotina. Acordo a hora que eu quero, tomo café a hora que eu quero, ou seja, faço tudo quando eu quero.

É muito importante para todo ser humano, iniciar seu dia com o ritual da manhã. O café da manhã, além de ser uma refeição importante, ele contribui muito no aumento da produtividade.

Reserve um tempo para se cuidar. Levante, se vista de forma apresentável, tome um café da manhã e inicie seu trabalho.

Além de fazer bem para sua autoestima, as pessoas que convivem com você, entendem melhor sua forma de trabalhar. Você adquire o respeito das pessoas!

Autoestima elevada e respeito do próximo, contribuem para a produtividade no seu trabalho.

Agora, se você se sente bem trabalhando de pijama e já comprovou que sua produtividade não é baixa por esse motivo. Não há objeções!

4 – Invista em equipamento ergonômicos

Trabalhar é preciso, ganhar dinheiro é necessário. Mas saúde é essencial.

Se você passa horas trabalhando, sentando sem uma postura adequada, está prejudicando sua saúde. Sem saúde não é possível continuar trabalhando.

Ergonomia

Por isso a necessidade de investir em objetos ergonômicos. Se você não tem condições de comprar os melhores ergonômicos do mercado, invista em objetos que lhe atendam no primeiro momento.

Com o tempo e seus resultados, você vai adquirindo objetos melhores. A ergonomia, sem dúvida contribui para a produtividade.

Outro ponto importante para a saúde, é fazer pequenas pausas para relaxamento.

Ficar horas na mesma posição, além de prejudicial à saúde, também prejudica a produtividade devido à exaustão.

Veja a análise da Ergonomics Plus, sobre ergonomia.

– Ergonomia contribui para a produtividade. Ao projetar um trabalho que permita uma boa postura, com menos esforço e movimentos, torna-se a estação de trabalho mais eficiente.

– Ergonomia melhora a qualidade. Uma ergonomia ruim, torna os trabalhadores frustrados e cansados, que não conseguem dar o melhor de si no trabalho.

Tente fazer uma pesquisa rápida em lojas de móveis online para encontrar produtos ergonômicos, e faça cotações. Outra alternativa é encontrar o modelo ergonômico ideal e mandar fazer.

5 – Alterne seu ambiente de trabalho

trabalhar em casa

Após dias de trabalho em casa, está cansado do ambiente?Considere alternar seu ambiente, já que trabalhar em casa proporciona essa liberdade.

Uma opção é trabalhar alguns dias em um ambiente como uma biblioteca, café, ou algum lugar com espaço.

Imagine trabalhar ao ar livre, rodeado pela natureza. Parece interessante?

Estudos comprovaram que trabalhar em um ambiente com luz natural aumenta significativamente a produtividade.

6 – Manter o Foco

foco

A facilidade de acesso as redes sociais, a quantidade de opções de redes sociais e a vontade de estar sempre conectado, são vilões do Foco.

Foco é uma palavrinha tão pequena, mas com uma importância tão grande para quem trabalha ou quer trabalhar em casa.

Se você tem um objetivo, um planejamento, precisa se aliar ao foco para realizar seu projeto.

Considere se desconectar das redes sociais, de qualquer coisa que possa tirar o foco, para desempenhar suas tarefas com qualidade, eficiência num tempo ideal.

7 – Saber a hora de encerrar o expediente de trabalho

tempo

Em um trabalho convencional,  muitos trabalhadores tem horário para entrar, mas não sabem quando irão sair. Trabalham longas horas exaustivas sendo empregados.

Quando decidimos trabalhar em casa, o grande atrativo é a flexibilidade de horário. Outro atrativo é não ter patrão ou chefe para mandar. Mas o que ocorre com o passar do tempo, é a falta de limite de horas para trabalhar.

O que isso significa?

Muitos na ansiedade de conseguir resultados rapidamente, passam horas e horas trabalhando. Muitas vezes sem intervalo para descanso, pensando que isso é a solução.

Essas pessoas mal sabem que a exaustão, o cansaço, contribuem para a falta de produtividade.

Mesmo trabalhando em casa, é necessário saber o horário de parar, de encerrar o expediente, descansar o corpo e a mente para o próximo expediente.

Como Alcançar a Produtividade Ideal no seu Trabalho como Afiliado?

Fiz um vídeo passando algumas dessas dicas acima para a Produtividade no Trabalho de Afiliado.

Clique na imagem e assista o vídeo!

Conclusão

Trabalhar em casa é incrível! São muitos os benefícios, porém temos que aprender a conviver e buscar soluções para as distrações.

Eu particularmente, gosto muito de planejamento mensal, semanal e diário. Um check list no final do dia, considero muito importante, pois assim não corro risco de deixar algo importante de lado.

Nesse post, tentei mencionar algumas das distrações e algumas soluções. Agora que você conhece algumas maneiras que ajudam na produtividade, está na hora de aplicar no seu dia a dia.

Gostou do Artigo?

Compartilhe e deixe seus comentários!

Um grande abraço e até breve!

E-mail: contato@desafiosesucesso.com.br

Fanpage: facebook.com/mafaldamelods/

YouTube: Mafalda Melo Desafios e Sucesso

 

Olá! Eu sou Mafalda Melo. Vamos conversar sobre Negócios e Marketing Digital?

Digite seu e-mail e receba gratuitamente o meu Ebook: Como atingir o SUCESSO com a Produtividade!

Mafalda Melo

Graduada em Ciências Contábeis, mas foi na internet que encontrou uma forma prazerosa de trabalhar e fazer o que ama, COMPARTILHAR CONHECIMENTO. Fundou o Blog Desafios e Sucesso, onde dedica seu trabalho a Empreendedorismo ofererecendo conteúdo e alternativas para pessoas que desejam TRABALHAR EM CASA.

Website: http://www.desafiosesucesso.com.br

4 Comentários

  1. Olá Mafalda, tudo bem?
    Gostaria de parabenizá-la pelo artigo e dizer que realmente você (mais uma vez) tocou no ponto exato.

    No último fim de semana fiz uma grande arrumação na minha estação de trabalho, pois estava me sentindo desmotivada e percebi que minha produtividade havia caído drasticamente.

    Então, arregacei as mangas e parti para a organização:mudei a posição dos móveis (deixando a mesa de frente para a janela onde tenho mais iluminação natural, de costas para a TV e outras distrações que poderiam surgir como “tentações”); guardei alguns objetos e materiais que não acesso sempre; joguei fora outros que não fazia mais sentido guardar.

    O resultado foi incrível! Meu espaço de trabalho ficou tão agradável e funcional que estou tendo dificuldades em seguir as outras dicas – as de fazer intervalos e interromper o expediente! kkk

    Agora o próximo passo investir na ergonomia.

    Parabéns pelo trabalho impecável e muito sucesso para você!

    Abraço 😀

    • Olá Sabrina! Muito bom saber que o meu conteúdo está de acordo com a realidade de muitos e pode contribuir como sugestão para outros. Essa mudança que você fez, acredito que além de contribuir com sua produtividade, deu um novo ar a sua casa. Mudanças de móveis dentro de casa dá um ar de casa nova, adoro, rsrs. Muito obrigada por dedicar seu tempo para ler e comentar aqui. Um grande abraço e volte sempre!

  2. Realmente, se aplicarmos essas dicas iremos produzir muito mais ao longo de nosso dia. Estou gostando cada dia mais de seus conteúdos, estou Reiniciando do zero, aprendendo mais a cada dia e seu blog tem contribuído muito para meu pequeno conhecimento, te desejo ainda mais sucesso, grande abraço!

    • Olá Jorge Luiz! Nesse artigo eu passei algumas dicas, mas existem muitas outras que com certeza nos ajudam no dia a dia. Fico muito feliz em saber que meu trabalho está ajudando outras pessoas. Obrigada por deixar seu comentário e pode contar sempre comigo. Um grande abraço e sucesso no seu novo negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.