Técnica de Copywriting – Palavras que vendem

Técnica de Copywriting – Palavras que vendem

Técnica de Copywriting é uma estratégia muito comentada, mas poucos sabem verdadeiramente o seu significado e sua utilidade.

Sabe-se que a técnica de Copywriting é responsável por mais de 85% das vendas em todo o mundo. Esse percentual se aplica às vendas na internet e também fora dela.

O objetivo desse artigo é levar até você o conceito, importância e aplicabilidade dessa técnica poderosa de vendas. No final você entenderá o que é Técnica de Copywriting e qual sua importância.

Técnica de Copywriting – O que é ?

Copywriting é uma poderosa técnica de conversão,  que  consiste em criar textos e conteúdos persuasivo, com a ideia de gerar vendas ou aumentar audiência de um determinado produto. Wikipédia

Um copywriter consegue criar conteúdos persuasivos, atrativos, tornando a forma de suas escritas muito importantes, talvez até mais do que o conteúdo das mesmas.

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Sendo muito utilizado no Marketing Digital, o Copywriting é praticado também em ações publicitárias, além da área de relações públicas.

Nem sempre fazer copywriting significa que estamos buscando vender o produto final de uma vez. Podemos estar em busca de influenciar a audiência do mesmo, seja através de newsletter ou conteúdo, entre outras técnicas.

O Copywriting incentiva o usuário/leitor na tomada de uma decisão, seja na compra de um produto, fazer um download e assinar uma newsletter. Já uma escrita editorial ou uma notícia tem a simples função de opinar ou informar.

É muito importante que você não confunda copywriting e copyright. A técnica na qual estamos falando, copywriting nada tem a ver com copyright.

Copyrigt se refere a direitos autorais de uma empresa ou uma pessoa. Quem tem o copyright de algum produto é legalmente autorizado a reproduzir, publicar, vender e distribuir esse. O copyright serve para proteção de produtos e evita a utilização ilegal do mesmo por pessoas que não tem qualquer influência neles.

Para que serve a Técnica de Copywriting?

O principal objetivo da técnica de copywriting é conseguir conectar seus usuários com seu produto final.

Muito utilizado em redes sociais, é ideal ser um bom copywriter para alcançar a comunicação ideal com seu público. É preciso saber aplicar técnicas de copywriter para impulsionar as ações de seu marketing digital.

A boa comunicação pode melhorar o tráfego de seu negócio, gerando conversão de vendas. Utilizar práticas corretas de copywriter irá gerar os tão sonhados leads. 

Ser um bom copywriter significa produzir conteúdos que conseguem o sucesso de um negócio online. O bom copywriter consegue fazer uma comunicação persuasiva e atrai seu público para seu negócio ou produto, através de gatilhos mentais, de forma ágil, conquistando o cliente e automaticamente gerando vendas.

Técnica de Copywriting - Qual sua Importância

Dicas para conseguir ser um bom copywriter

repita as palavras boas o quanto for preciso: usar a repetição de palavras é um técnica bastante eficaz utilizada na escrita, mas sem exagero. Essa técnica é capaz de influenciar seu usuário/leitor, transmitindo segurança e reforçando a mensagem que está tentando passar.

tecnica-de-copywriting-qual-sua-importancia8dê respostas utilizando a palavra “porque”: uma palavra muito forte, como “porque”, ajuda a responder dúvidas e na apresentação de motivos que forçam o entendimento de uma certa mensagem.

Para conseguir que seu usuário/leitor faça algo, como se inscrever em uma newsletter ou clicar em um call to action, é necessário que o convença através de palavras que expliquem o “por que” daquilo. Se não tiver um bom argumento, provavelmente não conseguirá levá-lo para conversão.

utilize comparações estratégicas: mostre resultados positivos através de vídeos ou textos, trazendo informações relevantes. É necessário mostrar resultados verdadeiros, para não comprometer sua imagem e sua negócio.

Outro ponto importante é não utilizar comparações denegrindo concorrentes, pois isso é péssimo para a imagem de um empreendedor.

crie soluções para problemas apresentados: procure criar expectativas para seu cliente ficar envolvido e ter o interesse da resposta. Durante o texto apresente dúvidas e as resolva durante a escrita, deixando a “melhor parte” para o final.

Trabalhando dessa forma terá uma certa empatia de seu usuário/leitor. No final da comunicação seu cliente pensará e entenderá que você sabe o que ele precisa e o ajudará a conseguir.

seja convincente: durante sua escrita procure usar elementos que convença seu leitor, isso irá chamar a atenção do mesmo, ajudando na conexões de ambas as partes.

Conseguindo a atenção do cliente sendo convincente poderá dizer a ele de forma indireta o que ele deve fazer e como deve agir, porém, dando uma certa liberdade para o mesmo tomar a decisão final.

faça seu cliente pensar pra frente: essa técnica consiste em fazer seu usuário/leitor pensar no futuro, demonstrando de forma bastante envolvente que seu produto poderá ajuda-lo no futuro, da forma indagada no texto.

Como se tornar um bom copywriter?

As dicas acima podem ajudar muito no desenvolvimento das suas copys, mas se você deseja estudar e aplicar essa técnica poderosa para gerar toneladas de vendas no seu negócio, recomendo o material abaixo.

Copywriting - O guia Inicial

Além desse material, vou deixar disponível aqui nesse post, uma série de depoimentos. Essas pessoas, inclusive eu,  tiveram seu negócio online transformado após estudar e aplicar as técnicas de copywriting ensinadas nesse e-book, inclusive eu!

>>CLIQUE AQUI<<< para assistir os depoimentos

Onde você poderá utilizar copywriting?

O objetivo da técnica de copywriting, é fazer a conversão de simples usuários/leitores em leads para vendas, isso através de um texto persuasivo, utilizando as palavras corretas.  

Essa poderosa técnica de conversão é utilizada em várias plataformas, que são:

– anúncios na internet: através de facebook, twitter e outras redes sociais;

– artigos em blogs;

– peças publicitárias;

– emails;

– cartas de vendas;

– catálogos de produtos;

– palestras;

Entre outros meios.

Conclusão

copywriting está extremamente ligado ao marketing de conteúdo, sendo fundamental atualmente na conversão de leads, que são potenciais clientes para seu negócio.

Essa é uma técnica fantástica e de extrema importância para um negócio de sucesso. Lembrando que ela pode ser utilizada tanto em um negócio físico ou digital.

O uso correto dessa técnica de conversão lhe trarão resultados fantásticos, assim como os grandes experts em vendas na internet.

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Mafalda Melo

Graduada em Ciências Contábeis, mas foi na internet que encontrou uma forma prazerosa de trabalhar e fazer o que ama, COMPARTILHAR CONHECIMENTO. Fundou o Blog Desafios e Sucesso, onde dedica seu trabalho a Empreendedorismo ofererecendo conteúdo e alternativas para pessoas que desejam TRABALHAR EM CASA.

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11 Comentários

  1. cassia maria dos santos

    Super interessante, necessário treinar muito.

  2. cassia maria dos santos

    Interessante, necessário treinar muito.

    • Concordo Cassia. A prática nas escrita nos leva a entender a aplicar essa técnica com mais facilidade.
      Obrigada pelo comentário.

  3. Jeybson Fernandes

    Muito muito bom mesmo, parabéns pelo artigo, foi de excelente ajuda !!

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