O que é PROCRASTINAÇÃO e como evitar esse mal

O que é procrastinação e como evitar esse mal

Se você deseja alcançar o sucesso, precisa deixar a procrastinação de lado, mas você sabe o que é procrastinação? Como evitar a procrastinação?

Esse nome feio, procrastinação, significa aquela mania que temos de deixar para depois todas as tarefas importantes.

o que é procrastinação

Quando isso acontece, acabamos nos atropelando e criando uma série de auto-desculpas para a não realização dessas tarefas, o que nos coloca na posição de vítimas e aumenta nosso poder de autossabotagem.

Você sabe que precisa tirar uma nova carteira de trabalho, mas acaba deixando para depois, e aí quando o departamento pessoal pede o documento para atualização, você precisa tirar um novo a toque de caixa.

Esse é um exemplo típico de procrastinação. Quando procrastinamos acabamos fazendo tudo atropeladamente, pois deixamos o prazo mais folgado passar, e aí precisamos correr contra o relógio para não atrasarmos.

Procrastinar é algo que fazemos involuntariamente, geralmente influenciados pelos disparos do nosso subconsciente que não quer gastar energia para nada. E lá está você deixando tudo para depois e ficando frustrado com isso.

7 Sinais que você está procrastinando

Procrastinar não é algo produtivo para quem deseja realizar inúmeras tarefas durante o dia. Deixar o que você precisa fazer para depois, com certeza, vai atrapalhar seu desempenho nas suas tarefas diárias.

como-evitar-a-procrastinação

Agora que você sabe o que é procrastinação, faça o teste e descubra se você está procrastinando ou não.

1 – Prazos

Quando se tem prazos é muito difícil deixar para depois. Se enrolamos naturalmente, imagine quando se tem prazos para serem cumpridos!

Se você tem dificuldade em cumprir prazos, esse é um sinal que você está procrastinando.

2 – Tempo

Normalmente, temos a sensação e que está tudo sob controle. Porém, de uma hora para outra não temos tempo para mais nada porque o trabalho que tínhamos para entregar está em cima do prazo.

Por isso, nem tudo dá para fazer depois.

3 – Virar noites

Quando viramos a noite estudando ou trabalhando, um dos motivos é a procrastinação. Por exemplo, se temos uma prova que já está marcada há uma semana porque não estudar no decorrer desse tempo?Normalmente, o que fazemos é estudar tudo na véspera.

4 – Tarefa chata

Temos o hábito de deixar as tarefas chatas para depois. Esse é um grande erro, pois gastamos todas as energias fazendo o que gostamos e como deixamos as tarefas chatas para o final, dificilmente sobra energia para isso.

Tarefas chatas também devem ser realizadas dentro do prazo. 

Se você tem esse costume, você está procrastinando.

5- Deixar a organização para depois

Ser organizado é fundamental e um diferencial em algumas funções.

Se iniciamos nossas tarefas sem nos organizarmos antes, encontramos dificuldades no  desempenho dessas tarefas e corremos o risco de não obter o sucesso.

6 – Redes sociais

As redes sociais podem ser um grande problema para quem procrastina. Esse é um dos males que afeta o não cumprimento dos prazos estabelecidos.

7 – E-mail

Deixar a caixa de e-mail aberta e consultar os e-mails a todo momento, pode levar procrastinação. Aliás, tudo que nos disperça, contribui para que a procrastinação aconteça. 

Se você se identificou com isso, isso quer dizer que você procrastina.

Agora que você identificou os sinais que levam a procrastinaçaõ, siga as 5 dicas para evitar a procrastinação.

Como evitar a procrastinação

5 dicas para evitar a procrastinação

Evitar a procrastinação é uma tarefa Hercúlea, pois significa ir contra o que seu subconsciente envia, mas quando conseguimos fazer isso uma vez, temos tanta satisfação que acabamos quebrando o processo de uma vez por todas.

Conheça 5 meios de evitar procrastinar:

1 – Crie um planejamento diário

Sim! Se você tem dificuldade de manter atenção no que precisa fazer, é importante ter uma agenda aberta na sua frente, onde estará anotado o que precisa ser feito. Cada vez que terminar uma tarefa, por menor que seja, coloque um “ok” na frente e fique feliz com essa vitória.

2 – Mantenha o foco no que TEM que ser feito

Às vezes acabamos fazendo tarefas que não possuem importância, ou relevância, no nosso dia, e deixamos de fazer o que realmente importa. Fique focado nas tarefas que PRECISAM ser realizadas, para evitar frustrações, e mais carga emocional negativa. Quando você percebe que a lista de processos inadiáveis vai diminuindo, ficará motivado para manter o foco até acabar por completo.

Sugiro como complemento o artigo: Como o poder do foco por mudar sua vida

3 – Faça as tarefas mais difíceis primeiro

Ou as mais chatas. Pela manhã estamos mais alertas, então deixe tarefas que exijam mais do raciocínio para serem feitas logo no começo do dia. Os trabalhos mais mecânicos podem ficar para depois do almoço. Veja quais tarefas você demora mais para realizar, e coloque-as para serem feitas no começo do dia.

4 – Tarefas de 2 minutos

Realize todas as tarefas que levarem até 2 minutos para serem feitas. Regar as plantas, limpar a mesa, dar aquele retorno ao cliente. Fazendo isso, você ficará mais contente por já ter feito muitas tarefas do seu planejamento, o que dará ânimo para continuar tentando manter essa produtividade.

5 – Comemore as vitórias

Temos o hábito de nos cobrarmos demais quando falhamos, ou fazemos algo errado, porém não conseguimos comemorar as pequenas vitórias, e nem nos parabenizamos quando realizamos nossas tarefas completamente no dia a dia. Essa mania de sempre focar no negativo nos deixa insatisfeitos e sem ânimo. Sempre que terminar uma tarefa, seja ela qual for, parabenize-se e dê valor ao seu progresso.

Considerações finais

Agora que você sabe o que é procrastinação e como evitar a procrastinção, quero sugerir o vídeo: Como aumentar a produtividade. 

Olá! Eu sou Mafalda Melo e quero compartilhar com você dicas de Negócios e Marketing Digital

Digite seu e-mail e receba gratuitamente o meu Ebook: Como atingir o SUCESSO com a Produtividade!

Mafalda Melo

Graduada em Ciências Contábeis, mas foi na internet que encontrou uma forma prazerosa de trabalhar e fazer o que ama, COMPARTILHAR CONHECIMENTO. Fundou o Blog Desafios e Sucesso, onde dedica seu trabalho a Empreendedorismo ofererecendo conteúdo e alternativas para pessoas que desejam TRABALHAR EM CASA.

Website: http://www.desafiosesucesso.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.