Nicho de Mercado- O que é e como Escolher o Nicho Ideal?

Nicho de Mercado- O que é e como Escolher o Nicho Ideal?Nicho de Mercado se tornou uma das principais dúvidas das pessoas que desejam empreender. Saber  o que é e identificar o Nicho Ideal ao seu perfil faz toda diferença para o sucesso do seu empreendimento.

Após entender esse conceito, você terá uma visão ampla do negócio. Terá facilidade em desenvolver suas estratégias, atingir seu público e colocar seu projeto em prática.

A proposta desse artigo é conceituar Nicho de Mercado, sua importância e ajudar você identificar o Nicho de Mercado ideal.

Conceituando Nicho de Mercado

Podemos definir Nicho de Mercado como um sub mercado, onde concentra-se um pequeno grupo de pessoas, clientes e consumidores com necessidades particulares.

Essas pessoas não estão sendo atendidas pelo mercado maior e estão à procura de suprir suas necessidades. Torna-se estratégico identificar esses grupos de pessoas, desenvolver uma segmentação e explorar, isso representa um diferencial no mercado.

Toda a atenção dada a escolha do Nicho de Mercado é merecida, devido sua importância para o sucesso do seu trabalho.

Escolher o Nicho errado pode colocar seu projeto em risco ou não obter o retorno esperado.

Identificando o Nicho de Mercado Ideal ao seu perfil

O que é Nicho de Mercado e como Escolher o Nicho Ideal2Escolher o  Nicho de Mercado Ideal não é uma tarefa tão simples. Existem diversos Nichos e essa quantidade acaba gerando dúvidas no momento da escolha.

Antes de escolher o Nicho de Mercado, você deve identificar se o mesmo está de acordo com o seu perfil.

A melhor opção seria escolher um Nicho de Mercado que você domine, que você tenha conhecimento. Pode até mesmo ser Nicho voltado a sua Profissão. Mas se esse não é seu caso, não se desespere, pois existem muitas opções para escolher o Nicho Ideal e trabalhar nele.

Os Nichos de Mercado com o maior número de pesquisas no Google são: saúde, ganhar dinheiro e relacionamento. Se nenhum deles lhe chamou a atenção, faça uma pesquisa prévia e leve em consideração alguns fatores como:

Conhecimento do mercado que irá atuar: você não necessariamente precisa dominar o Nicho que escolheu. Você precisa estar disposto a pesquisar, estudar muito, se dedicar e definir estratégias para aplicar no seu negócio online.

Analisar seus concorrentes: é muito importante saber as estratégias que seus concorrentes estão utilizando. Com base nisso você irá desenvolver algo diferenciado aproveitando as lacunas que seus concorrentes ainda não exploraram.

Ter afinidade com o Nicho: deixei esse item por último de propósito, pois não necessariamente você precisa ter afinidade, mas por experiência própria digo que é um diferencial. Falar do que gostamos é sempre mais fácil, e ajuda muito no momento de estudar. Não tem nada pior do que estudar e falar do que não gostamos, não é mesmo?

Os 3 Nichos de Mercado mais Concorridos

Os Nichos de Mercado mais concorridos são: Saúde, Ganhar Dinheiro e Relacionamento. Esses são os 3 nichos que mais vendem, pois estão ligados diretamente a solucionar o problema das pessoas.

Nicho Saúde: Nicho voltado a melhora da qualidade de vida das pessoas. Dentro desse nicho, possuem diversos micro nicho. São exemplos de micro nicho de saúde:  dietas sem glúten, dietas sem lactose que são pouco explorados e tem uma procura bem interessante.

Nicho Ganhar Dinheiro: as pessoas estão sempre à procura de ganhar um dinheiro extra, ou até mesmo alternativas de trabalhar em casa, pela internet.

Nicho Relacionamento: tem sempre alguém a procura da felicidade, de ser bem sucedida em seu relacionamento conjugal ou encontrar sua alma gêmea. Esse nicho também tem micro nichos bem atrativos.

Se optar por um dos Nichos de Mercado acima, o potencial de vendas é maior e a concorrência também, mas isso não é motivo para desistir. Existem diversas maneiras de se diferenciar, tenho certeza que você é capaz de montar sua estratégia e se destacar em meio à multidão.

Finalizando, você teve ter em mente que a escolha do Nicho Ideal para seu negócio é muito importante para seu sucesso. Faça essa escolha com muita calma, analise os prós e contras. Esteja sempre disposto a estudar o assunto, pois você terá a missão de cativar seguidores, transforma-los em clientes e para isso, é extremamente necessário o conhecimento.

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Olá! Eu sou Mafalda Melo. Vamos conversar sobre Negócios e Marketing Digital?

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Mafalda Melo

Graduada em Ciências Contábeis, mas foi na internet que encontrou uma forma prazerosa de trabalhar e fazer o que ama, COMPARTILHAR CONHECIMENTO. Fundou o Blog Desafios e Sucesso, onde dedica seu trabalho a Empreendedorismo ofererecendo conteúdo e alternativas para pessoas que desejam TRABALHAR EM CASA.

Website: http://www.desafiosesucesso.com.br

4 Comentários

  1. Alexandre

    Olá Mafalda!

    Gostei muito da abordagem e elaboração do assunto.

    Muito obrigado!!!

    • Olá Alexandre!
      Fico feliz que tenha gostado do conteúdo desse artigo.
      Obrigada e volte sempre que precisar😉

  2. Olá Mafalda, estou iniciando meu empreendimento online e estou produzindo um post sobre nicho de mercado, tô aproveitando aqui pra ler seu conteúdo, uma abordagem bem objetiva, fácil de entender, meus parabéns, grande abraço, mais informação aqui para meu post, obrigado.

    • Olá Adilio.
      Obrigada pelo comentário e desejo sucesso no seu projeto.
      Volte quando sempre, e fiquei muito feliz com seu comentário.
      Abraço!

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