Empreendedor Digital – Como formalizar seu negócio

Empreendedor Digital – Como formalizar seu negócio como MEI

como formalizar seu negócio de empreendedor digital

 

Empreendedor digital, você sabe o que fazer para formalizar seu negócio? Tem dúvidas quanto a tributação, enquadramento e contabilidade de MEI?

Se a resposta for sim, não se preocupe, pois você não está sozinho.

A maioria dos empreendedores digitais, tem as mesmas dúvidas citadas acima. Pensando nisso, decidimos fazer esse artigo informativo, e respondendo algumas perguntas como:

  • Como formalizar o trabalho de empreendedor digital como MEI?
  • Regime de tributação do MEI?
  • Como fazer a Contabilidade de MEI?

Continue lendo o artigo, que encontrará as respostas para todas essas perguntas e um informação muito importante para quem já tem seu negócio formalizado.

Quem se enquadra como empreendedor digital?

Empreendedor digital é toda pessoa que trabalha ou disponibiliza seu serviço através da internet, e obtém ganhos para isso. Para disponibilizar seu serviço o empreendedor cria um negócio na internet, também chamado de negócio digital.

Assim como um empreendedor de um negócio físico, o empreendedor digital também visa obter lucro, porém trabalhando em condições mais flexíveis, simples e sem limitação demográfica.

Além das vantagens acima, outra grande vantagem do empreendedorismo digital é o baixo investimento inicial, sem contatar que não é preciso investir em uma estrutura física complexa, pagando alto por ponto comercial, entre outras coisas que um negócio físico exige.

Se enquadra como empreendedor digital toda pessoa que possui um negócio na internet como: site de serviços, minisite, blog de conteúdo, e-commerce, portal de cursos, página de negócios nas mídias sociais, afiliados de produtos digitais, entre outros.

É muito simples ter um negócio online. Qualquer pessoa pode se tornar um empreendedor digital e não precisa de diploma para isso.

Gostou das vantagens apresentadas para acima e quer saber como criar um Negócio Online Lucrativo? Clique aqui.

Agora vamos entender, o que é preciso fazer para formalizar o trabalho do empreendedor digital.

Como formalizar o trabalho de empreendedor digital

empreendedor digital mei

Todo empreendedor, seja ele de um negócio físico ou digital, deve formalizar seu negócio, para usufruir dos benefícios legais.

A Lei Complementa nº 128, de 19/12/2008, trouxe condições especiais para trabalhadores informais, inclusive empreendedores digitais como: Afiliado e produtores, se tornarem MEI.

MEI – Micro Empreendedor Individual: é a pessoa que trabalha por conta própria e que legaliza seu pequeno negócio”.

Para se enquadrar como Micro Empreendedor Individual é preciso faturar no máximo R$ 60.000,00 por ano e não pode ser sócio, ou ter participação em outra empresa.

O regime de tributação para o MEI é o Simples Nacional. Mensalmente o optante deve recolher uma taxa destinada à Previdência Social e ao ICMS ou ISS. O valor é reajustado todo ano, de acordo com salário mínimo.

Recolhendo a contribuição devida mensalmente, você tem acesso aos seguintes benefícios:

– Auxílio maternidade;

– Auxílio doença;

– Aposentadoria, etc.

Afiliado, produtor de produtos digitais, ou você que trabalha com outros tipos de negócio na internet, se tornar um MEI, pode ser a opção para legalizar o seu negócio e ficar em dia com a receita.

Antes de efetuar o seu cadastro como MEI, é aconselhável consultar o código de CNAE correto de acordo com as atividades desempenhadas por você.

Consulte a lista completa de CNAE no Portal do Empreendedor e faça seu cadastro.

Como fazer a Contabilidade de MEI

A contabilidade de MEI é simples e pode ser feita por você mesmo. Em caso de dúvidas sobre tributação, códigos de tributação, etc., consulte o serviço de um consultor contábil.  Assim você fica em dia com a receita e não paga impostos a mais.

Para você empreendedor digital, que está nesse ramo que cresce a cada ano, onde nos deparamos com empreendedores digitais ganhando rios de dinheiro, formalize seu negócio agora, e não corra risco de ser pego pelo LEAO (Fisco).

Quando ultrapassa o limite de enquadramento de MEI – O que fazer?

 

empreendedor digital mei

As atividades que não se enquadram como MEI, ou que o faturamento anual ultrapassa R$ 60.000,00, pode se enquadrar como ME (também optante pelo Simples Nacional) ou como Empresa de Pequeno Porte (EPP), com opção de tributação por lucro presumido ou lucro real. Sugiro buscar assessoria contábil especializada, para não correr risco de pagar impostos exorbitantes e desnecessários conforme sua atividade.

Agora, ATENÇÃO!

Se o seu negócio já está formalizado, como Micro Empresa (ME) enquadrado no Simples Nacional há pelo menos 5 anos, eu tenho duas notícias para você: uma boa e outra ruim.

Vamos começar pela ruim: você sabia que pode estar pagando impostos a mais para o Governo? Dados estatísticos demonstram que 95% dos optantes pelos Simples Nacional pagam tributos a maior entre 30 a 40% mensalmente. Você pode estar nesses 95%!

Agora vem a boa notícia: você pode pedir a revisão desses impostos.

Assista esse vídeo do Afonso Rosa, contador e especialista da Nancer Contabilidade Online e descubra como:

 

Preciso gastar valores exorbitantes com serviços contábeis?

Essa é a preocupação da maiores do empreendedores quando pensam em formalizar seu negócio: “terei que gastar valor exorbitantes com contador”.

Com a evolução tecnólogia, a facilidade que a internet nos proporciona e você sabe bem disso. Você tem a sua disposição serviços contábeis online, porém só aceite serviços de empresas conceituadas no mercado.

Sugiro a NANCER Contabilidade Online. Uma empresa especializada em consultoria contábil e que presta serviços de contabilidade online. Assim, você continua usufruindo dos benefícios e da praticidade da internet.

Eu escolhi a NANCER Contabilidade Online para cuidar da minha contabilidade, e por isso eu recomendo!

Veja os serviços e as vantagens oferecidas pela NANCER contabilidade online::

– Acesso simples, rápido 24 horas por dia;

– Atendimento com dedicação exclusiva para Micro e pequenos empresários;

– Orientações e serviços de excelência para profissionais e comerciantes MEI;

– Honorários contábeis que cabem no bolso dos Micro e Pequenos Empresários;

– Disponibiliza gratuitamente diversos e-books de capacitação profissional voltados à área empresarial e financeira;

– Disponibiliza gratuitamente um aplicativo para gestão financeira do cliente;

– Acesso na comunicação com contabilidade 24 horas por dia, através de login e senha exclusivo do cliente.

Além das vantagens citadas acima, com um atendimento exclusivo de que está no mercado há mais de 20 anos. A NANCER oferece um BÔNUS exclusivo aos seus clientes:

Análise de suas tributações, para recuperar o que você pagou a mais em impostos nos últimos 5 anos.

 

Empreendedor digital, agora que você sabe a importância de formalizar seu negócio, corra atrás da praticidade, onde custo x benefício andam juntos.

Assim você continua focado e GANHAR DINHEIRO.

Espero que o artigo tenha sido útil. Caso queira acrescentar algo ou deixar sua dúvida, deixa aqui nos comentários.

Grande Abraço e bons negócios!

Olá! Eu sou Mafalda Melo e quero compartilhar com você dicas de Negócios e Marketing Digital

Digite seu e-mail e receba gratuitamente o meu Ebook: Como atingir o SUCESSO com a Produtividade!

Mafalda Melo

Graduada em Ciências Contábeis, mas foi na internet que encontrou uma forma prazerosa de trabalhar e fazer o que ama, COMPARTILHAR CONHECIMENTO. Fundou o Blog Desafios e Sucesso, onde dedica seu trabalho a Empreendedorismo ofererecendo conteúdo e alternativas para pessoas que desejam TRABALHAR EM CASA.

Website: http://www.desafiosesucesso.com.br

2 Comentários

  1. José Maria Furtado Neto

    Excelente matéria para quem esta iniciando. Parabéns pelo trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.