5 dicas de SEO para Otimização de Sites para Iniciantes

A melhor maneira de conseguir audiência para seu blog ou site, é estar posicionado na primeira página dos mecanismos de buscas da internet. Para estar entre as primeiras posições e aumentar tráfego para seu site, existem algumas técnicas e estratégias de SEO que devem ser aplicadas. No primeiro instante, entender e aplicar SEO pode parecer complexo e trabalhoso, mas porém, necessário. Com intuito de ajudar com essa ferramenta que se tornou vilã para muitos que trabalham com blogs e sites, trago nesse artigo, conceito e 5 dicas de SEO para Otimização de Sites para Iniciantes.

5 dicas de SEO para Otimização de Sites para Iniciantes2

Conceituando SEO

Antes de falarmos sobre dicas e estratégias de SEO, é necessário entender o que é SEO e sua importância.

O que é SEO

SEO (Search Engine Optimization), é a forma de otimização para motores de pesquisas. É o processo que envolve aplicação de estratégias com intuito de maximizar o número de visitantes de um determinado site, garantindo que o site apareça no topo da lista de resultados retornados por um motor de busca de forma orgânica.

5 dicas de SEO para Otimização de Sites para Iniciantes

Como aplicar SEO e ganhar posicionamento

Para o sucesso de SEO e ganhar posicionamento, envolve diversas ações que vão desde a otimização de sites, com objetivo de carregar rápido e funcionar nos diversos meios de comunicação até a apresentação de conteúdos de qualidade.

Se você trabalha ou pretende trabalhar com Marketing Digital, precisa conhecer formas de atrair visitantes para seu blog e uma delas é aplicando técnicas de SEO.

Leia mais em: Marketing Digital Tudo que você precisa saber

                       Formas de Tráfego

5 Dicas de SEO para Iniciantes

Agora que já foi esclarecido o que é SEO e sua importância, vou deixar 5 dicas de SEO para Otimização de Sites para Iniciantes,  sendo que a última dica é atualmente a mais importante estratégia analisada pelos buscadores.

1 –  Palavras-chave para seu conteúdo

Encontrar palavras-chave e distribuir ao longo do texto, não é uma tarefa tão simples na visão de quem está começando a trabalhar na internet, mas a boa notícia é que vou deixar algumas sugestões de como encontrar e analisar essas palavras:

Ubersuggest: é uma ferramenta onde você coloca as palavras que deseja utilizar no artigo e ele apresenta sugestões. Acesse pelo link: https://ubersuggest.io/ . Com essas sugestões você irá acessar outra ferramenta;

Planejador de Palavras-chave do Google: na sua conta no Google, acesse Ferramentas, Planejador de Palavras-chave, Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria. Na opção Seu produto ou serviço, você coloca as sugestões apresentadas no Ubersuggest, após clique em Obter ideias. Pegue as palavras com maiores números de pesquisas mensais e vamos para o passo seguinte;

Buscador do Google: digite a palavra chave encontrada no mecanismo anterior e analise no âmbito mundial. O resultado encontrado significa a concorrência que você irá enfrentar, com base nesse resultado, você tira suas conclusões se é melhor trabalhar com as palavras que possuem um grande número de pesquisas ou as com uma média menor.

5 dicas de SEO para Otimização de Sites para Iniciantes1

Eu particularmente, utilizo palavras com resultados no Planejador de no máximo 3 mil buscas, e estou conseguindo bons posicionamentos, mas é claro que não é somente encontrar as palavras-chave e coloca-las ao longo do texto que irão fazer com que seu artigo esteja na primeira página, até porque existem diversas técnicas de SEO e palavras-chave é somente uma delas.

 2 – Link Build

Essa é uma estratégia de SEO muito importante. Link Build é a troca de links entre sites.

Ao longo do seu artigo, se você disponibiliza links externos, aumenta a relevância de seu site para com os buscadores. Conseguir esses links é bem simples: você pode fazer parcerias com sites que atuam no mesmo ramo ou utilizar links para outros sites que também aumentará suas chances de receber visitas através de links como forma de retribuição.

Lembrando que quanto mais links externos tiver em seu conteúdo, melhor a relevância de seu site para com os buscadores.

3 –  Links internos

Os links internos também ajudam muito a melhorar o posicionamento de seu site, pois quando seu artigo traz link para outras páginas do site, você está trabalhando de duas formas:

– Apresentando conteúdo que complemente o artigo atual, facilitando o entendimento do visitante e ou usuário e com isso melhorando sua experiência e consequentemente ela fica mais tempo em seu site, o que e bem visto pelos buscadores. Significa que seu conteúdo tem relevância;

– Além da experiência, os links internos também são formas de mostrar e divulgar a estrutura de seu site, o que ele oferece.

4 – Imagens Otimizadas

As imagens também fazem parte do conteúdo e precisam ser relevantes. É importante escolher imagens que atraiam a atenção, que associem com o conteúdo apresentando e que não tenha distorções, pois os buscadores prezam por qualidade.

Para que a imagem conquiste maior relevância nas pesquisas, é necessário otimiza-las. Se você utiliza WordPress, é fácil personalizar tags title e alt. Ao subir a imagem para o WordPress, é possível personalizar essas tags.

5 – Conteúdo de Qualidade

Deixei a mais importante estratégia para o final, para que você realmente entenda que é necessário aplicar várias estratégias, mais tem que fechar com chave de ouro.

Conteúdo de qualidade é a base para um SEO bem estruturado e bem feito, pois o Google presa por entregar conteúdo de qualidade aos visitantes, além do que você precisa transmitir confiança e propriedade no que apresenta aos seus visitantes e possíveis seguidores, estabelecendo um elo de relacionamento através da qualidade do conteúdo que você apresenta em seu site.

Há um tempo atrás, o Google valorizava muito as palavras-chaves. Atualmente o conteúdo é o item mais valorizado pelo Google e de nada adianta se você seguir todos as estratégias de SEO (as que eu mencionei as outras várias que existem), e não apresentar conteúdo de qualidade.

Lembrando que um conteúdo de qualidade, relevante, os usuários irão aprovar a experiência em seu site e sair compartilhando seu conteúdo, com isso o número de visitantes irão aumentar, o tempo que ficarão no seu site também e os buscadores entenderão que seu conteúdo, que seu site tem relevância e a consequência é obter um melhor posicionamento nos buscadores.

Conclusão

O meu objetivo nesse artigo, foi explicar de uma forma simples o que é SEO e passar algumas dicas, mas SEO não se resume apenas em 5 dicas estratégicas. Existem muitas outras estratégias que devem ser estudadas e aplicadas para um bom posicionamento de seu site.

Entender e aplicar SEO segundo alguns especialistas é bem complexo, pois existem regras que nem conhecemos, mas é possível sim conseguir melhorar seu posicionamento, aplicando as dicas mencionadas aqui. Concluo que fazer SEO é basicamente colocar qualidade em tudo que se faz, com objetivo de atender ou superar a expectativa de seus visitantes e paralelo a isso atender as regras dos buscadores. Lembre-se: a qualidade que você coloca em seu trabalho, conteúdo, site, é bem vista aos olhos dos buscadores da internet.

Espero ter ajudado com esse post. Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário.

Gostou do artigo?

Compartilhe!

Contato: contato@desafiosesucesso.com.br

Redes Sociais: facebook.com/desafiosesucesso/

                          facebook.com/mafaldamelomkdigital/

Olá! Eu sou Mafalda Melo. Vamos conversar sobre Negócios e Marketing Digital?

Digite seu e-mail e receba gratuitamente o meu Ebook: Como atingir o SUCESSO com a Produtividade!

Mafalda Melo

Graduada em Ciências Contábeis, mas foi na internet que encontrou uma forma prazerosa de trabalhar e fazer o que ama, COMPARTILHAR CONHECIMENTO. Fundou o Blog Desafios e Sucesso, onde dedica seu trabalho a Empreendedorismo ofererecendo conteúdo e alternativas para pessoas que desejam TRABALHAR EM CASA.

Website: http://www.desafiosesucesso.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.